Decore sua casa com suculentas e saiba como cuidar delas

4/07/2017 06:01:00 AM

Com uma rotina mais intensa o nosso dia fica mais curto. É trabalho, faculdade, academia, cuidar e limpar a casa. São tantas coisas para fazer que não nos sobra muito tempo para outras coisas. Nessas horas, aqueles que adoram ter plantas e flores pela casa acabam desistindo, já que é preciso bastante cuidado para mantê-las vivas. 

E se eu disser que é possível ter plantas em casa sem ficar se preocupando com os cuidados que precisa ter? As suculentas são plantas que não exigem muitos cuidados e, além disso, deixam o ar do ambiente melhor e implementam a decoração.


Primeiramente, vamos entender o que é uma suculenta. Elas são plantas nas quais a raiz, talo ou folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em grandes quantidades. Isso lhes permite manter reservas por períodos mais prolongados, sobrevivendo em ambientes áridos e secos. O exemplo mais comum são os cactos.

Na hora da decoração, não se desespere. Existem várias maneiras práticas de decorar o ambiente com elas. Por possuírem diversos tamanhos, elas ficam bem em todo canto, seja numa prateleira, num vaso grande, plantada no jardim, num recipiente pequeno em cima da bancada ou, até mesmo, no peitoril da janela.

As menores são ideais para ficarem em vasos pequenos no banheiro, por exemplo, já as maiores em vasos de barro. Se você deseja algo diferente, experimente combinar os tipos de suculentas. Brinque misturando as cores, tamanhos e texturas. Conseguirá resultados lindos e impressionantes.


Cuidados básicos necessários com as suculentas: 

Como dito acima, não é preciso de muitos cuidados, mas isso não significa que não precisam de cuidado algum. São coisas básicas e práticas e que não tomam muito do seu tempo.

Muitas suculentas preferem sombra ou alguma proteção de sol intenso, mas a maioria gosta, então deixe de 2 à 3 horas por dia direto no sol. Para regar é muito simples, no inverno regue 1 ou 2 vezes por mês, já no verão, 1 vez por semana. Mas antes certifique-se de que o solo esteja bem seco, pois assim evita o apodrecimento das raízes.

Elas precisam estar em locais arejados, portanto, se ficarem dentro de casa, aconselho a colocá-las perto da janela.

Na hora de plantar, escolha bem a terra, deve ser leve e permeável. Para os vasos ou recipientes de vidro é sempre bom colocar uma camada de cascalho no fundo, adicionando solo para suculentas, depois cubra com uma camada de pedrinhas.

Bons motivos para ter suculentas em casa: 

  • Elas são ideias para quem sempre esquece de regar, por serem bastante resistentes não precisam de muitos cuidados.
  • Não precisam ser podadas, pois quando crescem, elas não perdem a forma.
  • Mesmo com seus diversos tamanhos elas se adequam a todo tipo de vaso. Quando o espaço acaba, ela estaciona o crescimento, mas o ideal é substituir os vasos por maiores, para que possam crescer.
  • Elas são muito boas para nossa saúde, pois diminuem a fadiga, dores de cabeça e reduzem os campos eletromagnéticos.


Depois de saber tudo isso, creio que vocês estarão desejando ter suas suculentas em casa. Afinal de contas, até os mais esquecidos e desorganizados podem tê-las.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

28 comentários

  1. Eu acho que planta além de vida, traz alegria para o ambiente também.
    Mas, exatamente pelos motivos que citou no início, não temos aqui em casa.
    Dei uma animada com seu post.
    Quem sabe um dia, né?
    bjO e bom fim de semana!

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho isso, Dany. Planta é vida, né. Dependemos muito delas. Mas eu dei motivos para poder ter suculentas, então agora não tem mais desculpa, rs.

      Beijos

      Excluir
  2. Nossa eu acho tão maravilhosas! Minha vó tem várias e eu babo, viro tirando foto hahah
    Um beijo,

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho lindas e maravilhosas, mas ainda não tive coragem de comprar e colocar aqui em casa, rs.
      Haha, nem fala. São lindas pra fotografar...

      Beijos

      Excluir
  3. Beautiful ideas! I like your blog, would you like to follow each other?:)

    http://julesonthemoon.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  4. Que post mais incrível, Gaby. Amo ter plantas em casa mas, não sou boa para cuidar delas. Amei suas dicas! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kaila. Eu também adoro elas e até o momento não tenho, mas quando fui pesquisar sobre as suculentas, decidi que irei comprar. Mas agora só me falta tempo para isso, rs.

      Beijos

      Excluir
  5. Acho estas plantinhas super fofas, mas sou completa negação para cuidar, comprei umas 4 pra mim ano passado, mas todas morreram! hahaha :/ Que droga, por sinal adorei o seu post. Beijos :*

    www.blogdoce18.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus! Mas elas mal precisam de cuidados, como tu conseguiu matar elas? rs.

      Beijos

      Excluir
  6. Amo muito suculentas! Acho que ter plantinhas em casa muda o jeito em que enxergamos a vida (pelo menos foi o que aconteceu comigo. rs)

    Achei o seu post muito informativo, perfeito para quem quer ter uma suculenta e não sabe por onde começar :)

    ♡ Twee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, começamos a dar mais valor a coisas simples. Sem contar que elas são vida né, mas claro, se soubermos cuidar delas e não deixar com que morram, rs.

      Ai, muito obrigada! Eu pesquisei bastante para fazer esse post, até para mim aprender como cuidar. Foi um post tanto para os leitores quanto para mim.

      Beijos

      Excluir
  7. Eu particularmente, acho que deixa o ambiente muito mais charmoso!

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. to adorando essas plantas fofas na decoração, cada ideia mais linda e é ótimo pq elas sao faceis de cuidar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ficam lindas na decor da casa e são bem fáceis, acho que por isso me interessei por elas, pois sou uma negação para cuidar disso.

      Beijos

      Excluir
  9. Tenho uma paixão imensa por suculentas e mini cactos. Sou aloka que vai no mercado e não sai de lá sem um aiuehiauhe. A parte ruim é que eles são mini mas crescem que é uma coisa. Eu, particularmente, não aconselho colocar dentro do banheiro, eles não gostam de sol intenso, mas amam claridade e ventilação, então colocar perto de uma janela é a melhor opção ♥ Atualmente fiz um mini terrário que até que está sobrevivendo, sem contar que vale a pena ter essas lindezas dentro de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, sim. Quando fui pesquisar sobre o crescimento delas, vi que mesmo as mini crescem bastante. Li que é bom colocar no banheiro para mudar a energia no local, pois é melhor que colocar na sala ou quarto. Porém, por elas gostarem um pouquinho de sol, é mais aconselhado a janela mesmo. Ai, quero um terrário também.

      Beijos

      Excluir
  10. AMO - expresso já minha felicidade pelo seu post - tenho muitas aqui em casa, principalmente cactus *-* amei o post!


    Beijão!

    Isa | http://isabellalessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, fico tão feliz por ler isso. Que ótimo que gostou do post. Logo comprarei meus cactos também, rs.

      Beijos

      Excluir
  11. Oi Gaby!
    Eu tenho paixão por essas plantinhas, tinha várias lá na casa da mãe, aqui eu ainda não tenho nenhuma =( Não sabia que faziam bem a nossa saúde, adorei!
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também adorei quando descobri que elas fazem bem para a saúde, e isso me deixou mais afim de ter as minhas. Sobre tu não ter na nova casa, está na hora de ir compra-las, não acha? rs.

      Beijos

      Excluir
  12. Quando eu tiver minha casa vou ter várias suculentas! Acho tão lindo uma casa cheia de plantas, mas como você disse, a falta de tempo é grande então temos que se adaptar!
    Beijinho
    http://penultima-janela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Ana, mas mesmo com falta de tempo, elas são plantinhas que necessitam de pouquíssimo cuidado, então acho que deveria investir em algumas.

      Beijos

      Excluir
  13. lindas as suculentas
    ótimas dicas!
    beijos

    http://www.julialisblog.com/

    ResponderExcluir
  14. So beautiful... I like this article:-)
    xoxo<3
    http://sissihope.blogspot.ch

    ResponderExcluir