Guia - quase - completo - Como parar de procrastinar?

10/04/2018 06:30:00 AM

Um péssimo comportamento que afeta quase todos os brasileiros é a arte de deixar para depois, ou melhor, para a última hora. Essa arte tem um nome. Procrastinação. E nisso somos especialistas. É um ciclo vicioso. E como eliminar o vício da procrastinação antes que te impeça de ter um futuro brilhante e cheio de sucesso? Confira o Guia - quase - completo: Como parar de procrastinar?

Você sabe como parar de procrastinar? Descubra nesse guia. Leia mais:

A famosa arte de deixar para amanhã parece estar aumentando a cada dia e assolando nosso planeta. Muitas pessoas vivem dizendo: "amanhã eu começo a dieta", "amanhã vou em tal lugar fazer tal coisa", "amanhã vou estudar pra prova", "amanhã faço os exercícios do curso", etc... Está se reconhecendo nessas frases?

Até pouco tempo atrás eu me reconhecia nelas. Se procrastinar fosse uma competição, eu estaria entre os primeiros lugares. E se você não sabe exatamente o que é procrastinar, vou deixar uma breve descrição.

Significado: 

Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos. Logo, um procrastinador é um indivíduo que evita tarefas ou uma tarefa em particular. (Fonte: Wikipédia)

Agora entendeu? Pois bem, deixar para o amanhã não necessariamente seja um problema ou algo ruim. Às vezes você terá mais tempo no dia seguinte, o que pode não ter hoje. Mas o problema é que o amanhã é um lugar desconhecido, onde ninguém sabe onde fica ou sequer viu. Lá que se encontram boa parte dos planos, sonhos, objetivos e sua total motivação.

Como parar de procrastinar? Comece experimentando as dicas que irei compartilhar a seguir. Não precisa ser tudo de uma vez só, caso encontre dificuldade, aplique uma dica por vez até ter feito todas. Depois, pratica-las será automático. 

Como parar de procrastinar agora?

#1 Inicie o dia com atividades

Se você já iniciar seu dia procrastinando, o restante será exatamente igual. Fazer exercícios físicos logo pela manhã ajuda muito. Pode ser apenas 15 minutos, uma volta no quarteirão, alongamentos também ajudam muito a espantar a preguiça do corpo. Se você não gosta de fazer exercícios (deveria já que é muito bom para a saúde) encontre alguma atividade que goste e que exija bastante de ti. Ou que tal marcar um café com aquele amigo que não vê a tempos? 

#2 Diminua o grau de auto-exigência 

Quando você se exige demais sobre determinada tarefa, tende a postergar o processo dela. Isso só aumenta quando se trata de tarefas não tão boas e com um grau de dificuldade maior. Portanto, diminuir a auto-exigência te deixará mais relaxado para iniciar as tarefas sem muita pressão. 

#3 Reparta seu objetivo/meta em pequenas tarefas

Já falei isso no post de como ter mais sucesso na conclusão dos seus objetivos. Lá expliquei a importância de fracionar um objetivo em pequenas partes, para dar uma visão melhor do projeto ou tarefa. Pois quando olhamos ele inteiro, podemos nos desmotivar e até achar impossível de realizar, mas olhando em pequenas e simples tarefas, acreditamos ser possível. Além disso, ao acompanhar o desenvolvimento de cada tarefa concluída, nos motivamos a terminar o restante.

#4 Planeje com antecedência

No post de hábitos para aumentar a produtividade pela manhã explico que as tarefas mais difíceis devem ser a primeiras, mas não significa que as pequenas e simples tarefas não tenham importância. Pelo contrário, elas te ajudarão a chegar em um determinado lugar. Ou seja, quanto mais cedo você se organizar e começar a realizar uma tarefa, mais chances tem de fazer com calma e atenção. Evitando todo o transtorno de estresse, cansaço e ansiedade que a pressão de ter pouco tempo para executar uma tarefa pode causar.

#5 Crie barreiras

Quantas vezes você já escutou que para obter foco é necessário se deslogar de tudo? Muitas né. As redes sociais, celular e televisão são os maiores vilões nessa história e os maiores causadores de procrastinação. Coloque seu celular no modo avião, guarde ele num local que não esteja ao seu alcance ou peça para alguém da sua casa guardar e se for o caso, atender as ligações para você. Mas é necessário que afaste potenciais distrações para que foque nas tarefas que precisa fazer.

#6 Pequenas recompensas

Também falei sobre a importância de estabelecer pequenas recompensas no post de como ter mais sucesso na conclusão dos seus objetivos. Os mini presentes são válidos para dar mais motivação para terminar a tarefa. Portanto, a cada pequena tarefa fracionada que concluir, crie um tipo de prêmio para se presentear. Pode ser uma pausa para uma refeição ou até uma checada rápida por 5 minutos nas redes sociais. Vale tudo desde que não te atrapalhe ou impeça de terminar o restante das tarefas.

#7 Comece

Uma das grandes incentivadoras da procrastinação é aquela tarefa que precisamos fazer mas não gostamos muito, ou até gostamos mas não estamos muito inspirados para isso. Então, a dica mais simples é apenas começar a tarefa. Fazendo isso, seu consciente automaticamente vai entender que está fazendo algo e irá liberar a motivação e foco necessários para prosseguir. 

Métodos simples e eficientes que podem ajudar:

#1 Pomodoro: o método do Pomodoro consiste na utilização de um cronômetro para dividir períodos de total concentração e foco numa atividade. Ou seja, para cada 25 minutos de tarefa realizada, você tem uma pausa de 5 minutos para descanso.
#2 To do list: fazer uma lista de tarefas ajuda a planejar e organizar com antecedência as suas tarefas.
#3 Anotações: carregue junto uma agenda, um bloco de notas ou utilize o celular, marque todos seus compromissos, anote tópicos importantes das suas reuniões de trabalho. Isso te ajuda a memorizar tarefas a serem realizadas. 
#4 Rotina: mesmo que muitas pessoas não gostem de rotina, elas são importantes para criar hábitos, portanto, defina os dias de cada tarefa, por exemplo, dias de estudar, ir na academia e etc.
#5 Música: existem muitas playlists no Spotify voltados para máxima concentração e foco total, também existe um estudo científico comprovado que explica que a música clássica é o melhor som para aumentar o desempenho do cérebro, ou seja, auxilia na concentração.
#6 Compromissos: se comprometer publicamente em fazer algo cria uma determinada pressão que impulsiona você a cumprir o que foi prometido no prazo determinado.

Você é um procrastinador de carteirinha ou não? O que faz para evitar a procrastinação? Comentem.


Acompanhe também nas redes sociais Instagram  |  Facebook  |  Pinterest

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

18 comentários

  1. Oi Gaby
    eu sou uma procrastinadora nata kkkkkkkkkk
    na vdd o que me falta é o planejamento, acho q se planejasse direitinho, conseguiria me organizar bem

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que te impede de fazer um planejamento ou uma simples to do list?

      Beijos

      Excluir
  2. adorei essas dicas! como eu sou mais ativa pela manha prefiro ja começar meu dia pelo mais dificil que eu tiver pra realizar nesse dia e assim pro final do dia estou tranquila, tento fazer tudo logo pra me livrar sabe rs
    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é bem assim mesmo, fazemos o mais difícil primeiro, aí quando está feito o restante que não é tão importante nem difícil vai rapidinho, sem contar que o estresse é menor né.

      Beijos

      Excluir
  3. Que post sensacional, adorei as dicas.
    Acho que sou muito procrastinada,kkkkk
    Beijinhos

    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Haha, mas porque acha isso? Tu deixa tudo pra depois sempre?

      Beijos

      Excluir
  4. Adoro o método pomodoro. O que me ajuda muito a parar de procrastinar, é acordar cedo! E eu sempre anoto tudo o que eu preciso fazer!
    Um beijo grande e muito GORDO
    https://thaissgalbiero.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anotar é ótimo. Desde que aderi a isso minha vida funcionou bem melhor. Já acordar cedo, tão cedo não é comigo se to de folga, só funciono depois das 9h kkk.

      Beijos

      Excluir
  5. Confesso que eu procrastinava muito e eu achava que era pura preguiça, mas em exames de rotina, descobri que eu tinha hipotireoidismo e ele tira a nossa disposição. Daí, depois que comecei a tomar remédio para o problema, me sinto muito mais disposta e pronta para fazer as tarefas diárias. Outra coisa que me ajudou muito foi o Bullet Journal, faço minha lista de afazeres todas as manhã no BuJo, e durante o dia vou seguindo aquela lista, minha satisfação é marcar "tudo feito" depois, haha. As três últimas dicas eu tenho aplicado, e está dando super certo!
    E diminuir a auto-exigência também é uma ótima dica, quando passei a me preocupar menos em ser tão perfeccionista, comecei a fazer muito mais coisas durante o dia.
    O Google tem uma extensão do método Pomodoro no Chrome, vc o instala e o computador te avisa quando acabou o seu tempo de descanso e quando vc precisa voltar a trabalhar, é bem legal. Tem dias que eu o utilizo.
    Amei o post Gaby, e me empolguei no comentário, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achava que era preguiça, mas percebi que não. Embora eu seja uma pessoa muito organizada, mas também bastante preguiçosa, sei que não era só isso kkk. Eu uso Pomodoro pelo cel mesmo, com o cronômetro normal. Mas é ótimo saber que tem apps específicos pra isso. Diminuir a exigência que colocamos em cima de nós mesmas é a melhor coisa a se fazer, porque a pressão nem sempre ajuda, não são todas as pessoas que conseguem agir com pressão. E quando parte de nós é ainda pior.

      Beijos

      Excluir
  6. Sou exatamente assim,sabe aquela sensação de culpa por algo não ter dao certo e voce simplesmente para e desiste? E me pego nessa situação. ótimas dicas,parabéns pelo post.

    Conheça meu blog :) | Meu perfil no instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Le? Essa culpa que tu sente é por causa da pressão que sente pela auto-exigência. Tenta diminuir isso que verá que será mais fácil depois. É como dizem: FEITO É MELHOR QUE PERFEITO.

      Beijos

      Excluir
  7. QUe post tooop, amei :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir