Como Manter o Foco e Alcançar meus Objetivos?

8/23/2018 04:51:00 AM

Algum tempo atrás eu percebi que a maioria das pessoas que vão em minhas palestras têm dificuldade quando se trata de manter seus objetivos.

Escuto muito isso: "Eu não consigo ser constante em alcançar minhas metas."


De fato, essa resposta é repetida quase diariamente. Entendo que se já é difícil motivar a si mesmo, muito mais é manter um bom nível de motivação ao longo do tempo, até atingir o objetivo.

Como você pode ser mais consistente e não perder a motivação quando não gosta do que faz? Ou quando o resultado final não depende 100% de você? Ou quando você nem sabe se o esforço que você está fazendo valerá a pena?

Deixe-me dizer-lhe que tenho boas notícias: sei como ajudá-la a ser mais consistente e direcionar-se ao seu objetivo sem perder a motivação.

Você é uma pessoa inconstante?

Normalmente, quando você diz a alguém que é difícil para você ser constante, a pergunta que geralmente lhe fazem é: "E por que isso acontece?" Logicamente, você começa com suas razões e argumentos. “É muito difícil, é que eu não gosto disso, é que eu estou sem tempo, é que eu não estou certa sobre isso, é que eu tenho sido assim por um longo tempo, etc.” Como dizem em inglês: you name it.

O problema é que quando você detecta que essa falta de constância se prolonga em seus objetivos, você começa a atribuí-la a uma característica de sua personalidade. Quero dizer, você começa a falar assim:

Eu sempre acabo jogando a toalha...

Eu não tenho força de vontade...
Eu não sou consistente com meus objetivos e sempre acabo igual...

O perigo de não saber como se perguntar o que faz você sempre alcançar o mesmo resultado é que você acaba associando sua falta de constância como algo que você é.

Agora, se você quer obter boas respostas, você tem que aprender a se fazer boas perguntas.

Então, deixe-me perguntar-lhe a pergunta de um milhão de dólares.

A pergunta de um milhão de dólares é: o que faz você não ser constante?

Ou em outras palavras: o que é que faz você jogar a toalha e ficar desanimada ao longo do caminho?

Eu quero que você entenda que constância ou sua falta de constância não é algo que você é, mas algo que você faz.

É a consequência de fazer ou não fazer alguma coisa que te prejudica ou te ajudaria.

A falta de foco é um resultado. Portanto, se você quiser parar de jogar a toalha e alcançar o progresso, você precisa saber o que ou quem fez você desfocar.

A principal razão pela qual a maioria das pessoas não consegue fazer dieta, estudar para um concurso ou levar algo a sério, é porque tenta adquirir novos hábitos (para ter foco) sem ter entendido antes o que os levou a chegar aonde eles estão agora. Isso costuma ser muito exaustivo. 

Se você não entende de onde vem sua desmotivação, o que faz com que você diga "amanhã eu começo", ou não leve seus objetivos a sério, dificilmente você será capaz de substituir alguns hábitos pelos outros. Tem toda a lógica do mundo, certo?

Algumas razões que te impedem de focar

1 # Concentre-se apenas no objetivo e não no processo
Imaginar seu objetivo é ótimo. Isso faz seu cérebro gerar dopamina e te ajuda a seguir em frente.

Agora, se você se concentrar no resultado final e esquecer o processo, é provável que você vá desistir no meio das etapas intermediária.

2 # O que acontece na sua cabeça e na realidade, não corresponde

Este é um ponto semelhante ao anterior, mas com uma nuance diferente. Agora, o que quero dizer é quando você leva em conta o processo, isto é, o planejamento dos passos, mas o que você imaginou em sua cabeça não coincide com a realidade? Ou seja, suas expectativas não são atendidas.

Na maioria dos casos, o abandono dos objetivos ocorre por esse mesmo motivo, porque suas expectativas não são satisfeitas. Na sua cabeça, você acredita que tudo vai dar certo e até tenta prever uma margem de erros, mas a coisa acaba diferente.

O pior é que, em muitos casos, o desapontamento faz com que você se desidentifique com aquilo que tanto quis.

E toda aquela bola de neve acaba se degenerando em um medo de um fracasso brutal. Causando não só paralisia, mas medo de tentar novamente.


3 # Você não acha que vai conseguir

Em muitos casos, o que acontece quando se trata de alcançar o seu objetivo é que, no fundo, você não acha que pode conseguir. É como se sua mente consciente estivesse dizendo sim, mas seu inconsciente dissesse não. É lógico pensar que, se você quer alcançar algo, precisa acreditar que esse objetivo é viável e que pode alcançá-lo.

Conclusão

Como você viu ao longo de todo o post, a falta de constância é o resultado do que acontece na sua cabeça: pensamentos que você tem, as emoções que eles geram e o significado que você dá a elas.

A falta de constância é uma consequência e não a causa que faz com que você não atinja seus objetivos. Ou seja, você é bom em fazer algo que te afasta do seu objetivo. O que seria?

A chave é descobrir como você não é constante.

Se você aprender a identificar quais são os passos que o levam a esse resultado (jogar a toalha ou perder a motivação ao longo do caminho), você vai ser melhor capaz de eliminar o que não funciona e substituir essas etapas para o que faz com que você se aproxime de seu alvo. Podem ser milhares de coisas, como excesso de redes sociais, crenças negativas enraizadas, assuntos inacabados, relacionamentos complicados que tiram a sua atenção...

Se a sua “mente está te sabotando”, estude-a e crie mecanismos que irá evitar com que você mesma se sabote.

Artigo escrito pelo Palestrante George Rubadel.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

22 comentários

  1. Eu sou conhecida por sempre desistir quando vejo que tá difícil, por isso foi uma surpresa eu ter conseguido concluir a faculdade sem enrolar e sem reprovar em nenhuma matéria, haha! Quando comecei a fazer a faculdade, ninguém acreditava que eu iria conseguir e por isso nem me apoiavam em nada durante a faculdade. A maioria das coisas que eu desisti das coisas é por pensar muito no processo de como vai ser e não no objetivo, realmente isso acaba limitando nosso pensamento de seguir em frente. É, também tem isso do 2º item que você colocou. Tentei, errei da primeira vez, ou vi uma dificuldade logo de cara, pronto... já penso em desistir. Esse 3º, nossa, muito eu!!! Adorei esse post! George soube definir super bem o que eu passo e me deu até uma animação aqui pra começar os projetos que só ficam na minha mente.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, eu era exatamente igual quando mais nova. Mas do nada, quando vi a responsabilidade que seria ter um blog e trabalhar com ele, passei a me importar mais, a me focar, não desistir. Foi repentino, mas hoje vejo que eu cometia muito o item 2, eu imaginava algo na minha cabeça, algo maravilhoso, aí ia fazer e via todas as dificuldades, não queria mais. Largava tudo pela metade. Agora que tu conseguiu provar pra si mesma que consegue, bora começar os outros projetos?

      Beijos

      Excluir
  2. Quantas dicas incríveis! Confesso que sou uma pessoa bem sistemática, quando coloco na cabeça que quero realiza um objetivo não descanso até realizar.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sempre foi assim? Eu era bem desmotivada, mas hoje em dia sou igual você...

      Beijos

      Excluir
  3. Que post sensacional, mas as vezes e bem difícil mesmo se manter focado, e se algo da errado já pensamos em desistir de nossas metas.
    Adoro seu blog estou seguindo.
    Beijos

    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Mas sabe uma tática que me faz nunca desistir? Penso que os resultados dependem só de mim, então se eu não fizer nada, não atingirei o que quero, aí me esforço mais, mesmo que as vezes um pouco desanimada, eu nunca me permito parar.

      Beijos

      Excluir
  4. Gaby, amei o posts com as dicas, anotei bastante coisas para colocar em prática

    Bjss

    Blog Adriane Quaresma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri, o George fez um artigo incrível né? Até eu que costumo alcançar meus objetivos peguei uma dicas, rs.

      Beijos

      Excluir
  5. Gostei muito da abordagem do tema :D
    Belo post :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mérito é todo do Palestrante George Rubadel, ele manda muito no assunto!

      Beijos

      Excluir
  6. Adorei o post. Realmente acho que a parte mais complicada é focar e levar esse foco com animo até o fim! Vou tentar melhoras minhas técnicas!

    - Conheça meu blog:
    Blog Meu Baú de Estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas acho que o que mais afeta esse ânimo é a realidade não ser igual ao que imaginamos ou queremos que seja.

      Beijos

      Excluir
  7. Ai, as vezes me vejo um pouco desmotivada e isso acaba me deixando bem mal. Tento ser positiva, mas as vezes é preciso para e ver o que tem atrapalhado. Amei as dicas
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, mas a maioria de nós nem faz isso, parar e analisar o que está afetando e atrapalhando nossa motivação e foco. Simplesmente as pessoas deixam para lá, desistem.

      Beijos

      Excluir
  8. Eu sou bem ao contrário, quando enfio alguma coisa na cabeça eu não desisto sabe? Eu sou inconstante com muitas coisas mas quando tenho um objetivo faço de tudo para conseguir. Amei seu post, mandei para as meninas da minha faculdade, estávamos falando sobre metas e sonhos esses dias!
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um meio termo então?! Mas agora fiquei curiosa para saber com o que tu é inconstante?

      Beijos

      Excluir
  9. Eu tenho momentos de constâncias e inconstâncias! Pode isso?
    Mas adorei o texto, é bem esclarecedor!
    bjOO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
  10. Super uteis suas dicas Gaby,as vezes planejo inumeras coisas mas sempre uma vez ou outra acabo perdendo o foco :( bjs

    Conheça meu blog :) | Meu perfil no instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São dicas do Palestrante George Rubadel. E tu já chegou a analisar o quê te faz perder o foco? Por qual motivo?

      Beijos

      Excluir
  11. Que post bacana, super completo e cheio de conselhos essenciais
    Juliana, dos Vestidos longos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pessoa que escreveu entende muito do assunto, rs. Ele é Palestrante, então tem ótimas dicas e conselhos.

      Beijos

      Excluir