10 filmes imperdíveis baseados em fatos reais

1/09/2017 11:37:00 AM

Hoje o post é de maratona, então, decidi compartilhar dez filmes baseados em fatos reais que são imperdíveis. Afinal, esses deixam a trama mais interessante, aguçando, ainda mais, a nossa curiosidade.


Sempre falo que assistir a filmes baseados em fatos reais, tornam a experiência ainda mais emocionante e vívida. Eu sou uma dessas pessoas apaixonadas por esse tipo de filme, pois sempre me interessei em história. E, quando junta as duas coisas, parece que a curiosidade aumenta dez vezes mais.

O fato é que há muitos filmes baseados em histórias reais e nem sabemos. Pesquisando sobre isso, descobri que muitos dos filmes que já assisti, são histórias reais, e eu nem fazia ideia disso. Então, separei os 10 filmes sobre isso, pelo qual, considero os melhores dentre todos. É claro, eu gostaria de aumentar essa lista (por um momento fiz isso, mas voltei atrás), mas separei aqueles que mais emocionam. Só porque gosto de fazer os outros chorarem, brincadeirinha, risos. Agora, vamos aos filmes.

10 filmes baseados em fatos reais que são imperdíveis:

• Titanic
Indicação: Indefinida
Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. Trata-se de um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue demovê-la da ideia. Pelo ato ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.



• A vida é bela
Indicação: Indefinida
Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.



• O menino do pijama listrado
Indicação: Indefinida
Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.



• A menina que roubava livros
Indicação: Não recomendado para menores de 10 anos
Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).


• Invencível
Indicação: Não recomendado para menores de 14 anos
O drama retrata a história real do atleta olímpico Louis Zamperini (Jack O'Connell), que sofre um acidente de avião e cai em pleno mar. Ele luta durante 47 dias para reencontrar a terra firme e quando consegue é capturado pelos japoneses em plena Segunda Guerra Mundial.



• O impossível
Indicação: Indefinida
O casal Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan McGregor) está aproveitando as férias de inverno na Tailândia junto com os três filhos pequenos. Mas na manhã de 26 de dezembro de 2004, enquanto curtiam aquele paraíso após uma linda noite de Natal, um tsunami de proporções devastadoras atinge o local, arrastando tudo o que encontra pela frente. Separados em dois grupos, a mãe e o filho mais velho vão enfrentar situações desesperadoras para se manterem vivos, enquanto em algum outro lugar, o pai e as duas crianças menores não têm a menor ideia se os outros dois estão vivos. É quando eles começam a viver uma trágica lição de vida, movida pela esperança do reencontro e misturando os mais diversos sentimentos.



• Everest
Indicação: Não recomendado para menores de 12 anos
No ano de 1996, dois grupos de alpinistas liderados por Rob (Jason Clarke) e Scott (Jake Gyllenhaal) se unem na tentativa de escalar o monte Everest, mas uma grande nevasca coloca a vida de todos em risco. Com a esposa grávida (Keira Knightley), Rob é menos aventureiro que Scott, se preocupando com a segurança dos membros de sua equipe. Ele lutará bastante para tentar proteger a todos.



• Sempre ao seu lado
Indicação: Indefinida
Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate (Joan Allen), sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida.



• Intocáveis
Indicação: Não recomendado para menores de 14 anos
Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.



• Vivos
Indicação: Indefinida
Um time uruguaio de rugbi decide realizar uma viagem para sobrevoar os Andes. Em meio à viagem um acidente faz com que o avião caia em plena neve, deixando apenas de 20 a 25 sobreviventes. São enviados ao local vários aviões de reconhecimento, mas devido ao péssimo tempo o serviço é atrasado e posteriormente faz com que se desista de procurar sobreviventes. Após semanas sem comida, os sobreviventes passam a viver um dilema: ou se alimentam de carne humana dos que já faleceram ou também irão morrer.



Já deu para perceber que gosto muito de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, né? Não sei explicar um motivo plausível para isso, apenas que eles me emocionam e me tocam profundamente, mais do que o normal. Qual desses filmes vocês já assistiram? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

28 comentários

  1. Acredito que os filmes mais legais baseados em fatos reais que já assisti foi Uma Mente Brilhante e O Sniper Americano. São dois filmes que valem a pena serem assistidos.
    Eu evito ver filmes baseados em fatos reais que são tristes, por isso só assisti Titanic inteiro uma vez na vida. haha. Não sabia que A Menina que Roubava livros era história real. Quero ler o livro que basou o filme.
    Gostei muito da sua lista. Beijos, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já assisti os dois que citou, e também gosto muito. Mas quis trazer filmes mais tristes, que emocionam mesmo. Sniper é bem pesado para os filmes que trouxe, rs. Mas é muito bom...
      Então, a história em si é inventada, porém há coisas citadas que são baseadas em fatos reais. Até onde consegui encontrar, o autor de baseou na história vivida pelos avós, na época da Segunda Guerra Mundial.

      Beijos

      Excluir
  2. Adorei! já assistir vários!
    o que mais amei foi a Menina que Roubava livros, amei muito ♥
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem emocionante, né? Embora não seja totalmente baseado numa história real, tem coisas citadas que são verídicas.

      Beijos

      Excluir
  3. Já assisti "O Impossível" e "Titanic", é impossível não se emocionar com a história, sempre quando passa eu assisto pois não me canso. Queria muito assistir "O menino do pijama listrado" mas queria muito ter a oportunidade de ler o livro primeiro. Gosto muito de filmes baseados em fatos reais também, amei o post.

    Um beijão!
    Para Sempre Julieta ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O impossível é um dos que mais me afetou, pois é uma história de luta e sobrevivência, então afeta demais.

      Beijos

      Excluir
  4. tu acredita que desses só assisti titanic? tô passada comigo! :o vou por um desses agora pra marcar no filmow e depois assistir
    :*** muá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tá passada agora, sou eu. Como assim, só Titanic? Mas mulher, corre logo assistir...

      Beijos

      Excluir
  5. Eu não sabia que A vida é bela era baseado em fatos reais. Sempre chorei com este filme mas agora que vou chorar mesmo :(
    Já assisti todos citados, adoro filmes reais.
    Um beijo!

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde pude pesquisar, é baseado sim em alguns fatos reais.

      Beijos

      Excluir
  6. Metade dos filmes que citou estão entre os meus preferidos, principalmente Intocáveis e Titanic, que é meu filme da vida ♥ Todos eles são incríveis e merecem mesmo atenção. Às vezes vemos um filme somente por diversão, mas quando nos deparamos com o famoso "baseado em fatos reais" muda tudo. Eu adorei cada indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, só a citação "baseado em fato reais" torna um filme muito melhor.

      Beijos

      Excluir
  7. Que seleção maravilhosa, Gaby. Sou apaixonada por filmes e é como você disse, parece que quando sabemos que eles são baseados em fatos reais tudo fica ainda mais interessante. Amei suas escolhas! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Kaila! Tudo fica interessante quando sabemos que é baseado em fatos reais, rs.

      Beijos

      Excluir
  8. A Vida é Bela e Sempre ao seu Lado são de quebrar o coração, e A Menina que Roubava Livros eu nem gosto tanto assim por ter lido o livro, mas a história é incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre ao seu lado é pra acabar com nosso psicológico, rs.

      Beijos

      Excluir
  9. sempre ao seu lado é um filme lindo, eu amo e sempre choro quando vejo, menino do pijama listrado também, adorei as indicações, quero ver Everest.
    madrugadaestrelada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, sempre ao seu lado é maravilhoso. Como pode né? Os animais serem tão inteligentes assim e ficar esperando... me corta o coração esse filme.

      Beijos

      Excluir
  10. Oi, Gaby!

    Assisti 3 desses filmes (só!), Sempre ao seu lado é um dos mais maravilhosos que já vi em toda minha vida! É um que assisto sempre que posso e me emociono todas as vezes!

    Beijão,
    NATÁLIA | Obcecada Pelos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo assistir aos filmes Invencível, O Impossível e Everest, acho que dentre estes que citei, são os mais fortes baseados em fatos reais.

      Beijos

      Excluir
  11. Eu amo o Intocáveis, esse filme e maravilhoso, toda vez que vejo eu choro hahaha!! Bjoos Amore :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Maria. O filme Intocáveis é muito lindo, eu chorei muito toda vez que assisti.


      Beijos

      Excluir
  12. Assisti quase todos esses filmes e realmente são incríveis! Fiquei com vontade de assisti ao "Invencível" parece ser excelente.
    Beijão!

    https://devaneiosdeinverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, assista. Dessa lista acho que é o mais forte, pois ele retrata os maus-tratos humanos durante a segunda guerra. Achei bem forte, até mesmo para mim, que gosto desse tipo de filme. Mas é lindo, muito emocionante, eu chorei do início ao fim.


      Beijos

      Excluir
  13. Oi, Gaby! =)
    Eu adoro filmes que são baseados em fatos reais, claro que se for terror, penso duas vezes, ahahahah. Desses, eu amo Sempre ao seu lado e O impossível. Sem palavras pro filme A vida é Bela, O menino do pijama listrado, A menina que roubava livros e Intocáveis. Gosto muito e chorei na maioria, ahahaha.
    Ameeeei o post =D

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, eu adoro qualquer um, se for terror, mais ainda. O impossível é um filme incrível, eu esperei muito para assistir e me surpreendi demais, bem real mesmo. Também chorei na maioria, na verdade em todos esses, rs.


      Beijos

      Excluir
  14. Hey Gaby. Já assisti a maioria desses filmes, porém te todos esses o meu favorito é Titanic com toda certeza.
    Amei o post.

    vinysummer.com
    canal do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De todos, Titanic, é um dos que menos gosto, rs. Nunca consegui me emocionar com ele, rs. Mas acho a história muito linda...


      Beijos

      Excluir