Aparelho dentário: o que ninguém te conta...

9/15/2017 06:17:00 AM

Nós nunca estamos totalmente satisfeitos com nosso corpo, sempre queremos mudar algo. Alguns querem seios maiores, um abdômen mais definido, diminuir o nariz ou as bochechas. E há aqueles que estão incomodados com seus dentes. E cá entre nós, um sorriso alegre é algo maravilhoso de se ver. Mas para sorrir desta forma, a pessoa precisa gostar do seu sorriso, o que significa gostar dos seus dentes e se sentir muito confiante para sorrir tão abertamente sem sentir vergonha.


Nunca fui do tipo de querer me colocar em risco para algumas cirurgias, mas claro, eu já tive um desejo de ter seios maiores, mas nada que fosse sério demais a ponto de querer, realmente, colocar implantes. Já os dentes, sempre foi algo que me incomodou, mas com o tempo, eles foram ficando mais tortos e comecei a ficar com baixo auto-estima ao sorrir, principalmente em fotos.

Isso sim era um desejo que eu tinha a muito tempo e que realmente queria fazer. Então, depois de muito enrolar (por anos, dá pra acreditar?!), finalmente organizei minhas contas e resolvi colocar o aparelho dentário. E como eu adoro compartilhar experiências com vocês e queria trazer algum conteúdo mais descontraído, resolvi trazer o assunto: o que ninguém te conta sobre o aparelho dentário.

O que ninguém te conta sobre o aparelho dentário:

1. É irritante

Nunca me falaram que seria tão chato assim ao ponto de ser quase insuportável. Nos primeiros dias, tudo que irá pensar é: "onde acho um alicate para arrancar isso aqui agora?". Só quem usa ou já usou, vai entender o que estou falando. E não é só no sentido de ter um corpo estranho demais dentro da sua boca, mas o fato da dorzinha ser irritante. Sabe quando alguém fica fazendo cliques , incessantemente, com uma caneta? Aquilo irrita, né? É bem parecido, porém é uma dorzinha que fica ali, martelando e martelando seus dentes. Ô saco, viu!? 

2. Vai criar cacoetes 

No meu caso, eu já sou uma pessoa que possui uns cacoetes chatos com a boca, fico passando a língua nos dentes sem parar, ou só com ela enrolada. E juro para vocês, isso só aumentou depois que coloquei o aparelho. Mas o pior cacoete de todos, é sentir que tem - mesmo quando não - algum resto de comida preso ali e você não pode olhar pra ter certeza. Aí você vai ficar passando a língua sem parar, até criar uns cortes mínimos nela. No fim das contas, vai perceber que não tem nada ali ou que já saiu faz tempo.

3. Limpar os dentes é uma missão - quase - impossível

Nunca falaram que passar fio dental pareceria uma missão impossível, nem que as gengivas poderiam ficar muito mais sensíveis depois de colocar aparelho. Sabe aquela coisa de escovar os dentes as pressas fazendo outras coisas ao mesmo tempo, por que está atrasado para sair? Não vai rolar, não. O resultado disso é a roupa toda suja e aquela mistura de baba com espuma de pasta de dente escorrendo por sua boca e queixo. (Uma linda imagem para se imaginar, não?! rs) Então, esteja ciente de que a limpeza tem que ser feita com calma. Ah, eu já ia esquecendo de dizer que, a cada dois ou três meses - ou menos -, terá que trocar de escova dental porque ela vai ficar detonada muito fácil. Malditos braquetes dentais.

4. Aftas, aftas e mais aftas

Se existe algo que você terá bastante é afta. Qualquer machucadinho já deixará sua boca cheia delas. Vai dormir e quando acordar lá estarão elas, incomodando. Vai apertar, mesmo sem querer, um pouco forte demais contra o aparelho e, no dia seguinte, lá estarão elas de presente. Então, já se antecipe e compre uma pomada bucal para, pelo menos, aliviar um pouco. (Nota especial: tenha esperanças, pois talvez seu organismo se adapte mais facilmente - como o meu - e depois de algumas semanas não sofra mais deste mal).

5. Vai ter baixo auto-estima

No início vai ser bem difícil de se acostumar, você não vai querer sorrir ou vai ficar escondendo. E isso pode te gerar uma baixo auto-estima, e se você já é alguém que tem problemas com isso, sinto dizer que pode piorar. Mas não desanimemos, que não é algo permanente, ok? Pense que assim que retirar o aparelho terá um sorriso lindo estampado no seu rosto. 

6. A dor será sua melhor amiga

Tenha em mente que, todo mês, você terá que ir ao dentista fazer manutenção, isso significa que, vai apertar o aparelho. Então, a dor será algo constante na sua vida até retirar ele. E mesmo que depois de uma ou duas semanas a dor suma totalmente, o mês seguinte chega e começa tudo de novo. Então reze, só reze pra passar rápido o tempo ou para seus dentes se endireitarem rapidamente, senão se entorpece de remédio pra dor e boa sorte! rs.

7. Veja pelo lado bom, talvez emagreça

"Eu tô rindo mas é de nervoso" ou "Eu tô rindo mas tô chorando". Essas frases definem muito bem este item, já que é engraçado mas é um assunto sério, ao mesmo tempo. Principalmente nos dias seguintes a manutenção do aparelho, seus dentes ficarão sensíveis demais e será bem difícil mastigar. Então, sua refeição será a base de líquidos e coisas pastosas, o que pode te gerar uns quilinhos a menos. Então, talvez seja algo bom, mas é preciso cuidar da saúde, ok?

Tem várias outras coisas que acontecem e que ninguém me contou como, por exemplo, fiquei beiçuda, para cantar música é um desastre e não tô falando da minha voz horrorosa, viu? Pedaços de alimentos se prendem mais facilmente entre meus dentes. Algumas pessoas começam a falar com chiado, porém, graças à Deus, eu só falei no primeiro dia. Essas são algumas das muitas coisas que acontecem e sei que não descobri nem metade delas. Ainda tenho bastante tempo pela frente.

Agora me contem, quem já usou ou ainda usa aparelho dentário? Quais as coisas mais bizarras e chatas aconteceram com vocês? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

27 comentários

  1. Quando eu era adolescente meu ''sonho'' era colocar aparelho, ficava colocando borrachinha de silicone nos dentes pra fazer que era aparelho, achava um máximo! Até minhas amigas terem que usar e meu namorado. Depois comecei a ver o lado ruim, tortura!!! :( eu preciso colocar, mas não quero ter que conviver com dor sempre /: beijoos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, algumas pessoas tem me falado que depois de uns meses, essa dor vai diminuindo pois vamos nos acostumando. Vou esperar para ver, né? kkk

      Beijos

      Excluir
    2. Dói muito mesmo Gabi... Pois o meu ontem só estou a base de miojo kkk

      Excluir
    3. Ah! Mas nos primeiros dias dói muito mesmo, depois seus dentes vão acostumando com as manutenções. Só quando começa algum procedimento novo como, por exemplo, um novo tipo de borrachinha, aí volta a doer um pouco, mas questão de 1 ou 2 dias já tá melhor.

      Beijos

      Excluir
  2. Tudo nessa vida tem sua luta, no fim do tratamento tu vai ver que realmente vai valer a pena! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, isso eu tenho ciência já. Mas que essas coisinhas que listei são chatas, são. kkk

      Beijos

      Excluir
  3. Seu post foi meu maior inimigo de hoje, haha é porque em breve eu começarei a usar aparelho dentário, e se antes eu temia, agora me apavoro, haha!
    Mas de qualquer forma, foi bom me lembrar o quão será terrível esse minha nova fase, kkkkk.
    www.bloganyduarte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, desculpa. Mas não é algo que tu vai desejar realmente retirar e nem terminar o processo, também não é tão chato dessa forma, rs. No fim, o resultado é perfeito.

      Beijos

      Excluir
  4. Fantastic post! Very interesting!
    Would you like to follow each other? Follow me on Blog and Google+ and I'll follow you back!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi! Eu nunca precisei usar aparelho, mas lembro que minha irmã não conseguia comer nos primeiros dias e minha mãe somente fazia comida liquida pra ela.
    Deve ser muuuuito ruim!
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem assim mesmo. Muitas pessoas tem dores em cada manutenção, eu nessa primeira manutenção já quase não tive incomodo nenhum.

      Beijos

      Excluir
  6. Quando adolescente eu queria muito usar óculos de grau e aparelho nos dentes ~alok~ mas os dentistas sempre diziam que eu não precisava, assim como os oftalmologistas diziam que eu tinha a visão perfeita. No fim das contas, hoje percebo que evitei alguns infortúnios. Mas, ainda quero muito um óculos de grau, mesmo que a lente não tenha grau nenhum, kkkkk.
    Traga mais conteúdos descontraídos assim pra gente! Eu gosto bastante quando você conta suas experiências, haha.
    Tem coisas que ninguém conta pra gente mesmo, foi assim quando me casei, descobri muita coisa nova!
    Beijo Gaby! www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também era dessas que ficava me imaginando e sonhando em ter aparelho e usar óculos. Os óculos eu amei desde o início e não me vejo mais sem ele, pra nada. Já o aparelho eu tinha receio, agora eu até to acostumando com ele, mas não vejo a hora de tirar, kkk.

      Beijos

      Excluir
  7. Felizmente não sofri muito com o meu aparelho! O mais chato é a boca secar durante a noite e "colar" no aparelho e de manhã dói um montão!
    Mas olha, quando tira, vale muiiiiito a pena!

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, isso da boca secar é um saco. E eu piorei do bruxismo desde que coloquei o aparelho, aí o dentista disse que vou ficar mais uns 2 ou 3 meses tendo, até os dentes mudarem bastante.

      Beijos

      Excluir
  8. Eu to com aparelho há quase dois anos. E apesar de ser ruim o comum, posso te deixar claro que existe um pior ainda: o do céu da boca. Pelo amor de Deus, eu usei aquilo pra expandir minha arcada dentária superior, mas nunca sofri tanto com um negócio que seria benéfico depois. Fiquei falando igual o cebolinha por mais de um mês. Não podia mastigar chiclete ou comer bala mole, não conseguia comer nada sem que o danado de um farelo fosse parar lá no meio entre o ferro e o céu da boca. Pior mesmo é NADA alcança lá, então era uma luta eterna com gargarejos com água, puxadas de ar, cuspes e ficar passando a língua toda hora pra ver se saía. O que quase sempre dava errado. Foram os quatro piores meses da minha vida kkkkkkkk

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, guria. Minha irmã já usou esse do céu da boca. Ela sofreu demais, mas a princípio não precisarei usar, ufa!

      Beijos

      Excluir
  9. Usei aparelho por seis anos e foi um período muito complicado, bastante gente ficava reparando, principalmente por ser modelos bem chamativos, usei um que cobria todos os meus dentes laterais e depois passei para os quadradinhos, que na época eram de metais e chamam muita atenção, como meus dentes são pequenos quase não os via, era bem ruim mesmo, quando tirou nunca senti uma sensação tão boa, a pior parte dessa minha missão é que os problemas permaneceram na minha boca, teria que fazer um novo tratamento e passar por tudo outra vez, é tão ruim quando não acertamos na escolha do profissional.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa Gaby, eu nunca usei, mas alguns amigos meus já tinham me falado sobre a baita dor e essa coisa da comida ficar presa, mas olha, cê deu tantos detalhes que eu fiquei assustada real hahahha o bom é que é um mal que vem pro bem, né? E, pelo menos, é temporário.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é algo que, no futuro, fará bem. Eu tenho bruxismo e sinusite, então isso vai diminuir bastante, já que ambos tem como uma das causas a má formação dos dentes. Sem contar no sorriso bonito, né? Nem tudo é só flores, temos que aguentar alguns espinhos também, kkk.

      Beijos

      Excluir
  11. AAAAAAAH é muito isso, Gaby! Me abraça aqui rapidão.
    Eu já acabei me acostumando, então não acho tãaaao irritante assim, mas super concordo com o item 2! Sempre acho que tô com alguma coisa nos dentes e depois do almoço pergunto se não tô suja, depois de escovar os dentes também... Tu sabe que eu não tive tantas aftas assim? Tipo, tem vezes que eu durmo e o aparelho marca bastante na minha bochecha, hahaha. E não sei se tu já usou ou vai precisar usar as malditas borrachinhas, que coisa mais horrível! É bem desconfortável, mas fazer o que. E guria, teve uma época que eu ficava babando real, não sei se é por conta do aparelho, mas acredito que sim, hahahah.
    Adorei o post e não vejo a hora de tirar o meu! Hahahah. =)

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to no segundo mês e já acostumei total com tudo. Super me adaptei fácil e achei que não conseguiria. Nem me fala, eu como e corro pro banheiro escovar os dentes, kkkkk.

      Beijos

      Excluir
  12. Muito bom seu artigo sobre esse assunto eu estou para colocar mas um pouco preocupada com dor principalmente mas não tem outro jeito e bom saber que não é um mar de rosas por que o dentista fala que simples rsrs

    Como Fazer Detox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, mas é bom saber que cada um sente de uma forma diferente, alguns se adaptam rápido, outros não. No segundo mês eu já não sinto quase nada, só um pouco de incomodo as vezes, mas é leve perto do primeiro mês.

      Beijos

      Excluir
  13. Oii Gaby!

    Eu uso aparelho há 1 ano e meio, e felizmente não sofro tanto com ele hahah! Mas claro, tem sim, alguns incômodos. Como quando vou ao dentista e ele fica doendo por uns dias assim que faz a manutenção, e também o fato de ficar comida retida e ser difícil de limpar, mas fora isso, tem sido bem mais tranquilo do que eu pensei. Coloquei o aparelho de porcelana porque eu não queria usar o metálico, eu já usei ele uma vez e não gostava de sorrir (ainda mais porque tenho os dentes grandes, daí ficava MUITO aparente). Daí agora o que eu uso tem o bracket da cor do dente e só o ferrinho aparente.

    Ah, e é bom que quando o tempo vai passando, os dentes já não ficam tão doloridos quanto no início. No começo é tenso mesmo.

    Beijos!

    Letras na Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ter colocado o de porcelana, mas era muito caro. Este, o simples, eu não pago, ele está incluso nas mensalidades. Então eu coloquei ele mesmo, agora só esperar e rezar pra eu poder tirar mais rápido, kkk.

      Beijos

      Excluir