Blog Profissional #1 - Por que o Mídia Kit é tão importante?

06:23:00

Alguns anos atrás, ninguém imaginaria que um criador de conteúdo, ou seja, um blogueiro e influenciador digital, virariam profissões, muito menos que seria tão reconhecido. Hoje, com tantas possibilidades e tecnologia, ficou muito fácil trabalhar pela internet e com sua própria imagem. Mas para tornar seu blog e Instagram mais profissionais é preciso investir um pouquinho. Então que tal saber por que o mídia kit é tão importante?

Que tal saber por que o mídia kit é tao importante? Confira:

Desde que iniciei o blog, lia que fazer um mídia kit é algo fundamental se você quer trabalhar com ele. Se você criou seu blog já com a intenção de ganhar dinheiro, já deveria investir nisso. Como também falavam que comprar um domínio e hospedagem eram indispensáveis. E, talvez, assim como você, eu também tinha dúvidas sobre o que era e quais os motivos de ser fundamental tê-lo.


Mas afinal, o que é um mídia kit? Nada mais é do que o currículo do seu blog ou rede social. Nele vai conter algumas descrições sobre autor e blog/rede social, também alguns dados demográficos, geográficos e outros dados sobre seu público-alvo. O mídia kit é importante porque é a partir dele que a empresa vai analisar se seu público e engajamento está de acordo com o que a empresa está buscando atingir ou manter.


Eu fiquei bastante tempo me perguntando: Por que o Mídia Kit é tão importante? Somente quando surgiu algumas propostas de parcerias que eu descobri a resposta. A primeira coisa que pediram foi o tal do mídia kit para poderem analisar os dados e verificar a chance de fechar a parceria. Mas eu não tinha um. Algumas das empresas desistiram, outras levaram em consideração o fato de ser um blog iniciante e pediram os dados separadamente. 

Foi ali que decidi. Eu iria fazer o mídia kit do blog. Coloquei em diversas listas de objetivos, mas não consegui cumprir ($$). Neste ano, quando iniciei o projeto 101 coisas em 1001 dias listei o mídia kit como uma das primeiras e principais metas a ser cumprida. Esse seria o período propício para ir atrás, não poderia passar deste prazo. E enfim, se tornou possível.

Por bastante tempo pesquisei e analisei orçamentos, a grande maioria cobrava acima de R$100. Acho um valor justo, mas infelizmente eu ainda não poderia pagar. Foi a blogueira Nathalia Yuri, do blog Nah Boa, que tornou isso possível.

Ela publicou o artigo dicas para deixar seu blog mais profissional, com várias dicas importantes para deixar seu blog mais profissional, e um dos itens listados era o mídia kit. No final do artigo ela contou que estava fazendo mídia kits para blogueiras e influenciadoras digitais. Era só entrar em contato por e-mail (myself_nathalia@hotmail.com) que ela passaria valores.

Assim que terminei de ler aquele post incrível, enviei um e-mail pedindo orçamento. Até obter a resposta, minhas esperanças cresceram e as expectativas foram lá no alto. Os preços são justos e ela ainda faz algumas promoções de descontos. Mas o mais difícil ainda estava por vir.

Eu sou uma pessoa extremamente exigente quanto a designer, além de ser muito detalhista. Popularmente dizendo, sou chata demais, rs. A Nah me surpreendeu em todos os sentidos. Oferece um ótimo atendimento, bons produtos e um preço justo e acessível. Ela é muito atenciosa e paciente.

Estou muito satisfeita com os serviços dela, pois conseguiu acertar de primeira. Não foi preciso editar ou modificar nada do meu mídia kit. Aliás, eu fiz dois. Um para o blog e outro para o Instagram. Meu intuito era voltar a trabalhar com o IG e essa foi a oportunidade que vi para dar início a isso.

Hoje compartilho com vocês o excelente trabalho da Nathalia e recomendo os serviços e preços que ela oferece. Seria gratificante ver mais pessoas reconhecendo e divulgando o trabalho dela.

E vocês, já fizeram o mídia kit do blog? Desejam fazer? Comentem.


Acompanhe também nas redes sociais Instagram  |  Facebook  |  Pinterest

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

12 comentários

  1. eu mesma fiz o meu mas confesso que estou precisando de uma ajuda pra melhora-lo, com certeza é essencial para profissionalizar o blog

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho paciência pra fazer, me estresso muito rápido com essas coisas. Aí logo contratei os serviços da Nah.

      Beijos

      Excluir
  2. Semana passada eu tirei um dia para refazer o meu mídia kit, deixei ele mais clean e ficou como eu queria. Mídia kit é algo super importante, todos devemos ter <3
    beijoos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lu, e é bem mais prático né. Nas duas últimas semanas já usei ele umas 4 vezes e me senti poderosa demais kkk. Fica muito profissional! Assim os lugares entendem que tu leva a sério teu trabalho.

      Beijos

      Excluir
  3. Acho super importante ter um Mídia Kit, é como um currículo mesmo.
    Muitas empresas pedem e só aceitam parceria se a gente enviar o mídia kit.
    É onde a gente pode falar sobre a gente, sobre nosso blog, colocar nossas estatísticas e também quem já anunciou no blog. Dá uma credibilidade maior ao blog.

    Beijos e uma ótima terça-feira
    Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, como falei no post, perdi parcerias por não ter meu mídia kit, agora não tem desculpa mais, já até estou usando ele, rs. É exatamente essa descrição, mais credibilidade ao nosso trabalho.

      Beijos

      Excluir
  4. Ótimo post Gaby!
    Eu estava fazendo meu midia kit mas a faculdade começou e estou super sem tempo para finalizar. Com certeza ter um midia kit atualizado é essencial.
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria poder editar sempre, até porque os números mudam sempre, mas como eu paguei pelo meu, irei att 1x ao ano só, rs.

      Beijos

      Excluir
  5. Interessante, vou procurar saber mais sobre como fazer um.
    https://unicorniopimposo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ray. E porque não contrata os serviços de quem faça? A Nah, que fez o meu, cobra um valor muuuuuito em conta, sério. Vale a pena... Manda um e-mail pra ela pedindo orçamento.

      Beijos

      Excluir
  6. Respostas
    1. Super te aconselho a ter um. Caso não mexa com design, indico os serviços da Nah, que foi quem fez os meus.

      Beijos

      Excluir