Os benefícios de beber água em jejum

11/03/2016 11:18:00 AM

Sabemos que a água é um dos melhores remédios naturais que existem, se não, o melhor. Mas, que tal saber quais os benefícios e malefícios de beber água em jejum?

Imagens retiradas da internet. Se forem de sua autoria, comunique.

Nosso organismo é formado, na maior parte, por água. Só os músculos possuem 75% dela. Por isso é de suma importância consumir uma boa quantidade de água todos os dias. Com o consumo de água provocamos uma diurese maior, favorecendo a eliminação de toxinas e prevenindo algumas doenças.

Mas por que o consumo de água em jejum é tão importante? A água é o solvente que permite muitas reações químicas vitais do organismo, ajudando a manter as funções corporais, constata o Instituto Europeu de Hidratação.

Alguns benefícios do consumo de água em jejum:
1 • Uma hidratação adequada é importante para o funcionamento correto do cérebro. Quando estamos hidratados adequadamente, as células do cérebro recebem sangue oxigenado e o cérebro permanece alerta.
2 • O consumo adequado de água é essencial para o bom funcionamento dos rins, ajudando-os a eliminar através da urina os resíduos e nutrientes desnecessários.
3 • A água melhora o trato digestivo, já que é necessária na dissolução dos nutrientes para que estes possam ser absorvidos pelo sangue e transportados para as células.
4 • A água também é uma grande aliada da pele, ajudando a manter a elasticidade e a tonicidade.
5 • A água também atua como um lubrificante para os músculos e articulações: ajuda a proteger as articulações e também o melhor funcionamento dos músculos.
6 • Auxilia na perda de peso, já que estudos mostram que beber água natural 30 minutos antes das refeições deixa a pessoa saciável mais rápido.
7 • Oferece mais disposição, pois beber água em jejum limpa o cólon, fazendo com que os nutrientes sejam absorvidos mais facilmente.
8 • Acelera o metabolismo em até 25%.
9 • Ajuda a curar doenças como as relacionadas a garganta, urina, rins, meningite, tuberculose, artrite, dores de cabeças, vômitos entre outros.
10 • Evita a constipação, já que a principal causa é a desidratação.

Efeitos negativos:
Sentir sede é um efeito da desidratação, por isso, aconselham a não esperar sentir sede para beber água. E ingerir ela em excesso pode ser prejudicial, porém, são raras as pessoas que bebem mais de 3 litros de água por dia, salvos os casos em que façam muitas atividades físicos e os climas quentes.

Beber mais de três litros de água pode ter efeitos negativos para saúde.
Ao urinar, a pessoa não elimina apenas água, também perde sais minerais. Se beber muita água, faz os rins trabalharem mais sem necessidade.


Conseguem perceber como o consumo de água pode ser muito importante, ainda mais se ingerido em jejum? Muitos de nós não possuem esse costume ou não gostam de beber água. Porém, se soubessem quantas doenças e problemas são evitados com isso, mudariam seus hábitos.

Eu comecei a beber mais água, principalmente em jejum, quando li o livro da Nutricionista Geórgia Bachi, que fala sobre os hábitos que contribuem numa vida mais saudável. Quem tiver interesse, leia a resenha do livro aqui.

Agora me contem, vocês possuem o hábito de beber bastante água? E em jejum? Comentem.

Fontes: Programa Bem Estar

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

28 comentários

  1. Quantos benefícios né? Eu confesso que não gosto muito de beber água, antes eu não bebia mas agora eu ando me disciplinando em beber. Principalmente quando eu acordo ou antes de dormir bebo um copp de água, nem sempre faço isso pq esqueço, mas creio que um dia chego lá e beba mais 2 litros de água por dia hahah

    Beijos!

    http://vitoriamartini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não gostava, mas aí comecei a ver esses benefícios e comecei a beber mais, pelo menos em jejum.


      Beijos

      Excluir
  2. Eu não consigo tomar água em jejum kk amei o blog linda parabéns!

    http://www.marianetavares.com.br/2016_11_01_archive.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari.
      Eu também não conseguia, mas aconselham a beber uns goles, esperar um pouco, beber mais alguns. Até se acostumar.


      Beijos

      Excluir
  3. Arrasou no post. Eu sempre tomo água com limão em jejum. Super costume mesmo e tem muitos benefícios. hehehe
    bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu estiver mais acostumada, irei beber água com limão também. Dizem que é ótimooooo, mas ainda estou me acostumando com a água norma em jejum.


      Beijos

      Excluir
  4. Que post incrível, Gaby. Antes não tomava nadinha de água, agora amo tomar água com gengibre. Confesso, que o pior horário para tomar pra mim é de manhã, não consigo mesmo! =(

    Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eca, gengibre. Sei que é ótimo para muitas coisas, mas acho o gosto tão ruim que nem se eu estiver muito doente e precisar tomar ou comer, não consigo. kkkk
      Sobre o horário, é normal. Maioria das pessoas não conseguem, mas é o horário que mais dá benefícios e resultados. Aconselham a iniciar bebendo apenas alguns goles, e ir aumentando a cada dia, até chegar a 2 copos, que é o recomendável.


      Beijos

      Excluir
  5. eu bebo mt agua, mas nao sabia desses beneficios de beber em jejum, gostei mt!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas não fazem ideia que a água em jejum é muito boa, e posso afirmar que para o intestino é o melhor remédio. Quem tem problema de prisão de ventre, resolve fácil com esse procedimento.


      Beijos

      Excluir
  6. Ameeei esse post, bebo água o dia inteeeeiro e não sabia que tinha TANTOS benefícios assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, antes de pesquisar para o blog só sabia sobre perder peso e da digestão, que ajuda com intestinos e tal. Foi muito bom pensar em trazer o assunto pro blog, pois até eu aprendi mais com isso.


      Beijos

      Excluir
  7. Arrasou, uma coisa tão simples né?! Beijos

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples e sem precisar gastar muito, pois água sempre temos em casa, né. kkk


      Beijos

      Excluir
  8. Arrasou nas dicas, adoro posts de saúde e confesso que ultimamente ando bebendo pouca água, tenho que mudar isso.

    Beijos
    Www.Joyceneces.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, eu as vezes bebo certinho, as vezes não. Mas a questão da água em jejum eu sempre bebo, pois não consigo ir dormir sem uma garrafa d'água ao meu lado, aí quando acordo, eu já bebo tudo. Bem mais fácil...


      Beijos

      Excluir
  9. Gaby, eu estou bebendo água em jejum e senti meu intestino trabalhar melhor. Tô adorando =)
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube
    Visite a minha loja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Eu tive a mesma impressão quando comecei a beber água em jejum. Quem tem problema de prisão de ventre deve beber, pois o resultado é rápido e muito bom, né?


      Beijos

      Excluir
  10. As dicas são bem valiosas, admiti que não bebo muita água, mas estou começando a mudar ^^
    beijos
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu bebo muuuuita água, mas eu não sabia que beber em jejum tinha tantos benefícios assim.
    Ameiii o post!
    Beijoss,
    Flores no Luar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fofura. Isso é muito bom, começar com esse costume desde nova te trará muitos benefícios para o restante da vida.

      Beijos

      Excluir
  12. OOOOOOOI

    te confesso que eu sabia algumas coisas, mas outras me foram total novidade. Uma coisa tão simples e que faz tão bem, mas as vezes a gente acaba sendo relapso, né?
    Sou tão doida por água que as vezes tenho desejo de bebe-la. AInda bem, meus rins meio que agradecem HAHAHAH

    BEEEEEEEIJO
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não cheguei ao ponto de ter sede de água, é raro isso acontecer, não gosto muito, mas eu bebo por saber que é muito bom para minha saúde.

      Beijos

      Excluir
  13. Eu tomo um copo de água todos os dias quando levanto, é a primeira coisa, depois de escovar os dentes, é claro...rsrsrs...minha mãe conta que tenho esse hábito desde criança, mas durante o resto do dia eu falho nesta questão, os dias que tomo 1l de água é de se comemorar...mas estou me policiando pra tomar mais água. Ótimo post mesmo, como sempre arrasando Gaby. Beijos

    Blog Cor E Humor // Facebook // Instagram // Loja (No Blog tem cupom de desconto da Lojinha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomo antes mesmo de levantar. Eu acordo, e pego a garrafa d'água, que deixo ao lado da cama e bebo. Nossa, queria eu ter esse hábito desde criança. O único que tenho é levar a garrafa com água para se sentir sede a noite...


      Beijos

      Excluir
  14. Bom saber, não conhecia os benefícios de beber água em jejum, vivendo e aprendendo haha

    Beijoos
    Le Duo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, por isso sempre bom pesquisar. Eu também não sabia de todos benefícios que citei, fui pesquisando e descobrindo.


      Beijos

      Excluir