Livros - Diários do Vampiro (vol. 1 à 4)

10/17/2017 06:03:00 AM

Todos já estão cansados de saber que eu sou completamente apaixonada por leitura. É algo que me traz paz. É, definitivamente, uma válvula de escape deste mundo. Mas eu também possuo uma outra grande paixão, que são as séries. Mas, quando as duas coisas se juntam, a felicidade fica imensa dentro de mim. 


Eu não gostava nem um pouco de The Vampire Diaries, e não me perguntem o motivo. Mas no fim do ano passado, cedi e dei uma chance da série me surpreender, já que amo esse gênero. Não imaginaria que ela estava prestes a se tornar a minha série preferida da vida. E quando a série terminou, eu não tinha o que fazer. Sentia falta da história e personagens. Foi então que descobri que ela foi criada sendo baseada nos livros Diários do Vampiro, de L.J. Smith. Logo dei um jeito de adquiri-los. Então hoje estou aqui para falar o que achei dos 4 primeiros volumes.

Será que são bons? A série seguiu direitinho o script ou modificou algumas coisas? Qual é melhor: livro ou série? Então, vocês saberão agora...


Um triângulo amoroso fatal.

Stefan Salvatore é imortal. E está condenado. Há séculos ele procura redenção e paz, até que chega à pequena cidade de Fell's Church e conhece Elena... 
Mesmo sendo a garota mais popular e adorada da escola, Elena se sente sozinha, até encontrar sua alma gêmea, Stefan, um vampiro perseguido pelo irmão, Damon...
Um vampiro sexy e misterioso, Damon quer vingança a qualquer custo e não medirá esforços para conseguir o que deseja.


O amor pode matar.

Elena conseguiu o que queria: Stefan é seu. Por outro lado, sua semelhança com Katherine faz com que ela seja irresistível também a Damon - e ser amada por dois vampiros pode ser fatal. 
Depois de ceder a Elena, Stefan acredita que o amor pode redimi-lo. Só que a chegada de Damon o faz temer pela vida de sua amada, e ele a cerda de cuidados. Mas, conseguirá Stefan protegê-la de si mesmo?
Damon escolheu Elena para ser sua companheira nas sombras, e a atração entre os dois é inegável. Belo e charmoso, ele se aproveitará de tudo e todos para conquistá-la. E não irá se arrepender depois.


Um pacto de sangue é para sempre.

Ela foi avisada: amar um vampiro é perigoso demais. Mas o destino de Elena, apesar de assustador, atende aos seus desejos. Ao lado de Damon, ela terá que reaprender tudo enquanto um Outro Poder misterioso e sedutor a perturba e atrai.
Damon agora tem sua escolhida ao seu lado. Sua busca por vingança terminou? Uma força sombria e terrível renasce para forçá-lo a fazer uma escolha.
Stefan sabe que precisa pôr um fim ao pacto de vingança com Damon - por Elena, mas também por si mesmo. Quando o passado se impõe entre os três, ameaçando destruir o que sua amada mais preza, chega a hora de se unir e esquecer as diferenças.


Em nome do amor.

Apesar de para sempre marcados pela tragédia, Bonnie, Meredith e Matt tentam retomar o rumo de suas vidas. Até que sonhos e premonições alertam Bonnie que um mal antigo e poderoso ameaça todos e é preciso buscar ajuda...
Com a morte de Elena, Stefan e Damon deixam Fell's Church e voltam a vagar pelo mundo sob a cruz de sua sina: a sede de sangue. Mas um chamado inesperado os coloca novamente no caminho de Elena - e daquelas que que ela ama.
Presa entre a vida e a morte, Ele permanece ligada a Stefan, por quem se sacrificou. Mas, quando um grande perigo ameaça a cidade e seus amigos, o destino oferece a ela mais uma chance de reencontrar o amor.


Impressões Finais dos 4 livros:

Definitivamente, foi uma das maiores decepções da minha vida. E, pela primeira vez, uma série foi completamente melhor do que os livros. Eu não detestei eles, muito menos desisti da leitura por conta do meu desgosto e decepção, mas foi uma leitura bem maçante, já que, na minha mente, tenho a imagem bem viva de cada personagem. Portanto, já começo dizendo que os personagens são bem diferentes da série. Dando início a minha primeira decepção.

A história em si, é bem parecida. Notem que grifei o "parecida", já que tem muitos acontecimentos diferentes, tornando a história bem ruim. É tudo fantasia, eu sei, mas a série consegue captar bem a realidade da vida adolescente com coisas normais e do cotidiano, misturando perfeitamente com essa fantasia de vampiros, lobisomens, bruxas e tudo mais. Nos livros, é tudo bem mais surreal. Vou dar um pequeno spoiler agora. Na série, os vampiros tem dons, que são simples, nada muito exagerado. Conseguem "obrigar" uma pessoa a fazer o que querem, esquecer as coisas, são velozes e etc. No livro, quanto mais poderosos, mais poderes surreais eles tem, como se transformar em até 3 animais diferentes, ou conseguir mudar o tempo e pegar raios na mão (super dando uma de Zeus, né? mas ok.)

Outra coisa que detestei, foi o fato dos personagens não serem os mesmos, e não estou me referindo somente ao físico, mas de ter personagens diferentes. Por exemplo, na série, o trio de melhores amigas são: Elena, Bonnie e Caroline, certo? Nos livros são: Elena, Bonnie e Meredith, porém, a Caroline também faz parte do grupo, mas não é tão próxima. E isso é só o começo, tem muitos outros personagens trocados, simplesmente péssimo.

Lendo os livros, tive a impressão de que não foi muito bem estruturado. A história é meio sem pé nem cabeça, além de ter uma linha do tempo muito rápida. Os livros são curtos, então deu a impressão de que atropelaram as coisas para tentar dar algum sentido. Mas, para mim, falharam totalmente.

Sou muito grata pelos diretos da série televisiva The Vampire Diaries. Que além de darem mais sentido a história, tornaram-na mais atraente e viciante. Os atores foram escolhidos muito bem também. Então, no final de tudo, considero como se fossem duas histórias, ou melhor, um esboço e um final.

E eu havia prometido que, ao final da leitura, decidiria entre pegar o restante dos livros - que são sagas diferentes - ou se terminaria por ali mesmo. Decidi que não quero estragar mais ainda a minha visão sobre a minha série preferida. Por fim, eu não recomendaria. Então, ler eles vai da conta e risco de todos.

E vocês, gostam da série? Já pensaram em ler os livros? Já leram? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

12 comentários

  1. Eu estava assistindo a série, mas parei acho que na 4ª ou 5ª temporada porque comecei a assistir uma outra série e precisava terminar. Eu sabia da série de livros, mas preferi continuar seguindo com a série mesmo. Ainda bem. Porque só de ter me contado isso dos super poderes deles nos livros, é decepcionante mesmo. Seu post me fez lembrar que preciso terminar de assistir essa série maravilhosa. To até com saudades do Damon agora, haha! Obrigada!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem me fala nessa de super poderes. Estragou totalmente. Tipo, cortou a brisa legal da história, kkk.

      Beijos

      Excluir
  2. Na epóca da escola, uma amiga me presentou com os primeiros livros e confesso que por assistir a série, não consegui ler. Achei a história no livro, muito mais irreal. Tudo bem que estamos analisando uma tremenda ficção, mas eles gravaram tão bem a série que é impossível não se envolver. Amei demais sua resenha, nossas opiniões foram bem parecidas. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, foi exatamente como achei. O engraçado é que já assisti filmes e séries antes de ler os livros, e sempre preferi os livros. Mas, neste caso, achei os livros tão forçados, foram muito mais além na imaginação. Mil vezes a série.

      Beijos

      Excluir
  3. faz tempo que nao leio livros de vampiros, e eu amo demais, ja adorei conhecer essa serie

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Acredita que tenho os livros em casa, mas nunca li? Comecei a assistir a série quando saiu, dai até tentei ler o primeiro livro, mas não gostei da Elena do livro hahaha, dai abandonei e fiquei com a série.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu detestei a Elena do livro. Ela é bem diferente né? Mais mimada e metida a rainha do mundo. Af, um saco.

      Beijos

      Excluir
  5. Oii Gaby!

    Eu já tentei assistir TVD, mas nunca consegui. Não é o tipo de série que me atrai, a única com coisas mais surreais que eu assistia e acabei parando é The Walking Dead, hahah. Porém sei que todo mundo que assiste é muito viciado, então acho que deve ser realmente boa, né?

    É uma pena que os livros não são tão bons quanto a série. Na verdade (pelo menos pra mim), acho que quando tu lê os livros e vê a série/filme depois, prefere os livros. E vice-versa. Normalmente a gente já construiu toda uma ideia na nossa cabeça e um raramente corresponde ao outro.

    Pelo menos não tinha comprado todos os livros, haha.

    Beijos!

    Letras na Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu sempre preferi os livros, independente da ordem que leio ou vejo, mas esta foi a única que não curti mesmo.

      Beijos

      Excluir
  6. Eu li os 10 livros e amei, já a série eu achei bem ruim, eu prefiro muito os personagens da forma como são nos livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que tu leu os livros primeiro, correto? Eu comecei pela série, então pra mim ficou bem diferente.

      Beijos

      Excluir