Como ter mais sucesso na conclusão dos seus objetivos

3/01/2018 05:01:00 AM

A vida não é nada fácil e alcançar os objetivos, menos ainda. Mas ninguém nunca disse que seria, aliás, se tá fácil algo está errado, não é mesmo? O trabalho duro é a melhor maneira de alcançar o que você sempre almejou. Ninguém que você conheça ou nenhum famoso alcançou seus objetivos na vida sem trabalhar com determinação e muito suor.  Desde criança meu pai sempre falou que para se conseguir o que deseja, temos que abrir mão de algumas coisas. O famoso sacrifício. Para conseguir aquela promoção no trabalho, vai precisar trabalhar muito e mostrar eficiência. Para passar num concurso público ou na faculdade estadual, vai precisar abrir mão de noites de baladas ou maratonas de filmes/séries para ficar estudando. Para perder os quilos que tanto deseja, precisará mudar seus hábitos alimentares e fazer exercícios físicos, mesmo que talvez não goste disso. Vai ser doloroso, cansativo e vai te dar vontade de jogar tudo para o alto e desistir, mas você precisa entender a importância de trabalhar em direção ao seu objetivo final, sem isso, não tem como ter objetivos na vida que sejam alcançáveis de verdade.


Traçar objetivos com clareza e criar uma boa estratégia para alcançar as metas estabelecidas é uma habilidade fundamental para qualquer um. Mas infelizmente muitos se perdem nesse caminho e acabam não alcançando suas metas. E todos nós possuímos sonhos, desejos e objetivos, então hoje veremos algumas atitudes para te ajudar a ficar cada vez mais próximo da realização deles, mesmo os que parecem mais impossíveis.

Para começar, você precisa definir seus objetivos e uma estratégia para alcança-los, depois você deve fixar a programação, anotar as tarefas e funções do dia e encontrar pessoas e recursos certos para ajudá-lo. Veja como alcançar seus objetivos.

“Sei que é chato ouvir isso, mas qualquer objetivo que realmente valha a pena sempre virá acompanhado de esforço, trabalho, superação…”

Como ter mais sucesso na conclusão dos seus objetivos:

1. Defina seu objetivo

Antes de começar o processo de realização, você precisa escrever três coisas importantes: qual é seu objetivo, que ele seja mensurável e que tenha um prazo de conclusão. Um exemplo de um caso clássico é a busca pela perda de peso. Definir apenas a perda de peso como objetivo é genérico. O melhor a ser feito é se pesar, fazer os cálculos de percentuais de gordura e decidir quantos quilos precisa perder para ter o peso que deseja. Então você tem a meta exata: Perder Xkg em 6 meses. Agora a meta está clara, mensurável e com um prazo realista. 

2. Definir as estratégias 

Agora é preciso traçar quais os pequenos passos que é preciso tomar para atingir o objetivo. Exemplo:

  • Ir a um nutricionista e solicitar uma dieta e/ou pesquisar alguma pela internet e estudar como funciona
  • Fazer academia 3 vezes na semana e intercalar com corrida/pedalada nos demais dias
  • Melhorar meus hábitos alimentares
  • Me pesar semanalmente
Você pode notar que a pesagem é a verificação do processo. Isso é essencial. Digamos que com esses passos você não tenha atingido sua meta semanal, então, neste caso, será preciso reavaliar os passos e modificá-los. As verificações ao longo do processo são essenciais para você ter certeza de que está no caminho certo. Não é preciso esperar os 6 meses para saber que seu plano não funcionou.

3. Reparta o projeto em pequenas partes

Não importa quão grande ou complexo seja seu objetivo, é fundamental que seja repartido em pequenas partes. Quando olhamos para o projeto inteiro podemos nos assustar ou achar impossível de realizar, mas quando olhamos para uma pequena fração dele, uma tarefa simples, é muito mais fácil de acreditarmos ser possível e realizável.

4. Registre seus objetivos e acompanhe a evolução deles

Um dos maiores pontos-chave para alcançar os seus objetivos é escrevê-los. Existe um estudo realizado na Dominican University que mostrou que as pessoas que escrevem suas metas tem 42% a mais de chances de conseguir alcançá-las do que as que não escrevem. O mais interessante é que quando você tem um diário ou hábito de escrever diariamente num bloco de notas e registra suas evoluções, você se torna mais consciente de como está indo, onde está acertando e o que pode melhorar. Se você não fizer esse acompanhamento, quando perceber, já terá se passado meses ou até anos e ainda não vai ter feito nada para realizar seus objetivos.

5. Comece hoje/agora

Nós sempre tivemos e teremos a mania de deixar tudo para a última hora. Assim vamos empurrando nossos sonhos com a barriga e acabamos por deixa-los de lado, no esquecimento, pois o amanhã nunca chega. Se você fez como o combinado e repartiu seu projeto em partes, ficará mais fácil de dar os primeiros passos agora. Se você almoça em restaurantes todos os dias, que tal não comer aquela sobremesa hoje? Amanhã você pode não conseguir resistir, mas hoje já será um primeiro passo e te deixará mais próximo do objetivo. E então, o que irá fazer hoje?

6. Não precisa ser perfeito

No início do projeto, não tente alcançar a perfeição. Aceite que seu primeiro esboço não sairá genial. Mas você pode revisar no final e aprimorar. Apenas de todo cuidado que temos ao escrever, revisar e  aprimorar pode ter passado algum erro gramatical, alguma ideia pode ter ficado confusa ou ter faltado algo. Mas tenha sempre em mente que feito é melhor que perfeito. Primeiramente você deve focar em escrever tudo que está na mente e, somente mais tarde, aprimorar. 

7. Mantenha a consistência

O mais importante é conseguir manter a consistência ao longo do tempo. Se você não seguiu sua dieta hoje, não adianta passar fome amanhã, não tem como compensar, além de que poderá te deixar doente. O melhor a ser feito é reconhecer que nem sempre as coisas vão sair como o planejado. Mas no dia seguinte deverá voltar aos planos.

8. Comemore cada pequena vitória

Ao longo do caminho, é muito válido e importante que tenhamos pequenas recompensas. Isso dará motivação ao longo do caminho. Depois de terminar uma tarefa presenteie-se com algo que gostaria de ganhar ou comprar. Ou o prêmio pode vir de forma mais simples. Se você terminou a tarefa mais cedo do que o planejado, que tal relaxar um pouquinho? Fazendo isso você se sente mais motivado para continuar atingindo suas pequenas metas.

9. Defina um prazo

Cada projeto ou objetivo deve começar com um prazo. O ideal é que cada tarefa tenha um prazo definido. Dessa forma, fica mais fácil de verificar se está dentro do cronograma ou se está atrasado. Isso será importante para não se perder no meio do caminho. Em alguns casos, talvez precise rever os prazos. Evite colocar prazos muito curtos que você sabe que não conseguirá alcançar. Seja realista e defina prazos que, embora te desafiem, você poderá alcançar. Essas pequenas vitórias ao longo do processo será mais gratificante e motivador.

10. Aprimore no final


Para começar você não precisa fazer tudo de forma perfeita, mas também não deve fazer de qualquer jeito. Devemos primeiro escrever, como um esboço, depois voltar e revisar, inserir palavras e frases ou retirar outras se for preciso. Quando você diz para si mesmo que é só um rascunho e depois revisa, as coisas acontecem com mais naturalidade e então o conteúdo vai criando forma e sendo aprimorado.

11. Mantenha-se focado

No início do ano fazemos uma lista de objetivos a cumprir ao longo do ano, mas sempre desejamos tantas coisas que, ao final, acabamos por não fazer nem metade. Possuir muitos projetos não é o problema, mas sim querer fazer tudo ao mesmo tempo. O melhor a ser feito é ordenar a lista por ordem de importância e somente passar para o próximo item da lista quando estiver satisfeito com o que está a realizar.

12. Meça seu sucesso por trabalho concluído, não por horas

Mais importante que medir sua produtividade por horas é medir por trabalho concluído. Temos dias em que, mesmo tento um dia cheio de compromissos, não produzimos nada. São tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, tantas distrações que, se deixarmos, perdemos o dia com coisas pouco efetivas, ou até mesmo inúteis. Lembre-se que não são as horas que emprega nas tarefas que vão garantir seu sucesso, mas você ter conseguido finalizar elas.

13. Fuja de distrações

Enquanto estiver realizando as tarefas, fuja de toda e qualquer distração que poderá atrapalhar sua concentração. Incluindo televisão, celular, redes sociais e etc. Se te ligarem ou mandarem mensagem, responda somente mais tarde, após terminar a tarefa. Na rua rotina, observe tudo que te distrai e tente controlar. Assim você irá perceber que pode ganhar 1h ou 2h por dia que antes eram perdidas por distrações com coisas pouco produtivas.

14. Mantenha o equilíbrio

Você não deve se isolar do mundo, nem ficar doente física e mentalmente para conseguir atingir seus objetivos. Não é saudável e nem conseguirá aguentar por muito tempo. O mais importante é criar uma rotina com hábitos saudáveis que irão ajudá-lo a alcançar seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Algumas áreas importantes que deve prestar atenção é a qualidade do sono, alimentação, atividades físicas e convívio social. Prestando atenção nessas áreas, você levará isso adiante por muito e muito tempo.

15. Simplifique as coisas

Fuja de qualquer atalho milagroso para alcançar seus objetivos. Geralmente esses atalhos e promessas de fórmulas mágicas são perda de tempo. Qualquer objetivo que realmente valha a pena virá acompanhado de esforço, trabalho e superação. Mas infelizmente muitas pessoas acabam pegando atalhos ao invés de combater os problemas.

16. Trapaça mental

Nem sempre a satisfação do ganho é suficiente para nos motivar. Somos muito mais motivados pela perda do que pela possibilidade de ganho. Então pensamos. Como é possível se motivar ao longo do processo? Como criar uma punição se não atingir as pequenas metas? Se você gosta muito de algo, se prive daquilo como punição, ou faça pequenas apostas com algum amigo. Exemplo: aposte dinheiro caso não realize as tarefas do dia. Use isso como forma de punição, ou você se disciplina e cumpri o prometido ou tem que pagar alguma multa por isso. O sentimento de perda que dá é mais motivador e potente. Esse tipo de trapaça mental funciona quando precisamos nos motivar para algo importante para nós e que nem sempre conseguimos sozinhos.

17. Você pode realizar tudo que deseja

Por maior e mais impossível que pareça ser seus sonhos, ao adotar as atitudes de uma pessoa de sucesso, você será capaz de chegar cada vez mais longe e atingir seus objetivos. A hora de fazer acontecer é sempre agora!

E você, já traçou seus objetivos de 2018 e já começou a planejá-los e colocar em prática? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

28 comentários

  1. Hey Gaby tenho falado muito desse assunto no meu blog acho que é meio que um reflexo da minha vida, tenho vivenciado muitas mudanças na vida e conquistado e perdendo algumas coisas e acho que por isso tenho refletido mais, adorei sua exposição concordo de fato com tudo. Eu tracei minhas metas tenho mantido o foco, tenho tentando me alegrar com as pequenas conquistas e ver os diversos vies para não me apegar a perfeição! Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a pesquisar bastante sobre o assunto porque eu sofria disso antigamente, começava um projeto ou a ir atrás de objetivos e nunca concluía. Mas de uns tempos pra cá tenho me motivado mais e persistido até conseguir, então resolvi dar as dicas pra mais pessoas também.


      Beijos

      Excluir
  2. Uaaaaaaaaaaau
    o post que eu precisava pra dar o START no meu objetivo!
    Adorei cada dica, já fiz anotações aqui!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que te ajude tanto quanto está me ajudando também.


      Beijos

      Excluir
  3. Amei o post e todas essas estratégias, Gaby! Elas são muito importantes mesmo, principalmente a 14, a gente precisa viver também e tentar conciliar as coisas. O 4 também, é sempre bom anotar e depois quando a gente marca como feito é bom demais! Hahaha. "Feito é melhor que perfeito" ISSO!! ♥ Se a gente pode sonhar, a gente pode realizar ♥ ameii!

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Amanda. Muita gente foca tanto nos objetivos que esquece que tem que viver também. Anotar e acompanhar o progresso é maravilhoso, dá aquele incentivo para buscar mais.

      Beijos

      Excluir
  4. O principal é traçar objetivos que se consigam atingir... senão não há estratégia que nos valha...
    Xoxo from Portugal

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, isso é óbvio né. Acho que todo mundo tem que ter os pés no chão.

      Beijos

      Excluir
  5. É interessante que dentro da definição de objetivo haja também um prazo, isso acaba nos motivando a buscar alcançar a meta estipulada.
    Comemorar as pequenas vitórias é realmente muito válido, acredito que isso também tenha haver com não esperar a perfeição, é sempre bom estar evoluindo ao longo do caminho até os nossos objetivos, mas, é importante termos em mente nossas limitações, por isso que enxergar as pequenas vitórias ajuda muito.
    Em relação à trapaça mental, ainda não conhecia esse método, achei interessante.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br
    Ps. Te indiquei para uma parceria gringa, espero que entrem em contato contigo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sempre importante que esse prazo seja realista. Não adianta querer perder 6kg em 1 semana né, aí não dá mesmo pra realizar nada. Comemorar cada pequena vitória é essencial. Isso da trapaça é genial né, já que quando mexe com nosso dinheiro ou nos privar de algo que gostamos muito mexe com a gente, kkk.

      Beijos

      Excluir
  6. aaaaa como eu adoro postszinhos positivos assim! Acho que as vezes é tudo que alguém precisa ler. E o que eu achei mais legal dos tópicos, foi o "Comece agora". Acho que esse é o essencial, aliás, não precisamos de ano novo, aniversários ou outras datas comemorativas para começar. Comece agora.

    Amei o seu post, Gaby! Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é tudo que as pessoas sempre precisam ler, rs. Também acho que é essencial começar já, sem essa de deixar para amanhã. Anos atrás eu era assim, então resolvi de uma hora pra outra que ia fazer na hora. Deu aquele estalo na cabeça e eu decidi fazer e fui lá e fiz. Desde então tem sido assim e tenho conquistado mais e mais coisas.


      Beijos

      Excluir
  7. Post salvo pra eu estudar ele com calma (depois de responder os comentários do blog). Eu até concluo minhas metas mas percebo que não saio da minha zona de conforto, se meu objetivo é muito maior eu já recuo, sabe? Vou estudar seu post e colocar em pratica.
    Um beijo!

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo Ma, também tinha esse problema. Mas tenho tentado seguir essas regrinhas do post e tem me ajudado cada vez mais. Se colocar em prática, me diz o que achou e se funcionou contigo, viu?


      Beijos

      Excluir
  8. Positividade sempre! Amei o post! Bjao.


    https://lehblogg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Alcançar os objetivos não é fácil, mas com uma boa estrategia e dedicação diária conseguimos bons resultados.
    Adorei o post
    Beijos
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Leti. Mas a dedicação sem uma estratégia eficiente não chega a lugar nenhum, é sempre bom ser tudo bem planejado para ter um caminho a seguir e não ficar totalmente perdido no meio do processo.

      Beijos

      Excluir
  10. Adoro posts assim, sem contar que me fazem pensar bastante sobre meus objetivos e o que eu tenho que fazer! Adoro a maneira como escreve! <3 beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz em ler isso, Lu. Não tem ideia do quanto! ♥
      Sobre o post, também fico desse jeito. Tanto que começo a me sentir inspirada e motivada pra fazer tudo que tá escrito nele, rs.

      Beijos

      Excluir
  11. Amei seu post e as dicas selecionadas, estava bem frustada por não estar alcançando meus objetivos, até que percebi que o erro estava sendo somente meu, mesmo tendo metas não estava fazendo nada para alcança-las e sem esforço não saimos do lugar, né? Seu post me motivou ainda mais!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é nosso pior erro, né? Fazer vários planos, mas não traçar uma estratégia para coloca-los em prática.

      Beijos

      Excluir
  12. Que post incrível, Gaby! No começo do ano eu defini algumas pequenas metas, mas até agora não fiz nada pra tirá-las do papel. Vou tentar criar estratégias pra isso agora e botar algo em prática xD

    Um beijo!
    www.heymaria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos juntas nessa Ray, por isso saí pesquisando métodos que pudessem me ajudar e decidi compartilhar com vocês também.


      Beijos

      Excluir
  13. EU ADOREI DE PAIXÃO ESSE POST
    Juro que to saindo daqui e pegando meu caderninho para definir minhas metas e meus objetivos agora mesmo. Obrigado por isso

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é bom ler que meu post está servindo de motivação para muitas pessoas, da mesma forma que foi comigo. Eu que agradeço.

      Beijos

      Excluir