Túnel do Tempo: Castelo Rá-Tim-Bum

1/16/2017 11:33:00 AM

Nos dias de hoje, os programas infantis já não são como do passado. Que contavam com um lado muito educativo, sem perder aquela pegada mais engraçada que era bem comum. Quando penso nisso, a primeira coisa que me vem a mente é, Castelo Rá-Tim-Bum. O programa que fez a cabeça da meninada. Então, vamos conhecer.


Castelo Rá-Tim-Bum era um programa educativo de televisão brasileira focado no público infanto-juvenil entre 3 e 8 anos. Foi criado pela TV Cultura, tendo início em maio de 1994 até dezembro de 1997. Sendo exibida também pela TV Brasil e TV Rá-Tim-Bum, até 2012. Tinham como elenco Cássio Scapin, Sérgio Mamberti, Rosi Campos, Freddy Allan, Cynthia Rachel e Luciano Amaral.

Sinopse: Nino é um garoto de 300 anos que vive com seu tio, o Dr. Victor, um feiticeiro e cientista, e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos de idade. Os três moram num castelo perto da cidade de São Paulo. Aprendiz de feiticeiro, Nino nunca frequentou uma escola, por causa da idade nada comum de 300 anos. Seus pais o deixaram morando com Victor e Morgana, porque precisavam viajar numa expedição no espaço sideral, levando seus dois irmãos mais novos. Apesar de ter amigos animais e sobrenaturais no Castelo, Nino, sentindo falta de amigos como ele, resolve fazer um feitiço que aprendeu com seu tio Victor, e acabou trazendo para o Castelo, três crianças que tinham acabado de sair da escola. Livre da solidão, Nino recebe a visita dos três diariamente, além das visitas especiais de um velho amigo seu, o entregador de pizza Bongô; da charmosa repórter de TV, Penélope; da lenda folclórica Caipora; e de um ET, o Etevaldo. Para preencher o lado maligno da história, está o Dr. Abobrinha, um especulador imobiliário que deseja derrubar o Castelo e construir em seu lugar um prédio de cem andares.


Quando a abertura do programa começava, não tinha quem não sabia cantar, até mesmo, os plim plim que tocavam por toda ela. Não conheço ninguém que tenha nascido antes da década de 90 e que não goste deste programa.

Programas como esse, super educativos, ficam guardados na nossa cabeça. Ainda lembro da canção do ratinho que tomava banho e ensinava os locais no corpo por onde lavar. Ou a música de lavar as mãos. Até mesmo os professores gêmeos que vinham com suas experiências malucas. Mas, o que eu adorava mesmo era ouvir os passarinhos cantando e tocando no alto da árvore.

Não há como esquecer, principalmente, se foi um dos primeiros programas televisivos que tu assistiu. O que é meu caso. Eu tinha apenas 4 anos quando o programa iniciou, mas lembro perfeitamente de como era a expectativa de assistir a um novo episódio. Naquela época, ainda se faziam programas excelentes e de ótimo cunho.




Quem lembra do programa? O que achavam? Sentem saudades? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

4 comentários

  1. Que nostalgia, Gaby. Confesso que quase não assistia castelo ra-tim-bum, eu era fã de desenhos quando era menor. Porém, sempre que escuto a música de início é impossível não se lembrar e não cantar junto. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe né, Kaila? Se não tiver um pouquinho de nostalgia todo mês, não será eu, rs. Nem me fala, escuto as músicas, me empolgo e já começo a cantar.

      Beijos

      Excluir
  2. Nossa muito infância isso, amei o post, e principalmente esse ratinho de novo, era a minha parte favorita ♥
    lravilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também era minha parte favorita do programa. Até hoje ainda canto a musiquinha, rs.

      Beijos

      Excluir