Blogosfera: o poder de uma divulgação

9/04/2016 05:39:00 PM

Quem disse que ter um blog é fácil? Isso vai muito além de somente escrever um bom post. Então, hoje resolvi falar um pouco sobre a tarefa, que para mim é a mais cansativa.




A divulgação é uma das partes mais essenciais para um blog de qualidade. Digo isso, pois de nada adianta fazer um ótimo post, quebrar a cabeça por horas para escrever algo bacana, editar fotos e tudo mais, se ninguém vai ler.

Quando criei o blog, isso nem me passava pela cabeça. Eu achava que apenas criaria e divulgaria uma vez, contando que estava com um blog e pronto, todos aqueles que me acompanham em outras redes sociais iam visitar. Não! Isso está longe de ser assim. Se você deseja obter lucros com ele, saiba que terá que se empenhar muito, principalmente na divulgação.

Hoje em dia, existem diversas ferramentas que auxiliam. Criar redes sociais para o blog, como Página no Facebook, Twitter, Google+ e demais, trará bastante ajuda. Porém, precisará de muito mais do que isso. Há diversas comunidades e grupos para blogueiros, ou até mesmo de assuntos específicos. Por exemplo, você pode postar sobre maquiagem e divulgar em locais que falam somente disso.

Como são muitas as opções, resolvi compartilhar com vocês 10 grupos/comunidades que eu mais gosto. 

Facebook:
  1. Blogueiras Ever
  2. Blogueiras, Gurus e Seguidoras
  3. Blogueiras Divulgam
  4. Bloggers Girls World
  5. Blogueiras com Orgulho

Google+:
  1. Divulgue seu Blog, Sites etc
  2. Blogueiras Unidas
  3. Divulgue suas Postagens
  4. Blogueiras Amigas
  5. Divulgue seu Blog

Outra coisa que eu faço bastante, é seguir vários blogs que eu goste, comentando neles o máximo possível. Como também, sempre que vejo algum comentário criativo e que demonstra que a pessoa leu e gostou do post, eu retribuo. Mostrar que realmente acompanha e gosta do que a pessoa posta é gratificante. Por isso é importante se manter presente.

Uma dica bem legal é, sempre que comentar em outro blog, deixar seu link para que outras pessoas possam te visitar. Assim, automaticamente, você estará divulgando o seu.

Como trabalho em casa e disponho de bastante horas vagas, eu sempre planejo com antecedência o que quero postar. Então, assim que libero o post, logo em seguida começo a divulgação. Salvo dias em que isso não é possível, então divulgo na hora que dá. Para isso sempre reservo, no mínimo, 1 hora por dia para divulgar e comentar as postagens dos outros.

Para vocês terem noção, estou em mais de 100 comunidades no Google+, onde cerca de 30 são específicos para divulgação de blogueiras e os demais de assuntos diversos que trato aqui. E no Facebook, estou em 20 grupos, onde divulgo em todos.  É bastante cansativo para mim, mesmo que eu tenha muito tempo livre, pois eu faço postagens diárias e não conto com a ajuda de ninguém.

Então, já logo aviso que você terá que ter muita paciência e sempre reservar um tempinho para isso. Mas posso te garantir que trará ótimos frutos. Desde que comecei a me empenhar mais nas postagens e divulgar no dobro de lugares, meu blog ganhou 2x mais o número de visualizações.

Espero que minhas dicas tenham ajudado. Se vocês possuem mais alguma coisa para agregar ao que falei, comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

18 comentários

  1. Quando comecei o blog tb nunca parei para pensar em visualizações... mas de um tempo pra cá percebi que quando divulgo nos Grupos ou até no facebook as pessoas se interessam mais!!!

    Já me inscrevi em alguns grupos que vc colocou no googlr+

    thanks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu criei o blog como experiência, mas também como um complemento, pois já meio que fazia o mesmo porém no IG. Mas nem pensei em ter que divulgar, já que no Instagram não precisa disso. Me dei mal quando me falaram que isso era necessário. Mas no fim, a gente acostuma né kkkk
      Fico feliz que tenha se inscrito em alguns.

      Beijos

      Excluir
  2. muito bom o post, eu sempre divulgo divulgo e esqueço do google + (detalhe q sempre que divulgo nele tenho mais alcances de leitores/ e pessoas me assistindo no canal
    biiiggg bjooo linda seguindo o blog com muito carinho

    blogdacyh.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar que no Google+ tem muuuuuito mais comunidades, principalmente as específicas. Eu prefiro divulgar nele, mas sempre divulgo nos dois, pois já acostumei kkkk


      Beijos

      Excluir
  3. Adorei as diquinhas! Concordo muito nessa de seguir blogs que você se interessou e comentar neles! Sempre faço isso! Adoro divulgar nos grupos do google +, uma pena que conheco poucos.... acabei de entra nesses que você recomendou!
    Beijos,
    Pompom Chic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, então se tu quiser mais dicas de outras comunidades específicas, só me perguntar. Como tenho várias, e sempre to entrando em mais, talvez eu possa indicar mais algumas.

      Beijos

      Excluir
  4. Realmente você está certa neste nosso mundo da blogosfera tem que divulgar muito e já participo de quase todos os grupos que você citou parabéns por dar esta dica para as blogueiras novas pois nós sabemos como éduto ne gaby!!

    Moça linda fica com deus juízo no corpo e na alma,
    Beijos da Ju Margarida .
    E venha me ver também la no Politicamente incorreta to te esperando em linda:
    www.politicamenteincorreta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju linda!
      Verdade, hoje para quem quer levar isso como profissão, divulgar é mais que necessário né? Fico feliz que gostou.


      Beijos

      Excluir
  5. Não divulgo muito no facebook, mas depois desse post vou testar! Eu já tive um outro blog antes, e divulgava apenas no face. Agora, divulgo só no Google+ e tenho bem mais retorno. Mas agora vou tentar nos dois, pode dar certo! Rsrs bjss

    www.ellenmelloblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, tenta sim. Vai ver que muitos dão um bom retorno. Eu não consigo mais divulgar só em um. Eu faço um passo a passo diário, sempre a mesma sequência, assim não esqueço.
      Eu posto e já compartilho no meu perfil do Google+, aí vou pro twitter e minha fanpage, depois divulgo em todos os grupos do face, por último vou para as comunidades do Google+, já que estou em muitas deixo para o final.
      As vezes, ainda divulgo no snapchat e no "snap" do instagram.

      É sempre nessa ordem, ajuda a não esquecer nenhuma.

      Beijos

      Excluir
  6. Boas dicas, gostei imenso do post e da maneira como explicou a sua maneira de divulgar.
    Beijo ♥
    Trovoada dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, tentei passar a minha experiência com isso. Então, nada melhor do que falar o que faço para obter um bom retorno.


      Beijos

      Excluir
  7. Que post incrível Gaby,acho que as divulgações em grupos ajudam muito,hoje em dia acho que nem tanto como antigamente,acho que hoje em dia algumas "blogueiras" estão entrando nesse mundo por fama e por isso acabam fazendo coisas desnecessárias para ter seguidores...Love you!!💕💕

    maysehelena.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. É basicamento o que devemos fazer no inicio mesmo. Esse é o caminho.
    Acho interessante também usar da ferramente de divulgação paga do Facebook, não é necessário que se façam campanhas de valores altos, e o pouco que se faz, já se tem um bom retorno.
    Isso não só nos cliques, comentários e curtidas, como para crescimento fixo e para que as empresas e marcas consigam ver o seu trabalho no meio de tantos outros, e fazendo um bom conteúdo, já é meio caminho andado! =)

    http://tpminterrompida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente diz que fazer isso é bom, mas como não testei ainda, não quis indicar, pois não sei por experiência né. Mas assim que eu fizer vou vir aqui falar o que achei, se funcionou pra mim ou não...

      Obg pela dica!
      Beijos

      Excluir
  9. Adorei as dicas, já seguia algumas dessas comunidades e algumas segui agora rsrs , é verdade é muito cansativo divulgar mais pra quem não é conhecido só assim pra conseguir algum resultado. Obrigada pelas dicas.
    www.cacheandocommirellydarlen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um cansaço necessário e bom, se for pensar pelo retorno que dá, né?

      Beijos

      Excluir