O dia internacional das mulheres

3/08/2017 11:18:00 AM

Nós, mulheres, lutamos a muitos anos por direitos iguais, por mais valorização e menos repressão e preconceito. Já obtivemos grandes conquistas, mas mesmo depois de todo esse tempo, ainda sofremos. Somos fortes e batalhadoras, por este motivo permanecemos em pé, ainda buscando igualdade. Hoje comemoramos muitos marcos históricos para as mulheres, então vamos conhecer um pouquinho da história que levou a termos um dia dedicado a nós.

Fonte: Wikipedia

História:

Como resultado de vários fatos, lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos ocorridos nesta data, o dia 8 de março foi oficialmente, em nível internacional, dedicado as mulheres.

Em 8 de março de 1857 ocorreu a primeira luta por igualdade, realizada por trabalhadores de Nova Iorque que fizeram greve, solicitando melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas iguais. Mas, como resultado, foram reprimidos com violência pela polícia. Para lembrar esta manifestação, mais trabalhadores repetiram o ato em 8 de março de 1908, exigindo o voto feminino e o fim do trabalho infantil. Também foram reprimidos da mesma forma pela polícia.

Em 25 de março de 1911 houve um trágico acidente trabalhista em função de condições precárias de segurança, cerca de 145 trabalhadores, onde sua grande maioria eram mulheres, morreram incendiados numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. Após o ocorrido, várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho geraram condições melhores para os trabalhadores.

Mas somente no ano de 1910, na Dinamarca, foi decidido que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem a todos os movimentos por seus direitos e como forma de obter apoio internacional para luta em seu favor. Porém, a ONU só começou a celebrar o dia, após 1975, durante o Ano Internacional da Mulher.

Para as mulheres brasileiras, um marco histórico ocorreu no dia 24 de fevereiro de 1932, onde foi instituído o voto feminino e o direito de serem eleitas a cargos executivos e legislativos.

Objetivo da Data:

Ao criarem a data, não era esperada somente a comemoração dela. Em muitos países realizam conferências, debates e reuniões, onde o objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O intuito e esforço é para diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com muitos avanços ainda sofremos de diversas formas. Muito já foi conquistado, mas ainda há muito para conquistar.

Poema:

De todas as inspirações
nada se compara a mulher,
a obra de arte mais perfeita
esculpida pelo criador,
ser de beleza sem igual
um universo de encantos
que na essência só carrega amor.
Mulher,
que da costela se fez poesia
pra ser recitada em vida,
dona de todos os versos
feita de todas as rimas,
com toda certeza
eis que da natureza
é flor mais linda.
Fonte de inesgotável inspiração
 musa maior de qualquer artista.
Mulher mãe
mulher fêmea
mulher menina.
Mulher
que sabe muito bem o que quer,
só luta pra vencer
que chora pra valer
e sorrir pra dizer,
que é mulher.
 


E, nada melhor que fechar este post dedicado a nós mulheres, que um lindo poema do querido amigo e leitor do blog, Léo Castro. Muito obrigada por abrilhantar ainda mais nosso dia com suas lindas palavras em forma de poema. E, a todas nós mulheres, parabéns.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

25 comentários

  1. Amei seu texto, Gaby! Esse dia é tão especial, mostra o quanto nós fazemos a diferença! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kaila!
      Verdade, mostra o quanto já lutamos por igualdade. Porém, olhando os blogs ontem, li algo interessante. A menina dizia que não deveríamos ter esse dia, pois não deveríamos ter que lutar por algo que é nosso por direito. Isso me fez pensar bastante...

      Beijos

      Excluir
  2. Minha professora de Direito Civil contou a história meio por cima hoje na aula e fiquei chocada. Mesmo sabendo da existencia desse dia, nunca procurei saber o porque, o que aconteceu para que fosse reconhecido internacionalmente, e me choquei. Percebi o quanto é necessário que a gente saia da zona de conforto e fale mais sobre o assunto, ou que no minimo, entendamos tudo isso...

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Thaís. Eu também era assim, só fui saber mais a respeito quando fui fazer pesquisas pra este post, então percebi o quanto ainda somos desinformados sobre muita coisa.

      Beijos

      Excluir
  3. Oe!
    Eu gostaria de muito mais do que ter um feriado em homenagem a se ter um órgão feminino (porque na boa, ninguém respeita o conceito de ser mulher e ninguém repeita a data), ter respeito todos os dias. Não ver as mesmas notícias horríveis todos os dias. Vi muito homem perguntando se existia dia do homem. O que é uma burrice se perguntar, porque todo dia é deles.Como mesmo dizia o amigo James Brown, It's a man's world.
    Fico feliz com a divulgação da história. Talvez se as pessoas soubessem, teriam consciência de que hoje não é o dia de me parabenizar por ser vítima ou explorada do patriarcado, nem me dar flor ou desconto em maquiagem. É dia de reflexão.
    Amei <3
    Beijos
    Se Esse Mundo Fosse Meu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo!
      Mas gostaria de compartilhar contigo algo que uma blogueira falou ontem e me fez pensar. Nós não tínhamos que ter um dia especial, não por este motivo, já que tudo pelo que lutamos é nosso por direito. Uma pena que não seja dessa forma, uma pena que tenhamos que ter um dia, com vários marcos históricos tristes para que consigamos algo na vida.

      Beijos

      Excluir
  4. Gaby, parabéns pelo nosso dia!
    Adorei o texto...
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
  5. Que bacana seu texto, lembro a primeira vez que eu fiquei sabendo a história desse dia, do acidente, fiquei chocada:/
    Amei seu post <3 beijão
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quando li melhor a respeito tive a mesma reação. Uma pena que para conseguirmos algo teve que acontecer algo ruim.

      Beijos

      Excluir
  6. Nossa, o Léo mandou super bem!
    Tem razão Gaby, a luta é grande e ainda falta muito para vencermos de vez tudo o que enfrentamos. Mas cada conquista deve ser comemorada.
    Feliz dia das mulheres por ontem, hoje, amanhã... Porque é assim que deve ser: todos os dias são nossos.
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu viu? Léo é o rei dos poemas, sério. Eu amo os poemas dele e são os únicos que leio.
      Verdade, cada conquista deve ser comemorada.

      Beijos

      Excluir
  7. Nice post dear. Keep it up :)
    Please see cupshe coupon and check out my latest blog 5 Ways to satisfy your fashion

    ResponderExcluir
  8. Ixiiii, já vim te visitar novamente e não tem post novo =(
    Mas reli o post do Leo =)
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, fico feliz com isso Ale, mesmo que não tivesse post novo, só em saber que voltou, me deixa feliz.

      Beijos

      Excluir
  9. Nós mulheres atualmente em vista de certas notícias e acontecimentos não temos muitos motivos para comemorar, mas é importante nos lembrarmos de movimentos anteriores, mulheres que morreram na fábrica de tecidos, pessoas que estavam em busca de direitos igualitários, que por causa delas e outras hoje em dia temos mais do que tínhamos antigamente.
    Amei o post Gaby, muito instrutivo, eu não sabia de certos detalhes mencionados.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br ~Neste mês tem post todo dia no Blog~
    Participe do Concurso e Concorra a um Mídia Kit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, nos dias de hoje, mesmo com todo avanço que conseguimos conquistar, ainda há muitas coisas ruins para se lamentar.

      Beijos

      Excluir
  10. Oi, Gabi.
    Sei que estou um pouco atrasada, mas o que vale é a intenção né.
    O post é ótima para muitas mulheres que estão se descobrindo agora e até para nós que já estamos na corrida a mais tempo.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cami. Sim, a intenção sempre vale mais.
      Verdade, e mesmo quem já sabe da história, é sempre bom relembrar né?

      Beijos

      Excluir
  11. Desde que passei a entender o real significado do feminismo na minha vida, eu passei a sempre me sentir mais motivada no dia 8 de março. Apesar de todas as dificuldades, olhares maliciosos e palavras que preferíamos não ouvir, ser mulher necessita de muita força e me sinto orgulhosa de mim mesma quando percebo o que já tive que aguentar - claro, que em menor nível que muitas outras, mas mesmo assim é uma chateação o simples fato de sair de casa. Afinal de contas, somos sobreviventes num mundo que não foi preparado pra nós. Somos além disso aqui. Somos irmãs.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só li verdades, Selma. Tem toda razão, nós mulheres somos muito fortes, na real o sexo frágil é mais forte do que o masculino. Nós aguentamos tanta coisa por sermos mulheres e ainda temos que lidar com todo esse preconceito, assédio e desigualdade. Mesmo assim, sabemos aguentar firme. Realmente, este mundo não foi preparado para nós e talvez, nunca será.

      Beijos

      Excluir
  12. What a nice article is this and I like it very much.
    My First Saving

    ResponderExcluir
  13. i want to say this is a brilliant post for women's international day and the details are awesome and very interesting so thanks for sharing this types of post. FashionMia Coupons

    ResponderExcluir