Como um diário pode ajudar no seu crescimento pessoal

11/01/2017 08:28:00 PM

As vezes, nossa mente está tão cheia de coisas, tarefas para fazer, contas para pagar, problemas no trabalho, brigas dentro de casa e etc, que tudo fica confuso. Chegamos a um ponto em que necessitamos clarear as ideias, mas muitas vezes, não sabemos como fazer isso. Alguns de nós, possuem coisas específicas que auxiliam neste momento, mas muitos não fazem ideia da importância que é escrever sobre no dia a dia e como isso pode resolver muitos dos nossos problemas.

Por isso hoje iremos falar sobre o diário. E se você acha que isso é coisa de adolescente, está muito enganado e irei te provar.


Nunca fui dessas adolescentes que escrevia num diário, nem quando criança possuía esse hábito, muito embora eu tivesse um. Depois de adulta, ao assistir filmes e séries, onde mostrava as pessoas escrevendo em diário, uma certa vontade despertou em mim. Achava muito bonito o fato de colocarem suas lembranças em palavras numa folha em branco.

Porém, até pouquíssimo tempo atrás, nunca havia me passado pela cabeça que a prática de escrever em diários poderia trazer benefícios, não além de ser uma forma de recordação. Meu espanto foi, ao ler mais sobre o assunto e possuir um diário, descobrir muitos benefícios que estão ajudando no meu crescimento pessoal. Por este motivo, venho compartilhar com vocês.

6 motivos para ter um diário particular:

1. Registros dos acontecimentos diários e lembranças permanentes

Não somente para aqueles que tem memória curta, registrar os acontecimentos do seu dia a dia ajudam a ver melhor os fatos. Mas também servem como uma forma de álbum de recordações permanentes, possibilitando recordar momentos do passado. Isso é muito bom, pois com o passar dos anos, temos tendência a esquecer alguns detalhes, estes que podemos lembrar com o diário.

2. Ajuda a clarear os pensamentos

Ter uma mente muito ativa, com várias ideias e pensamentos pode deixar sua cabeça num turbilhão de coisas, como numa bola de lã, onde é preciso desenrolar o fio para tecer algo muito bonito. Nossa mente funciona dessa forma e, muitas vezes, temos problemas em clarear. Com o diário, você se obriga a clarificar e esclarecer tudo que está na sua cabeça e o que está sentindo. 

3. Novas perspectivas

Sempre que sua mente está cheia ou algo está incomodando é normal não conseguir entender a situação. Mas, da mesma forma que no item anterior, ao escrever, estamos nos obrigando a clarear a mente, contando nos detalhes sobre aquele assunto, fazendo com que, assim, você consiga organizar na mente - ou no papel - de uma forma mais simples, te dando novas perspectivas sobre o ocorrido.

4. Autoconhecimento: 

Já conheci muitas pessoas que possuem dificuldade em se descrever, que não sabem expressar sobre suas qualidades e defeitos, seus gostos e desgostos. E ao colocar seu dia a dia num papel, tê dá a chance de entender melhor, não só a situação, como a si mesmo. E, com o tempo, você poderá observar o padrão nas suas atitudes. E o melhor disso, é que com um diário, você pode escrever livremente, sem receios do que poderá ouvir em troca, o que acontece quando conversamos sobre nossos sentimentos com outra pessoa. O diário é algo íntimo e muito pessoal, portanto, mantenha para si mesmo.

6. Uma escrita melhor:

Algumas pessoas sempre me parabenizam pela forma como me expresso e o fato de gostar de escrever. Sempre me perguntam como consigo ser tão expressiva assim, e sempre respondo duas coisas: muita leitura e escrita. Ler te abre um leque de palavras e escrever te ajuda a organiza-las com nexo. O início pode ser difícil, vai demorar alguns minutos e pode não gostar muito da forma como está colocando seus pensamentos no papel, mas com prática, poderá concluir suas anotações em questão de 10 à 15 minutos.

E vocês, o que acham sobre ter diários? Teriam um? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

26 comentários

  1. Que bacana esse teu post, Gaby! Eu tinha alguns diários quando era menor e adorava escrever o meu dia nele. Teve um dia que li um que ainda tenho aqui e fiquei ???? HAHAHAH. Gostei desses teus motivos! =)

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu iniciei recentemente, e nem é todos os dias que consigo escrever, então não sei como é a sensação de ler um diário antigo e rir das situações, mas deve ser bom e engraçado ao mesmo tempo, rs.

      Beijos

      Excluir
  2. Amei o poste, Gaby! Me deu até vontade de ter um diário, acho muito legal essa idéia de ter um diário, porque nos expressamos lá. Obrigada pelo poste.

    Um beijo. Daiane
    Rosa Rourse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, posso dizer que é ótimo. Eu, quando estou muito angustiada com alguns acontecimentos e não posso conversar com as pessoas, corro pro diário e sou totalmente sincera. Em muitos casos isso me ajudou a entender melhor o que acontecia e a me decidir sobre o que fazer.

      Beijos

      Excluir
  3. Super assino em baixo. Eu tinha um. Amava escrever nele todo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É estimulante e relaxante, não acha? Adoro ter um diário.

      Beijos

      Excluir
  4. eu não tenho um diário faz uns dois anos, mas sempre escrevo nas minha agendas e me faz um bem danado, você por pra fora os sentimentos, o que fica guardado as vezes sufoca


    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, só o fato de poder colocar pra fora o que pensa e sente, sem medo do que vão achar ou falar a respeito, é libertador.

      Beijos

      Excluir
  5. Diários ajudam bastante! E na verdade, quando comecei nessa onda de blogs, eu tinha 9/10 de idade e usava o blog como diário pra contar sobre o meu dia. Usava o Fotolog também como diário. Postava uma foto minha qualquer e no post escrevia como tinha sido meu dia, era bem louco mas eu adorava. Quase não usei diário escrito, sempre fui mais de escrever no computador, nem que seja no bloco de notas, hahaha! Hoje em dia algumas coisas eu ainda coloco no blog na categoria de "pessoal", mas nem é tudo. Criei um Tumblr pra isso e é muito bom. Enfim, adorei o post!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu prefiro não expor na internet meus pensamentos e sentimentos, pois não quero que ninguém veja ou leia, quero ficar pra mim, por isso o uso do diário. Gosto demais!

      Beijos

      Excluir
  6. Sempre tive vários diários, mas nunca guardei nenhum. Deve ser bem bacana ler depois de alguns anos! Amei seu post. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu as vezes penso que devo colocar fora depois de um tempo, mas aí não poderei ter como lembrança no futuro.

      Beijos

      Excluir
  7. Olha lendo o post realmente fiquei com vontade de ter um diário!! Já pensando em como ter um

    Bjss


    Blog Linda Menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E acho que deveria ter, é algo bom e super benéfico para nós.

      Beijos

      Excluir
  8. Olá Gaby, dos meus 6 anos até os 22 eu escrevi um diário, sempre achei uma ótima forma de expressar aquilo que em palavras eu não conseguia, acho super válida a ideia de ter um, ter um diário me ajudou muito também no desenvolvimento da minha escrita. Gostei demais desse post!

    PS: Foi Doug Funnie que me inspirou a ter um diário rsrs

    bjus

    Ari ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu foi a série The Vampire Diaries. Amei a proposta de depois poder relembrar sabe, eles deram um sentido importante demais a esse tipo de memória.

      Beijos

      Excluir
  9. Escrevi um diário pessoal durante anos e anos, só parei porque troquei por um planner... ainda tenho vontade de voltar ao diário só pra registrar mais do meus sentimentos e menos das tarefas.

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho planner algo mais profissional, sabe? Não dá pra expor todos teus pensamentos ali, já um diário é feito pra isso, pra poder contar como foi seu dia da forma mais verdadeira que puder.

      Beijos

      Excluir
  10. Acho uma ideia fantástica um pouco romântica até... mas para aqueles que são esquecidos e até mal agradecidos seria uma boa terapia pelo menos escreveriam o bem que lhes fizeram e do qual se esqueceram. Isto foi uma questão pessoal. Desculpa.
    Xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ter um diário tem uma pegada mais romântica mesmo. E sim, para quem tem problemas em recordar situações passadas isso é ótimo, mas não só para eles, para todos nós.

      Beijos

      Excluir
  11. Quando era criança adorava a ideia de escrever em diário, porém nunca levava a sério (escrevia um dia ou dois e depois largava).
    Hoje em dia me arrependo disso. Não considero a minha memória ruim porque eu lembro de cada coisa que meu Deus, mas eu poderia me lembrar de datas e situações mais específicas (ou até ver como eu me sentia na época). Seria legal reviver de novo!

    Às vezes penso em começar a escrever em diário pois seria algo libertador pra mim, só tenho medo de alguém acabar lendo kk. Pra mim, um diário é uma coisa muito pessoal e, cá entre nós, não tem a menor graça fazer isso no bloco de notas do celular ou computador kkk

    Beijos ❤
    Blog Apesar Da Timidez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também era como tu quando mais nova, tinha mas escrevia e depois largava de lado. Mas hoje em dia, desde que decidi voltar a escrever, mesmo que tenha dias que eu fique sem anotar nada, é bom pra poder clarear a mente. Isso não ajuda somente entender melhor a situação, mas também alivia demais a cabeça. Porque, convenhamos, quando está tudo num turbilhão de coisas na nossa vida e cabeça, parece que ficamos exaustas e prestes a explodir.

      Beijos

      Excluir
  12. Oii Gaby! Quanto tempoo! Estive meio ausente por aqui porque estava numa correria, mas agora consegui me reorganizar =))

    De uns tempos pra cá andei lendo bastante sobre a importância de ter um diário, e como isso pode ajudar a gente a até mesmo resolver problemas e lidar com as situações corriqueiras. Até mesmo serve como forma de desabafo. Quando eu era mais nova sempre tinha diários, não escrevia todos os dias, mas sempre que dava. E era muito bom! É um jeito de registrar diversos acontecimentos que muitas vezes caem no esquecimento.

    Acho super importante reservar um momento do dia pra isso, agora não uso, mas penso em futuramente pegar um caderninho e fazer meus registros diários, rs. Adorei o post <3

    Beijos!

    Letras na Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora nos últimos dias eu nem tenho pegado o diário pra escrever, desde que criei o hábito me sinto melhor. Então, sempre que estou bem chateada com algo ou teve algum acontecimento importante, eu escrevo lá, para registrar e clarear a ideia. Então, ao perceber a melhora na resolução dos meus problemas, comecei a pesquisar mais sobre isso e achei um monte de curiosidades e fui comprovando que realmente auxiliavam muito. Aí vim compartilhar com vocês.

      Acho bem válido essa tua ideia de começar a registrar teu dia. Vai te ajudar...

      Beijos

      Excluir
  13. Post esclarecedor quando era mais nova escrevia sempre no diário, quando fui crescendo com tempo isso foi deixado de lado. Mas esses dias tive que escrever para desabafar alguns pensamentos e sentimentos e isso me deixou muito melhor depois. Adorei o post. www.blogdoce18.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também uso bastante para isso, desabafar e colocar meus sentimentos pra fora, sem ter medo que alguém vá falar algo que não desejo ouvir. É muito bom né?

      Beijos

      Excluir