Os 5 bons modos que se perderam com o tempo

6/07/2017 10:07:00 AM

Quando o tempo passa, muitas coisas são perdidas pelo caminho. Nossa infância, inocência, alguns brinquedos, amigos, parentes queridos. Nosso tempo, paciência e, muitas vezes, nossa paz de espírito e as horas bem dormidas.

Mas há coisas, bons modos, para ser mais exata, que se perderam. Não somente da nossa vida, mas na da população em geral. Se você parar para analisar, a nossa sociedade, a raça humana, ela extinguiu os bons modos com o tempo. Hoje, quando entramos nas redes sociais, na grande maioria, vemos atos de descriminação, ações desumanas, pessoas brigando, se ofendendo por tão pouco, gratuitamente, podemos dizer.


Nossa raça evolui na tecnologia, na ciência, na medicina, mas os bons modos, a cordialidade, isso se perdeu com o tempo. Quanto mais evoluídos somos materialmente, menos cordiais nos tornamos. É engraçado refletir sobre isso, pois deveria ser o contrário, não acham? Não deveríamos perder qualidades quando ganhamos outras. Quando nos tornamos mais inteligentes - o que, se for visto de outra maneira, não é exatamente o que estamos nos tornando - deveríamos agregar mais coisas, valores, qualidades. Mas não é bem assim que acontece.

Pois deixamos de ser inteligentes quando não agimos de forma sincera com os demais. Deixamos de ser pessoas de caráter com isso. Bem, esta é minha opinião e entendo que outros possam pensar totalmente diferente disto. E respeito!

É tão simples enxergar nossos erros quando olhamos para algumas crianças e percebemos nelas tudo que deixamos de ser. Que, com o tempo, toda nossa inocência, doçura e sensibilidade as coisas se foram. Mas, com toda nossa evolução, alguns bons modos se perderam e, são deles, que vim falar hoje aqui.

Os 5 bons modos que se perderam no tempo:

Pedir desculpas/perdão - É uma das atitudes que considero mais nobres. O fato de pedir desculpas ou perdão por algo, mostra que está arrependido do que fez. Mas não somente isso, mesmo que estejas correto sobre tua atitude, também demonstra que se importa com a outra pessoa, que se importa por tê-la magoado ou coisa do tipo.

Dizer "por favor" - Não lhe custa nada dizer "por favor" quando for pedir algo, seja um favor, para dar licença para você passar, ou o que for. É muito educado da parte da pessoa que fala essas duas palavrinhas mágicas.

Agradecer - Seja pelo favor que te fizeram ou pela vida que tens, por tudo que conquistou até aqui. Agradecer é um ato de fé. De acreditar e ser grato por tudo que recebeu, pela vida, por teres saúde, por ter uma casa para morar, comida, água e luz. Agradecer é primordial.

Ajudar sem pretensões -  Este é um dos tópicos mais importantes que listo hoje, pois, nos dias atuais, não se vê muitas pessoas agindo de forma gratuita. Tudo que te fazem é querendo algo em troca. As pessoas não veem mais prazer em fazer algo para o próximo, sem desejar ter algo em troca. Te dão presentes e querem receber de volta. Mas, pera lá, é um presente ou troca de favores? Se for para ser assim, compro eu mesma um presente e me dou. Seria tão bom se houvessem mais atos de bondade, de cordialidade e compaixão nisso.

Elogiar/valorizar - Ah, isso sim é algo que gera muita polêmica nos dias de hoje. Sabe por quê? Se elogia alguém, pensam que está dando em cima, que está paquerando, dando mole. Mas, necessariamente, você pode apenas estar admirando algo belo na pessoa, sem pretensões (neste momento, podemos voltar ao tópico anterior de novo). Você se esforça tanto no trabalho, na faculdade, em casa, na vida em si, mas não é valorizado pelo teu esforço. É como dizem, se acerta mil vezes, ninguém te elogia. Porém, se erra uma vez, há milhares de pessoas para te punir, te apedrejar, te criticar sobre teus atos. As pessoas não sabem mais elogiar alguém por seus feitos e suas vitórias, pois a grande maioria sente inveja, se sente inferiorizado e incomodado com a felicidade alheia. Da mesma forma serve para a valorização.

São coisas tão simples, fáceis, que não lhe custariam nada fazer. Pelo contrário, atitudes que só lhe agregariam na vida. Seja valores (espirituais, é claro) e positividade. Sabe aquela velha citação que dizem: "tudo que tu recebes é o que tu transmites"? Mas, falando na linguagem popular brasileira: "você colhe aquilo que plantou".

Portanto, o que tu transmite para o universo, ele te dá em troca. O que tu és para os outros, é o que são para ti. Então, a não ser que seja uma pessoa que só queira o mal para si mesmo, por quê não mudar tudo isso? Por quê não voltar a ter bons modos? Por quê? E essa é a grande questão da vida. É a pergunta que ficará reverberando no infinito, até alguém, seja eu, tu, ele, ou qualquer outro, conseguir entender a questão e mudar o rumo de tudo.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

26 comentários

  1. Sim, se perdeu com o tempo e cada dia que passa as pessoas estão mais frias.

    Eu por exemplo, toda vez que vejo minhas vós é BENÇA VÓ hehehehehehehe nunca deixo de pedir..são modos que jamais deveremos de esquecer.

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a frieza é a nova moda né. Na minha casa nunca tivemos o costume de falar bênção, mas eu acho tão bonito isso, ainda mais quem continua com o costume. Está de parabéns por isso!

      Beijos

      Excluir
  2. Adorei, eu gosto muito de pessoas que são boas, e são gentis, então como eu quero que todos sejam assim eu dou meu exemplo sendo assim também! É tão bom quando você recebe um elogio e isso muda seu dia né?
    Amei o texto!
    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que deveria ser, né? Ser com os outros o que queremos que sejam conosco, mas nem todos agem e pensam dessa forma. O que gera todo esse desprezo e ódio gratuito entre a sociedade. As pessoas não sabem ter empatia mais, não sabem mais ser gentis sem esperar nada em troca. Uma pena! Mas ainda acredito que tudo pode mudar...

      Beijos

      Excluir
  3. Realmente no século em que vivemos é difícil encontrar os bons modos. Adorei o post.
    beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br
    Face: Bella Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria tão bom se o mundo tivesse evoluído e os bons modos permanecido, não acha?

      Beijos

      Excluir
  4. Quanto tempo não ouço um "por favor". Ao invés de progredir o ser humano só regride, afffs!
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto. Eu não acredito que estar evoluindo tecnologicamente signifique que estamos mais inteligentes. Muito pelo contrário, na verdade. Se fôssemos tão inteligentes saberíamos que a gente pode construir o melhor celular ou drone, mandar satélites para o espaço mas de nada adianta se tudo isso está destruindo a nossa casa, o planeta. Chega a ser burrice.
    E quanto aos valores, realmente estão se perdendo. Triste. Mas ainda podemos lutar para que eles continuem existindo, é só incorporarmos em nosso dia-a-dia. Acredito muito que uma hora tudo melhore :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for pensar dessa forma, concordo contigo. Mas deveria ser, não acha? Deveríamos evoluir em todos os quesitos, saber criar novas tecnologias que ajudem em tudo, na melhoria da vida em si. Mas não é dessa forma, infelizmente. Verdade, se cada um implantar, de pouco em pouco, no seu dia a dia, esses pequenos e simples bons modos, daqui uns anos, o mundo será bem melhor. Rezemos para que todos comecem a criar essa conscientização, né?

      Beijos

      Excluir
  6. Pois é, infelizmente é a realidade de hoje em dia... Eu fico muito feliz por mim mesma que apesar do tempo, continuo atribuindo todos esses caractéres. Seria muito lindo se todos atribuissem também, e é tão simples de se ter e manter.
    http://l1ghtheworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas então Thifs, pois eu tento, a todo custo, manter esses modos. Principalmente em casa, que é onde geralmente não temos eles...

      Beijos

      Excluir
  7. Concordando super com seu post! O que mais sinto falta é a valorização, inclusive, estava conversando sobre isso com a minha mãe esses dias. As pessoas olham só para si :(
    Beijos,

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, mas o pior de tudo sobre a valorização que falta é quando, no trabalho, tu faz teus afazeres muito bem e dizem "não faz mais que tua obrigação", passo por isso e me sinto péssima. É claro, já houve raros momentos em que fui parabenizada, mas seria tão melhor se isso fosse diário, se valorizassem mais nosso trabalho. Seria uma motivação para fazermos cada vez melhor.

      Beijos

      Excluir
  8. É tão triste ver o quanto os valores se inverteram, não é? As pessoas estão egoístas, cada vez mais voltadas ao dinheiro. Enquanto você está lá em cima você tem todos ao seu redor, mas quando você está embaixo é só humilhação. Ninguém estende a mão, quantas palavras de ódio a gente ouve, quanta ingratidão. Muito triste! O importante é cada um fazer sua parte e ser a diferença! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, o mundo está tão cheio de desigualdade, desamor e ingratidão, que simples gestos de empatia e amor ao próximo, e a si mesmo, chega a ser estranho e raro. Mas, ainda bem que existem poucas pessoas que, como nós, ainda prezam e valorizam esses modos e continuam exercendo eles.

      Beijos

      Excluir
  9. Hj em dia vc até se espanta se alguém é educado com vc .Uma pena que essas coisas boas se perderam . Eu adoro dar bom dia na rua pra quem não conheço, é tão curioso que até olhar torto já recebi por isso, deveria ser algo corriqueiro!
    Bom final de semana!
    Beijos

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a palavra, espanto. Eu, como tenho algumas atitudes que, a visão de muitos, ainda são meio antiquadas, permaneço com esses modos, acho que eles não deveriam sumir assim, que seria tão bom para nós mesmos e para o próximo se as pessoas conseguissem inserir, mesmo que de pouco em pouco, eles no dia a dia.

      Beijos

      Excluir
  10. Nossa, Gaby, post genial! E sim, com o passar do tempo todos esses bons modos estão cada vez mais raros de se encontrar... tanto que enaltecemos muito uma pessoa quando ela é bem educada, que pede licença, desculpas e outras coisas mais. Não deveria ser assim, né? Deveria ser algo natural e comum a todos. É uma pena isso. A impressão que tenho é que as pessoas estão cada vez mais "sem noção", se preocupam muito com si e pouco com os outros. Todo mundo se tornou egoísta. E um dos atos mais belos também que vejo é o elogio, pois isso faz bem pra quem é elogiado e também para quem elogia. Gentileza gera gentileza <3

    Beijos!

    www.letrasnagaveta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega a dar orgulho, né? Quando vemos que uma pessoa é educada, pede licença, desculpas, por favor, ou agradece. É lindo de ver, até! Verdade, deveria ser algo natural, mas parece que quanto mais o tempo evolui em um quesito, menos os bons modos prevalecem. Elogiar é uma atitude maravilhosa. Gentileza gera gentileza! ♥

      Beijos

      Excluir
  11. Gostei muito do teu post, Gaby! E realmente, com o tempo todos esses bons modos estão se perdendo.
    Tem uma frase que é bem assim: "fazer o bem sem olhar a quem." E é muito isso! As pessoas precisam parar de fazer coisas boas pra receberem algo em troca, sério.
    E como hoje eu tô a louca das frases, tem outra que eu gosto bastante que é: "seja a pessoa que você gostaria de conhecer." E NÃO É QUE É?? São atitudes tão simples que podem fazer toda a diferença no dia de alguém. A gratidão é uma coisa que a gente tem que exercer todo dia mesmo.
    Confesso que sou meio orgulhosa, mas tenho melhorado bastante e como tu mesmo disse, a gente não tem que perder algumas qualidades quando ganhamos outras.
    Enfim, belo post! =D

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro essas frases e acho que mais pessoas, ou todas, deveriam faz mais jus a elas, né. Atitudes simples demais, sem contar que não dói nada agir assim. O orgulho é um dos piores aliados a essas atitudes, mas fico feliz que tenha deixado ele de lado. Vai ver como isso te fará bem.

      Beijos

      Excluir
  12. Que post maravilhoso, Gaby!
    Eu realmente acho que hoje em dia as pessoas meio que perderam valores pequenos mas essenciais.
    Agradecer por exemplo é um desses valores, agradecer por coisas grandes e por pequenas.


    Um beijo
    Carla Carrais | www.cahcarrais.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, Carla. Agradecer ou pedir licença, é algo raríssimo hoje em dia. As pessoas são egoístas e mal educadas, e isso me entristece.

      Beijos

      Excluir
  13. Um dos melhores post que li até aqui..

    Muita coisa mudou, né? Alguns amigos ficaram lá atrás, outras pessoas se aproximaram. Muitos bons modos deixaram de existir e, ainda não ressurgiram. Eu me identifiquei com muita coisa desse post, principalmente Em pedir desculpas, Ajudar sem pretensões... Quem me conhece sabe que umas das minhas maiores virtudes é o ajudar o próximo e pra mim, deveria ser no geral. O reconhecer que falhou também é importante, não ser aquela pessoa fria e orgulhosa, o que ganhamos com isso? Enfim as cinco questões foram muito bem pensadas, acho que cada um se identificou com cada uma delas. Obrigado por este post Gaby, um dos meus preferidos até agora, bjjj!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma virtude muito bonita de se ter, e um bom modo que tu deve preservar sempre, viu? Ajudar ao próximo é algo que nos beneficia sim, mas espiritualmente. Bom seria se todos soubessem o prazer e paz que dá fazer isso por alguém.

      Beijos

      Excluir