Poltrona Bergére: conheça sua história e porque ela se tornou um clássico

5/30/2022 07:25:00 PM

 


Seu design ímpar, cheio de detalhes e curvas, fizeram da poltrona Bergére, um móvel capaz de dar vida a qualquer ambiente. Sinônimo de beleza e elegância, ela tem atravessado gerações e se constituído como um objeto de desejo para amantes da decoração e da arquitetura. É a escolha ideal para quem quer uma poltrona que carrega requinte e elegância, e o mais importante: muito conforto. A criação dessa peça está ligada ao antigo Egito, já que o modelo foi criado para acomodar os faraós, ela era utilizada como trono e por isso, era revestida de ouro e repleta de pedras preciosas. Porém, foi no século XVIII que ela se tornou famosa, graças a sua introdução na realeza francesa, no período do Rococó.

A Bergére francesa era muito confortável e grande, tinha um estofamento baixo e por cima dos braços, um espaldar não muito alto que se prolongava para os lados e formava abas laterais. A armação de madeira ficava exposta em torno do estofamento e os braços eram menores do que o comprimento do assento, que tinha uma almofada solta. Com o passar dos anos, a poltrona Bergère foi se modificando, ganhando novos tecidos, cores e texturas, e também recebendo novas versões e traduções, alterando e modernizando a sua estética. Na atualidade existem muitos modelos de poltronas Bergères(você pode ver algumas delas no site da Atelier Clássico), inclusive com versões futuristas, como a Bergère Class, confeccionada em vidro, cristal, cristal ebony e espelho.


É possível encontrar vários modelos de poltrona Bergère, que combinam com muitos estilos decorativos, desde o clássico Luís XV até versões mais modernas e menores, ideais para espaços reduzidos, mas que não dispensam belos móveis na decoração. As principais características dessa poltrona são os acolchoados nos apoios de braço, o assento com a almofada solta, o encosto que pode ter acabamento com costura capitonê, sendo uma poltrona que se diferencia das outras por ter um design mais profundo e amplo do que o de uma poltrona tradicional.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários