11 maneiras diferentes de organizar seus livros na estante

3/17/2017 11:25:00 AM


Para um bookaholic, livro nunca é demais. Eles são como tesouros que devem ser bem cuidados e guardados. Portanto, a organização deles torna-se algo bem importante. Há pessoas que não ligam para isso, mas na grande maioria, a desorganização em grande quantidade incomoda, então expô-los de forma prática é fundamental. Mas não podemos esquecer também, daqueles livros e apostilas de estudos, turismo, culinária, entre outros. Eles também precisam estar organizados.

Antes de escolher a forma mais adequada para você, retire todos seus livros dos locais onde estão guardados. Faça uma seleção entre eles e separe aqueles que não tem mais utilidade para você. Estes devem ser encaminhados para venda ou doação, isso fica a seu critério. Depois de separar os livros, pegue os que permanecerão contigo e limpe-os, sem esquecer da estante também.

Todo esse processo demanda tempo e paciência. Mas não acabou por aí, agora está na hora de escolher a maneira mais fácil de guardar os livros. Nessa hora, muita coisa deve ser levada em conta, por exemplo, o espaço onde ficarão, o restante da decoração do local, sua memória visual, entre outras coisas.

11 maneiras diferentes de organizar os livros na estante:

  • Ordem alfabética - Seja por nome do título ou do autor, esta é a forma mais fácil e prática de organizar eles.
  • Autor/Sagas - Para quem gosta de obter vários livros de certo autor ou é viciado por sagas, fica mais fácil de organizar deixando-os juntos.
  • Gênero - Coloca-los por gênero é uma ótima opção também, além de prática.
  • Cor - Separar por cor fica lindo para uma decoração mais elaborada, porém se você não possui uma boa memória visual, não se arrisque, senão ficará completamente perdido na hora de encontrá-los.
  • Tamanho - Os livros possuem diversos tamanhos, seja por número de folhas ou altura. Para dar um ar mais bonito, separar eles do maior ao menor (altura) e mais fino ao mais grosso (folhas) ajuda muito.
  • Favoritos - Esta é a forma de arrumação mais fácil de se fazer, também a mais rápida. Todos os apaixonados por livros possuem seus preferidos e menos preferidos. Dessa forma, organize os preferidos num local de mais fácil acesso e os demais, num local com maior dificuldade de pegar.
  • Intercalações - Quando se trata de decoração, todo tipo de arrumação é válida. Então, intercalar os livros na forma horizontal e vertical fica muito bonito, dá aquela quebrada no visual. Também pode ser facilmente inserido alguns objetos de decoração para separar ou ser colocado em cima daqueles que ficam na horizontal.
  • Editora - Também é uma forma bem prática de organizar, já que a editora sempre fica visível na capa ou dentro do livro.
  • Cronologia -  Mais um tipo de organização para quem tem boa memória. Você pode separar de três jeitos diferentes: a) por data de lançamento do livro, b) por data que comprou ou ganhou e c) por ordem de leitura.
  • Lidos/Não lidos - Muitas vezes, com tantos livros, nos perdemos entre os lidos e não lidos, então essa é uma forma bem fácil de organizar e deixa-los num local reservado, assim, cada livro que for lendo, vai retirando daquele espaço e colocando junto aos demais.
  • Maximalismo/Minimalismo -Essa é uma forma mais complexa, na minha opinião, e que demanda mais paciência e um pouco de bom gosto. O maximalismo consiste em sobrecarregar uma estante com livros e objetos. Nesse caso, o restante do cômodo deve ser mais neutro para haver equilíbrio. Já o minimalismo, tudo que for de menos é bom. Essa é uma ótima opção para criados mudos ou móveis com pouco espaço para guardá-los.

Essa tarefa é bem cansativa, mas para quem gosta de praticidade, não dá para escapar. Outra dúvida que muitos possuem é a forma como limpar os livros e conserva-los. Por este motivo, no próximo post, darei algumas dicas sobre isso. E, vocês, qual o tipo de organização que usam e qual consideram melhor?

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

21 comentários

  1. Amei todas as suas dicas, Gaby. Aqui em casa não temos tantos livros, nosso vício mesmo é dvd. Vou adaptar as dicas para organizar eles! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E dá super certo adaptar tanto para DVD quanto para CD também. Espero ter ajudado...

      Beijos

      Excluir
  2. Eu acho bem legal por ordem alfabética, mas nunca consegui fazer.
    Já tentei por cores, mas também não deu certo!
    Ai está tudo misturado mesmo e vou me entendendo! rsrsr...
    Curti as dicas!

    bjO e bom fim de semana!

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, como tenho muitas sagas e trilogias não conseguiria fazer por ordem, mas acho a mais fácil de fazer, tirando a por cores. Mas em ambas opções eu ficaria super perdida e com um tique nervoso por deixar minhas sagas separadas, rs.

      Beijos

      Excluir
  3. Eu organizo meus amadinhos por tamanho porque detesto ver eles foram de ordem sabe? Um grande e outro pequeno. hahahah


    Um beijo,
    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também faço isso, mas como a maioria dos meus são sagas, fica bem mais fácil. Faço assim, organizo na horizontal e vertical, aí eu revezo, uma saga na horizontal, outra na vertical. Aí aqueles que são um só eu coloco tudo junto e faço a escala por tamanho do menor ao maior, de fora para o meio. Somos todas cheias das manias, né? kkk

      Beijos

      Excluir
  4. amei essas dicas, eu acho a decor por cor degrade linda, preciso dar uma jeito de organizar os meus aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho era ter uma estante enorme, cheia de repartições e prateleiras para fazer algo de uma cor só, mas em degradê e tudo minimalista. Mas o problema que não tenho a estante assim e maioria dos meus livros são com capas mais escuras, rs.

      Beijos

      Excluir
  5. Ahh, eu amo organizar meus livros! Estou organizando eles por tamanho, acho muito bonitinho, haha. Beijos!!

    melninas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto de arrumar por tamanho, mas utilizo várias das maneiras que indiquei. Porém, já vi e achei lindo, algumas estantes com uma mistura, sabe aquele bagunçado arrumado? Era algo assim, uma mistura de cores e tamanhos tudo misturado. Pena que não consigo deixar assim em casa, rs.

      Beijos

      Excluir
  6. Adorei as suas dicas!! Eu tenho uma instante que tem livro didáticos e meus livros de histórias mesmo, e eu preciso organiza-la de uma maneira mais eficiente por que ela sempre me aparece bagunçada. Eu gosto da ideia da organização por cores, mas acho que testarei a organização por gênero ou editora, assim facilita minha lida (até com os estudos mesmo). OBGG!

    Está rolando um sorteio no meu blog do livro "Animais Fantásticos e Onde Habitam", as regras estão bem simples então corre lá para ver. Eu adoraria receber sua visita <3 Um grande beijo Palavras Ambulantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tu tem uma boa memória, separar assim será bem fácil. Mas não recomendo se não tiver, pois se algum dia precisar procurar por certo livro, talvez não consiga achar ele com facilidade. Essa organização é algo que precisa ser bem estudada para ver qual se adequa mais a seu estilo e por serem mais fáceis para ti.

      Beijos

      Excluir
  7. Tarefa muito difícil para quem tem aquele leve TOC que aparece sempre quando o objetivo é organizar. Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quanto a isso não sei dizer pois, graças a Deus, não tenho TOC, mas sou tarada por organização. Mas não é tão difícil assim, ainda mais com as dicas que dei.

      Beijos

      Excluir
  8. Eu tenho pouco mais de 100 livros na minha estante, a maioria de não-lidos, mas por conta de organiza-los em prateleiras de parede, para não tomar espaço eu organizei todos por tamanho, já que não fica desalinhado e combina bem com minha coleção de brinquedos do Mario, haha. Ainda pretendo ter desapego suficiente para me "livrar" de todos os que já li ou quaisquer que não me interessam mais, é só que é tanto amor que acabo não tendo coragem, sabia? Apesar de que preciso praticar esse desapego há tempo, já que quero comprar vários outros livros e não tenho espaço pra todos que quero enquanto tem vários nas prateleiras que não me agradam mais.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consigo entender pelo quê tu passa. Eu era assim com alguns livros, mas consegui desapegar e ainda ganhei uma graninha com eles, pois vendi. Mas todos os que fiquei, são livros que realmente adoro e mesmo que talvez nunca mais os leia novamente, irei ficar com eles, pois meu sonho é montar uma mini biblioteca na minha futura casa.

      Beijos

      Excluir
  9. Adorei! Eu sempre organizo por grupos e por tamanho, por exemplo, deixo junto os livros que são série... Beijos

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço igual tu, mas também intercalo eles colocando alguns na horizontal e outros na vertical.

      Beijos

      Excluir
  10. Thank you for the compliments. Check back often...

    Kisses

    ResponderExcluir
  11. Olá
    eu já organizei minha estante de quase todas essas formas. Atualmente está organizado separando livros de não lidos. Os lidos também estão separados por séries/sagas e autores. E também de certa forma estão separados entre nacional e internacional. Fica uma bagunça, mas eu me intendo na minha bagunça e ai tá valendo. Eu sonho com uma estante branca de nichos pra meus livros, ai organizarei todos eles por cores. Fica tão lindo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu organizo exatamente igual tu, hahaha. Gostaria de conseguir organizar por cor, mas gosto de deixar eles juntos, já que a maioria dos que tenho são sagas ou trilogias.

      Beijos

      Excluir