4 tipos de autocuidado para uma vida mais leve

8/22/2023 11:57:00 AM

 


O autocuidado é tão necessário quanto respirar. É ele que nos mantém em equilíbrio, com o emocional em ordem para conseguirmos viver dia após dia. Porém, muitas vezes, acabamos colocando infinitas coisas na frente e deixando isso cada vez mais em segundo plano. Acontece que por mais importante que seja cuidar de quem amamos, também precisamos pensar em nós mesmos. É aquela velha máxima: como podemos trazer bem-estar para o outro se nós mesmos não estamos bem? 

Não existe apenas uma forma de praticar o autocuidado, pelo contrário, tudo aquilo que ajuda a melhorar a sua qualidade de vida e traz bem-estar, é autocuidado. Desde fazer uma academia, a ler um livro e até exercícios de yoga. Mas, para que o autocuidado seja eficiente, é preciso que ele faça parte da nossa rotina. Pensando nisso, separei algumas dicas com práticas que podem ajudar a melhorar o seu bem-estar físico e mental.  

Organize o espaço: não tem nada pior que viver em meio à bagunça. Isso tira a concentração e faz com que a gente perca tempo tentando localizar objetos. Para deixar a organização para depois, tire nem que for meia hora do seu dia e vai colocando tudo no lugar aos poucos. Arrume suas maquiagens em sua penteadeira, coloque uma roupa de cama bonita na sua cama, dê aquela geral no guarda-roupa. Depois que tiver tudo no lugar, você vai ver como você se sentirá melhor. 

Cuide da sua alimentação: é ela que nos mantém vivos, além disso, dependemos de sua qualidade para garantir saúde e disposição. Por isso, busque incluir nas suas refeições, frutas, verduras, legumes, carne magra e não se esqueça nunca de beber bastante água para garantir a hidratação.

Tire nem que seja 30 minutos para cuidar um pouco de você: seja tomando um banho mais demorado, fazendo uma academia ou tendo um momento de skincare. Isso faz com que a gente alivie um pouco a tensão, além de nos ajudar a melhorar a conexão com o nosso corpo. 

Foque no presente: às vezes, a vontade de mudar algumas coisas no passado e a necessidade de viver o futuro, faz com que a gente esqueça do presente. E não temos o poder de viver o passado, tão pouco, de planejar todo o futuro. O que temos é o aqui e o agora. Por isso, foque-se em viver o presente. 

Desconecte: vivemos o tempo todo conectados, é como se ao desconectar do celular, de uma rede social, a gente ficasse incompleto. Mas, as notificações o tempo todo, e-mails para responder, só aumenta as nossas preocupações deixando a mente cansada. É importante ter um tempo para se desconectar de tudo e relaxar.  

Quando você começa a colocar o autocuidado como uma prioridade, logo, os benefícios aparecem:

A vida fica mais leve - e passamos a viver além das obrigações;
Aumentamos a nossa autoestima e a autoconfiança;
Aumentamos o sentimento de auto satisfação, o que reflete positivamente no relacionamento com o próximo;
Cria consciência corporal - permite que a gente tenha noção do que é bom para o nosso corpo.

Busque a melhor forma de praticar o autocuidado no seu corpo e transforme-o em sua prioridade. 

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários