5 dicas para quem quer morar sozinho

2/27/2023 03:42:00 PM


Morar sozinho causa aquele misto de sensações: ao mesmo tempo que sentimos uma liberdade única, também somos surpreendidos por um turbilhão de responsabilidades que antes não tínhamos. Uma coisa é fato quando ainda se mora com os pais, apesar de ter suas próprias responsabilidades, os nossos pais facilitam muitas coisas, porque as responsabilidades deles acabam sendo maiores que as nossas. As contas, fazer mercado, lavar as roupas, fazer as refeições, a limpeza mais pesada da casa, sempre será uma responsabilidade em comum. Mas quando se mora sozinho, elas serão únicas e exclusivamente suas. Morar sozinho significa partir para um momento único da nossa vida, mas sabendo que certas regalias vão ficar para traz. 

Pensando nisso, separei cinco dicas que eu daria para quem está pensando em sair de casa para morar sozinho. A primeira e uma das mais primordiais, é aprenda tudo que você puder antes de sair da casa dos seus pais. Se você não sabe cozinhar, comece a ter interesse em aprender, afinal de contas, não é todo dia que você vai conseguir pedir um delivery. Se você não sabe lavar as roupas, procure aprender. O mesmo com a limpeza e organização da casa.

Prepara-se financeiramente, você pode ter um bom trabalho e ganhar bem, mas sem uma organização financeira, não há dinheiro no mundo que aguente pagar contas descontroladas. Poupe o máximo, busque economizar no dia a dia e tenha os pés no chão e sempre tudo bem anotado. A base da casa também é o financeiro.

Pense antes de comprar seus móveis, sim, no começo é absurdo a quantidade de coisas que precisamos comprar, afinal, estamos começando uma nova vida sozinhos. Por isso, pensar antes de fazer essas compras é essencial. Tenha em mente que quanto mais você puder investir em móveis e eletrodomésticos de qualidade, menos dor de cabeça você terá. Ao investir em um móvel de qualidade, você está adquirindo algo que irá durar por anos. Por exemplo, os móveis de madeira, se bem cuidados, duram mais de cem anos. Enquanto os de MDF, duram em média de três até cinco anos. 

Procure um lugar para morar que seja próximo à lugares essenciais, como mercado, farmácia, hospital, padaria, entre outros. Principalmente, se você não tiver carro ou moto, morar perto de lugares essenciais vai facilitar a sua vida. Quanto mais coisas estiverem perto da sua casa, mais fácil será. Isso é algo que não reparamos tanto quando vamos alugar ou comprar nosso novo lar, mas que há longo prazo faz muita diferença. 

Sempre tem como economizar, uma das coisas que mais acontecem quando vamos morar sozinhos, é acabar comprando o que precisamos no primeiro lugar que paramos, sem perceber que se pesquisássemos, encontraríamos os mesmos móveis, porém com um preço muito melhor. Antes de comprar seus eletrodomésticos, pesquise antes em lojas online, elas sempre oferecem cupons de desconto que podem fazer com que você economize um bom dinheiro. 

E aí, gostaram das dicas? Acham que elas fazem a diferença na hora de morar sozinho?

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários