Como aumentar a sua produtividade?

06:31:00

Temos muitas tarefas, compromissos e responsabilidades para desempenhar no nosso dia a dia. E nem sempre conseguimos cumprir com tudo que planejamos. O acúmulo de atividades e as cobranças nos faz procurar formas de aumentar nossa produtividade. Que é um exercício fundamental para entregar os objetivos no prazo. Mas como aumentar sua produtividade?

Descubra como aumentar sua produtividade. Leia mais:

Existem diversos fatores que podem prejudicar na execução de tarefas. Muitos estão ligados à motivação, mas também problemas de saúde e bem-estar. Mas a maior parte deles nós mesmos que somos responsáveis pela baixa produtividade. 


Cometemos o erro de nos concentrar em muitas tarefas ou nos distraímos com rede social, ou até mesmo conversando com quem está por perto. Existem muitos fatores que podem atrapalhar nosso rendimento e fazer com que percamos não somente tempo, como foco. O grau de produtividade afeta a entrega de resultados e também a qualidade deles.

Quantas vezes terminou o dia com aquela sensação de que poderia ter sido mais produtivo? A produtividade é um conceito essencial para o sucesso de qualquer um. E para ter um bom desempenho, você deve procurar técnicas para melhorar seu rendimento. 

Dicas para aumentar a sua produtividade:

#1 Tenha uma rotina

Por mais que você não goste de seguir uma rotina, deve entender que criar uma e segui-la te ajuda - e muito - a ter mais foco e produtividade. Além disso, a rotina te auxilia a ter constância nas tarefas. 

#2 Priorize as tarefas e foque no que é importante

Assim como já mencionei no post dicas incríveis para economizar tempo, repito a importância de priorizar tarefas. Quanto mais difícil ela é, mais ocupará do seu tempo. Da mesma forma que se houver complicações com esta tarefa, ela pode demorar mais que o habitual. Portanto, se o que é mais importante for realizado primeiro, além de te economizar tempo também evita estresses.

E para priorizar uma tarefa, você deve entender quais delas são mais importantes. Então, faça uma listinha - em ordem decrescente de importância - com tudo que precisa fazer naquele dia. Assim saberá o que deve priorizar. Por exemplo, e você precisa passar na prova da faculdade, estudar é importante. Portanto, deve priorizar e focar essa tarefa.

#3 Mantenha-se organizado

Muitas pessoas dizem "eu gosto da minha bagunça organizada", ou seja, a pessoa está tão acostumada com a bagunça que gostou e se acha dessa forma. Porém, está comprovado que manter seu local de trabalho ou estudos organizado te poupa tempo e ajuda a manter o foco, evitando as distrações.

#4 Trabalhe longe de distrações e mantenha-se focado

Como falei acima, manter o ambiente organizado já te ajudará a evitar algumas distrações, mas as mais prejudiciais para a sua produtividade são os celulares, redes sociais e televisão. Então, se você precisa realizar uma tarefa que necessite concentração, mantenha-se longe desse tipo de distração. 

Mesmo que em alguns dias você não esteja com muito ânimo ou motivação, deve entender que manter-se focado agiliza seu tempo, dando espaço para realizar outras tarefas.

#5 Não faça multitarefas

Já foi desmentido sobre fazer multitarefas ser produtivo. Quando você divide sua atenção para diversas atividades, uma delas ganhará maior atenção que outra. E por mais que feito seja melhor que perfeito, fazer multitarefas não se encaixa e nem conclui nenhuma dessas opções. Afinal, ao fazer isso provavelmente você não conseguirá terminar todas ou, na pior das hipóteses, nenhuma delas. O que te deixará frustado e estressado, tendo que retomar as tarefas posteriormente.

#6 Termine o que começar

O que acabei de citar sobre as multitarefas se explica nesse tópico. Tudo que você começar, faça o possível para terminar no mesmo dia. Você demora alguns minutos para obter concentração e motivação ao realizar as tarefas, se você precisar fazer ela em etapas, no caso não terminar no mesmo dia que começar, sempre irá perder esse tempo inicial. Como, também, terminar o que começar no mesmo dia evita a desmotivação no que está fazendo, impedindo que desista de fazê-lo.


#8 Aprenda a dizer não

Uma das atitudes mais difíceis de se tomar ainda é dizer não. Muitos acreditam que pronunciar essas palavras, negar algo a alguém, é um ato de egoísmo. De certa forma, pode até ser. Mas você precisa entender que só é possível ajudar alguém, quando sua vida está alinhada e em dia. No contrário, toda vez que disser sim, pode estar prolongando tarefas que poderia realizar rapidamente. Pois estará dispersando e desviando seu foco das suas prioridades para a dos outros. 

#9 Tenha seu espaço para trabalhar

Pode parecer bobagem, mas quando você tem um canto que é seu, seja para trabalho ou estudo, te dá motivação para realizar o que precisa ser feito. Além disso, seu espaço de trabalho precisa ser confortável e estar organizado (leia tópico #3), aumentando assim, sua produtividade.

#10 Coloque alarme nas tarefas

Se você possui dificuldade em se lembrar de realizar as tarefas ou quando deve iniciar, no caso daquelas que possuem horário, é muito útil colocar alarme. Por exemplo: 

06:00 acordar e tomar café
07:00 exercitar-me
08:00 fazer ligação de negócios
09:45 consulta médica
10:30 compras no mercado - abastecer dispensa
11:30 almoço de negócios
14:00 estudar para a prova da faculdade

Seu despertador ficará lotado de compromissos, mas assim será mais fácil de lembrar. Você também pode usar o calendário do celular para isso ou algum aplicativo específico (obs: se alguém tiver um para indicar comenta abaixo, por favor). 

E você, o que faz para aumentar a produtividade no seu dia a dia? Comente.


Acompanhe também nas redes sociais Instagram  |  Facebook  |  Pinterest

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

34 comentários

  1. That's cool. I like your blog. Go to my blog http://www.alamodenatine.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii, muito boas suas dicas, ter uma rotina ajuda muito, as vezes com a correria esquecemos de fazer algumas coisas, mais quando tem algo pra lembrar como o despertador ou em algum lugar anotado ajuda demais a cumprir com o que precisamos fazer!
    beijos da bru♥

    https://blogflordooriente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A rotina é a maior aliada para tanta coisa e muitas pessoas perdem tempo achando que isso é ruim, né? Eu digo por mim, odiava rotina, até perceber como ela poderia agregar pra minha vida. Tudo é questão de adequação, a rotina não precisa ser algo ruim, desde que você insira nela coisas de que gosta de fazer. E na hora da produtividade ela é indispensável sem dúvida. Anotar ou colocar alarme é ótimo para os mais esquecidos, rs.

      Beijos

      Excluir
  3. adorei esse post, acho que planejamento é essencial pra saber oq é prioridade e realmente focar nisso

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se trata de produtividade, com certeza o planejamento é um dos itens mais fundamentais. Pois se não sabemos o que temos que fazer ou o que é prioridade, perdemos muito tempo com coisas inúteis e até mesmo tentando descobrir o que é mais importante, né?

      Beijos

      Excluir
  4. Adorei as dicas, preciso muito segui-las e aumentar a minha produtividade com o blog, o meu maior problema é organizar as tarefas diárias, pra isso pensei em comprar uma agenda para melhorar.

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A agenda me ajudou muito com a organização do blog. Assim pude criar um cronograma. Agora, cada dia da semana eu faço algo específico. Não fico sobrecarregada, fazendo mil coisas no mesmo dia e posso me dedicar somente aquela única tarefa. E nem precisa comprar planner ou gastar horrores com isso. De início eu usava um caderno antigo, depois comprei os planners de 30,00 da Tilibra. Agora é só o que uso, eles são simples mas tem o que preciso pra me organizar muito bem.

      Beijos

      Excluir
  5. Gostei muito do post Gaby, questão de utilidade pública, haha. Eu só não consigo colocar alarme para as minhas tarefas, já tentei fazer isso, mas geralmente minhas tarefas demoram mais do que eu achei que demorariam. A minha motivação é anotar meus afazeres no bullet journal para que no fim do dia eu possa ticá-la como feita.
    Também amei a dica de se dizer não. Meu marido é muito prestativo e eu tive que conversar muito com ele sobre essa mania de se dizer sim para tudo e todos, ele tem tentado dizer mais "nãos" e o resultado é que ele está menos estressado e tendo mais tempo para ele e nós.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu era diferente, quando eu colocava alarme, depois de um tempo acostumei. Aí desligava e quando via já tinha passado 2h da hora que precisava fazer tal tarefa. Desisti, kkkk. Agora é mais na confiança em mim e meu foco.

      Isso que seu marido começou a fazer foi a melhor coisa pra ele. E como podem ver, já deu resultados. Eu era assim no trabalho, aí me matava, mal dormia, estava tendo muitas crises de pânico no dia, então dei um basta. Agora estou tão zen. Eu literalmente liguei o foda-se sabe? KKK Isso ajudou a conseguir dizer não sem sentir culpa.

      Beijos

      Excluir
  6. A rotina, com certeza, é o segredo do sucesso!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente desse jeito. E é incrível como muitas pessoas detestam a rotina, né?

      Beijos

      Excluir
  7. Ótimas dicas, estou buscando melhorar cada dia mais minha rotina e aumentar minha produtividade!

    www.coisasdepriscila.com
    Instagram l Beijo.
    Nos encontramos toda seg, qua e sex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como tem feito para conseguir isso? Quais são teus métodos?

      Beijos

      Excluir
  8. Adorei suas dicas, tenho melhorado bastante a minha rotina e comecei traçar algumas metas pra vida pessoal e para o blog.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leti. Traçar metas foi como dei início a uma vida mais produtiva, sabia? Isso me ajudou bastante.

      Beijos

      Excluir
  9. Que dicas maravilhosas e preciosíssimas. 😍❤️

    www.heylou.com.br

    ResponderExcluir
  10. Confesso que quando trabalhava fora produzia muito e não tinha dificuldade, mas depois que comecei a trabalhar em casa tudo mudou. Não é todo dia que me sinto motivada para produzir e tem dias que perco para a vontade de ver TV, dormir a tarde, afinal, estou em casa o dia todo, né? Ultimamente consigo dominar um pouco isso e criei uma rotina fixa de trabalho, mas tem dias que acontece.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo Kaila. No trabalho eu produzo bastante, já em casa eu sempre me enrolo demais. E sim, tem dias que a preguiça toma conta, mas é normal. E creio até que faz bem de vez em quando, não fazer nada. Parar um pouco pra descansar...

      Beijos

      Excluir
  11. Eu gosto de "ter uma rotina" só como base do que está por vir, sabe? Não como algo concreto, mas apenas pra eu me guiar durante o dia. Nessa lista de priorização de tarefas eu boto as mais chatas na frente e deixo as mais legais pro final do dia, porque aí vou me tranquilizando e durmo sem preocupações. Tem vezes que de tanto a gente ficar na nossa bagunça organizada, a gente se cansa e dá vontade de jogar tudo pro alto, haha! Eu dou esses surtos as vezes de olhar pro meu guarda-roupa e querer jogar todas as roupas pra doação e comprar novas (e poucas), só falta o dinheiro mesmo :P A minha técnica pra não me distrair é um plugin que uso no Google Chrome que usa a técnica pomodoro e é maravilhoso! Inclusive to usando agora, pra poder responder os comentários sem ficar trocando as páginas aqui, haha! É bom ser multitarefas, mas nem sempre né? Boa dica! Eu tinha a fama de não terminar nada do que eu começava, principalmente cursos. Agora que terminei a faculdade, to vendo e fazendo um outro "eu", sabe? E é bom! Aprender a dizer não é o meu maior desafio, sigo tentando. Ter um espaço confortável pra trabalhar é uma das coisas mais importantes, não importa a onde. Pode ser em cima da cama, no chão da sala, enfim onde se sentir confortável. Vou testar agora esse alarme para tarefas. Eu fazia esse alarme pra beber água, porque eu esquecia de beber água. Depois não precisei mais dos alarmes porque acabei me acostumando. Enfim, adorei as dicas pra aumentar a produtividade!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamy! Sim, ser multitarefas é algo bom, mas é preciso saber que para coisas importantes e com prazo isso pode prejudicar bastante. Eu odiava rotina, mas hoje vejo que é uma enorme aliada pra produzir mais e muitas outras coisas. Te entendo sobre o dizer não, eu também tinha muito esse problema. Agora tenho conseguido fazer isso com mais frequência e me aliviou demais. Exatamente, o local onde trabalhamos não importa, mas tem que ser confortável e reservado.

      Beijos

      Excluir
  12. Tarefas díficeis levam mais tempo e eu sempre deixo elas por ultimo por serem cansativas e no final das contas nunca termino, um exemplo: tenho que fazer a modelagem de um babado para uma peça da faculdade mas prefiro responder comentários do blog porque é mais legal...O pior é que eu sei que estou errada e continuo fazendo ahaha! Amei o post, só preciso segui-las!
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fazia isso, as vezes ainda faço. Mas entendo que quanto mais cedo eu priorizar e realizar as tarefas difíceis, mais rápido terminarei. Podendo terminar meu dia mais relaxada e sem estresse nenhum.

      Beijos

      Excluir
  13. Meu problema é querer fazer tudo ao mesmo tempo e não focar em uma coisa só, eu sempre dou conta mas sofro de dor de cabeça com isso ):

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que dê conta, talvez demore mais do que demoraria se priorizasse as tarefas e fizesse uma de cada vez. Tente um dia e veja se isso te ajuda a diminuir as dores de cabeça. Vale a pena tentar!

      Beijos

      Excluir
  14. Oi Gaby

    o que me atrapalha mt é n planejar, n seguir uma rotina :(
    adorei as dicas, vou salvar o post p ler sempre que preciso e me organizar!!!


    Bjooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que não tenta criar uma rotina e segui-la? Mesmo que seja difícil no início, faça as vezes, quando perceber estará nessa rotina. Isso pode te ajudar muito...

      Beijos

      Excluir
  15. Adorei o post, otimas dicas! estou precisando muito focar, e me organizar mais
    Beijos,
    www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  16. Que belas dicas, gostei muito.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderExcluir