Os benefícios de ouvir música clássica

9/06/2017 06:20:00 AM

Na vida existem muitas coisas belas e uma delas é a música. Ela possui um enorme poder de despertar sensações em nós e trazer muitas lembranças. Nos lembra de momentos, de uma pessoa especial, uma fase do passado, até mesmo um beijo e abraços. Causam vontade de pular, gritar, chorar, sorrir e dançar. Outras possuem o dom de acalmar, e estamos falando da música clássica.

A música clássica é considerada o segundo tipo de música mais complexo existente, atrás apenas do jazz. Muitos pesquisadores, com o passar dos anos, vem descobrindo os diversos benefícios que ela pode causar a nós. E é sobre alguns deles que iremos conhecer hoje.


Os benefícios da música clássica:

1. Calmante

É um ótimo calmante, principalmente, para quem possui dificuldades em dormir ou relaxar. Há um estudo com mais de 50 mulheres acima dos 70 anos, que mostrou que elas conseguiram dormir mais rápido e não acordar muitas vezes à noite quando ouviam música clássica antes de dormir. E, por experiência própria, é um fato, pois tem me ajudado muito. Portanto, faça o teste e desligue tudo, luzes, televisão, celular e coloque para tocar Mozart, Bach ou Beethoven

2. Recuperação em cirurgias

Quando ficamos mais calmos, podemos lidar melhor com a dor. E é este o efeito que alguns pacientes obtiveram num estudo feito no Reino Unido, comprovando que ouvir música clássica auxilia numa recuperação mais rápida e deixa os pacientes mais calmos durante as cirurgias.

3. Controle emocional

Ouvir música clássica ativa áreas do cérebro ligadas à emoção, cognição e autonomia, além de liberar dopamina que afeta nosso humor e nossa sensação de bem estar. Portanto, ouvir música clássica é um grande auxilio contra a depressão e a ansiedade.

4. Facilita o aprendizado

Um estudo encomendado pelo Spotify aponta que ouvir música clássica para estudar aumenta o desempenho dos estudantes em 12% nas provas. Os resultados podem variar em relação a música e disciplina. Por exemplo, segundo a psicóloga britânica Emma Gray, ouvir "Für Elise", de Beethoven, ajuda a estudar por mais tempo e reter melhor as informações. Outro estudo indica que crianças que passam muito tempo ouvindo música clássica, possuem aumento no QI permanentemente. Já em adultos há um aumento de curto prazo.

5. Melhora o desempenho físico

Para as atividades físicas, geralmente escolhemos as músicas mais agitadas para aumentar a sensação de adrenalina. Porém, a música clássica pode ajudar a te dar mais energia nos momentos difíceis do treino, pois te dará energia mental extra.

Leia também4 ótimos motivos para te convencer a se exercitar

6. Ajuda os bebês

Um estudo israelense expôs alguns bebês prematuros a ouvir Mozart por 30 minutos diariamente. Eles ganharam peso mais rapidamente, pois relaxavam e ficavam mais tempo em repouso, o que garantia menos gasto de energia e o ganho de peso. 

7. Evita doenças neurodegenerativas 

Um estudo finlandês realizado em 48 pessoas que ficaram ouvindo Mozart cerca de 20 minutos, apontou que enquanto ouviam, teve atividade cerebral das células produtoras de dopamina. Escutar música clássica com frequência aumenta a atividade dos genes envolvidos na secreção de dopamina, na neurotransmissão sináptica e na memória. Ela contribui para tornar menos ativos os genes envolvidos da degeneração do cérebro e sistema imunológico, o que reduz o risco de contrair doenças neurodegenerativas como Parkinson ou Alzheimer.

E então, será que você está convencido de que música clássica realmente faz bem para nós? Ouviria? Comente.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

15 comentários

  1. Oi, Gabi.
    Amo ouvir música clássica, aprendi a gostar quando entrei nas aulas de músicas.
    Todas as minhas gravidez foram regadas de música instrumental, e até nas atividades com as crianças gosto de colocar.
    E achei interessante o item 5, porque quando pensamos em uma playlist para se exercitar realmente pensamos em algo mais "potente", vou fazer esse teste.
    Beijo


    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se algum dia eu mudar de ideia, isso é algo que eu vou fazer, colocar os fones na barriga pro bebê já se acostumar e ficar calminho desde a gestação. Eu ainda não testei fazer exercícios com música clássica, mas quero ver se essa semana mesmo eu faço isso pra ver se comprova.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Gabi
    eu amoooo música clássica
    Ouvia mt na gravidez e gosto de ouvir qd tô lendo!
    Pq o silêncio me desconcentra kkkkkk então gosto de ler ouvindo músico
    Qd o livro é mais 'complexo' gosto da música clássica p tranquilizar a mente e me concentrar na história!

    Bom que existem bem mais benefícios pra esse gênero tão lindo!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu sabe que eu não costumava ouvir nada enquanto criava os conteúdos do blog, e agora eu sinto a necessidade de escutar música clássica, pois além dela clarear minhas ideias, me deixa muito mais criativa.

      Beijos

      Excluir
  3. Nossa quantos benefícios adorei saber mais e acredita que eu não curto?
    rsrsrs sou mega agitada talvez poderá me ajudar.
    Acalma ansiedade rsrs

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não curtia muito também. Mas, na minha opinião, ouvir música clássica e gostar é uma questão de costume e um pouco de insistência. Aos poucos tu vai se adaptando, daqui um pouco já está gostando do estilo.

      Beijos

      Excluir
  4. A música em si é uma das maiores dadivas do mundo, ela aquieta os pensamentos, coloca em ordem as bagunças da mente e nós inspira em vários aspectos, há quem sabe usar essa ferramente (musica) na vida para evoluir, e a musica clássica, aaaah, ela é a fonte de tudo...
    Tenho presente em meu cotidiano a musica em todas as suas formas e gêneros, sou fã de carteirinha e não dispenso um bom som no meu dia a dia, e com certeza, são esses mil e um benefícios que me fazem ser uma pessoa cada vez mais aberta para novidades futuras. A musica não é para muitos, são para quem as ouve e as pratica! Adorei o post.Bjus
    www.bloganyduarte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou fã e escuto muitos gêneros diferentes, mas ultimamente ando nessa vibe de música clássica, mas precisa ser dos mais renomados nomes dela, como Bethoven, Bach e Mozart. Amo demais!

      Beijos

      Excluir
  5. Nunca parei pra ouvir música clássica, pra falar a verdade. Então, não tenho como opinar muito. Sei que gosto daquelas músicas de elevador calminhas, hahaha! Será que você poderia fazer uma playlist de músicas clássicas? Só assim posso saber se me acalma e se eu gosto, haha! Não coloco pra ouvir qualquer uma, porque posso ouvir a errada e me irritar ao invés de me acalmar, sabe? Mas sei lá, acho que depende do humor da pessoa. Tem dias que quero ouvir músicas super dançantes, como tem dias que adoro as mais calminhas, aí coloco essas até pra dormir mesmo.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou assim, depende do dia ou do momento naquele dia. Mas geralmente, final do dia, a noite quando estou fazendo as coisas do blog eu coloco elas para tocar e isso me ajuda muito, além de me acalmar, me deixa mais criativa. Gosto muito e me faz muito bem.

      Beijos

      Excluir
  6. Amo ou esse tipo de musica minha mãe gosta para relaxa, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  7. Confesso que é um pouco difícil eu ouvir música clássica, mesmo achando muito bonito. Amei seu post Gaby! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De início, eu não gostava muito, mas achava muito bonito também. Comecei a escutar por questão de costume, eu insistia todos os dias, quando percebi já estava amando esse gênero.

      Beijos

      Excluir
  8. Gosto de música clássica desde pequena, por influência do meu pai.Ele comprava uns cd's que vendia no jornaleiro, ainda tenho alguns (As Quatro Estações de Vivaldi e uma coletânea dos Strauss). O spotify me deu acesso a muitos outros artistas, tenho playlists e mais playlists pra ouvir no trabalho, quando estou lendo ou livro, ou pra dormir. Acho que a minha vida seria muito diferente se eu não gostasse de música clássica, e gostaria que mais pessoas experimentassem e gostassem :)

    ResponderExcluir