Móveis no estilo império: saiba como escolher

10/19/2021 04:47:00 PM


O estilo império é um movimento de design do início do século XIX na arquitetura, no mobiliário, em outras artes decorativas e nas artes visuais, representando a segunda fase do neoclassicismo. Ela floresceu entre 1800 e 1815, durante os períodos do Consulado e do Primeiro Império Francês, embora sua duração tenha durado até o final da década de 1820. Da França, espalhou-se para grande parte da Europa e dos Estados Unidos. Chique e elegante, esse estilo é uma mistura do estilo Luiz XVI, com interferências da cultura egípcia, grega e romana, que traz algumas características marcantes, como traços mais simples, cores escuras e vestígios de militarismo. A mistura de todas essas correntes culturais resulta em objetos luxuosos e sóbrios, que valorizam ambientes elegantes com toda a grandiosidade do período napoleônico. 


As principais características dos móveis no estilo império são a imponência. Além dos objetos com detalhes em ouro, mármore e outros materiais nobres, também são frequentes em armários, cômodas, cadeiras e poltronas. As peças imperiais não têm nada de minimalista e causam impacto ao primeiro olhar. Por isso, ao investir em uma peça dessa, é importante planejar o ambiente para a decoração ficar harmônica. Essa tendência tem como forte o uso das formas geométricas, linhas retas e bem delimitadas. Suas curvas suaves e regulares se destacam a diminuem a sensação de frieza. Já os pés articulados, o encosto curvo e o estofado em veludo e seda, também são uma característica dos móveis no estilo imperador. 

Você pode usar tanto os móveis imperador no ambiente todo, seguindo apenas uma linha de decoração ou  investir em uma peça ou outra, como o recamier. Misturar tons claros e leves com tons fortes e vivos, também ajudam a trazer ainda mais personalidade à composição. Quer um cômodo chique e com todas as características do estilo imperador? Corre na Atelier Clássico e conheça os móveis disponíveis inspirados nesse estilo. 


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários