Como eu era antes de você e Depois de você

9/12/2016 12:40:00 PM

Finalmente li os livros mais queridinhos da Jojo Moyes. E como vocês adoram ler minhas resenhas, hoje vim contar sobre os livros Como eu era antes de você e Depois de você.



Já logo adianto que eu quase inundei o mundo de tanto chorar lendo o primeiro livro, porque é surpreendentemente maravilhoso e tem muita lição de vida. Num contexto em geral, eu não conseguiria escolher qual dos dois é meu preferido, pois ambos são muito bons. Porém, o primeiro me ganhou mais por um personagem em especial. 





















Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.


Sinopse: Quando uma história termina, outra tem que começar. Em Depois de Você, sequência de Como eu era antes de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres (Inglaterra), ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.




Não irei dar spoilers, então apenas vou falar o que achei das duas leituras, numa forma geral. O que senti, o que achei da escrita, o meu ponto de vista mesmo.


Minha opinião: Como eu disse ambos os livros são bons. Achei que a autora soube se aprofundar em cada personagem (os principais), principalmente no primeiro livro, que teve alguns capítulos onde mostrava a visão de cada um dos acontecimentos.

O livro Como eu era antes de você é absurdamente emocionante, pois mostra o lado obscuro daqueles que ficaram tetraplégicos e possuíam uma vida ativa, livre e cheia de ambições. Mostra como alguns não conseguem depender de ninguém e preferem não viver a ter que suportar isso até o fim da vida. Também mostra a luta daqueles que o rodeiam e tentam, a qualquer custo, fazer essa pessoa perceber que ainda pode ser feliz, se reerguer e continuar. Gostei bastante deste livro, por mostrar o humor negro do personagem Will, ao qual, ganhou meu coração por isso.

Já o livro Depois de você mostra a superação em tudo na vida. Ensina a como seguir em frente depois da morte de alguém querido. Que é normal o luto, que alguns demoram mais tempo que outros para sair dele. E que não é errado amar um novo alguém, isso não significa que amou menos aquela pessoa que perdeu (no caso, morreu). Este livro foca muito nisso. Na dura batalha do dia a dia, de seguir em frente, ir em busca do futuro, de coisas novas, de não perder oportunidades por achar que não consegue ou que ainda não é capaz de seguir com a vida sem o luto. De como, muitas vezes, nos culpamos por algo do passado e deixamos que isso nos defina pelo resto da vida.

Ambos os livros são maravilhosos. Com uma escrita fácil, envolvente, personagens apaixonantes e engraçados. São aqueles tipos de livros que você sente diversas coisas diferentes, tristeza, alegria, medo, raiva e enfim, livros que você se envolve do início ao fim, que quer devorar as páginas, pois não consegue parar de ler. 

Mas o que mais me chocou ao terminar eles foi que, pela primeira vez, não senti aquele vazio no peito de "acabou", sabe? Eu compreendi tanto o que a autora quis passar com essa linda história, que quando acabei de ler, senti tamanha alegria que foi impossível ter um vazio no peito e desejar que ela continuasse escrevendo sobre eles. O que é raro acontecer pra mim, pois não consigo superar o fim de um livro e me desapegar dos personagens.

Eu também nunca fui muito fã desse estilo de livro, mas a autora me deixou completamente apaixonada e me fez querer ler mais livros dela. Portanto, eu super recomendo para quem gosta desse tipo de leitura. Mas também, recomendo para quem não gosta pois possui um toque de auto ajuda que acho fundamental para qualquer pessoa ler.





Enfim, essa foi minha visão dos dois livros e espero que tenham gostado. Ou que, pelo menos, tenha despertado certa curiosidade em vocês. Alguém aí já leu algum deles? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

14 comentários

  1. Nunca li esses livros, porém morro de vontade. Assisti o filme como eu era antes de você e fiquei apaixonada pela abordagem da história. Parabéns pela resenha Gaby! =)

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaila, eu ganhei os livros aí como gosto de assistir os filmes antes, corri assistir pra começar logo os livros. E simplesmente AMEI. E adivinha? Estão pensando em fazer a continuação que, no caso, seria sobre o livro Depois de você.


      Beijos

      Excluir
  2. Oi Gaby, eu estou lendo como eu era antes de você.
    Tipo como eu assisti o filme, acabei não entrando no livro!
    Mas pretendo ler em breve, porque estou curiosa para ler "Depois de Você" que deve ser muito lindo.. Ficou ótima a tua resenha e despertou a minha curiosidade e vontade de ler novamente. Vou tentar concluir a leitura, espero conseguir LOGOOOOO!

    Beijos, boa semana!
    http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia que eu geralmente assisto primeiro os filmes pra depois ler os livros, assim minha mente fica com imaginação mais ampla e posso imaginar melhor os personagens. Já que todo livro é mais completo e melhor.

      Mas lê sim, ainda mais que tão pensando em fazer o segundo filme.

      Beijos

      Excluir
  3. Estou lendo Depois de você e estou muito animada!
    Um beijo e amei o post!

    Les Jours de Marcela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que tu vai amar o desfecho da história. É bem diferente e lindo...


      Beijos

      Excluir
  4. Olá Gaby, tudo bem?
    Para começar preciso dizer que amei sua resenha demais! E eu comecei a ler "Como eu era antes de você" já tem um mês, mas por conta dos trabalhos, revisões para as provas, curso, escola, acabo me atolando demais. Mas sempre tento separar um tempinho para eu ler e simplesmente estou amando cada página <3 Estou ansiosa para ler "Depois de você" também haha :D
    Muito sucesso para você <3

    Beijos da Josi ❤ | Para Sempre Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que ótimo! Fico feliz em ler isso, pois nunca escrevi tanto sobre o que achei de um livro quanto nesse post kkkk Toda vez que eu relia, precisava inserir mais coisas que eu julgava necessárias para as pessoas entenderem o quanto gostei dos livros.
      Te contas um segredo, fiquei mais de 1 mês enrolando pra ler o 1º, e só li pois queria muito saber a continuação, embora eu tivesse visto o filme, sempre gosto de ler do início pra já engatar um livro no outro, sem perder nenhum detalhe.

      Garanto que irá amar os dois.
      Beijos

      Excluir
  5. Os livros realmente parecem ser muito bons, trazendo lições que deveríamos trazer (que?). Enfim, acho que eu não teria paciência para ler o livro (confesso que não tive para assistir o filme). Não que eu não goste do tema, mas sei lá.

    diamanteturquesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei que não teria paciência para ler, mas me surpreendi e tive que me policiar para não devorar o livro e virar um zumbi, pq não queria nem dormir de tão envolvida que estava com a história.


      Beijos

      Excluir
  6. Respostas
    1. Se esse é o tipo de leitura que gosta, garanto que irá amar.


      Beijos

      Excluir
  7. Tenho uma enormeeee curiosidade em ler ambos os livros, mas é que tenho mesmo. Mas cá em Portugal ainda não bombaram, tenho esperança que bombem ainda!
    Beijinho. :)
    http://mariasemlimites.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria. É uma pena que não bombou por aí. Mas creio que logo irá, pois a história está tomando grande proporções pelo mundo.


      Beijos

      Excluir