Por que é necessário ir ao nutricionista?

04:51:00

Uma alimentação saudável traz muitos benefícios para nosso corpo. Além de ser o combustível do nosso organismo, também atua na prevenção e cura de doenças. Então, se você é dessas que só procura um nutricionista para emagrecer, te direi 9 motivos para entender porque é necessário ir ao nutricionista. 


Há algumas décadas que o excesso de peso vem aumentando significativamente na população brasileira. Com isso muitas doenças surgem, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Embora os médicos possam indicar dietas para doenças específicas, o nutricionista é o profissional mais indicado para encontrar e recomendar os alimentos corretos para uma dieta saudável e que seja eficaz. 

Cada pessoa que procura o nutricionista tem um objetivo específico, seja para perda de peso, ganho de massa muscular, controlar doenças, acompanhar a gestação ou melhorar o desempenho esportivo. Independente do motivo, o trabalho do nutricionista é coletar informações sobre a saúde e rotina do paciente com objetivo de criar um plano alimentar que supra as necessidades do paciente.


9 motivos para você ir ao nutricionista: 

1. Hábitos alimentares saudáveis 

Pesquisar na internet, não é o mesmo que ir ao nutricionista. Somente um profissional especializado pode te indicar os melhores alimentos, uma reeducação alimentar correta e específica, não só para seus objetivos, mas para seu organismo. Afinal, já sabemos que cada organismo funciona de um jeito diferente. O nutricionista irá te indicar uma alimentação rica em todos nutrientes necessários que você deverá ingerir. 


2. Sinta-se bem e com disposição

A falta de energia e disposição está ligada a ausência de substâncias no nosso corpo. Por isso é necessário manter uma alimentação adequada e equilibrada. Ela irá melhorar sua energia, te dará mais disposição e vai afastar fadiga e estresse. Coisas que atualmente grande parte da população sofre.

3. Peso ideal

As pessoas desejam emagrecer de forma saudável e sem dietas loucas e radicais demais, por isso o maior motivo pela procura por um nutricionista é a busca para a perda de peso. O profissional vai orientar a alimentação, selecionar alimentos e organizar o cronograma alimentar para você obter os resultados desejados. 

4. Atividades físicas

O corpo atinge melhor desempenho e condicionamento físico quando há uma alimentação equilibrada em nutrientes e minerais. Cada esporte requer um programa individual, suprindo as necessidades calóricas e de nutrientes.

5. Mais saúde

Com ajuda profissional e uma alimentação balanceada rica em nutrientes, o organismo passa a funcionar de maneira correta, nos impedindo de adoecer.

Leia também: 4 ótimos motivos para te convencer a se exercitar 

6. Qualidade de sono

Com uma alimentação correta e equilibrada nosso organismo se beneficia, tornando os momentos de descanso mais agradáveis e sadios. 

7. Envelhecimento saudável

A terceira-idade é quem mais pode se beneficiar com o auxílio nutricional. Apresentando necessidades particulares, o organismo do idoso possui peculiaridades orgânicas decorrentes do envelhecimento, podendo apresentar necessidade de ferro ou cálcio, por exemplo. 

8. Infância saudável

Incluindo uma alimentação saudável desde a infância melhora a qualidade de vida, onde as crianças crescem mais saudáveis e nutridas. Por isso é fundamental a influencia dos pais para bons hábitos alimentares desde cedo.

9. Gestação tranquila 

A procura por orientação nutricional é importante na gestação, pois o organismo necessita de nutrientes a mais e específicos para esse período. Com isso muitas complicações na gravidez são prevenidos. 


Uma das minhas metas do 101 coisas em 1001 dias era fazer uma reeducação alimentar e também perder peso. Felizmente, com ajuda de atividades físicas eu tenho conseguido emagrecer e chegado bem perto do peso desejado, mas ainda não obtive os resultados de medidas no corpo. Por isso, meu desejo por uma reeducação alimentar continuou crescendo.

A poucos dias tive o prazer de conhecer o trabalho da Nutricionista Liliane, que faz consultas lá na academia que pratico, a VPX. Então, conversando com ela, decidimos que eu deveria me consultar para entender quais meus objetivos e como montar essa minha reeducação alimentar. 

Fiquei surpresa ao saber que minha alimentação não mudaria muita coisa, afinal eu já venho cuidando bastante da alimentação. Admito que será um pouco complicado não poder mudar muito o cardápio, mas como quero obter os resultados, tenho que seguir regrada essa dieta. Pois a nutri disse que posso obter os resultados desejados em um mês.  Então, assim que terminar o prazo, venho mostrar para vocês o antes e depois.

Vocês já consultaram nutricionista? Qual era o objetivo? Comentem.

Acompanhe também nas redes sociais Instagram  |  Facebook  |  Pinterest

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

18 comentários

  1. eu sou vegetariana e ja fui ha anos atras, preciso muito voltar, gostaria de ir ao nutrólogo tbm pra ajustar minha alimentação

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas só o nutricionista não poderia ajustar sua alimentação?

      Beijos

      Excluir
  2. Suas dicas são muito importantes Gaby, realmente é muito importante
    eu faço enfermagem, mas ano que vem quero começar Nutrição eu amo!
    http://www.mundodasmulheresbrasil.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas profissões maravilhosas e juntas então, melhor ainda. Boa escolha! Cada dia mais precisamos de profissionais para cuidar da nossa saúde.

      Beijos

      Excluir
  3. Boa sorte com a sua reeducação!

    Se quiser participar, estou sorteando um kit de acessórios lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/08/sorteio-acessorios.html

    ResponderExcluir
  4. Eu vou achar bem legal poder ver o antes e o depois da reeducação alimentar. Sem dúvida no começo é difícil, mas como vc não terá que mudar muito a sua alimentação, possivelmente será mais simples seguir a dieta, pois você já tem o hábito de se alimentar bem. Eu sigo aqui com o meu plano de entrar na academia logo depois de conseguir minha carteira de motorista. Metas né?! Hahaha.
    Seu post ficou super informativo. Minha irmã estuda nutrição e eu venho aprendendo muito com ela.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer saber o pior? Eu esqueci de tirar uma foto do ANTES, kkkkk. Sou esquecida demais... Vai ficar só o depois e vou compartilhar minhas medidas antes e depois e o peso também. Ai eu tô amando minha dieta! Achei que iria detestar arroz e farinha integral, comer a mesma coisa todo dia... mas não, até que me adaptei super rápido e já até gosto das coisas integrais. Em uma semana vi resultados no meu humor e energia. Agora na segunda semana já vi que perdi peso. Estou ansiosa para ver as medidas agora.

      E isso aí, foca nos objetivos, uma coisa de cada vez. Ainda mais que carteira de motorista não tá barato, kkk. Nem sempre dá pra ter as duas coisas ao mesmo tempo. Te entendo! Que legal ter irmã nutri, pode tirar tuas dúvidas sempre e ela acompanha de pertinho tua saúde e alimentação.

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Gaby

    Dicas super uteis!
    Preciso mt procurar um nutri!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ir na nutri é uma das coisas mais fundamentais que tem. Mesmo que raramente, é ótimo poder ajustar a alimentação de acordo com nossa rotina. Super apoio tu ir.

      Beijos

      Excluir
  6. Adorei as dicas.
    Realmente é essencial passar com um nutricionista.
    Preciso, aliás rs.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quais seriam teus objetivos para procurar um?

      Beijos

      Excluir
  7. Depois do google todo mundo se acha um pouco médico, mas nada substitui o profissional de verdade.
    Eu já consultei sim e foi ótimo.
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, bem isso mesmo. Admito que eu pesquiso muito no Google, mas existem momentos que só um profissional pode ajudar, né?

      Beijos

      Excluir
  8. Eu PRECISO ir, tipo com urgência!
    Tô toda desregrada da vida.
    Não tenho maiores objetivos, apenas me alimentar de forma saudável, tô precisando muito!!
    Especialista é sempre melhor, porque né, economiza tempo e dinheiro.
    Muito bom reforçar isso, porque a mania da gente é ir no Dr. Google.


    xero
    https://leayasnaya.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o maior objetivo é esse que tu procura, uma alimentação saudável. Isso já vai te dar mais muitos anos de vida. Mesmo que não seja barato ir num nutricionista periodicamente e que no Google geralmente contem todas as informações que a gente precisa, o profissional tá aí pra isso. Acho que vale o esforço e economizar em algumas coisas para ir num nutri.

      Beijos

      Excluir
  9. Adorei o POST, e realmente temos q sempre cuidar da nossa alimentação e mto importante para a nossa saude

    Bjss

    Blog Adriane Quaresma

    ResponderExcluir
  10. Exatamente. Uma alimentação melhor é ter mais saúde, ter uma vida melhor e mais longínqua.

    Beijos

    ResponderExcluir