Dicas incríveis para economizar tempo

7/11/2018 10:37:00 PM

Sua rotina está sempre cheia. Você tem muitas tarefas diárias para realizar. Gostaria de fazer mais coisas, ter mais tempo para lazer, descansar ou fazer um curso mas não consegue arranjar um tempinho livre na sua agenda? Que tal otimizar seu dia e criar um cronograma com essas dicas incríveis para economizar tempo?


Muitas pessoas ainda acreditam nas multitarefas ou multifunções, muito embora essa teoria já tenha sido desmistificada, essas pessoas ainda fazem diversas coisas ao mesmo tempo acreditando que, assim, vão conseguir ter mais tempo para realizar outras tarefas.

Além disso ser mentira, não dá certo. Uma pessoa não consegue realizar várias tarefas e obter um bom resultado em todas elas, muito menos consegue terminar no tempo previsto. É preciso focar numa tarefa de cada vez, para assim obter bons resultados e ganhar mais tempo.

Mas mesmo focando numa tarefa de cada vez, muitos não conseguem otimizar seu tempo para realizar tudo que desejam fazer no seu dia a dia. A fim de ajudar, vim com algumas dicas incríveis, porém, facílimas que irão ajudar vocês a ganhar mais tempo.

Dicas incríveis para economizar tempo:

1. Deixe espaço livre na agenda/cronograma

Mas se a intenção é ganhar tempo, qual o motivo de deixar livre alguns horários da minha agenda? Simples, se houver qualquer imprevisto você tem como remarcar e reorganizar sua agenda de forma que não prejudique todo o seu cronograma. 

2. Crie uma lista com seu cronograma

O item que considero mais importante é criar um cronograma. Faça uma listinha de tudo que precisa fazer no seu dia ou semana. Depois da lista montada é possível organizar para melhor atendê-lo. Eu chamo minha lista de plano de ação, assim eu sei tudo que preciso fazer, todos os locais onde quero ir e posso traçar um roteiro para economizar meu tempo. 

3. Utilize temporizador/cronômetro

Nem sempre conseguimos trabalhar quando temos prazo, mas existem tarefas que se tornam mais rápidas de serem realizadas se você utilizar um temporizador. Sabe aquelas apostas bobas que fazemos sozinhos? Vou dar um exemplo, você aposta corrida até a esquina com um carro ou bicicleta. Acho que todos já fizeram isso alguma vez na vida.

Tome esse exemplo como modelo e comece a monitorar com o relógio suas tarefas. Assim será possível saber quanto tempo você leva para determinadas coisas. Depois você pode se desafiar a fazer em menos tempo possível. Quando se der conta, estará fazendo na metade do tempo tarefas em que antes levava horas.

4. Inclua o tempo de dispersão

O que seria isso? Incluir tempo de dispersão é aquele momento em que você para para ir ao banheiro, beber água ou até olhar o celular. Seja 5 ou 10 minutos, não importa. Sempre que você for fazer uma tarefa e utilizar o cronômetro, é necessário incluir também os momentos de dispersão.

5. Use todos os momentos á seu favor

Utilize os momentos de ócio a seu favor. Vou dar um exemplo para vocês. Eu amo ler, mas não tinha tempo para fazer isso. Eu morava longe do meu trabalho e necessitava utilizar transporte público para ir e voltar. Trabalhava o dia inteiro, almoçava lá, saía direto para a academia e depois para casa. Em casa fazia minhas tarefas e depois trabalhava no blog a noite inteira.

Obviamente que na hora de dormir eu já estaria cansada e não conseguiria nem terminar uma página do livro. Pensando num jeito de mudar isso, decidi utilizar os momentos de ócio a meu favor. Enquanto esperava o ônibus, dentro do ônibus, após o almoço e etc. Assim consegui incluir no meu dia a dia algo que eu amava fazer mas antes não tinha tempo.

Saiba utilizar todo o seu tempo de forma que ele fique sempre à seu favor. Você precisa enfrentar uma fila no banco? Que tal estudar para sua prova da faculdade. Vai almoçar fora e sobrará tempo? Que tal aproveitar e pagar suas contas. Todo momento é precioso.

6. Ambiente limpo e organizado

Definitivamente, um ambiente desorganizado não combina com ganhar tempo. Se surge um compromisso de última hora, uma reunião no trabalho, por exemplo, e sua mesa está cheia de papéis misturados, tudo está uma bagunça e seu chefe te pede um arquivo de determinado dia para ser apresentado nessa reunião. Você sabe que está no meio de todos aqueles papéis mas não faz ideia de onde exatamente. Seu chefe te dá 15 minutos para encontrar. O que você faz? Senta e chora, né.

Um ambiente organizado te dá tempo e tranquilidade. Imagine o estresse que seria seu dia se não encontrasse as coisas que precisa. Por isso, o mais aconselhado é criar pastas e arquivos e nomeá-los. Procurar sempre ter lugares específicos para guardar cada tipo de coisa, facilitando muito sua vida na hora que precisar procurar.

7. Priorize tarefas

Sempre terá alguma tarefa que é mais importante que a outra, ou seja, que tem maior prioridade. Então, priorize essas tarefas para serem as primeiras a serem realizadas, assim se não der tempo de seguir todo o cronograma, o que realmente for importante já foi feito.

Se tudo que planejou para o seu dia aconteceu no tempo certo e não faltou nada ou ainda sobrou tempo. Ótimo. Mas se por um acaso teve algum imprevisto, algumas tarefas demoraram mais que o esperado e você não teve tempo de fazer tudo. Priorizando o mais importante para ser realizado primeiro, não tem problema algum. O que não deu tempo pode ser reajustado para outro dia.

8. Descanse

Durma bem! É muito importante que você tenha seu momento de descanso. Não existe essa de um dia tem 24 horas e você tem que trabalhar ou estar ativo todo esse tempo. Não. Ninguém dura muito tempo assim. Vai chegar um momento em que seu corpo vai ficar exausto e sua mente vai adoecer.

É preciso tirar um tempo para descansar e renovar as energias. Senão você não terá ânimo suficiente para realizar todas suas tarefas e passará o dia se arrastando. O tempo vai passar e quando for ver não terá feito nem metade do planejado. 

9. Observe seu desempenho

Observe seu desempenho em cada tarefa. Analise seus pontos fracos e fortes e utilize isso à seu favor também. Se você não consegue ter muita energia de manhã cedo, não adianta querer ir a academia nesse horário. Se você sente um pouco de sono ao ler um livro ou artigo da faculdade, não adianta fazer isso nos momentos em que mais estiver exausto. 

Não adianta. Tem coisas que realmente temos um melhor desempenho que em outras. Todo mundo é assim, todo mundo tem seus pontos fortes e fracos. É preciso observá-los e saber utilizar de forma que agregue no seu dia a dia.

Essas são dicas que realmente funcionam, desde que você tenha foco e siga elas corretamente. São métodos que eu utilizo no meu dia a dia a bastante tempo e sempre consegui obter ótimos resultados. É claro que nem sempre dá certo, tem dias que dá tudo errado, que nada sai como o planejado. Mas está tudo bem. A vida é assim mesmo. Uns dias bons e outros nem tanto.

E você, como otimiza seu dia para ganhar mais tempo?

Acompanhe também nas redes sociais: Instagram | Facebook | Pinterest

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

25 comentários

  1. Oi Gaby

    realmente, organizando dá pra fazer de td um pouco!
    Ótimas dicas!
    Tb uso a ida e a volta do trabalho pra ler!
    Preciso organizar mais meu tempo em casa!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho esse problema também, nem sempre consigo organizar meu tempo em casa, até porque as vezes fico mais tempo na academia ou trabalhando, aí meu cronograma fica todo errado.

      Beijos

      Excluir
  2. Já tentei criar uma lista e deu super certo enquanto estava seguindo.
    Mas quem disse que conseguir manter por muito tempo... rsrs...
    Belas dicas!
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
  3. Arrasou nas dicas, anotar as coisas ando fazendo e realmente parece que me sobra mais tempo no dia..
    Beijos

    http://glamour-02.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma forma de organizar e não esquecer tuas tarefas. Eu faço isso com tudo, desde a coisas para comprar no mercado/farmácia ou lugares para ir. Depois que passei a fazer isso, diminui na metade do tempo.

      Beijos

      Excluir
  4. adorei as dicas! acho que realmente é necessário fazer uma lista e definir as prioridades e ter momentos de descanso tbm é importante

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os momentos de descanso são necessários para nos dar energia, só assim vamos conseguir fazer tudo que queremos né?

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Gabi. Quanto tempo que não passo por aqui. Dicas super valiosas. Ultimamente tenho colocado uma meta de acordar todos os dias as 05h da manhã para conseguir realizar todas as tarefas do dia com tranquilidade. Confesso que não é fácil e precisa de muita disciplina, nem sempre consigo.

    Beijos
    https://taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Tay. Tu andava muito sumida. Ai, eu não consigo fazer isso, porém eu acordo uns 30 à 45 min antes de sair, que dá tempo suficiente para fazer tudo que preciso. Eu estou de férias e minha intenção era acordar sempre as 8h, mas quem disse que consigo? Ainda mais que peguei uma mega gripe, não consegui acordar nenhum dia antes das 10h kkkkk. Mas acho que se eu não trabalhasse na loja, conseguiria fazer isso, pois seria obrigada a ter uma rotina.

      Beijos

      Excluir
  6. Amei suas dicas, Gaby. Como eu e meu marido trabalhamos em casa é muito difícil organizar os horários, muitos dias chegam ao fim e aquela sensação de não ter feito nada bate.. vou aderir as suas dicas!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Kaila? Acho muito mais fácil organizar horários e todo um dia para quem trabalha em casa do que para quem trabalha fora. Sobra muito mais tempo de fazer as coisas.

      Beijos

      Excluir
  7. Isso de deixar a agenda com espaço livre é bom mesmo. Nem que seja só no horário, já ajuda pra encaixar as coisas e não faltar nada. Nunca tentei fazer um cronograma, mas já vou me preparar pra fazer. Eu uso o cronômetro pra me monitorar e não ficar muito tempo fazendo algo que não vai dar espaço para outra coisa. Aprendi isso no meu primeiro estágio quando meu chefe pediu pra ir colocando em uma planilha que horas eu começava a fazer tal tarefa e que horas eu terminava. Confesso que no começo eu xinguei ele por pensamento achando que ele tava querendo controlar meu tempo, mas agora entendo que foi melhor pra poder saber quanto tempo levo fazendo cada tarefa pra saber quanto tempo livre vou poder ter, haha! O tempo pra dispersão é precioso, deixa o nosso cérebro respirar e isso é muito bom quando a gente volta depois pro foco da tarefa. Eu comecei a fazer isso de ler assim, quando fazia faculdade, estágio e cuidava do blog, tinha perdido até o hábito de ler. Aí voltei a carregar o livro na bolsa pra tudo quanto é lugar que eu ia, tinha tempo livre e logo pegava o livro pra ler. O ambiente ajuda muito. Sempre tento dar uma arrumação na minha mesa do computador, porque ver ela bagunçada, bagunça a minha mente também. Saber o que cada tarefa conta mais pra poder priorizar ajuda bastante! Eu antigamente não priorizava meu sono, dormia tarde e acordava cedo, agora eu priorizo mais o meu sono, afinal é isso que me dá a energia que preciso né? Adorei as dicas! É isso aí mesmo.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querendo ou não, teu ex chefe te ensinou uma tática super valiosa que pode levar pra vida pessoal também, né? Eu acho que tudo se torna mais fácil anotando e cronometrando tudo que fazemos. Assim nós nos damos conta do tempo passando e podemos administrar ele da melhor forma. Se não cronometrar, quando percebemos se passam muitas horas e ficamos só naquela mesma tarefa e muito tempo foi perdido. Eu também era assim, Thami. Mal dormia, aí no dia seguinte estava me arrastando, de mal humor e não conseguia ter progresso em nada. A gente vai aprendendo né.

      Beijos

      Excluir
    2. Não tem nada pior do que viver de mal humor né? Por isso eu to aqui demorando pra arrumar um emprego que eu consiga levar. Porque todos que aparecem pra mim, são vagas que não me deixam feliz e provavelmente vou virar escrava do "só to nisso pelo salário" e eu não quero me tornar essa pessoa.

      Excluir
  8. Adorei as dicas Gaby, vou tentar colocar algumas em prática sim. Hj em dia parece que o tempo passa muito mais rápido que a uns 10 anos atrás rss

    Bjss

    Blog Adriane Quaresma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o tempo começou a passar mais rápido eu não entendia muito bem o porque, foi só quando percebi que as responsabilidades e tarefas vão aumentando a medida de tempo que vai passando e nós ficando mais velhos, por isso nem percebemos o tempo passar. Essas dicas ajudam a mudar isso, pelo menos um pouco, assim temos noção do tempo passando, embora ele não deixe de passar rápido demais.

      Beijos

      Excluir
  9. Adorei as dicas Gaby!
    eu preciso me organizar e criar um cronograma, sempre acabo perdendo tempo em coisas que nem precisava ter feito.
    www.mundodasmulheresbrasil.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era assim Luma, as vezes acabava nem fazendo nada do que deveria, pois me desviava dos planos (eu não tinha cronograma). Até decidir mudar isso e parar de perder tempo.

      Beijos

      Excluir
  10. Ótimas dicas, uso um planner e consigo me organizar bem
    Beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O planner é bom para colocar as tarefas em ordem, mas não é a ferramenta que vai te ajudar a ganhar tempo, embora seja muito útil para isso.

      Beijos

      Excluir