Como montar um jardim com pouco espaço

5/12/2017 06:17:00 AM

Mesmo com todos os afazeres diários, algumas pessoas tiram tempo para cuidar da casa, da família e do pátio. Possuir um jardim em casa é algo extremamente bonito, deixa o local com um ar mais agradável, a casa fica mais cheia de vida e cor. Porém, para ter um jardim é preciso de tempo, dedicação e muita força de vontade.

É preciso limpar, cortar, arar, regar e muito mais. Acima de tudo, é preciso colocar muito amor e carinho no que faz, pois as plantas necessitam de cuidados maiores. Há pessoas que adoram essa tarefa, que sentem prazer nisso, veem como uma terapia. E é verdade, pois lidar com a terra é libertador e relaxante.


Algumas acreditam que para ter um lindo jardim é necessário bastante espaço e tempo, ter um bom orçamento e fazer manutenção constante. Mas hoje vim mostrar que é possível, sim, montar um jardim num espaço pequeno, sem envolver muito dinheiro ou ocupar todo seu tempo.

Sabe aquele corredor longo que não tem utilidade nenhuma, aquele canto no pátio que fica abandonado ou aquela área que está entulhada de sucatas que deveriam ir fora mas você nunca o faz? Sim, é exatamente este tipo de espaço que pode ser reaproveitado para fazer seu jardim.


Em jardins pequenos a valorização e aproveitamento máximo do espaço disponível é indiscutível e fundamental. Para isso, você vai precisar ter boas ideias e colocar toda a sua criatividade para funcionar. A melhor forma de montar seu jardim é expressando sua personalidade, de forma que seus desejos e ideias sejam refletidos na escolha das plantas e decoração do local. Assim, o resultado será satisfatório e você terá um local aconchegante e de total agrado.


O paisagismo faz muita diferença, por isso decorar o jardim com diversos elementos como pedras, cascalho, móveis e outros, valoriza mais o local e tem chamado atenção das pessoas. Antes de iniciar, faça uma pesquisa completa sobre cada item que deseja colocar no jardim, como também veja quais são mais adequados para o tipo de local que irão ficar. Se necessitam de muitos ou poucos cuidados, mais ou menos iluminação e etc. Esse tipo de informação é essencial para não haver margem de erro e, depois, não ter problemas.

A primeira coisa a se fazer é planejar o jardim em etapas, desde a escolha de plantas, grama, local que irá colocá-las, iluminação, clima e demais elementos de decoração.


Dicas para montar seu jardim em espaço pequeno:

 •  Para a escolha da planta, verifique as que mais se adaptam ao clima da sua região e ao tamanho delas, para que seu jardim não cresça demais e permaneça com um aspecto mais delicado. Escolha plantas que não ocupem muito espaço, que tenham folhas pequenas, caules menores e raízes mais curtas. Ou escolham aquelas com crescimento mais lento, cujo a poda será com menos frequência.

 • Um jardim bonito e saudável é sinônimo de muito verde, portanto, a grama é um dos itens mais essenciais na hora de montar seu jardim. E, para isso, basta escolher o tipo de grama que deseja e plantar.

 • Também preste atenção a iluminação que irão receber diariamente. Opte por locais onde a luz não será direta o dia todo, somente um ou dois focos no chão, de modo que a luz se espalhe. Assim, evitará das folhas e plantas queimarem.

 • Para deixar seu jardim mais bonito, utilize itens de decoração. Nessa hora, as pedras tem sido a maior escolha, seja pedra brita tradicional ou a branca, de rio, entre outras. Mas também podem ser usadas madeira, cerâmica, móveis e objetos de jardinagem. Uma boa dica é fazer um caminho/passagem com cascalho, por exemplo. Também pode fazer um jardim suspenso, pendurar vasos ou plantas nas paredes ou painéis de madeira. Assim, conseguirá aproveitar não só o chão, mas todo o redor.

 • Se depois de ter plantado tudo que deseja, inserido pedras, cascalho e outras coisas, ainda achar que falta algo para tornar o jardim mais aconchegante utilize bancos, decks, tendas, pendure redes ou crie sua cama de paletes. Deixando o local confortável para ler um livro, descansar, tomar um chá ou apenas para ficar ali, sentada refletindo.




Nas imagens de inspirações acima, vocês podem perceber que é possível ter um jardim bonito com muito pouco, seja de espaço ou plantas. O que importa é a composição num todo e a criatividade para isso. Então, se sonham em ter um jardim mas achavam não ter espaço suficiente, está aí a prova de que é possível realizar isso.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

18 comentários

  1. mt boas dicas pra montar um jardim! conviver com um pouco de verde melhora mt a qualidade de vida, msm que seja num espaço pequeno

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, melhora mesmo. As vezes, um espaço pequeno é até melhor, concentra mais ainda o ar delas.

      Beijos

      Excluir
  2. Um dia quero ter uma casa com jardim, acho esse local tão aconchegante... amei tuas inspirações!
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se teu apê novo tiver um espacinho, tu também podes fazer, mas um de inverno. Vai ficar lindo também.

      Beijos

      Excluir
  3. Que amor Gaby, eu adoro coisinhas assim <3 Queria muito ter aqui em casa esse espaço, mas minha mãe não gosta ¬¬ haha beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que droga. Uma pena mesmo ela não gostar, o que acho bem raro. Pois as mães sempre gostam bastante de jardins e flores.

      Beijos

      Excluir
  4. Que amor! Sou apaixonada por jardins, acho que até me mudaria para uma casa, caso ela tivesse. Acho lindo quem planta temperos, sabe? Tenho vontade de fazer um cantinho aqui no apt! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe fazia uma mini horta no pátio dos fundos, mas a cadela estragou tudo, kkk.

      Beijos

      Excluir
  5. Que lindo!
    amei amei amei !
    bejinhos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  6. É encantador como espaços tão pequenos ficam tão bonitos.
    http://www.diferentesou.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Sâmela. É aquele esquema, desde que saiba organizar e decorar bem, tudo fica bonito e harmônico.

      Beijos

      Excluir
  7. Ficou lindo!
    Obrigada pela sugestão querida, vou ter em atenção quando tiver a minha casa eheh

    Um beijinho no coração.

    Diamonds In The Sky, Daniela Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que gostou. Espero que lembre e aplique no seu futuro jardim.

      Beijos

      Excluir
  8. Eu acho lindo e sou louca pra ter em casa. Minha mãe tem uns muitos vasos de plantas na varanda da frente, mas eu queria um jardinzinho mesmo. Minha vó tinha aqui no nosso quintal, mas ela tirou pra botar azulejo e fechar o jardim :( tinha pé de acerola e pitanga. Era muito bom pegar direto no pé, saudades <3 hahaha! Minha vizinha aqui do lado de casa, como minha casa é no segundo andar, eu vejo o jardinzinho dela todo iluminado e com uma mini cachoeira iluminada e tudo. Acho muito fofinho! Adorei demais as dicas e fotos de inspirações!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, igual aqui em casa. Aí minha mãe montou tipo uns vasos e umas pedras, pegou uns troncos antigos, descascou e envernizou, depois colocou umas raízes de orquídeas. Ficou bem bonitinho e deu uma vida pro pátio que estava tão vazio e morto. Nossa, meu sonho é ter uma mini cachoeira e um laguinho, sabe? Fazer tipo um córrego da cachoeira até o laguinho, ainda colocaria uns peixinhos. Ai, que sonho!

      Beijos

      Excluir
  9. Eu sou MUITO apaixonada por jardins e vendo essas fotos me deu uma louca vontade de ter minha casinha só pra ter um jardim hahah. Minha vó tem um, eu amo <3 sobre a iluminação, soube na pratica, quis fazer um jardim aqui em casa mas não tinha luz e as folhas morriam :(
    Beijos.

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve uma época que eu quis muito ser designer de interiores. Ai surgiu uma vontade de virar paisagista, pois adoro essas coisas. Mas não segui, pois não me via fazendo isso como profissão, sabe? Então, imagina o tanto de amor que tenho por jardins bonitinhos?

      Beijos

      Excluir