Dicas: jogos para exercitar a mente

10/06/2016 11:56:00 AM

Com toda a rotina que temos hoje em dia, está sendo tão comum encontrar pessoas com problemas de memória, concentração e raciocínio lento. Para isso, decidi trazer dicas de joguinhos simples que podem ajudar a exercitar sua mente e melhorar o desempenho.





No ano passado, conheci um aplicativo que, todo dia, liberava 5 jogos, cada um para uma funcionalidade diferente. Por exemplo, teste de memória, raciocínio, agilidade e outros. O melhor de tudo, é que a cada dia a dificuldade aumentava de acordo com teu desempenho no anterior. Ou seja, se você atingiu uma meta diária de 60% com dificuldade média, no dia seguinte, irão aumentar a dificuldade e para alcançar a meta você precisará ter um ótimo desempenho.

Ele também disponibiliza um resumo das funções, colocando porcentagem, para assim, você saber no que tem mais aptidão. Podendo te ajudar a exercitar mais as que possui maior dificuldade. O aplicativo se chama PEAK, porém, infelizmente, ele só está disponível para o sistema iOS e é gratuito.

Outros dois exercícios muito bons para a memória são palavras cruzadas e jogo da memória (aquele infantil que você vira uma figurinha e depois tem que achar o par dela). Admito que eu criei o hábito, graças ao meu pai, de fazer cruzadas todas as manhãs. Faço meu café, pego o jornal e preencho ela. Nos dias que o jornal não circula, me sinto incompleta, pois já acostumei com esse exercício diário.

Sabe aquele jogo de baralho que sempre vinham acoplados no sistema Windows? Então, aquele é um jogo excelente para você exercitar o raciocínio. Muitas pessoas acham chato, mas nem sempre o que é melhor tem que ser bom, como nesse caso (embora eu seja apaixonada por Freecell e sim, tenho ele no celular e jogo todos os dias).

Mas não se privem a somente os de cartas/baralhos. Joguinhos como Candy Crush, Farm Heroes e outros do gênero, também exercem seu raciocínio. Aliás, todo tipo de jogos que possuem fases, são ótimos para isso.

Ler. Sim, nos dias de hoje as pessoas não gostam disso e não possuem esse costume. Até mesmo, muitos abominam o ato. Porém, passam horas no celular conversando de papo furado. Sim, sou extremamente a favor de fazer coisas "arcaicas" para tornar nossa mente melhor e com isso, nos fazer pessoas de mais caráter, personalidade e com a visão mais ampla sobre o mundo.

O fato de estarmos muito modernizados e em contato constante com a vida eletrônica, nos deixa acomodamos, e esquecemos de nossas necessidades, o que é fundamental. Na hera moderna, existem muitas possibilidades para exercer a mente. 

Se você não gosta de ter nada físico como as cruzadas, quebra-cabeça ou cartas, pode continuar no mundo moderno e buscar aplicativos desses jogos. É tão simples e não ocupará muito do seu tempo. Apenas 15 minutos diariamente, muitas vezes, já é suficiente para se exercitar.

Agora me contem, o que vocês fazem para exercitar a mente? Com que frequência o fazem? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

14 comentários

  1. Adoro jogar sudoku
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é aquele jogo de raciocínio de matemática né? Que tem que fazer dar o mesmo resultado em todas as linhas, não é? Odeio esse jogo, odeio matemática kkkkk sério!

      Beijos

      Excluir
  2. Adoro palavras cruzadas, é muito bom >< adorei o post
    beeijos
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei suas indicações, Gaby. Esses joguinhos são super importantes, eu amo caça palavras e forca, jogo sempre no celular. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Amei suas dicas, amo joguinhos! Mas ler... ah, ler.. sou apaixonada! Quantos mais livros, melhor! rs Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei, pena que não tenho muito tempo para jogar... beijoss

    http://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra aqueles livrinhos de palavras cruzadas, geralmente em 15 min tu completa. É bem rapidinho. Além de ser super importante para o cérebro esses exercícios...


      Beijos

      Excluir
  6. Eu gosto de palavras cruzadas, quebra cabeça, mas não sei jogar cartas nem xadrez
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria muito saber jogar xadrez e dama. Mas é muito raciocínio, e isso cansa minha cabeça kkkk



      Beijos

      Excluir
  7. Adoro jogo da memória hahaha meu favorito! Beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz algum tempo que não jogo os de memória, até to pensando em baixar algum no cel.

      Beijos

      Excluir