Como lidar com um término doloroso e seguir em frente...

19:32:00

Quando gostamos muito de alguém e nos entregamos por inteiro ao relacionamento, as chances de se magoar são grandes, infinitas, podemos assim dizer. Pois criamos expectativas, desejamos e sonhamos que as coisas aconteçam de tal forma. Porém, nem sempre - ou nunca - elas acontecem como desejamos. E então, o fim chega e a decepção aparece, junto com a frustração. Todos nossos esforços, todo o sentimento, tudo que doamos ao outro parece ser em vão. E é por isso que os términos geralmente são muito dolorosos para nós.


Com toda a dor que temos que lidar, criamos a sensação de que nunca vamos superar isso e seguir em frente com nossas vidas. Portanto, hoje conto em 6 passos como conseguir isso.

Como lidar com um término doloroso e seguir em frente: 

1. Permita-se ficar de luto

Um término de relacionamento doloroso machuca demais, fere o coração e adoece a alma. Você precisa sentir essa dor, precisa sentir o luto. Essa é uma etapa muito importante e deve ser a primeira de um processo longo de "reabilitação". Se você acha que deve sair para curtir a vida adoido, então vá. Mas tenha em mente que, em algum momento, você vai precisar parar pra respirar, que essa vida vai te cansar, então quando isso acontecer, a tristeza vai bater a porta. E toda aquela certeza que tinhas de que já tinha superado, vai escorrer boeiro abaixo. Portanto, permita-se ficar de luto logo no início. Não tenha medo de sofrer, deixe doer. Isso vai passar. Algum dia tem que passar. E quando essa fase acabar, irá perceber que ainda vai sofrer muito na vida por muitas outras coisas e pessoas, e você sempre vai superar, no final das contas.

2. Tire um tempo para si

Você precisa de um tempo. E neste tempo, se inclui o momento de luto também. Não importa o tempo que tenha durado o relacionamento, se tiveram ou não muitas histórias e momentos juntos. Se foi um término doloroso, vai ser difícil lembrar sem sentir dor, já que esquecer não irá. Aliás, se te fez bem ou mal, nunca deves esquecer um relacionamento. Se foi feliz durante, lembre-se com carinho de um tempo bom. Se te fez sofrer, tenha como aprendizado para nunca mais se permitir a isso. Mas o fato é que, você precisa de um tempo para si. Alivie a mente, a alma e o coração. Faça coisas dê que goste, e se isso te lembra a pessoa, descubra coisas e lugares novos que te deixam feliz também.

3. Entenda que

"O que passou, passou", "as coisas acontecem no seu devido tempo", "se não for para ser, não será"... Sim, essas são as frases mais clichês que existem, e você pode estar cansado de saber, mas precisa entender isso de uma vez por todas. Acabou. Nada volta a ser como antes e não adianta ficar insistindo em algo que não tem futuro. Viva o agora, pois o passado não volta mais, então ficar querendo que o relacionamento volte a ser como antes, não vai funcionar. Nem mesmo ficar fazendo planos e promessas de que tudo vai mudar daqui em diante, pois não vai. Então, entenda de uma vez por todas que acabou. Fim!

4. Perca-se para achar-se

Quando o relacionamento acabar, você vai se sentir mais perdido do que nunca. Vai descobrir que tudo que gosta de fazer não tem mais sentido estando sozinho. Vai perceber que algumas qualidades e jeitos você desenvolveu com ou por causa da pessoa. Você simplesmente vai se ver numa estrada desconhecida e não irá fazer a mínima ideia de como foi parar ali, como sair ou por quê. Então, perca-se totalmente. E quando tiver certeza que não se reconhece mais, se encontre. Se redescubra. Se reinvente. Se teste para descobrir que ainda tem muito o que aprender sobre a vida, sobre você. Que tudo é uma questão de mudança. Uma metamorfose. 

5. Valorize-se

Depois que encontrar um novo caminho para trilhar, de criar novos sonhos e objetivos, você precisa se aceitar. Saber seus defeitos e qualidades e aceita-los é muito importante. Não se culpe ou se puna pelo término. Simplesmente aconteceu, não tem mais o que fazer. Mesmo que ambos possam ter parte de culpa nisso, esse sentimento é algo que não te pertence. Se culpar por algo que acabou não mudará em nada. Então, não importa o que tenha feito, nem o tanto de defeitos que tem e te tornam uma pessoa difícil de lidar - ou não. Aceite-se como é e saiba que és uma pessoa única no mundo. Que sua felicidade se encontra em ti, e nada mais. Valorize cada coisa que possui, desde a personalidade ao físico.

6. Aproveite a vida

Você já deu um tempo do mundo, ficou de luto, conseguiu entender e aceitar que acabou, se perdeu de si mesmo e se achou, aprendeu a se aceitar e começou a se valorizar mais. Agora, só resta aproveitar  a vida, seja como for, da maneira que bem entender, apenas aproveite. "Viva a vida. Viva bem. Seja feliz." 

Eu sei que é difícil superar a dor, deixar o passado para trás e descobrir a felicidade dentro de nós mesmos, para, então, poder seguir em frente. Mas é possível, sim. Basta ter fé, força de vontade e calma, deixar as coisas acontecerem no seu devido tempo. Como deve ser.

E vocês, como lidam ou lidaram com um término e conseguiram seguir em frente? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

16 comentários

  1. nossa, quem nunca passou por uma situação dessas né? adorei suas dicas, o tempo cura tudo, temos que focar em nós mesmas num momento como esse

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, tempo cura, mas só cura se a gente consegue lidar com tudo que passou e deixar para trás, senão estaremos andando em círculos.

      Beijos

      Excluir
  2. Amei o post, concordo plenamente :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e fico feliz que tenha gostado.

      Beijos

      Excluir
  3. Olá!!

    Um ótimo texto!

    Quando terminei o meu casamento de 5 anos, não fiz nada disso.. eu já estava esgotada com o casamento, com tudo que estava acontecendo que quando disse tchau não fiquei de luto e não sai para comemorar também. Eu sempre fui de ficar na minha e guardar tudo para mim. Foi, bom ter terminado o relacionamento. Eu penso que demorei muito para tomar certas atitudes..

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, as vezes, já estamos tão esgotados, física e emocionalmente, que não precisamos passar por tudo isso, já vamos direto pro último item.

      Beijos

      Excluir
  4. Que post legal, Gaby! :)
    Eu nunca namorei sério, mas nnguém tá livre de se decepcionar nessa vida. Já passei por uma situação assim. Eu sofri mas aprendi de mais.
    Mas viver é isso. O tempo cura tudo e essas coisas acabam nos deixando melhores e mais fortes.
    Um beijo!

    http://www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pra se decepcionar profundamente e sofrer com isso, nem precisa de um relacionamento sério, não concorda? rs. Verdade, viver é esses altos e baixos, cheios e alegrias e decepções, cabe a nós aprender e seguir em frente, sempre.

      Beijos

      Excluir
  5. Eu nunca tive um relacionamento de fato, mas já me relacionei com alguém a ponto de só ficar com essa pessoa e tal. Quando a pessoa me deu "o pé na bunda" eu fiz exatamente isso. Fiquei de "luto", sentindo minhas dores de ser largada mesmo, chorei sim (ainda mais depois de uns meses que ele apareceu namorando outra, mas ok), não desejei mal nem nada. Alias, fico feliz em saber que ele achou alguém que é compatível com ele, porque sinceramente somos muito diferentes um do outro. Se a gente engatasse em um relacionamento, iria ser só fiasco. Então, foi bom assim. Tá pra trás, acabou mesmo. Me perdi sim, sempre me perco, mas a vida é uma busca né? Haha! Valorizar principalmente! Fala sério! O boyzin queria que eu visse ele só quando ele estava disponível, então ele aparecia no meu bairro de repente e mandava mensagem falando que estava aqui próximo de mim, dando a entender que eu tinha que me arrumar e ir encontrar ele naquela hora, sabe? Uma pena que meu orgulho é tipo um arranha céu, não sai de casa sem vontade, hahaha! Enfim, amei o post! Tomara que ajude muitas garotas por aí ;)
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não. O boy também tava de palhaçada com sua cara, né. Acha que é assim, quando quer? Que ótimo que teu orgulho é alto assim. E mesmo que não tenha passado por nada igual ou parecido, é sempre bom saber essas diquinhas, vai que algum dia te caem bem, rs.

      Beijos

      Excluir
  6. Oi, Gabi.
    Que post maravilhoso. Realmente quase todo término é doloroso, aceitar que aquilo que antes nos fazia tão bem agora já não nos cabe mais é difícil, mas necessário.
    E acredito que citou todas as fases, é importante ficar de luto, chorar tudo aquilo que ficou entalado, deixar sair pra fora toda dor do momento, assim como é importante voltar para vida, entender que não acabamos com o fim de algo.
    O mais importante para mim é saber se valorizar, vejo muitos casos que a pessoa só enaltece o outro, e acaba esquecendo do quanto maravilhosa ela é.
    Ótimo post ♥
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Camila. Sabe, eu criei esse post, com base no que eu passei no meu último término. De início, seria um post contanto minha história e como eu lidei com o término, mas então pensei em fazer neste formato de dicas, que seria muito mais válido e instrutivo para os outros.

      Beijos

      Excluir
  7. Só quem já passou entende, né? Tive um relacionamento a distância por mais de dois anos, infelizmente, ele terminou da mesma forma que começou, com aquela surpresa e sem esperar. Foi muito, muito difícil. Mas depois percebi que o choro só dura uma noite e que a felicidade e os novos caminhos curam qualquer ferida. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes o choro até dura mais, mas sempre voltamos a sorrir e ser feliz.

      Beijos

      Excluir
  8. Genteeee que Post mais lindo! Digo isso porque apesar de falar de fim, também fala de recomeço, de amor próprio, de virar a página e seguir firme e forte em um novo caminho. Você descreveu muito do que eu passei nesses últimos meses. Gratidão !
    Vou compartilhar seu texto na minha Fan Page ❤
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda estou muito feliz de ver que gostou do post. Como disse no Facebook, foi baseado nas minhas vivencias, em como eu lidei com isso e hoje, depois de quase 2 anos, estou mais feliz que nunca, e sozinha.

      Beijos

      Excluir

Youtube

Curta no Facebook

Twitter