Dicas para evitar o consumismo exagerado...

12/23/2016 11:55:00 AM

Com a crise que estamos enfrentando, é muito difícil manter nosso lado consumista quieto. Embora eu sempre tenha sido uma pessoa bem equilibrada (lê-se mão de vaca, pão dura e etc), as vezes, eu sinto uma enorme vontade de comprar algo que não é realmente necessário.

Imagem retirada da internet. Se for de sua autoria, comunique.

As mulheres já possuem esse lado do consumismo bem aguçado, então não é nada fácil se manter firme com tanta coisa nova no mercado. Ainda mais com essa crise que, aliás, não fazemos ideia de quando irá melhorar. Então, é super fundamental ter controle. Ser uma pessoa econômica é muito difícil. E, admito, que considero isso quase como um dom.

Eu coloco o motivo disso, e agradeço, aos meus pais. Pois foram eles que me criaram sabendo diferenciar as necessidades do que era apenas desejo. Mas também, na faculdade, eu aprendi isso numa das matérias. Coisas que levo pro resto da vida, já que são excepcionais no nosso dia a dia. E, por este motivo, resolvi compartilhar com vocês 4 coisinhas que faço e que me ajudam muito a economizar.

4 dicas para evitar o consumismo exagerado:

  1. Fazer uma lista: uma das coisas que mais ajuda, é fazer uma lista com o que é necessidade e o que é apenas desejo. Assim, tem controle e consegue separar bem as duas coisas.
  2. Evitar entrar em lojas: sim, evitar entrar em locais onde vendem o que quer consumir ajuda muito. Entre somente se precisa comprar algo, além do que, foque só no que precisa e em nada mais.
  3. Anotar as despesas mensais: anotar as despesas mensais é muito bom, assim tu pode ter o controle de quanto dinheiro gasta e quanto sobra, podendo fazer as contas e ver se tem como comprar um "mimo" e se presentear.
  4. Pesquisar preços: se pesquisar bem, pode encontrar o mesmo produto, porém num valor bem menor. Opte pelo mais barato,  pois além de estar economizando, talvez, ainda possa comprar outra coisa que precisa com o valor que seria gasto num item só.

Entenda que, se tu tem um controle sobre todos teus gastos, sabe separar desejo de necessidade, sabe economizar comprando o mais barato e sabe evitar locais que te incitam a gastar, a questão do consumismo é moleza. Ter foco é o principal para conseguir economizar e controlar os gastos excessivos. Já que, em muitos casos, gastamos até o dinheiro que não temos.

O consumismo exagerado é mais frequente nessa época de final de ano, onde as pessoas gostam de dar presentes para toda a família, fazem amigo secreto e tudo mais. Portanto, é muito importante ficar atendo e seguir essas 4 dicas que dei. Tu irá notar que, no fim das compras ou do mês, terá um lucro maior e será bem mais proveitoso.

E, desde já, quero desejar um Feliz Natal para todos, muita saúde, paz, felicidade e prosperidade. Espero ter ajudado vocês. Quem aqui é consumista e quem sabe lidar bem com isso? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

30 comentários

  1. Gaby, preciso ler o seu post uma 500 vezes para ver se entra na cabeça sabe...
    Sou muito consumista, as vezes compro coisas que não preciso (quase sempre) e depois me arrependo rs.
    Suas dicas vão me ajudar, e a todos tbm.
    Um beijo e feliz natal.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emanuelly, isso é normal, até as pessoas que não são consumistas tem recaídas. Mas o importante é conseguir evitar na maior parte do tempo, isso pode render muito para o seu bolso.

      Beijos

      Excluir
    2. Gaby, ótimas dicas para quem é consumista como eu, parabéns!
      http://doces-muitosdoces.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Suas dicas vieram dos céus para mim neste momento, antes eu era muito consumista, confesso que hoje não sou tanto. Mais tenho minhas recaídas. hahahaha Feliz Natal! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo acaba tendo recaídas as vezes, é normal. O importante é que tu consegue se controlar mais vezes, isso é ótimo.
      Feliz Natal minha linda!

      Beijos

      Excluir
  3. Isso de fazer a lista ajuda muito! Porque aí coloca como prioridade as coisas que realmente tem prioridade, sabe? Ajuda mesmo. Isso de entrar em lojas acontece real. Já cansei de sofrer por entrar em uma loja só pra dar uma "olhadinha" e acabei desejando muito algo. Esse ano eu pedi pra uma colega fazer um caderno de despesas pra mim. Só que agora, logo agora, final de dezembro, me perdi nas compras e esqueci de notar muita coisa :( agora só ano que vem mesmo. Mas essa ideia de anotar as despesas mensais é muito bom pra manter o controle e ir melhorando a cada mês que passa. Eu já sou uma pessoa indecisa, imagina eu pesquisando preços? Fico mais de meia hora, hahaha! Adorei as dicas! Temos que ter foco mesmo, ainda mais agora, final de ano né? Também te desejo um feliz natal <3

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Thamy. Tanto a lista de despesas quanto a de necessidades e desejos, são ótimas para manter um controle sobre tudo. Desde o que tu precisa e o que tu pode gastar com o dinheiro que resta. Se todos tivessem esse costume de listar, ninguém teria tanta dívida hoje em dia, rs. Menina, nem fala, eu evito entrar em loja por isso, sempre saio querendo comprar tudo. As vezes, to dentro da loja, com várias coisas na cestinha e coloco tudo de volta e falo pras atendentes, já já eu volto, preciso num lugar antes, e nunca mais volto, kkkkkkk. Pesquisar preços é chato, também não gosto, mas é uma ótima dica para economizar, por isso sempre vou nas lojas que já sei ter um produto mais barato porém de qualidade.


      Feliz Natal! Beijos

      Excluir
  4. Essas quatro dicas são muito boas! Pareceram que foram um tapa na cara hahaha
    Beijinhos.
    Boas festas!

    Sonho Inverossímil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a intenção, o povo tem que se conscientizar um pouco quanto a gastar um dinheiro que, hoje em dia, é quase escasso.

      Feliz Natal! Beijos

      Excluir
  5. 2016 foi o ano que aprendi a comprar menos, e posso dizer que tô achando incrivel! ótimas dicas!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é por menos né, Ana? Com essa crise, meio que nos obrigamos a consumir menos.

      Feliz Natal! Beijos

      Excluir
  6. Essas dicas são otimas. Eu não sou de gastar muito, gasto o necessario.
    Feliz Natal! 🎄
    Beijinhoos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  7. Preciso urgentemente anotar essas dicas! Porque para mim a coisa está complicada viu? hahaha! Amei seu post, vou usar demais a dica de anotar despesas mensais, super util, não conhecia!
    Enfim... feliz Natal :D

    Simplesmente Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado das dicas e que vá usar elas no seu dia a dia, espero de coração que isso te ajude!

      Feliz Natal! Beijos

      Excluir
  8. Amei as dicas Gabi! Eu não sou muito consumista não, mas essa dicas ajudam muito, viu?
    Boas de Papo

    ResponderExcluir
  9. nessa época parece que fica ainda mais facil arrumar uma boa desculpa pra ser ainda mais consumista! eu acho que a gente tem que ter foco, mt boas suas dicas!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lívia, nós arrumamos uma desculpa, bem esfarrapada por sinal, de poder consumir mais do que podemos ou devemos. Foco é tudo de que precisamos para aprender a ter controle sobre nossos gastos.

      Feliz Natal! Beijos

      Excluir
  10. Eu também sou bem pão dura, então não tenho muito problema com isso, mas amei as dicas! Essas duas de anotar as despesas e pesquisar muito salvam vidas, né? São úteis demais!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, salvam demais. Mas acho que a segunda mais importante é listar as necessidades e desejos, pois assim saberá a diferença do que é prioridade e o que não é.

      Beijos

      Excluir
  11. Suas dicas foram preciosíssimas! Eu, esse ano bati o recorde. Não gastei quase nada, economizei para compras futuras rss

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está mais do que certa, ainda mais com a crise, temos que economizar.

      Beijos

      Excluir
  12. OI GABY!

    eu passei a fazer isso da lista. Sempre coloco o que preciso/quero e vou ordenando por aspectos de necessidade e urgência. Evito entrar em lojas e quando entro, sempre me pergunto: Issorealmente vai ser útil?
    com essa crise, não tá fácil mesmo viu, migs

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu faz muito certo, Hellz. Temos que saber a diferença do que é prioridade e o que não, assim compramos o necessário antes e, se sobrar, o que não é.

      Beijos

      Excluir
  13. Dicas perfeitas e juro que estou tentando seguir!
    Obrigado pela visita em meu blog... Beijos 😘 e um Feliz 2017
    Minhas Inspirações

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir