Como manter o foco e ser produtivo?

3/31/2017 06:45:00 AM


Muitas vezes, quando converso com meus amigos sobre todo esse mundo da blogosfera, de como é difícil e, as vezes, exaustivo fazer tudo sozinha, eles me questionam bastante sobre ter foco e ser  produtivo, mesmo tendo outras coisas para fazer ou problemas para solucionar.

A explicação é bem difícil para mim, já que essas são qualidades que possuo a muito tempo e não sei exatamente como surgiu, se já sou assim desde sempre ou se foi algo que desenvolvi com o passar dos anos e nem percebi. O fato é que, para mim, que sou uma pessoa muito organizada, isso se torna fácil, até mesmo automático, de se fazer.

Para quem tem certa dificuldade em manter o foco, principalmente por um longo tempo, e quem gostaria de ser mais produtivo no dia a dia, darei algumas dicas que considero bem úteis e que podem ajudar vocês. Pelo menos, assim espero.

Como manter o foco e ser produtivo:

  1. Organização - A primeira coisa que vem na lista é a organização. Você precisa entender que para ser produtivo, precisa ter foco. Essas são coisas que só funcionam em conjunto, porém para conseguir ambas, você precisa organizar seu tempo. É com a organização adequado dos seus afazeres diários que poderá dar mais atenção a cada coisa.
  2. Desconectar - Nos tempos atuais, onde somos extremamente conectados à internet, televisão e afins, este item se torna o mais difícil da lista. Para aqueles que são distraídos por natureza, é essencial se desconectar de tudo para focar no que está fazendo. Veja bem, existem estudos e pesquisadas que comprovam que seu desempenho cai com aquela olhadinha rápida no celular, e que leva cerca de 5 minutos para conseguir focar novamente no que estava fazendo. Então, se desconectar de tudo é uma das coisas mais importantes, senão a mais, para obter foco e produtividade.
  3. Concentração - Depois de organizar suas tarefas e se desconectar do mundo, o seguinte item é se concentrar. E novamente aqui, aqueles que são muito distraídos, podem possuir certa resistência, mas saibam que existem várias estratégias comprovadas cientificamente para te ajudar nisso. Uma delas é a mudança de rotina, para não se entediar, e mudar o ambiente para um local livre de ruídos e todo tipo de distração pode te ajudar nisso.
  4. Tempo - Quem nunca deixou um trabalho da escola para fazer no último dia? Ou quem ficou adiando aquela arrumação nas roupas do armário que estão super bagunçadas? A capacidade do ser humano de deixar tudo para depois é algo que vai além do limite e muitas vezes isso se torna um empecilho. Fazer uma tarefa com antecedência e sem pressão, não só te dá uma boa margem de tempo para pensar e criar, como também auxilia no seu bom desempenho. Mesmo que algumas pessoas consigam raciocinar melhor sob pressão, a grande maioria não gosta e desenvolve um bloqueio criativo (aprenda a lidar com isso, clicando aqui), portanto, não deixe nada para depois quando pode fazer hoje, agora.
  5. Determinação - O último item, mas não menos importante, é ter determinação. Se você acha que não consegue fazer os itens acima e não insistir, saiba que dificilmente obterá êxito no que deseja. Sem determinação, não alcançará os resultados que procura. Então, quando estiver difícil de se organizar, desconectar, concentrar e fazer tudo com tempo, tenha em mente que é preciso insistir um pouco mais, pois se for do seu real desejo, irá conseguir.

Sei que fazer essas coisas é algo complicado, mas também sei que não é impossível. Ao conseguir tudo isso, perceberá muita diferença no dia a dia. Sua tarefas não irão demorar muito para serem concluídas, consequentemente, terá mais tempo para fazer outras coisas que antes não havia possibilidade. Juntando tudo isso, sua atmosfera vai ficar mais leve e parte das suas preocupação sumirão.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

10 comentários

  1. Ótimas dicas Gaby! Eu tento tudo, mas o que me falta mesmo é o maldito tempo. kkk Meu dia precisava ter 30 horas pra conseguir fazer tudo que eu quero. kkkk
    bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala Taay, nessas duas últimas semanas eu trabalhei demais, pois estou num novo trabalho, a loja era nova e precisávamos preparar tudo pra inauguração. Então imagina o correrio e trabalho exaustivo que foi? Eu mal conseguia postar aqui, sorte que eu já tinha os posts prontos, senão teria ficado sem tempo pra postar. Agora consigo entender como é complicado para ti que trabalha, estudo e ainda tem o blog.

      Beijos

      Excluir
  2. Adorei o post, as vezes a gente desanima e postagem assim nos ajuda a voltar com tudo!

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo no início do blog eu tinha muito disso, desanimava demais, pois mesmo sendo super concentrada eu não sabia muito bem o que fazer e trazer pra cá... Com o tempo fui aprimorando isso e agora é algo tão fácil pra mim, pois sei o que preciso fazer pra produzir bem e bastante. Ah! Fico feliz em ler que te animei com o post.

      Beijos

      Excluir
  3. Que post mais perfeito, Gaby. Amei suas dicas, ultimamente está bem difícil conciliar tudo, principalmente porque eu também tenho uma casa pra cuidar. Porém, no fim é gratificante. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que agora trabalho de segunda a segunda? Os poucos dias de descanso eu só penso em dormir, rs. Terei que dar um jeito de conciliar trabalho com blog, pois está difícil assim, rs.
      Consigo entender perfeitamente pelo que tu passa.

      Beijos

      Excluir
  4. acho que é bem questao de administrar bem o tempo, eu até me organizo, mas sou meio ruim de nao perder o foco

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o tempo é algo muito importante para conseguir ter foco e produzir bastante, pois de nada adianta fazer as coisas quando se sabe que o tempo é curto e ficar pensando em tudo que precisa fazer depois...

      Beijos

      Excluir
  5. Eu sou das pessoas super distraídas, isso vem me afetando muito na minha produtividade, porque é difícil pessoas distraídas se concentrarem. Estou tentando me organizar e estou percebendo grandes mudanças na minha vida.


    Beijos!


    Rosa Rourse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era bastante distraída no início, então fui aprendendo sobre as maneiras que me ajudavam a concentrar, por exemplo, escutar música clássica ou não ter nada ligado a minha volta, seja televisão ou música, eu me obrigava a focar naquilo. Mas claro, nem sempre adiantava, tinha vezes que dava o bloqueio e não tinha santo que ajudasse, aí eu tentava espairecer. Tu tem que encontrar as coisas que te inspiram...

      Beijos

      Excluir