Diário de reeducação alimentar #1 - o primeiro mês de dieta

9/20/2018 11:13:00 AM

Ser saudável não significa apenas fazer exercícios ou cuidar da alimentação. Ser e ter uma vida saudável é um conjunto de coisas que devem estar sempre alinhadas. Alimentação, exercícios físicos, hidratação, vitamina D, sono regularizado e, acima de tudo, nossa mente também precisa estar saudável. É muito importante que estejamos felizes com nosso corpo e com o que somos, senão não haverá foco nem motivação para o restante. Com minha vida em completa harmonia e alinhamento total, fui atrás dos meus objetivos. Então criei o diário de reeducação alimentar para compartilhar com vocês as minhas conquistas. Confira o primeiro mês de dieta.

Confira minha reeducação alimentar e meu primeiro mês de dieta e resultados.

Quando criança e ainda adolescente eu me achava invencível. Acreditava que minha genética iria ajudar para o resto da vida. Comia de tudo e em grande quantidade sem engordar. Até meus 20 anos eu pesava em torno de 49 kg. Tinha uma vida muito ativa, estava sempre me exercitando. Mas depois disso eu fui parando aos poucos. A rotina corrida e sempre muito atarefada me afastou das atividades físicas.

Coincidentemente, na mesma época, eu comecei a tomar anticoncepcional injetável, com isso alguns quilinhos a mais começaram a fazer parte do meu corpo, e minha vida. Na época não era algo que me incomodava, até chegar nos 26 e ver meu rosto super inchado em fotos. Foi quando percebi que eu tinha chegado no limite, não queria passar daquilo. Eu estava com 59 kg, um peso normal pelo IMC, mas se eu ganhasse mais 4 kg, estaria sobrepeso.

Comecei a me exercitar em casa, pois não tinha condições melhores. Assim que foi possível, ingressei na academia. Mesmo focando bastante, frequentando todos os dias, eu ganhei um pouco de massa muscular, mas não perdi o que eu queria. Foi então que, este ano, decidi que faria uma reeducação alimentar.

Alguns meses atrás comecei a diminuir algumas besteiras que eu comia, mesmo que não fosse diariamente, restringi ainda mais. Passei a comer mais verdura, legumes e frutas, que foi bastante difícil já que eu não gosto muito. E, no mês passado, fiz minha primeira consulta com nutricionista.

Foi então que montamos um plano alimentar de acordo com meus objetivos e minha rotina. O plano era fazer com que eu tivesse bons resultados em 30 dias. Agora, depois desse período passar, estou aqui compartilhando com vocês um pouquinho de como tem sido esse novo projeto da minha vida. 


Dieta:

Café da manhã:

1 fatia de pão integral
1 fatia de ricota
1 colher de sopa de requeijão
1 ovo cozido
1 copo (200ml) de leite integral

Lanche da manhã:

1 banana
1 colher de sopa de aveia

Almoço:

4 colheres de sopa niveladas de arroz integral
2 pedaços de frango grelhado (peito e sem pele)
2 ovos cozidos
salada e legumes à vontade

Lanche da tarde:

1 unidade de iogurte

Jantar:

1 medidor de whey protein
2 cápsulas de ômega 3
2 fatias de pão integral
1 colher de sopa de requeijão
1 fatia de ricota
1 unidade de tomate
1 folha de alface

Lembrando que minha dieta foi montada especialmente para mim, de acordo com minha rotina e meus objetivos. É uma dieta hipocalórica hiperproteica. E se você se interessar em fazer uma dieta sem restrições, aconselho a procurar um profissional da área. Para quem é aqui da cidade de Montenegro ou região, indico a nutri Liliane Ramage.

Leia também: Por que é necessário ir ao nutricionista?

A dieta hipocalórica consiste na drástica diminuição de calorias na alimentação. Essa redução não afeta as necessidades nutricionais, apenas as energéticas. Já a hiperproteica é para favorecer o crescimento dos músculos.

Ou seja, minha dieta é com foco em perder a gordura e o inchaço do corpo e trocar por massa magra. Eu estava contente com minhas medidas, mas não gostava do inchaço e gordurinhas em alguns locais do corpo. E foi focando nisso que criamos essa dieta.

Também foi inserido na minha alimentação, como viram na dieta, o uso de suplemento Whey Protein e Ômega 3. O ômega reduz inflamações, controla níveis de colesterol, protege o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, melhora memória e a disposição também. O whey ajuda a manter os resultados obtidos na academia, já que geralmente fico mais de 1 hora treinando, após isso meu desempenho ficaria estagnado, não estaria ganhando mais nada, mas sim perdendo o que obtive. Nesse momento que o whey entra para ajudar.

Medidas e Percentuais (Antes X Depois): 

Peso - 54 kg - 51,4 kg
Peso magro - 40,7 kg (atual)
% gordura - 24 - 23%
% massa - 30,1 - 32,9%

Medidas Antes X Depois:

Coxas - 57 cm - 54 cm
Braço - 14 cm - 9 cm
Abdômen - 85 cm - 78 cm
Cintura- 76 cm - 64 cm
Quadril - 91 cm - 90 cm

A medida que mais diminuiu foi na cintura e abdômen, onde perdi muito inchaço e também nos braços. Infelizmente nas coxas, que era um dos locais que eu gostaria de perder gordura, principalmente no meio das pernas (toda mulher com pernas grossas vai entender meus motivos) onde me incomoda bastante, eu não consegui perder muita coisa. 

Continuarei seguindo com essa dieta, porém com algumas pequenas alterações no plano alimentar.O foco agora é secar a pele que ficou e continuar trocando a gordura que resta pela massa magra. Daqui um mês retorno na nutricionista para conferir as medidas, depois disso venho compartilhar novamente com vocês. 

E vocês, já fizeram reeducação alimentar ou dieta antes? Quais foram os resultados? Consultaram um nutricionista ou fizeram por conta própria? Comentem.

Acompanhe também nas redes sociais Instagram  |  Facebook  |  Pinterest

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

19 comentários

  1. eu sempre estive acima do peso desde criança, fazer esse tipo de reeducação é msm bem importante pra ter uma melhor qualidade de vida

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Lívia. Depois que tu faz pequenas modificações na alimentação já começa a notar as melhorias no organismo. Aos poucos vai acostumando e sente essa mudança maravilhosa no humor, bem estar, disposição e etc.

      Beijos

      Excluir
  2. Que saudade de visitar o seu cantinho, Gaby. Estou fazendo os comentários do meu site pelo celular e não sei porque esse campo de comentários do seu blog não abre no meu. Amei seu post e todas as suas dicas, estou tentando comer melhor, mas estou enfrentado alguns desafios, o primeiro é que meu marido não gosta de comer cem por cento saudável e que eu queria tirar a carne da maioria das minhas refeições, tudo corre bem quando fico em casa e tenho tempo de preparar minhas refeições, mas com o trabalho, estou tento que fazer muita coisa e resolver muita coisa na rua, além disso, irei tirar o meu siso na semana que vem e o dentista disse que nos primeiros dias não é bom comer nada, apenas sopa e coisas mais geladas. Vamos ver como me sairei, hahaha. Já perdi 2kg. Mas, queria perder mais 3!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, que estranho Kaila. Mas que bom que veio aqui em outra plataforma, também sinto falta da sua presença por aqui, rs. E me responde uma coisa, tu quer tirar toda carne ou só a vermelha? Pois a melhor carne é a branca, do frango. Então se ele gosta, faz essa troca que já será uma ótima mudança na balança. E tirar o siso pode te ajudar a perder os quilos que deseja, kkkk. Sem comer muito vai perder um pouco do inchaço e retenção, que são as piores coisas para as mulheres. Uma dica é fazer vitaminas com verduras e legumes que contenham os nutrientes que vão te ajudar a emagrecer e que são necessários no teu dia a dia. Vai ver que vai conseguir perder esses 3kg que ainda deseja. E logo que puder voltar a fazer força, umas 2 semanas depois da extração, te aconselho a fazer cardio (caminhada e corrida), pois ajuda muuuuuuuuito.

      Beijos

      Excluir
  3. Adorei o post, achei bem detalhadinho e vai ajudar muito quem está passando por reeducação alimentar
    Ficou muito legal e bem escrito
    Beijooo
    www.opsquerida.com.br/
    www.instagram.com/siteopsquerida/
    Segui o blog, segue de volta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei passar um pouquinho da minha experiência e mostrar que uma combinação de dieta + exercícios pode fazer toda a diferença.

      Beijos

      Excluir
  4. Que legal, aqui quem faz dieta é meu marido, amei seu post!


    Beijo
    ;)
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tu ajuda ele nisso? Digo, tu incentiva e não é daquelas que fica oferecendo os negócios que ele não pode comer? Porque minha mãe me ajuda bastante nisso, mas as vezes ela me oferece as coisas, o pessoal no trabalho também. Essa é a pior parte da dieta, as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia e não colaboram.

      Beijos

      Excluir
  5. Sim! Eu entendo seus motivos para querer perder gordura no meio das coxas! Haha.
    Achei muito legal vc ter procurado a ajuda de um profissional e mencionar a importância disso no post. Sem dúvida isso a ajudou muito nesse resultado que obteve.
    Começo a frequentar academia hoje. Já era pra eu ter começado, mas estava ocupada com a auto escola. Então, agora que já consegui minha carteira, vou para o meu próximo objetivo, uma vida mais saudável e que envolva exercícios físicos.
    Amei seu post, foi uma motivação pra mim.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai menina, detesto sentir as pernas roçando. Mas é muito difícil perder gordura nas pernas. Continuo firme e forme na academia e dieta, vou alcançar meu objetivo kkk.

      Beijos

      Excluir
  6. Nossa Gaby Parabéns pelo post super amei mesmo. Confesso que sempre que começo fico 15 dias e um mês e paro mais os resultados e a disposição muda nos primeiros sete dias né? E outra vida que temos. Quero muito voltar a fazer e seu post me animou bastante.

    UM BEIJO,

    www.jessicamourablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os resultados já aparecem na primeira semana, mas vai progredindo semanalmente se continuar focado na dieta e exercícios físicos.

      Beijos

      Excluir
  7. Olá Gaby tudo bem?
    Adorei o seu post, e sabe que olhando seu cardápio acho que vou começar uma reeducação preciso não emagrecer, mas comer melhor porque realmente tem alimentos que não são tão bons pra nossa saúde.
    E com certeza preciso me exercitar, aqui no Rio Grande do Sul faz muito frio, agora esta acabando graças a deus, e ficamos muito encolhidos. Hehe.
    Beijinhos linda!

    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mary! Tudo bem e tu? Sim, o meu plano alimentar é bem tranquilo, sem muitas restrições. Parece difícil se acostumar no início, mas achei tranquilo. Também sou do Sul e não me arreguei por causa de frio kkk. Na verdade, a melhor época para emagrecer é no inverno.

      Beijos

      Excluir
  8. Ameeei o post, parabéns Gaby. Super explicativo e de fácil entendimento... Realmente a reeducação alimentar é fundamental, e com certeza faz toda a diferença para manter a saúde do corpo!

    Beijinhos, Gi
    Blog Apenas Detalhes | www.apenasdetalhes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Gi, faz toda a diferença mesmo. Eu fiz academia focada por 1 ano e só fui perder peso quando resolvi ir na nutri e começar a dieta.

      Beijos

      Excluir
  9. Eu fui ao contrário. Na minha infância eu detestava comer. Só o fato de abrir a boca pra mastigar o alimento já me dava preguiça (sim, eu era a preguiça em pessoa). Daí minha mãe e minha vó faziam de tudo pra eu comer. Só fui comer beeem mesmo quando começaram a me dar um xarope pra fazer minha fome aumentar, aí depois disso foi só destruição de alimentos mesmo, hahaha! Cheguei a ir esse ano na nutricionista pela primeira vez e ela me passou também uma reeducação alimentar, mas é péssimo não trabalhar e morar na casa dos pais, porque aí não posso exigir nada e também não tenho dinheiro pra comprar nada, aí já viu né? Mas no começo, eu tinha um dinheirinho guardado e até consegui me regrar, nossa... foi difícil, mas depois me acostumei a comer pouco. Agora só penso que preciso arrumar um emprego urgentemente pra poder voltar a essa vida mais saudável que vai contar muito no futuro né? Adorei ver seu resultado! Me deu mais inspiração pra poder voltar e ter o meu.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na infância fui igual tu Thami, eu precisei tomar biotônico fontoura por anos kkkkk. Mas aí fiquei adolescente e passei a comer igual bicho. Agora eu amo comer...

      Beijos

      Excluir