Blogosfera - Como lidar com o bloqueio criativo

1/18/2017 11:32:00 AM

Para um blogueiro e escritor, um dos maiores temores é enfrentar o bloqueio criativo. E, quando isso acontece, não é fácil acabar com ele. Há pessoas que ficam horas, até dias, para conseguir encontrar a criatividade de novo.

Imagem retirada da internet. Se for de sua autoria, comunique.

O bloqueio criativo vem naqueles momentos mais inoportunos, em que precisamos criar uma postagem ou um texto, e se for algo com prazo e nas pressas, então? Aí mesmo é que ele se estabelece na nossa mente, impedindo qualquer tipo de raciocínio.

Muitas vezes, estamos com a mente tão cheia de problemas, que isso atrapalha ao colocar nossos pensamentos em ordem. Afetando, e muito, na hora de criar algo. Mas tu sabe o que fazer para acabar com isso?

Para ajudar vocês, estou compartilhando algumas das dicas que me salvam em momentos como este. Mas vejam bem, o que é bom para mim, pode não ser para vocês. Então, a maior dica que posso dar, é buscar fazer algo que te relaxe a mente e o corpo. E, quando ambos estiverem em perfeita harmonia, a criatividade irá fluir naturalmente.

Dicas para acabar com o bloqueio criativo:

  1. Exercícios físicos: seja caminhadas, academia, dança, ioga, pilates, alongamentos ou o que for, só o fato de estar exercitando seu corpo, faz com que dê menos foco nos pensamentos, ajudando a deixá-los mais desanuviados.
  2. Ouvir música: muitas pessoas só conseguem se inspirar ao ouvir música, portanto, coloque uma música que goste e relaxe um pouco.
  3. Dormir: sim, dormir um pouco, nem que seja só uns minutinhos, ajuda a clarear as ideias.
  4. Alimentação: tem pessoas que não conseguem raciocinar se estiver de jejum, então, se alimentar bem e adequadamente é essencial.
  5. Filmes/Séries/Livros: ambas coisas ajudam muito na criatividade, aguçando os instintos e dando inspiração.
Quando perceber que o bloqueio está te impedindo em algo dê um tempo do que está fazendo, pratique uma das coisas listadas acima ou qualquer outra que goste. Depois, com calma, retorne. E, caso perceba que nada funcionou, deixe para outro dia. Por isso, planejar com antecedência é fundamental (leia post sobre planejamento aqui).

E vocês, o que fazem quando o bloqueio criativo os impede de algo? Quais as táticas? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

12 comentários

  1. Adorei as dicas! Escutar música e ver filmes/séries ou ler livros são coisas que me ajudam bastante também! Outra coisa é navegar na internet, sempre acaba surgindo uma ideia ^^
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu não consigo, geralmente ficar navegando me deixa com mais bloqueio, rs. Até porque isso não me relaxa a mente.

      Beijos

      Excluir
  2. Este é uma postagem muito útil... faz parte daquelas fases difíceis em escrever. Mas há uma dica melhor: escrever mesmo com o bloqueio porque vai permitir que as palavras fluam melhor. Gostei muito. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não funciona para mim, pois não consigo escrever nada coerente, simplesmente não dá. Ainda fico irritada por não conseguir, então eu simplesmente deixo pra outro momento.

      Beijos

      Excluir
  3. O que eu pessoalmente faço para lidar com o bloqueio criativo é aproveitar a criatividade quando ela acontece, sempre registro as ideias que tenho para aproveitar depois e assim quando não tenho ideias novas tem sempre ideias velhas guardadinhas. Para mim, música e dormir são as melhores dicas e sempre me ajudam a superar o bloqueio!
    Primeira vez visitando o blog aqui, ótimo post.
    Beijos e até mais :*
    http://www.thesecretshoot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, também faço isso. As vezes, consigo criar até 4 posts em poucas horas. Sempre aproveito esses momentos pra deixar vários posts prontos pro futuro, rs.

      Beijos

      Excluir
  4. Dormir e comer, <3 Não consigo ser criativa quando estou com fome hahah Adorei suas dicas <3 beijão
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E dizem que nosso cérebro funciona melhor em jejum, sabia? kkkk Não consigo entender como, pois eu fico inútil com fome, rs.

      Beijos

      Excluir
  5. Amei as dicas Gaby! O que me ajuda também a driblar o bloqueio criativo é ter um caderninho sempre por perto. Qualquer ideia que surge, anoto lá. Assim não tem como esquecer!

    www.vivaessamoda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu também faço isso. Na verdade, eu já tenho programado sempre 1 ou 2 meses, só que na hora de criar todo o post, as vezes dá o bloqueio, então complica demais, rs.

      Beijos

      Excluir
  6. Normalmente acordo inspirada pela manhã, mas algumas vezes acontece o bloqueio criativo, quando acontece isso eu paro relaxo um pouco e vou ver outras coisas, depois vem uma ideia.

    Beijos!


    Rosa Rourse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca acordo inspirada, pois acordo com sono e mal humorada, kkkkkk.


      Beijos

      Excluir