Guia Rápido: Como usar o método Pomodoro

9/04/2018 04:51:00 AM

Você tem dificuldades em executar tarefas que necessitam de total concentração ou possuem um prazo? Costuma deixar tudo para a última hora e, assim, sua lista só aumenta? Então, irei te apresentar um método totalmente eficaz para reverter essa situação. Conheça o Guia Rápido: Como usar o método Pomodoro, uma ferramenta simples que ajuda a gerenciar seu tempo.


A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo. Foi desenvolvido por Francesco Cirillo em 1980. Ele utilizava um timer que girava durante 25 minutos, nesse tempo, Cirillo se concentrava nas tarefas sem interrupções, mantendo-se totalmente focado. Após perceber os resultados satisfatórios, divulgou em 1992.

Esta técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir a tarefa em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos de 5 minutos. A técnica ganhou este nome como referência ao famoso cronômetro gastronômico que tem formato de tomate que, em italiano, é o significado de pomodoro.

Este método tem base na ideia de que pausas frequentes aumentam a agilidade mental. Ou seja, ao deixar sua mente mais ágil a técnica torna qualquer tarefa mais produtiva, fazendo com que você perca menos tempo executando algo, pois terá sua totalmente concentração durante aquele curto período de tempo. 

Como funciona o Método Pomodoro?

Primeiramente, você deve fazer uma lista de tarefas ("to-do-list") a serem executadas durante o dia. Depois é só dividir seu tempo em períodos de 25 minutos e trabalhar sem interrupções durante esses períodos. 

Sempre que o cronômetro acabar, risque as tarefas concluídas ou anote o status do seu trabalho, depois faça o intervalo de 5 minutos. Aproveite esse intervalo para fazer coisas que não sejam relacionadas à tarefa como beber água, ir ao banheiro, tomar um café, etc.

A cada quatro ciclos, faça uma pausa de até 30 minutos para descansar. Os intervalos são necessários para oxigenar o cérebro e aumentar a agilidade mental. Mas lembrando de que as medidas de tempo são sugeridas pelo método tradicional, e nada impede você de encontrar um equilíbrio e ajustar os períodos como achar ideal.

Todo o processo permite que você possa avaliar as tarefas de maior esforço, assim sendo possível observar o tempo gasto em cada tarefa executada. O principal objetivo desta técnica é reduzir o tempo de interrupção, adiando atividades que interrompam o cronômetro.


Quais os benefícios do Método Pomodoro?
  • Equilibra seu tempo
  • Tranquilidade para encarar as tarefas
  • Noção sobre as distrações
  • Foco absoluto

Como evitar distrações e interrupções?

Interrupções como um telefonema, um e-mail urgente ou uma pergunta rápida de um colega pode fazer com que você perca a linha de raciocínio e leve cerca de 20 minutos para voltar a concentração total à tarefa. Mas quase 50% das vezes as interrupções vem da própria pessoa, ou seja, as chamadas distrações como abrir o WhatsApp, Facebook ou Instagram

Para evitar essas distrações e interrupções, desative as notificações do celular, desligue a internet ou coloque no modo avião se puder. Procure locais calmos e com privacidade para executar as tarefas. Também informar os colegas ou colocar até uma placa avisando que está em pomodoro pode ajudar. Assim as pessoas vão entender que você estará ocupada nos próximos 25 minutos e não devem te interromper à menos que seja algo de extrema urgência e importância. 

É claro que, em algumas tarefas, como criar um conteúdo, este método pode não ser muito útil. Pois cada término de ciclo pode interromper sua linha de raciocínio, fazendo com que você perca a concentração ou até a inspiração. 

Ao criar este artigo eu trabalhei com o Método Pomodoro para testar sua eficácia ou se poderia prejudicar na criação de conteúdo. Concluí que com esta técnica ficou mais fácil de me concentrar e as palavras fluíram com mais facilidade para a criação deste post. Mas cada um pode ter uma experiência diferente da minha. 

Você já trabalhou com o método pomodoro? Acha que a técnica pode ajudar na execução das tarefas? Comente.

Acompanhe também nas redes sociais Instagram  |  Facebook  |  Pinterest

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

9 comentários

  1. Ahh, que legal! Eu não conhecia e achei bem interessante, as vezes eu fico totalmente desfocada haha separo meia hora pra fazer uma coisa e quando vejo to fazendo outra ¬¬ beijoos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, Lu. Eu também sou assim as vezes, mas depois que comecei a utilizar o método Pomodoro consigo fazer as coisas bem mais rápido e com mais foco. Claro, para criação de postagem de blog nem sempre funciona se tu tá com muita inspiração, as vezes parar por 5 min demora para retomar o foco, mas tudo é adaptável...

      Beijos

      Excluir
  2. Eu faço isso sempre, me concentro por um período de tempo e faço um break para relaxar e voltar mais concentrada. Porém eu não sabia que esse método havia um nome. Eu aprendi com a minha mãe, era assim que ela focava nos estudos. Amei o post ♥
    www.maeeucresci.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ponto pra sua mãe, viu?! Muito digno dela ensinar isso, acho que é algo que vale muito a pena fazer e se começássemos desde novinhos a praticar esse método, deixaríamos de perder muito tempo com coisas que são simples, além do quê para estudos é uma ótima opção.

      Beijos

      Excluir
  3. parece mesmo um metodo ótimo para estudo/concentração, acho que ajuda muito fazer esses breaks durante a atividade

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas não só para estudos, acho que no geral mesmo. Qualquer tipo de atividade ou tarefa que demande concentração - ou não - acho que essa técnica ajuda. Tudo que pudermos fazer para otimizar nosso tempo e, com isso, ter mais tempo para descansar ou outros afazeres.

      Beijos

      Excluir
  4. Respostas
    1. Super ajuda meeeesmo. Agora tudo no trabalho e no blog faço com essa técnica.

      Beijos

      Excluir
  5. Oii, Camila! É tão bom ler comentários como esse seu. Fico muito contente e grata por isso.

    Beijos

    ResponderExcluir