Hábitos para aumentar a produtividade pela manhã

9/25/2018 06:25:00 AM

Nem todos acordam cedo com total disposição, algumas pessoas ficam com raciocínios de zumbi, demoram a ficar alertas. Levantar da cama é uma tarefa árdua. Ficar de bom humor só lá pela metade da manhã. Você se identifica com algo? Então, que tal descobrir alguns hábitos para aumentar a produtividade pela manhã? Confira:

Hábitos saudáveis para ajudar a aumentar a produtividade pela manhã. Leia mais:

Para muitas pessoas - e estou incluída nessa história - o hábito de acordar cedo é horrível. Não importa quantas vezes tente convencer sua mente que é um bom hábito, nem quantas vezes repita para si mesma todos os benefícios que isso pode te trazer para a vida. Acordar cedo não é bom, e ponto final.

E se você é dessas pessoas que levanta desperta, muito bem humorada e animada, falando pelos cotovelos, parabéns! Ao contrário de você, existem muitas pessoas que sofrem com o despertador e enfrentam uma luta diária com a cama, para ver quem se sai melhor. 

Mas, como nem tudo na vida é um mar de rosas (quem inventou isso?! por que não um mar de chocolate que é muito melhor?), e todos temos compromissos a honrar, acordar cedo é uma necessidade. Se você, que tem uma vida corrida, não consegue iniciar seu dia com produtividade, saiba que é possível mudar sua rotina e ter hábitos mais saudáveis para aumentar sua produtividade pela manhã.

Hábitos para aumentar a produtividade pela manhã:

#1 Planeje seu dia

Comece o dia sabendo o que fazer, isso impede você de esquecer algo e minimiza as chances de estresse, principalmente se tiver tarefas com prazos determinados ou hora marcada. Faça uma simples listinha de tarefas na noite anterior, com o que precisa fazer, horários e lugares onde ir.

#2 Boa noite de sono

Incrível como uma noite bem dormida pode mudar totalmente seu dia. Para isso, vale ressaltar algumas dicas bem úteis. Não faça refeições muito calóricas, com comidas pesadas. Frituras, gorduras e guloseimas nem pensar, elas podem causar indigestão, interferindo a qualidade do sono. A melhor coisa a se fazer é tomar um banho morno ou quente, colocar uma música calma, colocar o celular no silencioso (eu coloco no modo avião), deitar-se e relaxar. Ler antes de dormir é uma  ótima prática e aliada do sono.

#3 Alarme suave sem soneca

Muitas pessoas não gostam de acordar com um alarme suave, pois admitem sentir mais sonolência, porém, acordar com alarmes mais agitados pode te despertar no susto e deixar estressado e mal humorado. E mesmo que você esteja cansada, tenha dormido pouco ou tido um sono agitado, você não deve acionar a opção soneca. Pois ela, na verdade, não ajuda a descansar mais. O sono é um longo processo e quando é acordado, leva-se mais tempo para chegar no estágio de descanso. Então, desligue o despertador e levante-se.

#4 Beber água

A água ajuda a regulação de funções cerebrais. Bebendo dois copos (recomendado) de água em jejum irá hidratar seu cérebro - que é composto por 75% de água -, fazendo-o funcionar da melhor forma, aumentando o nível de alerta e a energia. Assim você estará com a mente mais clara e conseguirá focar mais nas atividades.

#5 Atividade física

Praticar alguma atividade física ajuda a sua mente, pois o exercício libera cargas de endorfina, a substância que diminui a sensação de sono, traz bem-estar e reduz o estresse. Ao praticar atividade logo cedo, você estará deixando seu corpo mais desperto, pronto para o restante do dia.

#6 Café da manhã

Se você não consegue se exercitar em jejum, pode inverter esses dois itens, o que vale é tomar um bom café da manhã que vai te dar mais energia e acelerar seu metabolismo. É importante que você saiba escolher bem os alimentos que serão necessários para te dar a energia que seu corpo precisa. Por isso, é fundamental você consultar com um nutricionista.

#7 O mais difícil primeiro

Mesmo que se alimentar devidamente e se exercitar ajude a manter seu corpo desperto por mais tempo, você estará mais alerta no período da manhã.  Por isso deverá escolher as tarefas mais difíceis para serem feitas primeiro. O mais difícil estará concluído, dando uma motivação extra para as demais tarefas à serem executadas.

Alguns desses hábitos são praticados por pessoas de sucesso, portanto pode confiar que essas dicas vão te ajudar a aumentar a sua produtividade pela manhã. 

E vocês, quais hábitos praticam pela manhã? Eles aumentam a produtividade? Comentem.

Acompanhe também nas redes sociais Instagram  |  Facebook  |  Pinterest

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

35 comentários

  1. super boas dicas, eu sempre tento me planejar e já fazer o pior primeiro para me livrar logo rsrs

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso, né? Fazer o pior primeiro pra se livrar logo e não se estressar muito.

      Beijos

      Excluir
  2. Eu realmente odeio acordar cedo, praticamente sou movida pela necessidade mesmo!
    Essas dicas são muito boas, e o planejamento do dia é realmente muito importante para acordarmos com objetivos e não focar muito no sono ^^

    https://primaveraagridoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente Bruna, eu também acordo cedo por necessidade. Não importa que eu vá dormir cedo todos os dias, meu organismo semp:re vai sentir mais sono de manhã cedo. Para mim, melhor horário é depois das 8/9 horas da manhã.

      Beijos

      Excluir
  3. adorei o post!!
    beijinhos

    |último post|
    http://eyeelement.blogspot.com/2018/09/amigdalectomia-minha-experiencia-so-far.html

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, muito boas. Eu adoro ouvir uma boa música pela manhã, meditar e gosto de manhã calmas, o que faz com que acorde cedo para ter tempo para tudo!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando estou de folga e quero tentar acordar um pouquinho mais cedo pra não perder o dia, eu sempre coloco uma playlist do Spotify que é de músicas calma pro café da manhã. Acordo super bem e de bom humor...

      Beijos

      Excluir
  5. Essas dicas são sempre muito boas, eu amo tomar um café super reforçado, estou acordando 1 hora mais cedo, e também indo dormir mais cedo! Tá dando certo <3
    beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acordo cedo por obrigação mesmo, mas nem sempre consigo dormir no mesmo horário por causa dos compromissos depois do trabalho. Além do blog, é claro. Mas isso ajuda bastante a conseguir acordar mais cedo e com mais bom humor, kkk.

      Beijos

      Excluir
  6. Adorei as dicas! Eu sempre planejo o meu dia e isso realmente me ajuda a ser mais produtiva!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Planejar o dia ajuda bastante mesmo. Eu não vivo sem planejamento, ainda mais se tenho compromissos. Preciso ter um cronograma bonitinho pra me guiar.

      Beijos

      Excluir
  7. Oi Gaby

    ultimamente tenho deixado a vida me levar, n no bom sentido
    ando me arrastando e vou fazendo td no automático...
    preciso começar a me organizar pra que as coisas comecem a fluir!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tua vida está assim, também pode significar que algum - ou todos - os campos da tua vida estão desalinhados, que está desmotivada por algum motivo. É bom dar uma afastada por um dia e colocar os pensamentos em ordem, achar onde está o problema que tem te deixado assim. Depois, se organizar será mais fácil e aí sim tudo vai fluir melhor..

      beijos

      Excluir
  8. Boas dicas. Eu não sou uma pessoa que "funciona" pela manhã, então tudo fica mais difícil realmente

    - Conheça meu blog:
    http://meubaudeestrelas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Excelentes dicas, eu infelizmente também acordo cedo, não consigo dormir muito é horrível .

    Obs, O mundo deveria ser um mar de coxinha hehe !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tu acorda de bom humor e sendo produtivo? Essa é a questão, não só o fato de acordar cedo ou não, mas ser produtivo e ativo assim que acorda.

      Beijos

      Excluir
  10. Oi Gaby! Parece que esse post foi feito todinho pra mim, viu? Ahaha :')
    Confesso que com o passar dos anos fui aderindo a algumas dessas dicas. Odeio alarme escandaloso que quase me mata do coração, prefiro que seja mais tranquilo o toque (apesar de que nunca é tranquilo acordar com um alarme te tirando do soninho gostoso né?). Outro fato que me ajudou demais foi ter uma boa noite de sono. Quando aprendi a dormir por volta das 22hs, passei a acordar às 06:30/07hs naturalmente, sem muito esforço. Agora só preciso me regrar mais com relação à água e ao café da manhã, mas aos pouquinhos a gente chega lá né?
    Adorei o post e tô seguindo o blog, viu? (:

    Um beijo,
    Renata | https://rivieredusouvenir.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também odeio alarmes assim, já me assusto quando meu alarme toca demais e e não escuto, aí ele vai aumentando o volume. Imagina se fosse música agitada? kkk Quando minha mãe me acorda no susto ou nos gritos eu já aviso que ficarei de mal humor, ou seja, eu detesto acordar nas pressas, parece que o dia fica todo do avesso. Preciso de calma, fazer as coisas tranquilamente, ir despertando aos poucos e preparando meu psicológico para um novo dia kkk. Eu queria conseguir dormir por esse horário, mas meu dia é sempre cheio de coisas que é muuuuito raro conseguir dormir nesse horário.
      A água e o café da manhã te ajudarão bastante. Sim sim, aos poucos tu vai aderindo isso.

      Beijos

      Excluir
  11. eu estava precisando dessa lista para aplicar nos meus dias , por que tá dificil ter uma produtividade pela manhã. amei o post!

    layllannalima.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E dessa lista, qual tu acha que seria tua maior dificuldade?

      Beijos

      Excluir
  12. Acordar cedo é a melhor coisa. Por mais difícil que seja, vale muito a pena! O dia fica muito mais produtivo, a sensação de satisfação é bem maior. Concordo com todas as suas dicas ♥

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso eu concordo, pode ser horrível acordar cedo, mas poder ter um dia produtivo e ter tempo pra fazer bastante coisa, isso não tem preço mesmo. Por isso, sempre que trabalho em empresas com jornadas de trabalho grande e que tenham mais de um turno, eu falo que prefiro de manhã, assim consigo sair cedo e aproveitar mais o dia.

      Beijos

      Excluir
  13. Muito boa as dicas, sempre acordei cedo e amo, acho que é bem mais produtivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Produtivo eu concordo, já gostar não kkkk. Como tu consegue?

      Beijos

      Excluir
  14. Simplesmente ADOREI esse post! Muito útil haha. Pra mim acordar cedo é quase uma missão impossível, mesmo que eu durma bastante a noite, em algum momento da manhã vou sentir sono e muita vontade de dormir, é complicado.. Essa questão de planejar o dia é muito importante, é quase uma economia de tempo e vale muito a pena!
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo demais. Sempre digo isso, não importa que eu durma cedo ou muito bem a noite, eu não funciono de manhã cedo. Mas por isso eu tento seguir pelo menos algumas dessas dicas pra tentar melhorar essa situação, rs.

      Beijos

      Excluir
  15. Olá Gabriela :) Como adoro este tipo de dicas… Acordo cedo, como diz, não é bom e ponto final.
    Gostei muito do seu tipo de escrita simples e direta. :)
    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    P.s. Segui o seu trabalho e, caso tenha disponibilidade para passar no meu blog, esteja à vontade. Será sempre bem-vinda :) Um beijinho grande :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, não tem jeito né Ana? Não é bom e pronto. Mas pelo menos com essas dicas podemos amenizar um pouquinho a situação e ser mais produtivos, embora eu não tenha dito que isso nos deixe de bom humor kkkk.

      Beijos

      Excluir
  16. Ótimas dicas, sabe que eu adoro fazer tudo pela manha sou muito preguiçosa a tarde.
    Beijos

    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Primeira pessoa que conheço que é assim, maioria é preguiçosa pela manhã.

      Beijos

      Excluir
  17. Uma coisa que me ajuda nisso é deixar o celular o mais longe possível da minha cama. Assim quando o despertador começa a tocar eu preciso me levantar para desligar ele hehehe
    Preciso colocar em prática essas dicas, principalmente isso de planejar o dia. Agora que o verão está chegando e eu não consigo fazer muita coisa na parte da tarde quando esta mais quente, preciso começar a fazer as coisas mais importantes de manhã. Difícil hehehe
    Ótimas divas!

    www.epilogoembranco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu invejo quem consegue acordar com o celular longe, kkkk. Porque eu nem sequer acordo, por isso deixo do ladinho do travesseiro e quando ele começa a vibrar eu acordo.

      Beijos

      Excluir