3 escritores que te farão refletir sobre suas atitudes

8/25/2017 06:36:00 AM

Na vida, muitas vezes perdemos o rumo, ficamos irreconhecíveis para nós mesmos. Não sabemos o que fazer, que caminho seguir, se é certo ou errado. Como devemos agir, pensar, falar e etc. São tantas coisas na nossa cabeça que ficamos totalmente aturdidos.

Nesses momentos, tudo que precisamos, além de um pouco de paz e sossego e um tempo sozinhos, é ouvir bons conselhos. Ter alguém que nos dê uma palavra amiga, que seja a luz no fim do túnel, a placa que indica o caminho melhor.

E é óbvio que eu compartilharia com vocês os três escritores - e um pouco filósofos - que eu mais adoro. Eles transmitem sabedoria em cada palavra proferida. São fontes de energia pura, de paz e amor. Eles me abriram os olhos para muitas coisas e, sempre que posso, busco obter mais conhecimento com os vídeos e palestras deles. Agora, estou aqui, compartilhando com vocês. Vamos lá.

3 escritores - e filósofos - que mudarão tuas atitudes:

1) Mário Sérgio Cortella
Nasceu em Londrina, interior do Paraná, na sua juventude se aventurou a viver uma vida monástica, mas abandonou para seguir carreira acadêmica. Graduado em Filosofia, também fez mestrado e doutorado em Educação.  É filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar com outros intelectuais, questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea. Leciona Departamento de Teologia e Ciências da Religião e Educação. Ocupou cargo de Secretário Municipal da Educação de São Paulo, e foi membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica. Também fez o programa "Diálogos Impertinentes" na TV PUC.

"Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!"
- Mario Sergio Cortella



Eu sou extremamente fascinada nos ideais deste homem. Sua forma de pensar e tudo que fala é inspirador e faz refletir demais sobre cada detalhe da nossa vida. Descobri sua existência no programa Encontro com Fátima Bernardes, onde ele é convidado especial (consultor) todo mês. Desde então venho acompanhando suas páginas e, vira e mexe, recebo algum vídeo sobre suas palestras pra lá de motivadoras. 

2) Leandro Karmal
Natural de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, é um historiador brasileiro, atualmente professor na Unicamp na área de História da América. Foi curador de diversas exposições em São Paulo, tendo colaborado ainda na elaboração curatorial de museus. Graduado e doutor em História, tem publicações sobre o ensino de História, bem como sobre História da América e História das Religiões. 

"Eu só posso me ofender se eu não me conhecer."
- Leandro Karnal



Karnal não é nenhum filósofo, mas eu o considero como, já que seus ideias condizem demais com isso. Também o conheci no programa da Fátima e seu jeito de falar, maneira como aborda os assuntos e sua visão me cativaram, abrindo-me os olhos para muita coisa.

3) Miriam Goldenberg
Mirian Goldenberg é doutora em Antropologia Social. Professora titular do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. É colunista, desde 2010, da Folha de São Paulo. Também é professora convidada da Casa do Saber do Rio de Janeiro. Além de ser escritora e ter publicado diversos livros que abordam sobre a diversidade humana e seus comportamentos. 

“A beleza da velhice está exatamente na sua singularidade. E também nas pequenas e grandes escolhas que cada indivíduo faz, em cada fase da vida, ao buscar concretizar o seu projeto de vida e encontrar o significado de sua existência.”
- Miriam Goldenberg



Essa mulher é maravilhosa. Me espelho muito nela, já que decidiu não ser mãe, coisa que também decidi. Ela também não é filosofa, mas fala sobre o comportamento humano, portanto, os assuntos que ela aborda nos faz perceber as diversas maneiras como agimos, nos mostrando o que pode ser certo e errado, mas também exaltando que nem tudo se baseia nisso. 

Vocês já conheciam algum deles? Já leram textos, livros ou assistiram a algum vídeo? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

15 comentários

  1. MARAVILHOSOS :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia nenhum deles, vou dar uma pesquisada!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mário Sérgio Cortella é incrível! <3
    Os outros dois ainda não conheço, mas adorei a dica!

    Beijos!
    www.maladememorias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dias chegou um dos livros dele lá na loja, estou louca pra compar, só que tenho muitos ainda em casa que não li, então terei que esperar um pouquinho, kkkk.

      Beijos

      Excluir
  4. OOi, adorei a dica, ainda não conhecia nenhum deles, mas vou dar uma pesquisada.
    Beijos bom final de semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai gostar do conteúdo deles e garanto que irá ter opiniões diferentes depois disso.

      Beijos

      Excluir
  5. Ja falei que amo seu blog porque tem muito conteúdo legal, serio você falo de um altor que amo e infelizmente nao e muito conhecido que é o Mário Sérgio Cortella.
    O livro dele que eu amo mesmo é o "Não espere pelo epitáfio" que provocar a curiosidade e aborda questionamentos considerados comuns ao ser humano contemporâneo acho ele genial!
    Amei seu post mesmo gaby estava com saudade de ler post assim ja que a blogosfera nao e mais a mesma.
    Fica com deus sua linda juizo no corpo e na alma,
    Um beijo da Ju Margarida.
    Ei venha me ver mais vez em to te esperando la no blog moça
    BLOG:
    http://www.politicamenteincorreta.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro falar de assuntos assim, até porque é o que gosto, por isso trago para as pessoas, pois acho que elas também podem gostar, sei lá. E eu não tenho nenhum livro deles "ainda", mas como vejo vídeos e presença deles em programas, eu conheço bastante sobre o que eles falam e amo.

      Beijos

      Excluir
  6. desses eu conheço o Cortella e AMO, com certeza vou atrás para conhecer melhor os outros tbm, valeu a dica

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Amei seu post e suas indicações, gosto muito de acompanhar esse tipo de trabalho, ele nós tornam pessoas melhores, precisamos sempre analisar e refletir sobre nossas ações e sobre quem somos e eles ajudam muito! Já vou assistir os vídeos. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, nos tornam pessoas melhores. Fazendo a gente repensar sobre as atitudes que tomamos, nossa forma de pensar e refletir sobre o passado.

      Beijos

      Excluir
  8. Eu sou muito fã do Leandro e do Mario, mas ainda não conhecia a Miriam. Vou procurar conhecer mais sobre ela! Ótimas indicações... Já estou virando fã do seu blog, rs.

    Beijos de luz ♥
    https://emyteranishi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir