É confiável comprar nos sites Wish e AliExpress?

10/02/2018 06:30:00 AM

No Brasil, os impostos ficam cada vez mais caros. Chega a ser um absurdo comprar no país. Então, muitas pessoas estão optando por fazer compras em sites gringos. Só que efetuar a primeira compra nesses sites dá um pouquinho de medo. Será que vai chegar? Será que vai vir o que comprei ou será que não vai ter nada quebrado? É confiável comprar nos sites Wish e AliExpress? Ficam muitas dúvidas por isso vim dar algumas dicas.

Confira se é confiável fazer compras nos sites Wish e AliExpress. Saiba mais:

Quando o assunto é comprar em sites gringos um pontinho de interrogação - ou preocupação - surge. Por se tratar de dinheiro, ainda mais nos tempos em que ainda vivemos, não podemos desperdiçar. Portanto, é preciso muita confiança na hora de efetuar a compra.

Assim como você, eu também tinha os mesmos receios. Por isso, depois de efetuar algumas compras nesses sites, vim compartilhar algumas dicas que podem te ajudar a decidir se efetua a compra ou não.

Dicas para analisar antes de efetuar sua compra:

#1 Feedback

O primeiro passo para analisar é o feedback dos compradores anteriores. No site do Wish tem um campo dedicado somente para isso, lá contem um medidor indicando se o produto é "muito pequeno", "perfeito" ou "muito grande". Também há a opção dos compradores incluírem fotos dos produtos após recebê-los, tanto no Wish quanto AE. Essa é a melhor forma de saber se o produto corresponde à aquele anúncio.

#2 Reputação

No AliExpress, abaixo da imagem do produto, no canto esquerdo, há uma porcentagem de avaliação dos compradores, é quase como no site do Mercado Livre, você consegue se basear nessa pontuação para saber se a reputação do vendedor/loja é boa. Então você também consegue analisar se o produto confere com o que está sendo anunciado. 

#3 Loja oficial

Em sites como o Mercado Livre e AliExpress, muitas lojas oficiais anunciam, portanto já é mais um quesito importante e que você pode levar em consideração na hora de decidir efetuar sua compra. 

#4 Pesquisar 

O Tio Ugo (Google) é um grande aliado nesse momento, é só você digitar que vai aparecer inúmeras postagens e vídeos falando sobre as compras nesse site. Porém, nem sempre você vai conseguir encontrar uma postagem específica sobre aquele determinado anúncio que viu. 

#5 Jogo da sorte

Essa dica não vai te deixar mais calma e confiante na hora de fazer suas compras, mas indico por experiência própria. Muitas vezes comprei coisas (minha escrivaninha, por exemplo) em que o feedback tinha maior porcentagem negativa, mas que confiei na minha sorte (quase nula) que o produto viria corretamente. E veio! Outras eu desisti na hora de efetuar a compra, pois fiquei tão receosa que acreditei que não viria certo. Então, vai muito da confiança que irá sentir com base em todos os itens anteriores. 

Sempre entendi que, as vezes, por mais confiável que a loja ou site seja, você pode receber um produto com alguma avaria, ou até mesmo não receber o que foi comprado. Por isso é fundamental fazer uma boa pesquisa antes, analisar com calma e, depois de fazer todos esses processos, aí sim efetuar ou não a compra. 

Um site que eu possuía muito medo em comprar era o Wish, assisti muitos vídeos antes de efetuar minha primeira compra. O que me deixou mais aliviada é que o site faz reembolso caso o produto não chegue até o prazo final de entrega. Dois dos itens que comprei chegaram no prazo certo, outros dois não, mas o site corrigiu o prazo para mais uns dias. Quase um mês depois do primeiro prazo de entrega chegou o terceiro item, já o quarto e último ainda não chegou.

Mas no próprio anúncio há uma mensagem informando que após 30 dias do prazo final, se o produto não tiver sido entregue, devo entrar em contato com eles para reembolso. Então, eu dou meu voto de confiança ao site. Fiz novas compras e já estou esperando ansiosamente.

Vocês costumam fazer compras online em sites gringos? Como foi a experiência? Comentem.

Acompanhe também nas redes sociais Instagram  |  Facebook  |  Pinterest

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

16 comentários

  1. Eu nunca comprei nesses sites por receio, mas essas dicas que tu deu pra observar são muito boas :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena. No Ali eu nunca tive problema e veio sempre no prazo, já no Wish alguns vieram no prazo outros não. Mas estão chegando aos poucos.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Gaby!
    Já comprei pelo Aliexpress uma vez, comprei capinhas para o celular que levaram uns quatro meses para chegar, ahahah. Quando eu esqueci que tinha feito o pedido, aí que chegou. Agora o nossa país tá querendo complicar cada vez mais com as compras internacionais né? Eu não fiz mais esse tipo de compra, mas parece que agora aquela taxa de R$ 15 que os Correios daqui estão cobrando para compras internacionais, já aparece na hora de efetuar o pedido. Acho bem chato essa cobrança porque muitas vezes as coisinhas que se compra nesses sites não dá nem 15 reais né? Mas fazer o quê :/

    Um beijo,
    Rê | https://rivieredusouvenir.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me aconteceu com um outro site, nem lembro qual o nome agora. Também eram capinhas, chegaram mais de 6 meses depois e eu também nem lembrava mais da compra kkkk. Não sei quando que foi implantado essa nova taxa, mas faz 2 semanas +- que fiz novas compras pelo Wish e não teve taxa nenhuma. Mas como minhas compras acabam sendo bem mais do que isso, ainda acho que vale mais a pena comprar de fora.

      Beijos

      Excluir
  3. Bacana as dicas Gaby, eu nunca comprei em nenhum dos dois, mas sempre tive vontade de comprar no Ali <3
    beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto das coisas do Ali, tem boa qualidade e nunca demoraram tanto pra chegar aqui. Pelo menos não comigo.

      Beijos

      Excluir
  4. Amei suas dicas sempre tive vontade de comprar no
    Aliexpress mais sempre fico com muito receio.

    UM BEIJO♥

    http://jessicamourablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe uma coisa que eu faço quando tô com receio? Procuro comprar uma coisa beeeem baratinha, que não sentirei muito no bolso caso não venha. Aí consigo ter uma base melhor se é confiável ou não.

      Beijos

      Excluir
  5. Sempre compro no Ali, recomendo que antes de finalizar a compra procure ler as avaliações que sempre tem de outros compradores.
    Novo post no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, citei isso no post no 1º item. Ainda mais que nesses sites dá para postar comentários com fotos dos produtos recebidos. Melhor ainda, né?

      Beijos

      Excluir
  6. Eu já comprei no aliexpress, nao tive problema nenhum.. porém, demora muito chegar, rs
    Beijinhos da Lua!
    www.paaradateen.com
    Se puder, me ajuda a chegar nos 15 mil inscritos?!
    Youtube.com/LuanaAndradeVideos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o Ali eu tive sorte, sempre vieram no prazo certinho, já com o Wish algumas coisas vieram na data e outras não. Mas estão chegando, então melhor que nada kkk.

      Beijos

      Excluir
  7. Acaba que eu sempre faço compras em sites indicados ser de confiança ou naqueles que eu virei cliente fiel, como a BangGood e a Rosegal. No Ali eu nunca comprei por que sei que há vários vendedores, como se fosse mesmo um mercado livre. Então nunca me arrisquei, por pura preguiça de pesquisar vendedores com boas avaliações. E quanto ao wish, vc é a primeira pessoa que eu ouço falar bem da loja, hahaha. Geralmente o pessoal reclama muito da demora e de coisas que nunca chegam.
    Agora, por causa da taxa adicional de R$15 dos correios, vou diminuir minhas compras internacionais. Por que as vezes, pode ser que eu acabe não economizando, que é o meu objetivo principal ao comprar em lojas internacionais.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas da mesma forma que no ML dá pra ver quais vendedores são mais confiáveis e se basear por aí. Eu compro muuuuito no ML e nunca tive problemas com eles justamente por analisar o feedback dos demais compradores. Não sei se essa taxa começou de 2 semanas pra cá ou não, mas fiz uma compra a mais ou menos 2/3 semanas no Wish e não teve taxa nenhuma.


      Beijos

      Excluir
  8. Nunca comprei no wish, mas no Ali diversas vezes e graças a Deus não me arrependi!
    Sempre veio tudo direitinho e valeu super a pena!
    Adorei as dicas, são super válidas!
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos duas que nunca teve arrependimento com o Ali. Mas eu também não tive com o Wish até agora, então não posso reclamar kkk.

      Beijos

      Excluir