Na academia (parte II) : treino de HIIT

9/27/2017 06:02:00 AM

Desde que iniciei essa vida mais fitness, prometi que iria me empenhar e conhecer melhor os demais tipos de treinos, principalmente, os funcionais. Portanto, decidi testar os vários tipos de treinos que a academia onde faço me oferece. Então descobri que, por lá, tinha o tão conhecido treino de HIIT. E lá fui eu saber mais sobre ele e, também, fazer o danado desse treino que todo mundo fala.


O que é HIIT?

HIIT é a abreviação de High Intensity Interval Training, que significa Treino Intervalado de Alta Intensidade. Como o nome já diz, o HIIT envolve exercícios aeróbicos realizados em alta intensidade por um curto período de tempo, intercalados com momentos de descanso.

Como funciona?

O treino consiste em realizar um exercício durante um curto tempo (1 a 2 minutos, por exemplo) com intensidade máxima, intercalando o mesmo exercício ou outro com baixa intensidade (2 a 3 minutos, um descanso ativo), possibilitando que o corpo elimine o ácido láctico do sangue, permitindo assim que a pessoa tenha tempo para se recuperar e realizar outro intervalo de alta intensidade.

Ou seja, tem que executar o exercício aplicando o seu máximo por um determinado período de tempo, seguido de um predefinido "intervalo" onde será reduzida a intensidade do exercício, mas você não para até que o tempo estipulado esteja completo.

Um alerta dos profissionais da área, é que como o HIIT exige bastante do nosso corpo, pela alta intensidade, não deve ser praticado todos os dias - no máximo três vezes por semana - pois pode influenciar negativamente, o ganho de massa muscular, assim como resultar em overtraining.

E você pode fazer o HIIT com qualquer tipo de exercício: corrida, remada, batendo no saco de pancadas, flexões e etc. São treinos curtos e bem variados. E por ser tão versátil e eficaz assim, vem ganhando mais espaço pelo mundo e está deixando os exercícios aeróbicos tradicionais para trás.

Os resultados são inegáveis e perceptíveis: você vai perder barriga e toda aquela gordura localizada difícil de sair.

Leia também: Na academia (parte I): treino de TRX

7 Motivos para fazer HIIT:


1. Treinos mais curtos e mais eficientes

Com apenas 15 minutos de treino por dia, três ou quatro vezes por semana, você pode obter ótimos resultados. Mas ele não faz milagre, portanto, é preciso estar disposto a suar bastante.

2. Queima mais gordura

A maior vantagem desse treino é aumentar o excesso de consumo de oxigênio pós-exercício. Quando você treina pra valer, o corpo demora muitas horas para voltar ao seu estado normal. E durante este período, o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante as próximas 24 horas. Porém, pode chegar a queimar por até 48 horas depois do treino.

3. Melhora a capacidade cardiovascular

Aumenta a absorção de oxigênio de forma mais rápida do que exercícios aeróbicos de baixa intensidade, como também, auxilia a produção de hormônios para lipólise. E diversas pesquisas descobriram que o HIIT aumenta o fôlego para exercícios aeróbicos de longa duração.
4. Não é necessário equipamentos e pode ser feito em qualquer lugar

Para fazer este treino, você não precisa de nenhum equipamento especial. Você pode correr, nadar, pular corda, saltar, pedalar, fazer exercícios com o peso do corpo, entre outros. Então, você pode facilmente fazer em casa, desde que siga o protocolo HIIT. Por não precisar de equipamentos, este treino pode ser realizado em qualquer lugar e a qualquer hora.

5. Perde peso, não músculos

Os exercícios aeróbicos tradicionais costumam estimular a queima da massa magra, junto com a gordura. E alguns pesquisadores descobriram que o treino HIIT combinado com treino de resistência, é capaz de preservar a massa muscular e garantir que a perda de peso venha somente da queima de gordura.

6. Aumenta o metabolismo

Além de queimar mais gordura e manter a massa muscular, os treinos chegam a aumentar a produção de HGH (hormônio do crescimento) em até 450%. Que não é responsável somente pelo aumento de queima de gordura, mas também o retardo do envelhecimento.

7. É desafiador

Os treinos exigem bastante de nós, portanto são desafiadores. Você não poderá ler uma revista, assistir televisão ou mexer no celular, como, por exemplo, enquanto está malhando. Você ficará cansado, sem fôlego e esgotado, mas o resultado aparece rapidamente.

Leia também: Ops, emagreci! Tomei Dose Diária e perdi peso e medidas em apenas 30 dias

Saiba mais:

Há duas versões da história de quando surgiu este treino. Uma conta que segue os princípios do método Tabata, um pesquisador japonês, que treinava patinadores olímpicos. Seu treinamento era composto de 8 ciclos de 20 segundos com maior intensidade possível alternados com 10 segundos de descanso. Durando ao todo, cerca de 4 minutos.

A outra história conta que surgiu há décadas nos treinos preparatórios para corrida de longa distância. Onde, na época, era conhecido como treinamento "Fartlek", que significa, "brincar de velocidade" em sueco.

Minha experiência:

1º treino - Fazia bastante tempo que eu tinha uma enorme curiosidade e vontade em fazer este treino, pois já havia ouvido falar que era ótimo, porém bem puxado. Mas nunca ninguém me contou que eu ficaria completamente sem fôlego, sem conseguir respirar, e que meu coração bateria tão forte que dava a impressão que estava crescendo e logo iria explodir. E embora eu tenha achado que iria morrer naquele exato momento, eu não senti dor nenhuma no dia seguinte. Quando saí da aula, eu não desejava voltar a fazer nunca mais, porém, dois dias depois, repensando no assunto e conversando com os instrutores da academia, eu mudei de ideia. 

2º treino - Na semana passada, eu realizei o segundo treino de HIIT e, adivinhem? Sim, eu consegui completar todo o percurso e, melhor ainda, foi perceber que eu já estava com bem mais fôlego do que o normal. Então, eu decidi que farei este treino toda semana, assim como o TRX.

E vocês, já ouviram falar nesta aula? Já fizeram alguma vez? O que acharam e como se sentiram? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

6 comentários

  1. gostei mt de conhecer mais do treino e tds esses benefícios, eu ando numa fase mt sedentaria precisando mt ir pra academia

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses treinos são ótimos, mas aconselhados a serem feitos somente depois de um tempo de exercícios contínuos, pois seu corpo pode não aguentar.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Gaby! Tô adorando esse estilo de post aqui no blog! Estou querendo iniciar treinos assim (faço só musculação) e é muito legal saber mais sobre eles por aqui. Achei demais! Eu sou dessas que quase morre sem fôlego com qualquer coisinha, mas com certeza é ótimo pra criar resistência. Fiquei super interessada em fazer, me motivou a dar uma olhada nas aulas que minha academia oferece! <3 Parabéns pelo empenho, é muito bom fazer exercícios físicos.

    Beijos =)

    Letras na Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tu me visse na primeira aula de HIIT entenderia o quanto eu não tinha fôlego. Chegava a sentir gosto de sangue na garganta. Mas agora, depois da terceira aula, eu me sinto tão melhor. Fico um pouco sem fôlego ainda, mas dá para continuar perfeitamente todo o circuito. E fazer todos esses exercícios tem me feito muitíssimo bem, não só a saúde corporal, mas mental também.

      Sobre esse tipo de post, ainda terá mais uns 2, que é GAP e pretendo fazer uma aula de JUMP também para ver como é.

      Beijos

      Excluir
  3. Amo tanto esse tipo de post Gaby, conheci esse modo de treinar aqui no seu blog e achei muito interessante, gosto de exercícios que trabalham nosso corpo todo. Quero muito voltar aos meus hábitos antigos, praticava exercícios todos os dias e fazia reeducação alimentar, foi excelente para mim e para minha saúde! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Kaila eu super recomendo, tanto HIIT quanto TRX, que são muito bons. Fico feliz, também, por saber que tem conhecido esses treinos aqui pelo meu blog. Ainda mais por ter te interessado e motivado a fazer. Espero daqui um tempo ter notícias de que decidiu começar alguma delas e que gostou.

      Beijos

      Excluir