Em prol da campanha Novembro Azul

11/15/2016 12:04:00 PM

Dia de falar sobre um assunto muito importante, porém, que ainda não tem um grande alcance aqui no país. Vamos falar da Campanha Novembro Azul?


O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens, por este motivo é tão importante falarmos e conscientizarmo-los a fazer os exames de próstata, para detectar a tempo.


• Sobre o câncer de próstata:
É uma pequena glândula em forma de noz que produz líquido seminal, cujo esse alimenta e transporta o esperma. Ao estar ao redor da uretra, quando a próstata se expande produz-se dificuldades na hora de urinar e de ter relações sexuais. Alguns tipos de câncer de próstata podem crescer lentamente. Nesses casos, o monitoramento é recomendado. Outros tipos são agressivos e necessitam de radioterapia, cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia ou outros tratamentos.

• O que é Novembro Azul?
É uma campanha de conscientização contra doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, realizada no mês de novembro por diversas entidades dirigida à sociedade e, em especial, aos homens. 

• Quando e onde surgiu a campanha?
Surgiu no ano de 2003, na Austrália, onde foi chamado de Movember. Aproveitando o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata,  realizado no dia 17 de novembro. No Brasil, foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e fazer o exame de toque. Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Os homens fazem reuniões, utilizando o símbolo da campanha, o bigode, onde são debatidos várias doenças, além do câncer de próstata.
 
• Como fazer o autoexame de próstata?
1) Ao realizar o autoexame de próstata, deve-se prestar bastante atenção no passo à passo, para assim poder comprovar se existe qualquer tipo de alteração.
2) A revisão da próstata deve ser feita através de um toque retal, por isso é fundamental você ficar relaxado. Dessa forma, os músculos do esfíncter anal também relaxam e a tarefa será bem mais fácil e cômoda.
3) Primeiro, lave suas mãos de forma correta, usando um sabonete antibacteriano para reduzir a flora microbiana nas mãos e obter uma limpeza profunda.
4) A seguir, aplique um pouco de lubrificante ou vaselina no ânus e ao redor da área. Com isso, o dedo deslizará para o interior com mais facilidade. Você pode adquirir qualquer lubrificante à base de água que encontrar em farmácias.
5) O seguinte passo é colocar luvas de látex descartáveis e lubrificar também o dedo que vai usar para fazer o autoexame de próstata. O mais cômodo é usar o dedo indicador, pois nos permite controlar perfeitamente o movimento.
6) Após lubrificar o dedo, introduza-o no ânus lentamente até chegar ao local da próstata com a ponta do dedo. Pense que estará apalpando a superfície da parede anal, sem tocar a próstata diretamente. É aqui que devemos comprovar se existe algum tipo de inflamação, mudança de textura ou sensação de dor. Se for o caso, é imprescindível consultar um urologista com urgência para que faça um exame médico exaustivo.

• Com que frequência devemos fazer o exame e a partir de que idade? 
Os autoexames de próstata são revisões que podemos fazer nós mesmos como prevenção, mas em nenhum caso devem substituir as revisões médicas de rotina. É importante que todos os homens com mais de 45 anos consultem um urologista uma vez por ano para fazer uma revisão e, em caso de antecedentes familiares com problemas ou câncer de próstata, fazer a consulta a partir dos 40 anos.
• Quais os sinais do câncer de próstata?
O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não causa sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, por exemplo:
  • Micção frequente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Impotência.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite.
  • Sangue no líquido seminal.
  • Dor ou ardor durante a micção.
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
  • Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.
Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos. Mas doenças benignas da próstata, como hiperplasia prostática também causam os mesmos sintomas. Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e tratada de imediato.

• Qual a estatísticas de câncer de próstata no Brasil?
De acordo com o INCA, o câncer de próstata foi responsável por 13.772 casos de mortes entre os homens em 2013. Cerca de 61,2 mil pacientes são diagnosticados com a doença todos os anos. O câncer de próstata está entre os três tipos de câncer com maior incidência no Brasil, sendo o mais comum em homens e a segunda maior causa de morte relacionada a cânceres no país, segundo dados do Inca. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

• Quais os fatores de risco do câncer de próstata?
  • Idade.
  • Raça.
  • Nacionalidade.
  • Histórico familiar.
  • Genes.
  • Dieta.
  • Obesidade.
  • Tabagismo.
  • Exposição ocupacional.
  • Inflamação de próstata.
  • Vasectomia.
  • Doenças sexualmente transmissíveis.

• Qual o tratamento?
O tratamento depende do estágio da doença. Alguns tipos de câncer de próstata podem crescer lentamente. Nesses casos, o monitoramento é recomendado. Outros tipos são agressivos e necessitam de radioterapia, cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia ou outros tratamentos.

• Qual a importância da prevenção?
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar. E segundo especialista, cerca de 95% dos casos podem ser curados se forem detectados ainda no estágio inicial.


FONTES: Lado a lado pela vida, Wikipédia, Um Como, Brasil, Uncoguia.

Vamos todos nos unir e falar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, do autoexame e descobrimento precoce dele. Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

18 comentários

  1. Acho muito legal esse tipo de post Gaby, atender as diversas necessidades do ser-humano é importante também!
    Muito legal, parabéns :)
    Beijos,

    https://novidadesestardoll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho muito importante, nós mulheres, falarmos sobre o assunto, já que os homens, muitas vezes, possuem certo preconceito em falar e fazer o exame.


      Beijos

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa gaby muito bom ter um blog para ler cheiro de informações bacanas e tb uteis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe né, foi tu que me inspirou para falar sobre esses assuntos.


      Beijos

      Excluir
  3. super bacana esse post super completo sobre a campanha do Novembro azul que devia até msm ser mais divulgada! mt importante essa conscientização!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, por isso mesmo resolvi fazer o post, pois nós mulheres também devemos ajudar nessa divulgação...


      Beijos

      Excluir
  4. É muito legal a sua iniciativa em anunciar a importância de se cuidar em seu blog. Beijos
    bloganyduarte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, eu acho que nós mulheres também devemos falar sobre isso, mesmo que não seja conosco, é importante falar mais, quanto mais pessoas falando, melhor.


      Beijos

      Excluir
  5. Muito legal voce fazer um post sobre isso!
    É importante que todos os homens fiquem atentos :)
    Beijos!

    http://www.juliechagas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só os homens né, nós mulheres também devemos saber e falar sobre isso.


      Beijos

      Excluir
  6. Ficou espetacular a sua publicação Gaby!
    Adorei as informações, tenho quase 32 anos, então aos 40 eu começo, pois com a saúde não podemos brincar!
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, obrigada. Fico feliz que tenha gostado, pois acho importante não só os homens falarem, mas as mulheres também.

      Beijos

      Excluir
  7. Bom dia flor, temos que divulgar pois há muitoss homens preconceituosos que se recusam a fazer esse exame que salva muitas vidas!
    Iniciativa perfeita!
    Beijocas no coração!

    Já conhece nosso Blog A primeira Casa
    Estamos no Facebook também Minhas Inspirações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente por isso eu resolvi falar, pois os homens não falam muito, então eu estou dando uma certa ajuda, podemos dizer assim, rs.


      Beijos

      Excluir
  8. Gaby, o seu post foi o mais informativo sobre a campanha que eu vi até agora. Por isso, já salvei ele. Eu curso Publicidade e Propaganda e sei o quanto é importante divulgar essa campanha tanto quanto a do Outubro Rosa.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todos nós, sendo homens ou mulheres, devemos falar sobre essas campanhas, todos nós devemos nos conscientizar sobre isso.

      Fico feliz que gostou e achou bem completinho...


      Beijos

      Excluir
  9. Muito bom o tema!!!!
    Precisamos saber bem disso para ajudar os homens ao nosso redor, que costumam ser mais relaxados com essas coisas.
    Beijinhos,
    Sabrine Varolo.
    www.entregarotas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrine, sim, precisamos mesmo. Já que eles não se interessam muito né, precisamos ajudar...


      Beijos

      Excluir