Blogosfera: Dimensionando o tamanho do vídeo (para blogger)

10/24/2016 11:42:00 AM

Logo que embarcamos no mundo da blogosfera, tudo é um desafio e obstáculo. Editar as postagens, dimensionar fotos e vídeos, parecem coisas de outro mundo. E e se falar para ti que isso tudo é muito fácil?

Imagem retirada da internet. Se for de sua autoria, comunique.





Mas então vocês me perguntam, porquê isso é relevante? Pois bem, todos já sabem que ter um post organizado é de suma importância. Me digam, do que adianta escrever super bem se as imagens e vídeos estarem desproporcionais? Ficarem um quadrado pequeno no meio da postagem, que fica difícil de assistir, em vez de estar do tamanho da largura da postagem? Na minha opinião, isso torna o post desorganizado e, ouso dizer, um pouco feio até.

É como dizem, é a primeira impressão que fica. E o que vemos primeiro num post? Exatamente. É este o ponto que eu queria chegar. Quando abrimos um post, a primeira coisa a fazermos é olhar a toda a postagem, antes mesmo de ler. A maioria de nós faz isso e é algo tão normal. Por este motivo, manter as imagens e vídeos dimensionados e padronizados, é muito importante.

Logo que iniciei o meu blog, eu não sabia esse tipo de coisa. Tudo era muito novo, não fazia ideia de como editava. Acompanhando alguns blogs, sempre percebi como os vídeos retirados do YouTube ficavam certinhos, bem dimensionados e tudo mais. Porém, eu não conseguia de jeito nenhum fazer isso nas minhas postagens.

Foi então que, com muita pesquisa, encontrei diversos blogs de tutoriais que me ensinaram uma forma bem prática, rápida e fácil de fazer isso. Por acompanhar muitos blogs e perceber que vários possuem essa mesma dificuldade que enfrentei alguns meses atrás, decidi compartilhar com vocês. Como já disse muitas vezes, e não canso de dizer, dica boa é dica compartilhada.
 
E para facilitar a explicação, farei um passo a passo, assim será muito tranquilo para vocês aprenderem. Lembrando que essa dica serve para vídeos retirados do YouTube e para o site blogger. Agora, vamos lá...

1) Passo 1 - Encontrando o vídeo desejado no YouTube:

Você irá entrar no site normalmente, procurar o vídeo desejado e clicar para abri-lo. Após fazer isso, note que abaixo possui as informações do vídeo e as opções de gostar e desgostar, como também adicionar a uma playlist, compartilhar e mais. O que você procura é na opção "compartilhar". Portanto, clique nela como mostra na imagem abaixo.




2) Passo 2 - Selecionando a opção de compartilhamento:

Após clicar em compartilhar, irá abrir um campo com as opções compartilhar, incorporar e e-mail. Clique em "incorporar", como demonstrado na imagem abaixo:




3) Passo 3 - Escolhendo tamanho do vídeo:

Feito isso, aparecerá uma barra com códigos selecionados e abaixo a opção mostrar mais, clique nela. Abrirá uma pré visualização de como irá ficar e logo abaixo as opções de tamanhos, como também outras opções (essas eu não modifico nada). Selecione a opção de tamanho desejada (a minha sempre é 640x360) ou opte por personalizar o tamanho. Neste caso é só digitar o tamanho da largura que o comprimento ele calculará sozinho. Segue imagem demonstrativa:




4) Passo 4 - Copiando código de incorporação:

Depois de escolher o tamanho do vídeo, automaticamente, irá modificar no código pelo qual precisará para colar na sua postagem. Então, esse processo é simples, você irá selecionar o código que aparece naquela barra logo abaixo da opção incorporar e acima da pré visualização do vídeo, copiar e voltar para a postagem que desejar colocar ele. Conforme imagem a seguir:




5) Passo 5 - Colando o código na postagem:

Ao abrir o rascunho da postagem que deseja inserir o vídeo, terá a opção escrever e html, na barra superior onde fica todos os tipos de edições disponíveis. Irá optar por "html". Depois disso, é só encontrar o local que deseja que o vídeo fique e colar o código. Depois, volte para a opção escrever e verifique como ficou. Imagem demonstrativa:





OBS: A dica que dou é, após fazer tudo isso, verificar na opção "visualizar" da sua postagem para ter a certeza de que ficou do tamanho exato da barra das publicações. Caso não tenha ficado, é só modificar o tamanho do vídeo lá no incorporar no vídeo do YouTube e copiar o novo código. Depois é o mesmo processo.




E, como podem ver acima, o vídeo com tamanho proporcional as dimensões da publicação, fica muito mais bonito e organizado.

Depois que fizerem isso, irão perceber como o visual do post ficará bem mais bonito. Puderam perceber como o processo é fácil? Talvez, nas primeiras vezes, seja um pouco difícil de fazer, mas depois que lembrar, vai perceber que fazer tudo isso será automático.

Na primeira vez que fiz, foi bem complicado, a partir da segunda, peguei o jeito e agora faço isso em menos de 30 segundos (quando a internet ajuda).

O que acharam da dica? Espero ter ajudado muitas de vocês. Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

32 comentários

  1. Que tutorial massa! muito bem explicadinho!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, obrigada!
      Tentei explicar bem , pois quando aprendi a pessoa não fez tão explicado, mas mesmo assim entendi. Mas se fosse alguém que tem mais dificuldade nisso, não entenderia. Então resolvi trazer pra cá e explicar o máximo que podia...


      Beijos

      Excluir
  2. Achei o máximo o tutorial, bem mais explicado do que outras pessoas na internet!
    http://thaissgalbiero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thais.

      Obrigada, fiz o post como se fosse uma pessoa a buscar essa informação pela primeira vez. Então, expliquei o melhor que pude.

      Beijos

      Excluir
  3. Boa tarde Gabby!
    Ficou ótimo o tutorial, super bem explicado e com certeza vai ajudar muitos blogueiros!

    Você está muito linda nesse vídeo viu!
    Beijos
    Boa semana!
    http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lisi, obrigada!
      Tentei explicar bem para ninguém ficar com dúvidas.


      Beijos

      Excluir
  4. eu ainda nao me arrisquei pelo YT mas com certeza essa dica é mt boa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia.
      Então, eu me referi mais a tipo quando fazemos postagens e temos que colocar um vídeo clipe ou trailer de algo numa postagem. Por exemplo, se tu fizer um post sobre indicações de filmes, geralmente, colocaria o trailer do filme, então tentei ensinar para isso. Mas vale também pra quem já tem canal no YT e deseja compartilhar aqui também.



      Beijos

      Excluir
  5. Amei aprender sobre isso com você, amo deixar tudo proporcional em um post e acho que faz toda a diferença. Seu vídeo está maravilhoso, Gaby! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kaila.
      Pois é, eu também gosto de deixar tudo proporcional, fica tão mais bonito, né?
      E achei importante compartilhar essa dica, pois eu tive muito problema com isso logo no começo, já que eu buscava os vídeos pela postagem mesmo do blogger, o que não conseguia mudar a dimensão, então tinha medo de mexer no código. Essa forma foi super prática e me ajudou bastante. Espero que ajude mais pessoas.


      Beijos

      Excluir
  6. Eu não sabia disso e te admito que sempre quis aprender e vi esse post como uma oportunidade. Sim, os meus vídeos ficam do jeito que você disse que não gosta. Não sabia que tinha isso, admito...
    Obrigada pela dica, achei muito bem explicado e ajudou muito! (:

    http://makingcolorfilm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emilly, é normal. No início eu também não sabia, mas como comecei a acompanhar muitos blogs, fui percebendo esse padrão e vendo o impacto que causava num post. Resolvi aprender, então nada melhor que compartilhar com mais pessoas que também possuem essa dificuldade.


      Beijos

      Excluir
  7. Muito bem explicado e uma ótima ajuda para os iniciantes,postagem super útil.
    sucesso! http://coquetelfem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sabrina.

      Muito obrigada, fico contente que tenham gostado da postagem.


      Beijos

      Excluir
  8. Tutorial super útil, tinha esquecido como fazer isso heheh, amei Gaby! Sempre inspirando <3

    Beijos!

    => BLOG VITORIA MARTINI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vi!

      Fico feliz que o post tenha te lembrado como faz. ♥

      Beijos

      Excluir
  9. Tu não tem noção do quanto já sofri com isso, Gaby! Hahahaha
    Depois que a gente aprende, fica se achando uma boba porque não sabia fazer antes mas é exatamente como tu disse, tudo é difícil. No início, nem o que era HTML eu sabia!

    Post muito útil!
    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tu começou menos informada do que eu. Está certo que eu não sei mexer em HTML, até porque não tenho paciência para tal, mas eu sabia o que era e tudo mais, pois tenho Tumblr faz uns 5 anos, então eu trocava de layout direto, aí mexia um pouco, mas nada tão complicado como num blog.
      Quando fiz o meu, não sabia nem os sites que poderia fazer um, já pensou nisso? kkkk Um zero a esquerda.
      Mas a gente aprende né, por isso, tudo que é informação que acho válida eu compartilho aqui, pois sempre terá alguém como nós éramos no início.


      Beijos

      Excluir
  10. Realmente quando começamos um blog tudo é um desafio, adorei a postagem bem criativa!
    beeijos
    bellapagina.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leti.
      Que bom que gostou. E, sim, no início tudo é um monstro de mil cabeças (pois 7 é muito pouco pra tanta coisa que existe na blogosfera).


      Beijos

      Excluir
  11. Que dica mais linda de fofa! Eu nao fzia ideia de como fazer isso haha -quando precisasse ia correr atras de tutorial, agora já salvei o seu <3 parece bem simples com essa explicação amor!
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Fico tão contente em poder ajudar.
      É super simples, não tem erro. E se tu é dessas pessoas que aprende fácil, só precisará fazer 1 vez, depois não vai mais esquecer.


      Beijos

      Excluir
  12. Bem bacana o post , parabéns! Eu faço de uma forma mais simples rsrs mais adorei a dica . Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em poder te mostrado uma forma diferente de fazer Mi.

      Beijos

      Excluir
  13. Faço de uma forma mais simples porém o tamanho não estava nada legal, obrigada pois agora arrumei os vídeos um por um . Beijos!
    coloquei 400 por 640 e ficou bom
    www.cacheandocommirellydarlen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Mi. Quando aprendi também corri em alguns posts onde lembrava que tinha vídeos, pra arrumar.


      Beijos

      Excluir
  14. Dica maraa Gaby!
    Amoo esses tipo de post, continue assim!
    Um super beijo lindona♥
    Blog Rafaelle Venttura♥

    ResponderExcluir
  15. Amei sua dica, sinceramente não sabia como funcionava. Adoro post que possa ajudar. Beijos.
    http://www.cinderelaelegante.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samanta.
      Fico muito feliz de ter ajudado nisso. Pelo menos, quando for precisar, já sabe como funciona.


      Beijos

      Excluir
  16. Você explicou direitinho, deu para entender perfeitamente, agora vou adota-las em meu blog.


    Beijos!


    Rosa Rourse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que ótimo. Fico feliz que eu tenha conseguido explicar e vocês entenderem, nem sempre dá certo, kkkk.

      Beijos

      Excluir