Livro: Por que fazemos o que fazemos?

1/17/2018 11:44:00 PM

A vida pode ser muito chata se não soubermos como viver bem e melhor. Tudo pode ficar monótono, estático. Aí entramos naquela tão conhecida "zona de conforto". É tudo sempre a mesma coisa, ficamos estressados com a rotina e passamos a viver desanimados. E quando percebemos, estamos fazendo as coisas no modo automático, como se fossemos robôs. Infelizes, cansados e desmotivados sem saber como mudar as coisas, ou pior, sem saber o que deve ser mudado. E se, você se encontra numa situação dessas ou conhece alguém que passa, está na hora de te recomendar um livro que pode mudar tudo, começando pela sua visão sobre as "aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização".


Sinopse:

"Atualmente, no âmbito do mundo do trabalho, a pergunta sobre o propósito vem ganhando crescente relevância. Boa parte das pessoas hoje deseja encontrar no emprego algo que ultrapasse o mero ganho salarial. Há uma busca por ser reconhecido, por ser valorizado pelo que se faz. Não quero que meu esforço seja desperdiçado ou inútil. Tampouco que seja mal-intencionado, se sou uma pessoa de boa intenção. Qual o propósito que coloco adiante de mim? A palavra 'propósito', em latim, carrega o significado de 'aquilo que eu coloco adiante'. O que estou buscando. Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço."


Mario Sergio Cortella é filósofo, escritos, com mestrado e doutorado em educação e professor-titular da PUC-SP, com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, tendo antes sido Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire. Comentarista da Rádio CBN nos programas Academia CBN e Escola da Vida. 

Algum tempo atrás fiz uma postagem falando sobre 3 escritores que te fazem refletir sobre a vida, e um deles era o Cortella. Sem dúvida alguma ele já havia ganhado minha atenção com as palestras maravilhosas que faz. E foi assim que despertou o interesse em ler seus livros. Finalmente criei coragem e hoje irei compartilhar com vocês o que achei.


Sabe quando você lê aquelas frases impactantes e reflete sobre as coisas que faz na vida, chegando a conclusão que não tem noção alguma de certas coisas que faz? Ao ler este livro, me deparo com questões diferentes, descobrindo dúvidas que não acreditava possuir. A cada capítulo terminado eu refletia sobre o que havia acabado de ler. 

Se você deseja ler sobre coisas que te façam abrir os olhos pra realidade sobre o mundo do trabalho, este é o livro certo. Ele não vai só te fazer entender alguns aspectos importantes, como te fazer se questionar sobre coisas que faz e porque o faz. 


É o tipo de leitura mais agradável que pode existir. Embora tenha muitas ideias um pouco mais complexas, é uma leitura leve demais. Sendo possível ser lida em uma tarde facilmente. Uma leitura indispensável para quem deseja responder algumas dúvidas sobre trabalho. 

Depois de ler este livro pude observar mais claramente alguns fatos e acontecimentos na minha vida profissional, como também, me deixou mais atenta a tudo. Certamente levarei todo o ensinamento como uma lição, lembrando-me sempre que me deparar com acontecimentos citados nele.

É um livro que recomendaria sem nem precisar ler por confiar e adorar o trabalho do autor, mas depois que o li, posso dizer que chega ser essencial a todos. 

Quem aí já conhecia o autor? Já leram algum livro dele? Assistiram palestras? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

16 comentários

  1. super legal essa indicação de livro, eu gosto bastante do Cortella e precisava super ler mais coisas dele

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre assistira as palestras dele e ficava doida pra ler um livro. Então chegou lá na loja e eu já comprei. Olha, esse livro me abriu os olhos pra tanta coisa errada que acontecia e eu nem reparava, como me deixou com uma visão mais clara sobre projetos futuros. É maravilhoso.

      Beijos

      Excluir
  2. Que resenha incrivel! Diversas vezes estava na livraria e me dava de cara com ele, mas a indecisão sempre falava mais forte, então deixava por medo do que esperar. Agora juro que vou parar de enrolar e comprar logo! Amo livros complexos, então acredito que irei gostar bastante :) Você parece ter aprendido tanta coisa legal com esse livro!
    Beijão <3

    Simplesmente Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendi muito, principalmente que eu estava sendo trouxa nas empresas, kkkk. É muuuuito bom mesmo.

      Beijos

      Excluir
  3. Lembro de ter passado por esse livro na livraria diversas vezes e nunca parei pra ver mesmo como é, então sua resenha veio em boa hora. Super me interessei pelo livro e já quero ler, ainda mais por ter uma reflexão boa pra ser feita. Confesso que eu marcaria o post todo, hahaha!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz ideia do que tá perdendo, sério! O livro é maravilhoso e dá pra aproveitar basicamente cada linha do livro e levar como lição de vida. Aprendi muito e já estou mudando algumas coisas que percebi estarem muito erradas.

      Beijos

      Excluir
  4. Já assisti várias palestras do Cortella e simplesmente é incrível (não só a oratória dele) o jeito com que ele transmite todas essas reflexões do nosso cotidiano de uma maneira tão simples de entender. Quero muuito ler o livro <3

    olalicealves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que eu acho, exatamente isso mesmo. E o livro é igual, parece que ouvimos ele falar, cada palavra.

      Beijos

      Excluir
  5. Adoro as palestras do Cortella, sempre passam uma mensagem maravilhosa! Meus pais são mega fãs dele e sempre que a gente passa na livraria, notamos esse livro. Ainda não sabia sobre o que se tratava, mas como ainda não trabalho, acho que não se aplicaria muito a mim haha mesmo assim, vou tentar comprar pra dar de presente pros meus pais, acho que o assunto é ótimo e tem que ser discutido mesmo por todo mundo que vive nesse ambiente profissional. Adorei a resenha, Gaby!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabs, eu acho que para ti o livro serve tão bem quanto para quem já trabalha, você vai amar.

      Beijos

      Excluir
  6. Fiquei com muita vontade de ler o livro após esta resenha e com toda certeza a procurar algumas palestras do autor na web. Nunca tinha ouvido falar dele, pelo menos não que me lembre! Beijos :*
    www.blogdoce18.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Bom Dia!
    Me permite publicar uma dessas imagens junto à minha resenha no Instagram?

    Gostei demais do seu texto
    Bem alinhado com o que observei na minha leitura exceto por ter demorado um pouquinho pra finalizá-lo. Quis saborear com mais calma rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Mil desculpas a demora por responder, eu estava ausente do blog.
      Mas claro que permito que reposte sim, sem problemas!
      E eu devorei o livro absorvendo tudo com muita atenção. É um dos meus preferidos do Cortella.

      Beijos

      Excluir