Como obter ótimos resultados no trabalho

5/03/2017 06:05:00 AM

O país enfrenta uma das suas piores crises econômicas da história e, com isso, boa parte da sua população está desempregada e enfrentando enormes dificuldades para se manter. De um lado, está aqueles que possuem trabalho e passam os dias cheios de preocupações. "Será que serei demitido?" Esta é a frase mais frequente que assola a cabeça de quase todos. Com tanta preocupação em mente, muitos tornam-se distraídos ou temerosos, podendo afetar ainda mais seu desempenho nas tarefas diárias.

Do outro lado estão aqueles que conquistaram seu primeiro emprego e, para estes, o medo pode ser ainda maior. Pois não possuem experiência, não sabem como se portar e ainda não possuem confiança suficiente. Juntando com a crise e necessidade de manterem uma vida estável, ter um bom resultado se torna um grande desafio.


Então, hoje, estou compartilhando algumas dicas super úteis que ajudarão ambos os lados a obterem melhores resultados no trabalho. São coisas simples a se fazer e nada difíceis. As dicas também podem ser aplicadas em outros ramos, como, por exemplo, na faculdade.

Como obter ótimos resultados:

• A pontualidade é a primeira coisa notada num funcionário. Quando você chega antes do horário, mostra que está comprometido com seu trabalho. Nenhum líder gosta de funcionários que chegam atrasados ou em cima da hora, mas sim aqueles que chegam com antecedência e iniciam sua carga horária com calma. Também, quando surgir um tempo livre no fim do expediente e você não tiver compromissos marcados e sua mesa estiver atulhada de coisas para fazer, tente ficar um pouco mais e adiantar tudo. Mas, lembre-se, não torne isso algo rotineiro, pois pode te exaurir demais e, como consequência, pode diminuir seu desempenho nos dias seguintes.

• Ser dedicado as suas tarefas é mais do que apenas cumprir suas obrigações, é fazer da melhor forma e o mais rápido possível. É terminar tudo cedo e se colocar a disposição para ajudar os colegas, para aprender novas tarefas. Se mostrar dedicado, sem más intenções, coloca-te à vista de todos, possibilitando um crescimento profissional. Ou, quem sabe, um acréscimo no seu salário também? Mas lembre-se, não deves fazer sempre ou todo o trabalho do seu colega, isso te torna um escravo e até mesmo um tolo, ainda mais se no teu trabalho não houver muitas chances de crescimento interno. Então, é sempre bom saber os limites. Moderação é a palavra chave.

• Ao se colocar a disposição para ajudar outros colegas, é preciso ter espírito de equipe. Isso exclui a competitividade para se mostrar melhor ou superior ao coleguinha. E, mesmo que lhe for dado responsabilidades a mais, não seja abusivo e comece a querer - ou tentar - mandar nos outros. Isso nem sempre é visto de forma boa, não somente entre os colegas, mas nos que estão em cargos acima de você.

• Outro fator muito importante e observado, é a organização. Seja das tarefas ou do ambiente de trabalho. Todo funcionário organizado produz mais, pois consegue se encontrar em meio aos seus pertences. Tornando, assim, seu tempo mais produtivo e ágil.

• Algo bastante importante, é ter gratidão por ter um trabalho. Principalmente nos tempos de crise em que vivemos, onde muitas pessoas estão desempregadas e não conseguem uma oportunidade. Portanto, ser grato a isso é indiscutível. Mesmo que não seja sua profissão dos sonhos, mesmo que não esteja totalmente feliz com o que faz. Sinta-se grato e dê o melhor de si sempre. Aprenda a gostar da sua função, isso deixará teus dias mais leves e fáceis de suportar. Até chegar o dia em que não tenhas que suportar, seja lá por qual motivo, se por conseguir algo melhor e que desejas ou por se sentir totalmente satisfeito com o que tem.

Obter ótimos resultados não é uma tarefa nada fácil. Pelo contrário, é um dos maiores desafios da atualidade. Há muitas pessoas despreocupadas e que fazem corpo mole, se negando ou fazendo as coisas com lentidão, para não precisarem fazer muito esforço. Digo isso pois em todo local em que trabalhei conheci alguém assim e em cada canto do mundo existe outra pessoa exatamente igual - ou pior.

Porém, para ter sucesso na vida e alcançar seus objetivos por conta própria é preciso batalhar muito. Você irá perder horas de sono, deixará de ir a alguns compromissos, terá menos tempo com a família e amigos. Mas todo trabalho duro trás ótimos resultados. E hoje, escrevo este post com tamanha propriedade devido aos ensinamentos e lições diárias que ganho dos meus pais. Também, juntando um pouquinho da minha experiência, mesmo que pouca, é suficiente para compartilhar com vocês.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

24 comentários

  1. Gaby, acho que de todas as dicas que você deu, a única que não sigo corretamente é a pontualidade. Mas esse é um ponto que eu não tenho seguido em quase nenhum local, viu? É atraso no trabalho, faculdade, pra sair com os amigos... kkkk Minha supervisora comemorou quando eu consegui chegar uma semana no horário! O bom é que eu compenso dando várias sugestões de melhorias para a equipe, tanto que até meu coordenador (um cargo acima da supervisão) me elogio há uns dias atrás. "Se você não chegasse atrasada com tanta frequência Selma...", ele disse. E eu concordo. Mas enfim, tento melhorar sempre, só que é cada vontade de dormir mais cinco minutinhos de manhã...

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, sei que os cinco minutinhos são bem atrativos, mas não dá, né mulher? Tá perdendo promoção no trabalho, por isso. Disposição! kkkkk.

      Beijos

      Excluir
  2. Oie Gaby! Adorei as dicas! Especialmente a de organização. Não só sobre organizar as coisas, mas também organizar a sua agenda, pra saber oq é mais urgente e se programar pra fazer tudo dentro de prazos e da melhor forma possível!
    Tenho um post falando mais sobre isso. Te convido à conferir:
    http://www.anotaai.blog.br/dicas-de-organizacao-pessoal/
    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Sim, organização é tudo em qualquer situação e lugar, né?

      Beijos

      Excluir
  3. mt boas dicas, temos msm que nos dedicar, ser proativos e trabalhar bem em equipe pra ter sucesso no trabalho

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Livia. Hoje em dia, com a crise, não dá para ficar de corpo mole. Mas, é claro, fazer as coisas contra a própria vontade e se realmente não gosta do que faz, é algo para se pensar. Então, melhor sair do trabalho do que se prejudicar ou aos colegas, né?

      Beijos

      Excluir
  4. Adorei o post, Gaby! Acho que todos os pontos que tu citou são extremamente importantes, principalmente o comprometimento e a organização. Fazer um bom trabalho é um conjunto de várias atitudes que tomamos todos os dias, né? Realmente os tempos estão difíceis, eu saí do meu trabalho recentemente por questões pessoais, e agora pretendo me dedicar ao blog. Acaba sendo um comprometimento comigo mesma, afinal, os resultados só vão depender de mim.

    Parabéns pelas dicas e pelo ótimo assunto abordado <3

    Beijos, Mari.

    www.letrasnagaveta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, é um conjunto com várias atitudes. Cada uma combinando com a outra, só assim para obter um bom resultado. É, e quando trabalhamos por conta própria, alguns desses itens chegam a ser um desafio, pois vai depender muito de si mesmo, ter motivação acima de tudo.

      Beijos

      Excluir
  5. Sou vitima desse desemprego que anda devastando o Brasil, não consigo nada em lugar nenhum. Adorei as dicas, acabo aplicando muitas delas no blog, que graças a Deus tem me dado lucro, poucos mas tem.
    Beijos,

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei perfeitamente o que está passando, Ma. Até um mês atrás, eu estava desempregada a quase 2 anos, fiz alguns bicos e ganhava as vezes, muuuuito pouco, com o blog e as massagens que fazia. Mas, tirando isso, nada. Porém, como disse, essas coisinhas servem para muitas coisas, no blog principalmente. Boa sorte na procura de emprego e nos lucros do blog.

      Beijos

      Excluir
  6. Suas dicas vieram em uma ótima hora Gaby, estamos passando por muitos altos e baixos, por conta da crise, o trabalho do meu marido cortou o salário dele na metade, mesmo eles não tendo esse direito, o valor ficou tão ruim que ele saiu do emprego, hoje estamos trabalhando juntos em casa. Sem dúvida, com dedicação e amor, tudo dá certo! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena isso que aconteceu com teu marido. Ainda mais nessa crise, que tudo está difícil. Mas, espero de coração, que vocês possam ter um bom lucro nos novos projetos e que tudo dê certo. Também, que as diquinhas que dei, também sirvam para isso.

      Beijos

      Excluir
  7. Isso da pontualidade é pura verdade. Se você começa a chegar atrasada, já pega mal. Eu com medo de não me atrasar, sempre chegava mais cedo que minha chefe, hahahaha! Aí ficava trancada do lado de fora, mas pelo menos atrasada eu não ficava :P hahahaha! Isso de se dedicar entra junto com se organizar. Um profissional organizado é outra coisa né? Espírito de equipe sempre! Gratidão também. Tipo, é obvio que você vai fazer umas reclamações aqui e ali, mas nada negativo demais. Eu sempre mesclava em falar muito bem do meu trabalho, como também reclamava algumas vezes sim. Sei que é errado, ainda mais nos tempos de hoje, mas é inevitável. Enfim, adorei o post! Quase que um complemento do que eu postei lá no blog ;)
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que nem tu, mas sempre fui assim, para tudo. Prefiro chegar antes, assim faço tudo com calma, do que estar sempre atrasada e irritada com tudo. Sim, também concordo, também faço algumas reclamações, isso é normal, nem tudo irá nos agradar. Mas reclamar de tudo, não dá. Então sim, é preciso ter gratidão. Muitos gostariam de estar no nosso lugar, tem uma renda fixa, estabilidade e algumas pessoas não dão valor.

      Haha, eu também achei isso. Parece que pensamos parecido!

      Beijos

      Excluir
  8. Eu não sou muito organizada e isso me prejudica muito. Às vezes chega o final do dia e eu fico triste por não ter conseguido fazer nada.É impressionante, mas quanto mais coisas eu tenho pra fazer, menos eu faço!
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em casa, eu também não era muito, ainda mais no início do blog. É como tu diz, quanto mais coisa, menos fazemos. Aquela danada da preguiça toma conta e nos deixa meio debilitadas, não é? Mas, com força e perseverança, tu consegue ter um dia mais organizado, podendo, assim, ter mais produtividade.

      Beijos

      Excluir
  9. Pontos importantíssimos ♥ Conquistar um emprego é dificílimo, mas, quando estamos dentro, prezar pelo que conquistamos é a melhor coisa que tem. O espírito de equipe é um dos que mais considero essenciais, pois nada fazemos sozinhos, sempre vamos ter alguém por perto, seja para orientar ou para aprovar nossas tarefas. E quanto a gratidão, assim como tudo na vida, ser grato pelo trabalho, pelo salário, pelos colegas é muito importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como um cara (não lembro o nome agora) sempre diz nas palestras dele, "devemos trabalhar como se fosse o primeiro dia". Sempre com a mesma motivação. E é exatamente isso, né? Primeiro dia nos dedicamos mais, chegamos cedo, terminamos tudo a tempo, trabalhamos bem em equipe e tudo mais. Não nos custa nada, pelo contrário, só nos trás benefícios fazer essas coisas todos os dias.

      Beijos

      Excluir
  10. Adorei as dicas. Todos os pontos que você citou são muito importante, estou no primeiro emprego e estou fazendo de tudo para que dê tudo certo, suas dicas ajudaram bastante.
    Beijos ,

    www.ateliemodel.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando resolvi fazer este post, não seria bem de dicas. Mas então, aconteceram algumas coisas no meu trabalho, que envolviam meu colega, que é o primeiro trabalho dele também. Foi aí que resolvi mudar um pouco o rumo desse conteúdo e falar sobre coisas simples que devemos fazer para melhorar nossos resultados. Fico feliz por ter ajudado você.

      Beijos

      Excluir
  11. Ainda não trabalho, nem estou a procura do meu primeiro trabalho. Mas sei que isso é realmente essencial, porque na escola também temos esses deveres. Pontualidade, espírito de equipe, organização e muito esforço! Espero que essas experiências da escola, mais essas suas dicas me ajudem quando conseguir meu primeiro emprego. Vou compartilhar esse post com os amigos trabalhadores né? Hahahaha Um beijo! ♡

    eililian.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Lilian. São atitudes que devemos aplicar em todos os locais, não só no trabalho. É ótimo ler que entendes isso e que pretende seguir em outros locais, e não só na escola.

      Beijos

      Excluir
  12. Oi Gaby, adorei esse post. Adoro esses posts diferentes do que a gente está acostumado a ver. E isso poderia ser até um ponto da sua lista: criatividade. Percebi que você traz muito isso para o seu blog (♥). Quanto a lista, nossa, me preocupo muito com pontualidade, quando chego atrasado chego a ficar estressada. Enfim, o post ficou ótimo!

    Um grande abraço.
    MERAKI △

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Paloma. Tô muito contente com teus comentários, eles me deixaram mais motivadas a continuar nessa mesma abordagem e posts diferenciados. Sim, também sou deste jeito. Em vez de me cobrarem por chegar atrasada, o que é muito raro acontecer, então chego brava e dizendo pra não falarem nada pois eu já to me sentindo péssima por isso, rs. Creio que seja algo positivo.

      Beijos

      Excluir