Blogosfera - A importância e o maior erro de comentar outros blogs

6/30/2017 05:57:00 AM

Neste imenso e vasto mundo da blogosfera, se você não tem muito conhecimento tudo se torna difícil. Afinal de contas, se nem mesmo para os mais entendidos é fácil, porquê para nós, recém chegados, seria? Não existem regras de certo ou errado, pois cada um vive uma experiência diferente, cada um trabalha do seu jeito. Mas acredito que existam bons modos, ou, em outras palavras, ética. Uma das que acho mais importante em ser citada é a importância em exaltar o trabalho do próximo.

Então, no artigo de hoje eu abordo a importância de comentar em outros blogs, contando um pouco da minha experiência com isso e dando algumas dicas simples. Porém, se você é novo ou ainda não criou o seu blog, aqui vai um tutorial incrível e super explicadinho de como criar um blog passo a passo no WordPress.


Logo no início, quando entrei para o mundo da blogosfera, me vi totalmente perdida. Não era só nas edições de textos e os problemas frequentes de bloqueio criativo. Eu mal sabia fazer um post. Tudo me assustava e me deixava louca. Eu pensava constantemente nos motivos que me fizeram criar um blog, assim, de repente, sem nenhum conhecimento, sem nenhuma experiência.

Mas quando decidi ser blogueira, escrever ideias, pensamentos e opiniões, compartilhar tudo isso com os outros, eu estava me dispondo a tentar. A errar e errar de novo, até acertar. E foi nessas tentativas, dentre muitas - quase - desistências que me encontrei. Que consegui me identificar e descobrir as coisas que eu mais gostava de falar, então tudo se tornou mais fácil.

Mas ainda faltava algo. Eu já conseguia me dedicar mais, escrever melhor, criar conteúdos mais impressionantes e chamativos. Já havia descoberto como divulgar mais meu trabalho, mas eu não sabia como obter mais engajamento nos meus post, não conseguia com que meu público lesse e comentasse o que eu estava compartilhando com eles.

Num dia qualquer, eu li algo sobre comentar em outros blogs, os benefícios super positivos que eles traziam para nós e nosso trabalho. Foi neste momento que decidi tentar. Eu não perderia nada com o processo, pelo contrário, só tinha a ganhar. E adivinhem só? Funcionou!

Quando comecei a seguir mais blogueiros e acompanhar mais avidamente o trabalho deles e comentar nos post, percebi um aumento gradativo de visualizações no meu blog e, com isso, alguns comentários de retribuição também. Percebi que o método realmente funcionava e, desde então, eu permaneço praticando. Por este motivo estou aqui, compartilhando com vocês porquê acho isso importante e qual o maior erro ao fazê-lo. 

Por quê é tão importante comentar em outros blogs?

1) Reconhecimento: Acima de qualquer coisa, é importante reconhecer o talento e ótimo conteúdo dos outros, pois como você, a pessoa teve bastante trabalho para montar uma postagem. Ficou horas criando o conteúdo, escrevendo, tirando fotos, editando e revisando, quantas vezes foi preciso para finalmente achar bom para postar. Depois teve que divulgar em várias redes sociais, grupos do Facebook e comunidades do Google+. Isso é muito trabalhoso e é preciso bastante tempo. Você sabe bem disso, afinal, passa pelo mesmo processo a cada post novo. Então, reconhecer o trabalho do coleguinha é educado e ajuda naquela lei do retorno. 

2) Visibilidade: Comentar num outro blog te dá visibilidade, pois quando está reconhecendo o trabalho de outro blogueiro, automaticamente, irão reconhecer o seu. Seja o próprio blogueiro que estas a comentar ou outros que farão o mesmo, encontrando você no meio de outros tantos. Afinal de contas, você também quer que reconheçam o seu trabalho.

Qual o maior erro ao comentar num blog?

Desinteresse: Não seja aquelas pessoas que nem se dão ao trabalho de ler o post e já saem comentando. Para ter um bom argumento sobre o que irá falar, é preciso ler mais do que a metade do post, para assim, poder comentar com propriedade sobre a sua opinião. Garanto que vocês já receberam algum comentário do tipo. Pessoas falando que gostaram do post e depois pedindo para que visite o dela de volta. É mais do que notável que é por puro interesse. Sabe a questão anterior sobre "visibilidade"? Então, existem pessoas que fazem tudo por isso, inclusive comentar uma coisa sem pé nem cabeça, mostrando total desinteresse no trabalho do coleguinha e, também, desmerecendo ser notado. Portanto, não cometa este erro. Por mais que você não tenha muito argumento sobre o assunto, demonstre sinceridade admitindo isso ou, pelo menos, seja mais educado e mesmo que comente pouca coisa, que faça com carinho e respeito por si e o colega.

De início, pensei que teria mais erros a comentar, mas comparando com este, parece que nada chega perto. Acho tão feio e desrespeitoso essa atitude, que quando fazem comigo - porque fazem sim, e sempre a mesma pessoa - fico chateada. As vezes, chego a pensar se realmente devo continuar sendo blogueira. Mas, no fim, percebo que faço isso por amor. Que gosto de compartilhar coisas, das mais importantes as mais banais possíveis. Então acabo relevando e continuando com meu trabalho.

Vocês devem entender o que estou dizendo, pois certamente já sentiram e passaram por isso, muitos já devem até ter desistido por algum tempo e, depois, percebido que não vivem longe deste mundo incrível que só cresce e nos deixa mais e mais apaixonados e felizes com o que fazemos.

E vocês tem costume de comentar outros blogs? O que acham desta atitude? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

45 comentários

  1. Super interesting! By the way I love your photographies :)

    xoxo

    www.tarasessence.com

    ResponderExcluir
  2. acho que td mundo que bloga ja passou por isso, acho super importante manter esses contatos através de comentários e retribuições

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas. Eu no inicio não comentava muito em outros blogues até porque era bem leiga no assunto mais depois comecei a visitar e conhecer os blogues melhor e hoje criei várias amizades e também já peguei muitas dicas para o dia a dia mesmo.
    É importante fazer a leitura do conteúdo, assim não passa vergonha porque já vi cada comentário louco kkkk.

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  4. Olha eu aqui botando em prática aiueaiueh ♥ Faz um bom tempo que aprendi sobre a retribuição de comentários. No começo isso me parecia mais como uma obrigação, eu até fazia uma mensagem padrão com o link do blog, mas aí parei para pensar em tudo e me dei conta de que isso tem que ser espontâneo e vir de coração, porque, assim como eu, outras pessoas também estão aqui para serem vistas e lembradas. Hoje se tornou tão comum pra mim que acabei fazendo inúmeras amizades só por conta disso. Mas, cá entre nós, feio mesmo é quando surge alguém do além para comentar em todos os seus posts e pedir pra você visitar as mil redes sociais. Isso dá um desgaste rs.

    ResponderExcluir
  5. Amei o post, realmente no começo ficamos perdidas, mas é lendo posts assim como o seu que conseguimos ter ideias do que fazer para para melhorar. Parabéns!!

    http://blogalessandrasouza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei demais seu post, acho que toda blogueira deveria ler. Antigamente comentava mais em outros blogs, como eu e meu marido trabalhamos com home office hoje precisamos dividir o computador e temos mais compromissos, isso me fez ter menos tempo para comentar em outros sites. Tento comentar o máximo possível e sempre de acordo e lendo o post da pessoas. Não tem nada pior que ver comentários sem nexo no nosso post, em várias resenhas falo uma coisa e a pessoa diz outra no comentário, não tem nada pior. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Menina, estou impressionada com esse post! Primeiro, por que eu estou recomçando na blogosfera depois de 8 anos, isso mesmo, um blog nascendo do 0 depois de aposentar o meu blog antigo pelos 8anos de dedicação e trabalho. rs E há tempos, desde meu blgo antigo, eu já vinha buscando maneiras de reavivá-lo, de trazer o movimento e interação que ele tinha quando estava mais no início. E como eu peguei a época em que o blog era um canal, meio que independente de outras redes sociais como o Instagram e o próprio Youtube, eu acho que essa interação entre as blogueiras era mais direta! E hoje, começando do zero tenho me dedicado dia após dia a refazer minha rede de blogs que acompanho, pois muita coisa muito com a agregação das outras redes. E tenho pensado cada vez mais na importancia d efazermos esse contato com outros blogs e de nos dedicarmos a ler o que nossos colega de área estão escrevendo. Embora no meu caso não seja uma profissão, me questiono sempre como posso querer aumentar o publico do blog e a interação com os leitores s eu mesma não me disponho a conhecer eles?
    Com isso, minha grande surpresa é por estar conhecendo tantos blogs bacanas nessa minha nova fase e quantos post agregadores como o seu. Parece que a blogosfera está conspirando a meu favor. hehe Pois,tudo isso me incentiva a continuar no caminho, só que com um pouco mais conhecimento e segurança. Esses posts e essas trocas são importantes para todos, tanto pra quem está reiniciando, quanto para quem quer expandir ainda mais sua atuação e interação, como blogs como o seu. Juntos só temos a ganhar!
    Obrigada por partilhar da sua experiência, agradeço muito!
    Beijos!
    https.://repletadechao.bogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gaby, sobre o desinteresse de comentar, passo por isso todos os dias no meu blog. As vezes algumas pessoas comentam que adoraram o post, mas eu sei que elas nem se deram o trabalho de ler, confesso que vou no blog delas e comento igual, é errado? É, mas isso me irrita demais. ): beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  9. Super concordo com você! Quando eu comecei no meu blog eu tinha a minha irma para me ajudar então desde meu primeiro post eu entro no blog das pessoas e comento e realmente ajuda ter uma visibilidade muuuito maior!
    Um beijo grande e muito GORDO
    thaissgalbiero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu ODEIO quando comentam e falam pra visitar e/ou seguir o blog delas. Gosto de comentários sinceros, nunca comento num blog pensando se a pessoa vai ou não me retribuir porque sinceramente, é difícil arrumar um jeito de todo mundo amar seu conteúdo. Enfim, adorei seu post e foi super útil e explicativo!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  11. Uma vez participei de um concurso, o post eu levei exatamente 3 dias para deixa-lo pronto, fui na rua fotografar, editei, escrevi e divulguei, assim como disse ai em cima. Recebi muitos comentários, foi o post mais acessado do blog. Eis que então surge um comentário, era elogiando e a menina se dizia na torcida por mim. O comentário era gigante e bonito (até então). Respondi a menina, segui o blog dela e tudo mais. Quando entrei nos outros blogs que estava no concurso percebi que a menina tinha comentado em todos os blogs a mesma coisa como se ninguém fosse descobri. Com aquele comentário eu fiquei abismada, a pessoa estava ali para ter o seu blog aparecendo em algum lugar, ela não se importou com nada. As pessoas não levam a sério a importância de um comentário em um post de alguém. Só nós sabemos o trabalho que dá e ver que uma pessoa nem leu o seu conteúdo é triste demais.
    Eu amei o seu blog, queria que as pessoas tomassem consciência da importância que isso tem!
    Um super beijo ♥
    www.maeeucresci.com

    ResponderExcluir
  12. Pois é Gaby. Tem gente que nem lê o conteúdo e sai comentando qualquer coisa. Eu entro nos blogs realmente pra ler os posts. E se gosto ou tenho algo a acrescentar, comento. Se não, nem comento nada. Porque quero que as pessoas façam o mesmo com o meu blog. E graças a Deus, sempre tive comentários de pessoas que realmente leram as matérias. Perdi o meu blog e estou tendo que começar tudo de novo. E eu espero que seja do mesmo jeito. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Atualmente os maiores consumidores de blogs são os próprios blogueiros, por isso é possível dizer que a Blogsfera é uma rede social e não mais apenas uma plataforma para escrita. Acho que por isso é tão importante comentarmos e visitarmos outros blogs, eu mesma faço isso por que gosto e como vc disse, levo muito em conta o reconhecimento. Acho bom todo o conteúdo e inspiração que consigo lendo bons blogs. São dicas, sugestões, ideias...
    Sobre o maior erro ao comentar, concordo plenamente com vc. As vezes gasto do meu tempo e energia para ler o conteúdo do coleguinha e fazer um comentário pertinente, aí me dá um desgosto enorme quando ele volta no meu blog e eu percebo de cara que a pessoa nem se deu ao trabalho de ler meu post. Quando a pessoa comenta com desinteresse e eu percebo, ela perde a visibilidade, por que eu passo tbm a me desinteressar pelo blog dela, e acabo não a visitando.
    E assim como por aqui é sempre a mesma pessoa que comenta qualquer coisa, lá no meu blog tbm, mas no meu caso é mais de uma pessoa que passa lá, mas nunca lê direito meus post, isso realmente chateia. Mas ainda bem que tem gente como a gente, que lê o post todo e escreve um texto na área dos comentários, hahaha.

    Beijo Gaby, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  14. oi Gaby, olha esse post me chamou atenção quando vi a chamada no face e acho que tu ta certa mesmo. Entrar pra comentar qualquer besteira não vale a pena e dá pra ver quando a pessoa faz isso.

    Eu gosto de olhar e ver se o conteúdo me interessa, caso seja assim, eu leio tudo e comento o que acho coerente. Acho que isso funciona bem e faz com que as pessoas queiram te conhecer e o teu conteúdo também e assim elas voltam sempre.

    Adorei o post, são super dicas!

    Beijos e bom final de semana!
    http://www.brunascloset.com

    ResponderExcluir
  15. Eu já passei por isso de ter comentários ruins no meu blog, realmente acho que toda blogueira se identificou com isso.
    Quando comento nos blogs dos outros é quando mais recebo comentários no meu.
    Enfim, tudo que você falou eu concordo e gostei de ler.
    Beijos.

    www.aiecharme.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gaby, amei esse post! Eu acho que comentar é a forma mais rápida e mais justa de ganhar reconhecimento e visibilidade. Quando comecei também era bem perdida, e só fui começar a comentar bem tarde porque eu também não sabia onde comentar já que eu só conhecia os blogs mais famosos, sabe? Mas aí depois que comecei não parei mais! A única coisa que me chateia muito é a mesma que te chateia: quando comentam sem nem ter lido o post. Poxa, a gente fez com tanto carinho... E pior que também são sempre as mesmas pessoas que fazem isso no meu blog também, será que são as mesmas? hahaha. Enfim, amei o post e as dicas!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post, a dicas.
    E sobre os comentarios, é bem isso que a acontece mesmo, acho uma falta ds respeito a pessoa entrar no seu blog só pra tentar ser notada com um comentario nada a ver com o que você escreveu.
    Ja aconteceu comigo e também ja pensei em largar meu blog por isso mas não consegui ficar muito tempo longe, então decidi ignorar esse tipo de gente e seguir com meu blog, é o melhor a fazer.

    Beijos
    www.20-primaveras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Estava falando exatamente isso pra uma amiga ontem.
    Além de comentar em outros blogs, criar um vínculo. Divulgar de verdade o trabalho de quem ela gosta só pela divulgação mesmo.
    Esse mundo da blogosfera já é um caminho de pedra e andar sozinha nele não é legal. Essa troca de experiencias que traz um crescimento incalculável.

    ResponderExcluir
  19. Eu até que considero minhas leitoras (blogueiras) bem fiéis e que eu vejo que leram meu post, mas de vez ou outra aparece um "Legal. Visita meu blog" e é de cortar o coração porque, como você disse, a gente passa horas fazendo o post. Eu sou meio rancorosa então quando vejo desinteresse nem me dou o trabalho de ver o blog da pessoa sabe. Mas enfim, comentar em outros blogs é muito importante mesmo e, muitas vezes, até me inspira <3
    Um beijo!

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Estou iniciando no blog e realmente percebi que é muito importante comentar em outros blogs porém desanima receber comentário tipo "amei o post" sendo que o conteúdo, as vezes, é bem mais complexo e até merecia uma troca de informações mais válidas.
    Obrigada pelas dicas e sucesso! ♥

    https://florurbanablog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, desanima demais esse tipo de comentário em que a pessoa mostra descaradamente que não leu o conteúdo que tivemos trabalho duro em fazer. Mas, deixa elas, não vão obter nenhuma credibilidade por seus trabalhos, já que não fazem por merecer.

      Beijos

      Excluir
  21. Super concordo com você!
    É chato quando a pessoa comenta algo meio ''nada haver'' com a postagem. Sempre é bom dar uma lida antes de qualquer coisa.
    Amei o seu blog!
    Parabéns pela postagem! :D

    Hey Lou Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, sem contar que não custa nada ler o post da coleguinha, e se não gostar, é só não comentar e parar de ler. Simples, né? rs. Seria ótimo de mais pessoas fossem assim...

      Beijos

      Excluir
  22. Olá Gabi,
    Com quase 14 anos de blogosfera já vi muito tipo de comentário. As pessoas nem se dão ao trabalho de ler o post, solta qualquer coisa e o link. É uma falta de respeito enorme com o blogueiro que preparou aquele post.
    De tanto spam, resolvi moderar os comentários e filtro bem o que vai ao ar. É preferível ter poucos comentários, mas de acordo com o contexto do que milhões como: "Gostei, e passa lá"
    Infelizmente to reparando que esse erro tb está indo para o instagram. Lamentável.

    Big Beijos,
    Lulu
    BLOG | YOU TUBE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Lulu. É muito desrespeito conosco, e sem contar que eles perdem total credibilidade sobre o trabalho deles assim.

      Bejijs

      Excluir
  23. Esse post é super importante! Com certeza todas as blogueiras já passaram por isso (e vão passar, pq sempre vai haver gente nosense).
    Quando comecei com o blog também tive dificuldades para divulga-lo, e quando passei a comentar as postagens dos outros, ganhei visibilidade tbm, mas sempre tive esse cuidado de ler pelo menos a última postagem. E quando não me agradava eu simplesmente fechava a janela. Não gosto de comentar só por comentar... enfim, adorei aqui, beijos :*

    http://vandivenus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa. Bom seria se as pessoas pensassem assim, se não gostou nem comenta. O problema é que, essas pessoas, elas só querer visibilidade e não se importam com o como fazem isso. Então, elas acabam nem lendo o conteúdo que criamos e postamos com tanto amor. Uma pena isso, mas há muitas pessoas assim.

      Beijos

      Excluir
  24. Oii Gaby! Gostei muito desse post, falou várias verdades... antes eu tinha bastante tempo pra comentar em blogs, passava o dia fazendo isso.. porém depois fui ficando ocupada e acabei parando um pouco. Atualmente estou me dedicando demais principalmente ao Youtube, e preciso URGENTE voltar a comentar em blogs. Tanto por fazer mais amigos na blogosfera, quanto pra conhecer mais blogs legais e ter mais visibilidade. O seu é um dos poucos que sempre dou um jeitinho de comentar.

    Sempre penso que, se está com preguiça ou sem tempo - como é o meu caso muitas vezes -, então nem comenta. Melhor deixar pra lá do que fazer de mau gosto, né?

    Enfim, adorei o post!

    Beijos!!

    Letras na Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, Mari. Eu mal tenho tempo para comentar outros blogs, mas todo dia tento comentar alguns posts das blogueiras que sigo. Olho o feed e vejo os conteúdos que mais me atraem e leio, se me interessou (o que sempre acontece, já que sigo por gostar do conteúdo de cada um) eu comento. E acho que deveria ser sempre assim, né? Não comentar só por visibilidade. Prefiro não receber comentários do que ter um meia boca que demonstra que a pessoa nem se interessou no meu conteúdo.

      Beijos

      Excluir
  25. Gabriela, só tem verdades nesse post. Muito real mesmo o que você disse! As vezes paro pra pensar... vale a pena? Dedicar sua paixão, horas do seu dia e tudo mais pra que as pessoas simplesmente tenham ZERO interesse no seu trabalho? :/
    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yuri. E não é? A falta de respeito que alguns blogueiros tem conosco ao fazer isso é tão chata que, muitas vezes, nos perguntamos se realmente vale a pena todo nosso esforço. Mas sabe o que faço? Não me baseio no lado ruim, nessas pessoas. Tendo me motivar com os comentários inspiradores e fofos das pessoas que realmente tiram um tempinho para ler meu conteúdo.

      Beijos

      Excluir
  26. Já tive muito o hábito de comentar em outros blogs, mais atualmente faço pouco, pelo fato de achar que não estava me trazendo retorno e muitas das vezes aparecia aqueles comentário sem noção e pedindo pra visitar o blog. Enfim, seu post fez reviver minha vontade de conhecer e comentar em mais blogs.

    nayanemartins.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nay. Sabe, no início eu também não via retorno, até começar a conhecer blogueiras e acompanhar diariamente elas, quando vi, estavam me acompanhando também, e desde então mais e mais pessoas que acompanham umas as outras, acabam vindo e indo e o grupo aumenta cada vez mais.

      Beijos

      Excluir
  27. Comentar em outros blogs é algo que só traz benefícios. Você reconhece que o conteúdo é bom e te interessou, deixando a outra pessoa feliz e de certa forma deixa uma sementinha do seu blog ali, quem quiser pode visitá-lo.
    Mas isso de comentarem só por interesse e coisas não relacionadas com o post rola muito, infelizmente :/
    Ótimo post Gaby, beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente interesseira é o que mais tem, né? Medo e inveja é a pior coisa que tem. Mas vamos ficar felizes pelos poucos que valorizam nosso trabalho com comentários interessantes.

      Beijos

      Excluir
  28. Oi, Gabi.
    Fiquei um bom tempo afastada e alguns dos motivos além da correira foi que desanimei geral, e receber comentários genéricos e como você mesmo disse sem pé nem cabeça foi um das fatores que me deixava triste.
    Essa coisa de ler por cima ou então dar uma olhada nos comentários anteriores porque já percebi isso em alguns casos é horrível.
    Precisei desse tempo para acreditar que ainda continuo a blogar por amor, e por isso continuamos.
    Queria te parabenizar por esse post, ele é o tipo que merece ser compartilhado.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ca, fico feliz que tenha voltado, mesmo depois de tudo isso, de ter desanimado, que tenha voltado por perceber que faz por amor. E saiba que eu amo seu trabalho e sinto que cada palavra escrita tem uma dose de amor. Sei que é super chato esse tipo de comentário, mas releva. Aceite para si só aqueles que você consegue perceber que te dão moral, que leem, que valorizam teu trabalho.

      Beijos

      Excluir
  29. Nossa, esse post é uma maravilha! Estou nesse mundo de blogs a uns 6 anos (eu acho) e quando eu penso que as pessoas superaram a vontade de escrever "Comenta e retribui" ou "segue de volta", de novo acontece :( Confesso que isso desanima muito a blogar. A falta de respeito é gigantes e pior ainda é quando fazem uma pergunta de uma informação que já esta no post. Uma falta de respeito.
    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desanima demais mesmo. E acredito que esse tipo de coisa nunca vai deixar de existir, pois sempre haverá esse tipo de pessoa no mundo, rs.

      Beijos

      Excluir
  30. Se tem uma coisa que me deixa muito irritada é receber comentários do tipo: adorei seu post. beijos + link do blog da fulana. Na boa.. Lê meu post. Caramba. Demorei um tempão pra fazer.
    Desde que decidi me dedicar ao blog, passei a comentar mais em blogs e passei a responder a todos os comentários que eu recebo. Isso me ajudou muito a receber mais comentários ainda e até a ser indicada por meio de outros blogs. Sou do tipo que super acredita que todos nós podemos crescer juntos na blogosfera.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, parece eu quando recebo esse tipo de comentários. Nossa, eu fico pirada demais. Só respondo "obrigada, beijos", e nada mais. Nem me dou ao trabalho de abrir o link do blog da criatura. Verdade, foi fazendo isso que comecei a perceber o retorno maravilhoso.

      Beijos

      Excluir
  31. Amo muito comentar em blogs, sempre procuro postes que verdadeiramente me interessam para eu comentar, não adianta eu gostar sobre aquele assunto e sair comentando bobagens. Quando vejo que pessoas comentaram que gostaram e colocam me segue que eu te sigo, eu nem entro no blog, acho muito feio isso.

    Beijos!


    Rosa Rourse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou também, não adianta você nem saber sobre o assunto que se trata e falar coisas que nem sabe, kkkk. Vejo muito disso.

      Beijos

      Excluir
  32. Bonito texto, me segue lá...

    rsrsrs, brincadeirinha!


    Essa sede de querer crescer leva a isso. Ser conhecido sem querer conhecer, pra muitos um blog é somente para criar parcerias e ganhar coisas ou mesmo montar uma central de cliques.
    É complicado seguir certas pessoas. Já entrei em grupos de interação e só recebo comentários se comentar a postagem de alguém, espontaneamente é bem complicado (quase raro). Mas isso não me faz querer parar, apenas me lamento pela falta de feedback pois não sei se estou no caminho certo.

    Mas tudo bem.

    Gostei mesmo do seu texto/desabafo, vou ver se consigo dessa vez.


    Abraços
    Sandro
    debatech.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, Sandro. Uma pena que essas pessoas não conseguem sentir o mesmo prazer que nós em conversar com nosso público, em compartilhar coisas com os outros. Também não me faz querer parar ao ver esse tipo de coisa e é ótimo saber que ainda tem outras pessoas que pensam igual.

      Beijos

      Excluir