Os benefícios da linhaça...

5/23/2016 03:17:00 PM

Muitas pessoas devem conhecer essa semente pelo auxilio de perda de peso, porém, ela possui muitos outros benefícios para a saúde. A linhaça é considerada um alimento funcional, contendo nutrientes básicos e elementos que diminuem o risco de algumas doenças. Sua semente é a mais rica fonte de Ômega 3.

É composta por proteínas, fibras, gordura e outros carboidratos (entre eles: açúcar, ácido fenólico, lignana e hemicelulose). No entanto, essa gordura possui uma grande quantidade de ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e 6). Sendo a maior fonte alimentar de lignanas, composto parecido com o estrogênio, que tem propriedade anticancerígenas, principalmente o câncer de mama e cólon. Também contem vitaminas B1, B2, C, E, Caroteno e minerais como ferro, zinco, uma quantidade de cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

Na forma moída, ela trás mais benefícios que a semente inteira. Os benefícios da linhaça são:

a) ajuda a emagrecer: na forma moída ela elimina o colesterol mais rápido.
b) faz bem ao coração: contem a substância taglandina que regula a pressão do sangue e função arterial, exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia. É excelente para colesterol ruim, tratar arteriosclerose, arritmia cardíaca, etc.
c) controla diabetes: reduz os picos de glicose no organismo.
d) controla anemia: mantém o sistema imunológico em funcionamento e supri a necessidade de vários tipos de nutrientes, ajudando no tratamento da anemia.
e) combate ao câncer: contem 27 componentes anticancerígeno, incluindo a lignina, que protege e evita a formação de tumores.
f) condições da pele e cabelo e combate à acne: é ideal para pele seca, sensível aos raios solares e problemas de pele como psoríase e eczema. Ajuda na eliminação de manchas, acne, espinhas, etc. Excelente para calvície.
g) melhora o sistema digestivo: ideal para artrite, prisão de ventre e acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É laxante. Elimina toxinas e contaminadores.
h) controla doenças inflamatórias: diminui as condições inflamatórias que terminam com "tite", como gastrite, hepatite, meningite, artrite, amidalite, etc.
i) retenção de líquidos: ajuda os rins a excretarem água e sódio
j) sistema intestinal: melhora o funcionamento intestinal.
k) vitalidade física: aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Rápida recuperação da fadiga dos músculos.
l) sistema nervoso: diminuem a tensão nervosa e dá sensação de calma. Melhora a função mental dos idosos e problemas de conduta (esquizofrenia). Envia doses de energia para o cérebro.
m) sistema imunológico: alivia alergias, é efetiva para o Lúpus, seus nutrientes oferecem resistência às doenças.
n) combate agressividade e obesidade: contem grande quantidade de fibra dietética.
o) auxilia no equilíbrio hormonal: ameniza distúrbios da TPM e menopausa.

Quantidade necessária:


O mais indicado é consumir uma colher de sopa de linhaça ao dia, equivalente a 10 gramas, o suficiente para ter uma boa quantidade de ácido alfalinolênico que precisamos, podendo consumir até 20 gramas por dia.


Não sou o tipo de pessoa super saudável. Não gosto de verduras, legumes e de várias frutas. E, por isso, tive sérios problemas com anemia. Nessa época, descobri os maravilhosos benefícios da linhaça. Não sou nenhuma fã de sementes, mas trituro ela misturo numa vitamina com as frutas que gosto. Fica uma delícia!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

1 comentários

  1. Nossa é magico essa sementinha eu uso sempre em quase tudo que como..Adorei saber dos benefícios que são muitos, não conhecia todos..Gostaria de deixar aqui uma dica/convite para você participar de uma plataforma para bloggers, é espanhola (chamada feedHi) que atua como repositório de notícias e compartilha entre seus usuários os posts dos nossos blogs. Eles estão iniciando as atividades no Brasil mas já esta fazendo sucesso si você não conhece da uma olhada la..
    www.feedhi.com
    www.petitluxo.com

    ResponderExcluir