Aprenda a dizer NÃO!!

11/11/2016 12:08:00 PM

Nos dias de hoje, estamos tão acostumados a falar e fazer coisas apenas para agradar ao próximo que, muitas vezes, nem percebemos o quanto isso é prejudicial para nós mesmos.

Imagem retirada da internet. Se for de sua autoria, comunique.

Dizer "não", "não quero", "não gosto", "não vou fazer" e etc, muitas vezes é visto como um ato egoísta, porém, está longe disso. Aprender a dizer "não" é ser verdadeiro, é não se obrigar a fazer o que não quer, o que não te deixa feliz, apenas para agradar as pessoas ou por medo de magoá-las.

O mais impressionante é que a maioria das pessoas que não dizem essas três letrinhas são as mulheres. Seja por cobrança, querer ser agradável, boazinhas ou por quererem mostrar que podem fazer tudo. 

Muitas vezes, as pessoas que dizem sim sempre, são inseguras e medrosas. E, admito, não é nada fácil dizer não. Ainda mais para nós, mulheres. Pois somos cobradas diariamente por tudo e todos, principalmente, por nós mesmas.

Dizer "não" nos dá tempo, respeito e nos libera de possíveis chateações ou problemas longos. Falar essa pequena palavra pode ser libertadora, e pode nos deixar mais leves e felizes. Porém, não é qualquer um que consegue isso, sem sentir culpa. Na maioria das vezes, dizer "sim" é mais fácil que dizer "não".

Nosso tempo é precioso e muito limitado. Então pense em quanto tempo pode ser desperdiçado ao dizer "sim", quantas coisas que tu não quer fazer, mas faz, ocupam grande parte do teu dia a dia? Se for somar isso, e analisar num período de 1 ano, quanto da sua vida teria jogado fora apenas por se recusar a dizer "não"?

Dizer essas 3 letrinhas é questão de hábito. Comece colocando metas diariamente. Você precisa dizer "não" para tudo aquilo que fuja do seu objetivo e lhe faça perder o foco. Por vezes, existirá momentos, em que tu terás que fazer coisas que não gosta ou que não estejam de acordo com seus objetivos apenas por obrigação. Porém, quando tiver oportunidade e a opção de dizer "não", diga sem medo.

“Precisa conseguir falar ‘não’ pra agenda das outras pessoas e focar na sua. ‘Não’ para todas as distrações que vão acontecer ao seu redor e automaticamente falar ‘sim’ pros seus maiores objetivos. Sempre vão surgir propostas, vontades, oportunidades, mas não dá pra gente querer abraçar o mundo, infelizmente. Por isso, não adianta você embarcar em toda oportunidade que aparecer… você tem sempre que pensar se isso afeta sua meta maior, se vale a pena dividir seu foco e sua energia com outra coisa”. (GOFFI, Gabriel)


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

37 comentários

  1. É verdade, dizer não faz com que tenhamos a nossa individualidade e deixar de fazer a vontade ou cada um de nós estar em primeiro lugar. Gostei da publicação. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Miguel. Como citei no texto, muitas vezes, fazemos algo para agradar ao outro, esquecendo de nós mesmos. E, as vezes, precisamos pensar em nós, para assim, conseguir pensar nos outros.

      Beijos

      Excluir
  2. Ainda hoje escutei um colega dizer sobre a dificuldade em dizer não.
    Admito me sentir egoísta mas é realmente preciso pensar um pouco em si.
    Beijos 😘

    Blog A primeira Casa 🎄 Minhas Inspirações

    nome-do-seu-blog | nome-da-sua-rede-social

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sara. Nem sempre é egoísmo, penso pelo seguinte lado: muitas vezes, fazemos as coisas para agradar a pessoa, mas assim, estamos nos obrigando a fazer coisas que não gostamos, que não fazem parte da gente. Querendo ou não, estamos mentindo ou enganando a pessoa sobre quem somos, o que gostamos ou queremos. Então, existem momentos que sim, podemos e devemos dizer não, para nossa felicidade e bem estar. É libertador...


      Beijos

      Excluir
  3. Sempre tive problemas em dizer não. O meu problema é: eu achava que para ser uma boa filha, irmã, amiga ou namorada... Eu teria que sempre dizer sim para tudo e mesmo sem gostar sabe? Hoje eu posso dizer que estou melhorando nesse aspecto.

    http://www.renoveseblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós somos parecidas nisso, por isso, muitas vezes, me obriguei a fazer diversas coisas pelos meus pais, que eu não gostava nada. Alguns dias atrás, discuti com minha mãe, ela queria que eu a acompanhasse num lugar, mas eu realmente não gosto e não me sinto nada bem lá, então eu disse "não", ela ficou brava, tentou me convencer, não adiantou, bateu a porta na minha cara e foi dormir, no dia seguinte estava tudo normal, então espero que tenha entendido ou respeitado, ao menos, rs.


      Beijos

      Excluir
  4. Concordo com você que é importantíssimo saber dizer não!
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resolvi abordar esse assunto, pois umas semanas atrás, no programa da Fátima Bernades, falava sobre isso. Então me toquei que é importante falar sobre isso também, assim ganhamos mais respeito com as pessoas, por fazermos o que gostamos, por temos opinião e sermos pessoas de caráter, pois não é fácil dizer não, precisa ser muito decidido nisso.


      Beijos

      Excluir
  5. Eu tenho facilidade para dizer não para as coisas que não quero na grande maioria dos casos, contudo, em situações específicas - como a faculdade -, não consigo me desvencilhar e acabo, depois, sofrendo por precisar fazer algo que não queria!
    É muito complicado termos a verdadeira noção de quando podemos ou não dizer não!

    Beijos, Gaby!

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho, mas sempre existe aqueles poréns, né? Você com sua faculdade e eu com a família, pois acho tão difícil e, as vezes, até doloroso, falar não para eles.


      Beijos

      Excluir
  6. Sensacional esse post! Escrevi um texto há um tempo atrás no Blog que é mais ou menos sobre isso. Saber respeitar seus limites, ter amor próprio e dizer não quando quer dizer. Isso de fato irá economizar um tempão da sua vida haha.
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar que evita muitos problemas que acarretam com o tempo, né?


      Beijos

      Excluir
  7. Pura verdade. Acho que essa palavra tem muito poder e acho que quando a gente não se sente bem ou não concorda com alguma coisa ela deve ser usada MESMO! Te indiquei em uma tag lá no meu blog :)

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara, sua linda, obrigada por me indicar.
      Então, é muito importante dizer não, isso mostra nossa personalidade e que somos pessoas de opinião.


      Beijos

      Excluir
  8. Que post mais incrível, Gaby. Estou em uma fase de muitas mudanças na minha vida e essa fase exige que eu diga não para muitas coisas, confesso que é uma grande dificuldade pra mim. Porém, são esses não que mudam e abrem portas que permanecerão trancadas enquanto isto não acontecer... Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só para ti, para a maioria é assim. Não é fácil, ainda mais quando se trata de dizer não para pessoas que gostamos.


      Beijos

      Excluir
  9. As vezes troco o não pelo talvez, acho meio difícil as vezes ...
    beijão
    http://daniellaalessandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O talvez, é um pouco mais complicado, sabia? Pois se tu tem certeza que não quer ou não gosta, porquê deixar a dúvida para as pessoas? Se é não, é não. Acho que o talvez, deve ser usado muito raramente, quando está pensando no assunto ou ainda não está totalmente decidida.

      Beijos

      Excluir
  10. Falou tudo xará, mas confesso que eu ainda preciso praticar viu, talvez perderia muito menos usando essa palavrinha mágica.

    Beijocas, bezinha! 😍 do ♡ Casal Be&Be 💑

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também preciso praticar, mas ultimamente, tenho dito mais não que sim. Tenho que encontrar um equilíbrio nisso, rs.


      Beijos

      Excluir
  11. Dizer não veio de fábrica comigo. As pessoas, incluindo até mesmo os familiares, me intitulam como grossa e rude por dizer inúmeros "nãos" quando realmente quero dizê-los. O problema não está nem em pronunciar, mas sim no quanto seremos criticados. As pessoas não tem um sendo crítico e odeiam quando alguém surge tendo uma opinião formada. Infelizmente dizer não virou sinônimo de ignorância, mas é necessário e precisamos aprender a usá-lo mais vezes. Adorei a reflexão ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Kelly. É exatamente isso, o problema está na forma como as pessoas recebem o "não", e foi por isso que nós começamos a pronunciá-los bem menos.


      Beijos

      Excluir
  12. Muitas vezes eu deixei de dizer não para não magoar alguém ou até mesmo para agradar, mas nesses momentos eu não pensei em mim. Só que, ao dizermos não, somos vistas muitas vezes como egoístas e grossas. Mas, confesso que tô aprendendo a dizer não! Adorei o texto!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sté. É bem isso mesmo, as pessoas não recebem de uma forma boa, então passamos a dizer menos isso. Porém, precisamos pensar um pouco em nós também.


      Beijos

      Excluir
  13. Eu não conseguia dizer não por medo de machucar o outro, só que, depois de um tempo, quando eu comecei a perceber que a maioria virava as costas pra mim ou nunca estava disponível quando eu precisava, comecei a ser da mesma maneira.
    Às vezes, expressar uma opinião contrária nos faz ser o vilão da história e eu acho isso tão egoísta da parte de quem está do outro lado, sabe? Há diferenças no mundo, ninguém é igual a ninguém e nós temos que respeitar isso.
    Ótimo post, de verdade ❤

    http://makingcolorfilm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Emilly, é bem egoísta de quem recebe o não e não aceita. E, se nós só falarmos sim, por medo de magoar os outros, estamos magoando a nós mesmos. Acho que, em alguns momentos, há sim o dever de falar o não, a sinceridade é tudo e muito rara hoje em dia.

      Beijos

      Excluir
  14. Adorei o post, sempre quando digo não para alguma coisa sou chamada de egoísta, mas eu simplesmente não quero e sou obrigada por outras pessoas, :/ isso é muito chato!!! Beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chato mesmo, mas mais chato ainda quando essas pessoas também dizem não para nós e ainda batem o pé por isso, sem nem perceberem que estão fazendo o mesmo que nos julgaram fazer.

      Beijos

      Excluir
  15. Dizer não é essencial e realmente poupa problemas haha. Adorei o texto, muito bom mesmo Gaby ;)
    Aliás, adorei seu blog!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meu bem.
      Sim, dizer "não" é essencial nos dias atuais, já que sermos sinceros quanto ao que gostamos e queremos, está tão escasso.


      Beijos

      Excluir
  16. Dizer não as vezes é uma forma de demonstração de amor próprio, afinal não da pra ser bom pra todo mundo e pra tudo não é mesmo ?
    sucesso!
    http://coquetelfem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Sabrina, não dá. Temos que pensar em nós também e as pessoas precisam aprender a respeitar isso...


      Beijos

      Excluir
  17. "Aprender" a dizer não foi a melhor coisa que fiz! Amei o post <3

    Bjs,
    Bella
    www.isabellazogheib.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Isa. E, que bom que tu aprendeu a fazer isso, precisamos de mais pessoas assim.

      Beijos

      Excluir
  18. Adorei o post, um assunto que pensam que é fácil, mas no fundo a prática não é tão prático assim. Eu ainda não aprendi a dizer não, as vezes me fazem de boba. Mas estou aprendendo, uma hora eu chego lá rs.
    Um beijo.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada fácil, nem conversar sobre, muito menos pronunciar o bendito, ou maldito, não.


      Beijos

      Excluir
  19. "quanto tempo sera disperdiçado ao dizer sim" uau... frase da semana! Bou passar a pesar ainda mais minhas respostas! amei o texto! amei o blog!

    michellemourablog.blogspot.com

    ResponderExcluir