5 filmes baseados em tragédias reais

3/29/2018 04:56:00 AM

Sempre ouvi dizer que a mãe natureza é uma força avassaladora, ela é traiçoeira demais. E quem disse isso estava coberto de razão. Terremotos, furacões, vulcões em erupção e tsunamis, tantas as tragédias naturais que existem. Mas, acima de tudo, a pior delas é aquela cometida pelo homem. Guerras, ataques terroristas e tiroteios em escolas, são tantas as crueldades que é possível o ser humano fazer. E infelizmente essas coisas são notícia o tempo todo.


E quando as tragédias tomam uma proporção gigantesca, ficando marcadas na história e nas nossas memórias, os grandes produtores de filmes resolvem eternizar transformando numa adaptação cinematográfica. E como me considero uma cinéfila nível médio, gosto muito de assistir a esse tipo de filmes. Por isso, selecionei os 5 filmes das tragédias que considero mais inesquecíveis da história da humanidade, mais um filme extra. Este que ainda não assisti e é mais uma indicação para todos nós.

Filmes baseados em tragédias reais:

1. As Torres Gêmeas

Dois agentes da Autoridade Portuária, o sargento John McLoughlin e o diretor de Will Jimeno, ficam presos nos escombros do World Trade Center depois de ajudarem as pessoas escapar dos edifícios durante os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.



Ainda me lembro de estar acordando, ligando a televisão e ouvindo as trágicas notícias sobre o atentado terrorista ao World Trade Center. A grande sensação de desespero e choque por ver todo aquele caos... E foi exatamente esses sentimentos que tomaram conta de mim ao assistir este filme. Embora seja um filme um pouco fraco, meio parado do início ao fim, é impressionante poder ver quase como na vida real, o que acontecia naquele exato momento. Se você gosta de filmes com personagens heróicos, este é super recomendado. Não só por ser baseado na história real, mas por nos mostrar que existem poucas pessoas realmente dispostas a cumprir seu dever, seu juramento de proteger a população. 

2. Horizonte Profundo

Baseada em eventos reais, a história se passa no Golfo do México, na plataforma de perfuração marítima Deepwater Horizon. Diante de um dos piores vazamentos de petróleo na história dos EUA, Mike Williams (Mark Wahlberg) e os demais trabalhadores embarcados lutam para escapar com vida do terrível acidente.



O homem que possui poder nunca sabe usá-lo de forma correta, não é mesmo? Por uma simples insistência num momento errado, por mais uma tentativa, presenciamos uma grande tragédia que marcou a história dos norte americanos. Ganância é o que vemos neste filme. A ganância que resultou num erro gravíssimo e que tirou a vida de alguns. Um filme com uma dose de adrenalina da metade ao fim, onde mostra a jornada de alguns trabalhadores tentando ajudar outros a saírem da plataforma com vida. Coragem e confiança são duas das coisas que mais vemos neste filme.

3. Everest

Dois grupos de alpinistas que se unem para escalar o monte Evereste enfrentam uma forte nevasca na subida final e agora lutam para sobreviver.



Um filme agonizante quase que do início ao fim, cheio de tensões e desespero, retrata a história dos grupos de alpinistas que subiram o Everest e lá são abruptamente impedidos de continuarem seus trajetos ou suas vidas. Esse foi um dos filmes que mais me comoveu e chocou. Saber o que acontece com as pessoas em situações de baixas temperaturas é algo, mas ver, mesmo que por encenação, é brutal para nossa mente. Um filme de superação e instinto de sobrevivência, mostrando até onde podemos ou conseguimos ir por puro instinto ou fé.

4. O Impossível

O casal Maria e Henry está aproveitando as férias de inverno na Tailândia junto com os três filhos pequenos. Mas em uma manhã, um tsunami de proporções devastadoras atinge o local, arrastando tudo o que encontra pela frente. Separados em dois grupos, a mãe e o filho mais velho vão enfrentar situações desesperadoras para se manterem vivos, enquanto, o pai e as duas crianças menores não sabem se os outros dois ainda estão vivos.



É até complicado fazer um tópico e escolher qual destes filmes citados aqui seria o mais agonizante de todos, o que mais me chocou. Tanto quanto os anteriores, assistir a O impossível é perceber que a fé e a esperança é tudo. Ver o que essa família passou para encontrar uns aos outros, a solidariedade das pessoas, o caos instalado por todo o lado. Devastador! Essa é a palavra para o fenômeno que devastou parte da Tailândia, como é a palavra que encontro para explicar meu sentimento pelo que assisti.

5. Titanic

Um artista pobre e uma jovem rica se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do Titanic, em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica, a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor.



É óbvio que Titanic estaria nesta lista. Ainda duvidavam? Titanic diz muito sobre se arriscar seguindo seus instintos, ser verdadeiro mesmo quando todos querem que mude ou siga padrões. Fala sobre coragem, paixões avassaladoras e inesquecíveis, sobre força feminina, garra e muita, muita determinação. Mostra que um sentimento verdadeiro vai muito além de status social e riquezas materiais. Admito que das primeiras vezes que assisti - digo primeiras, pois já perdi as contas de quantas vezes assisti a Titanic - eu não sentia nenhuma empatia pelo filme, até ria em alguns momentos, como aqueles em que a água começa a inundar os compartimentos do navio. Mas o tempo passou e eu mudei com ele. E se antes eu via este filme como uma história qualquer, hoje sinto sensações inexplicáveis ao me dar conta da realidade, de tamanha tragédia que aconteceu no início do século XX.

Extra. O dia do Atentado

O sargento de polícia Tommy Saunders, o agente especial do FBI Richard DesLauriers e o comissário Ed Davis buscam os responsáveis pelo atentado da Maratona de Boston, em 2013.


Infelizmente este é um filme que não posso comentar, já que não assisti ele ainda. Mas dado aos fatos de que o elenco é ótimo, acho que já sabemos pelo quê esperar.

E vocês, já assistiram algum desses filmes? Tem algum outro para indicar? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

16 comentários

  1. Uau! Dessa lista já assisti apenas 2 e já quero ver os outros. Que coisa né, pra alguns pode parecer explorar a tragédia alheia, mas no fim acho que aprendemos até algumas táticas de sobrevivência no caso de estarmos um dia em algum perigo.

    Beijos e desde já uma feliz Páscoa! Blog Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca consegui ver isso como uma exploração, aliás sempre achei que temos que relembrar isso, pode ser doloroso, mas é assim que aprendemos a ser fortes. E para aqueles que apenas souberam da história, é algo pelo que se recordar, para ter sempre em mente o que é certo e errado, e até mesmo saber como lidar em determinadas situações.

      Beijos

      Excluir
  2. eu gosto bastante desse tipo de filme de tragedias reais, alguns desses ja vi

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oi Gaby, adorei as dicas. Já assisti a todos os filmes, e me surpreendi com todos. Acredito que todos são bem emocionantes e nos fazem pensar um pouco mais nos pequenos momentos da vida.
    Beijos
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Leti. Fazem pensar mesmo. Como também nos preparam, mesmo que bem pouco e sem prática, a saber o que fazer caso nos encontremos em situações assim.


      Beijos

      Excluir
  4. Titanic não me canso de assistir! Os outros que voce citou não conhecia mais vou dar uma olhada com certeza. Bjos

    Faça-me uma visita -> LEH BLOG | INSTAGRAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisto O Impossível, tu vai te arrepiar do início ao fim. É um filme de tensão o tempo inteiro, de agonia e desespero. É maravilhoso! E Titanic é e sempre será um clássico. O engraçado é que no dia que liberei este post ele passou na tv, rs.

      Beijos

      Excluir
  5. Pode parecer loucura, mas eu gosto demais de filmes assim e quanto mais dramática for a situação, melhor! rs. Meu preferido dessa lista sempre será Titanic, pq né, o filme é maravilhoso! *-*

    Gaby, amei conhecer teu blog, vou sempre acompanhar teu cantinho! *-*

    21invernos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo completamente, Luuh. Tenho grande fascinação por esse estilo e filme, são os que mais me prendem, principalmente por serem histórias reais. Poder ver o que essas pessoas passaram, parece que nos deixa mais atentos e mais experientes até. Acho que Titanic ganha de lavada de todos os outros como o preferido, rs.

      Beijos

      Excluir
  6. Amei sua lista Gaby, já assisti dois e são lindos, morro de chorar assistindo Titanic, clássico, né? hahaha. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca chorei com Titanic, mas ultimamente tenho tido mais empatia pela história. Porém, sempre amei ele. Qual outro da lista já assistiu?


      Beijos

      Excluir
  7. Eu também adoro esses tipos de filmes, Gaby! O Impossível é um dos meus favoritos. Toda história, luta, solidariedade me emociona. Vou colocar alguns na listinha aqui, gostei das indicações. =)

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é um dos meus favoritos, eu ainda fico em choque total por ver toda aquela devastação, a forma como eles tem que lutar para sobreviver e encontrar uns aos outros. Me faz pensar até onde podemos ir por amor, por instinto de sobrevivência.

      Beijos

      Excluir
  8. Muito legal o post dos filmes citados já assisti, O Impossível e Titanic. Vou tentar ver os outros.Beijos queria! www.blogdoce18.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Titanic é épico! Ainda fico impressionada quando conheço alguém que nunca assistiu.

      Beijos

      Excluir