Dicas de como criar o hábito de ler

1/19/2017 10:57:00 AM

Existem muitas pessoas que gostariam de ter o hábito da leitura, mas não sabem como fazer isso. Eu já fiz parte deste grupo e, por isso, decidi compartilhar pequenas coisas que fiz e me ajudaram muito. Hoje, eu leio por amor, pois é algo que me dá prazer. E, quem sabe, contigo também possa ser assim.

Imagem retirada da internet. Se for de sua autoria, comunique.

Ler demanda tempo, força de vontade e persistência. Esse é o tipo de coisa que só quem gosta, consegue sentir prazer. A leitura não ajuda somente a te tornar uma pessoa mais culta, mas influencia muito na tua forma de pensar e, principalmente, de se expressar.

Praticar a leitura aguça sua imaginação, aperfeiçoa sua forma de pensar e te torna uma pessoa muito mais comunicativa. Já que, quando conversa com alguém, consegue expressar de forma bem clara a tua opinião.

Conheço todo tipo de pessoa, aquelas que amam ler e podem passar horas fazendo isso, aquelas que já tentaram mas descobriram que não é algo de que gostam, aquelas que admiram quem tem o hábito e gostariam de ter, mas também conheço aquelas pessoas que  nem sequer se permitiram tentar. E, para esses dois últimos tipos de pessoas, darei as dicas que me foram muito valiosas no passado.

3 dicas para criar o hábito de ler:

  • Criar metas - De início crie uma meta simples, por exemplo, ler todos os dias no mínimo uma página ou sempre ler um capítulo inteiro. E depois, ir aumentando gradativamente. Metas simples, que tu sabe que conseguirá cumprir, e que podem te ajudar a criar esse hábito.
  • Gênero preferido - É comum as pessoas não gostarem de ler por não saber seu gênero preferido, por isso, é recomendável que leia muitas indicações, resenhas e até mesmo as sinopses. Aquilo que te despertar interesse, possivelmente, será um gênero de seu agrado.
  • Promessas - Se tu é uma pessoa que gostaria de ter esse hábito, sabe seu gênero preferido, tem metas mas não consegui segui-las, crie uma promessa. Por exemplo, não ficar um dia sequer sem ler, durante tantos meses ler todos os dias, ou até mesmo, durante tanto tempo ler um número x de livros.

Lembrando que, caso não goste de uma certa leitura, não significa que não goste de ler. Tem vezes, que o tipo de escrita de um autor não será do seu agrado, mas nem por isso tu deve desistir disso. Tem que ir tentando até se encontrar no que gosta.

Um grande conselho que dou é não deixar um livro pela metade. Mesmo que a leitura não esteja rendendo e que não tenha gostado, o melhor é ir até o fim. Dar uma chance para o livro te surpreender e, se ele não for nada do que esperava, ou tenha continuado a mesma droga que te fez desgostar, pelo menos, tu sabe que aquela leitura não foi boa para ti.

Mas deixar algo pela metade pode te motivar a criar esse hábito sempre que tu não gostar de uma leitura. E, como o propósito desse post é outro, te deixo essa dica. É algo que eu pratico e que me ajuda muito. Mas, claro, não vá fazer isso contra sua vontade.

E, essas dicas, só são válidas para aquelas pessoas que gostariam de ter esse hábito mas não conseguem. Então, caso tu não esteja incluída nisso, não force algo que sabe que não te fará bem.

Nota especial: Sempre gostei muito de quem tinha esse hábito, mas já havia tentado várias vezes e parado no meio de um livro. Foi então que decidi criar uma promessa e algumas metas. A promessa era que, eu teria que ler durante o período de um ano. As metas eram: não ficar sem livros novos, para assim que terminar um já começar outro; ler todos os dias, nem que fosse uma página apenas; arranjar um tempinho para ler, sendo esperando o ônibus pra casa, no horário livre do meio dia, nos minutos antes de ir dormir, mas sempre encontrar alguns minutos para me dedicar a leitura. Quando o prazo terminou, me vi apaixonada. E, desde então, continuei lendo sem parar. Em dezembro/2016 fechou 3 anos que comecei a ler e criei gosto por isso.

Espero que as dicas tenham ajudado vocês, tanto quanto me ajudou quando precisei. Vocês gostam de ler? Como começou esse hábito? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

27 comentários

  1. Oi, Gaby.
    Acho tão importante essas dicas para quem quer ler mais, ou precisa se organizar melhor.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler é tão importante pra nossa formação, né? Acho que as pessoas deveriam ler mais... Tem alguns amigos meus que pedem conselhos, então foi daí que decidi criar esse post, pra poder ajudar mais pessoas.

      Beijos

      Excluir
  2. Eu gosto muito de ler, mas confesso que tenho lido pouco ultimamente.
    Eu lia durante percursos, por exemplo: ida para o trabalho, faculdade...
    Amei o post e as dicas!

    bjOO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fazia isso quando meu tempo era bem mais corrido, hoje em dia, até quando estou tomando banho de sol eu leio, rs. Não tem tempo ruim não, dar desculpas não muda nada, rs.

      Beijos

      Excluir
  3. Gaby, amei as dicas!
    Eu amo muito ler, essas dicas vão me ajudar ainda mais ♥
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, ler faz muito bem :) Tenha uma ótima semana ♥ https://universodecifrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, eu sou uma pessoa que gosta muito de ler, mas estou empacada em um livro que tenho que terminar e logo kkk vou tentar seguir a suas dicas sobre metas e promessas porque só assim pra mim terminar!
    Devaneios Adocicados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tive isso, então coloquei essas metas bem fáceis pra poder terminar o livro. Com determinação tu consegue.

      Beijos

      Excluir
  6. Amei as dicas. Amo ler *U*

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  7. Preciso voltar com o meu hábito de ler. Estou cheia de livros legais pra ler, porém estou só "deixando pra depois", sabe? Fico até meio mal quando vejo resenhas de livros, porque sinto que to pecando nisso aqui comigo. A minha meta é ler pelo menos 1 capitulo inteiro toda vez que pego no livro pra ler. Não consigo parar de ler no meio de um capítulo, porque depois quando volto a ler, fico perdida. Essa meta de não ficar sem livros novos realmente é muito bom, é o que eu fiz pra poder ficar lendo sempre. Enfim, adorei o post!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo perfeitamente Thami, pois quando estou devagar na leitura e vejo os livros acumular, fico me sentindo mal. Por isso estipulei 1 resenha de livros por mês no blog, assim me obrigo a ler rápido para trazer resenhas pro pessoal, rs.
      Também sou assim, não consigo ler um capítulo pela metade, parece que fica incompleto, né? Então eu sempre leio 1 capítulo por dia.

      Beijos

      Excluir
  8. Quantas dicas essenciais, Gaby. Confesso que quando eu era mais nova eu lia sempre, agora está tudo tão corrido que ou eu durmo, ou eu leio, ou eu faço compromissos que estão me esperando. Com certeza, vou começar a seguir suas dicas e criar esse hábito. ❤


    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler um pouquinho por dia já ajuda, pois sempre dá pra organizar o dia a dia e deixar uns 3 min para ler, nem que seja apenas 1 página.

      Beijos

      Excluir
  9. Oi flor, tenho muito amigos que não conseguem ler e pra ajudar eles vou compartilhar esse post no Facebook.eu sempre amei ler mas claro que você precisa descobrir seu gênero favorito.

    Beijos e Um bom fim de semana.

    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber disso, aliás, este post foi criado exatamente por eu ter amigos que me perguntavam sempre como eu fazia. Já que eu sempre conto que eu também não conseguia ler, mas sempre quis. Foi aí que eu tive a ideia de criar o post e compartilhar com mais pessoas as pequenas dicas que deram super certo comigo.

      Beijos

      Excluir
  10. Adoro ler, mas não sou muito (muito) de ler.
    Leio em média uns 5 livros por ano que é muito pouco hehe. Além dos de literatura brasileira, gosto de ler livros espíritas. Acho excelente a dica de metas de leitura, eu faço assim, um planejamento. Vou ler um capítulo por dia. (Quando não leio, e fica em atraso) eu penso, tenho que terminar esse livro agora, em uma semana. Ai a medida que a gente vai lendo, vai ficando mais curisoso e acaba de ler logo de uma vez.

    https://blogincensurado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou exatamente igual. Estipulo 1 capítulo por dia e os dias que não consigo ler, no próximo eu tenho que ler 2, pra compensar o que não li. E, quando chega nos 3 últimos, nunca consigo deixar pra outro momento, a ânsia de saber o desfecho é maior, então eu devoro o final, rs.

      Beijos

      Excluir
  11. Eu sou viciada dês de bem nova então este post não foi muito para mim mais adorei a dica e sei que ajuda muita gente que esta tentando criar um abito que faz muito bem ne gaby!
    Fica com deus sua linda juizo no corpo e na alma,
    Um beijo da Ju Margarida.
    Ei venha me ver mais vez em to te esperando la no blog moça

    BLOG:
    http://www.politicamenteincorreta.com/

    Venha conhecer meu canal do YT , voltei com ele estes dias se voce puder da uma pasadinha deixa seu comentario vou fica muito feliz nesta minha nova jornada:

    https://www.youtube.com/watch?v=JBKvwJOZSt4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas algum momento já precisou fazer metas? Tipo, alguma época em que não estava lendo muito e precisou estipular regras para poder voltar a ler normalmente?


      Beijos

      Excluir
  12. Ler é uma coisa tão ♥ Eu não consigo me ver em um mundo sem livros, acredita? Sempre os utilizo como uma forma de fugir da realidade e entrar em um mundo aleatório da qual ainda não conheço. Fico fascinada com cada nova história, novo personagem, novo romance. Criar esse hábito demora um pouco. Algumas pessoas são mais resistentes do que outras, mas aos poucos é possível ver uma diferença gritante. Estipular metas e usar o Skoob ajuda muito. Você se sente mais ativo e consegue interagir. Sei lá. Adorei as dicas, são ótimas ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, também não me vejo sem livros mais. No passado eu nem poderia ver, mas hoje, eu dependo deles. Também os leio dessa forma, como um mundo alternativo para viver, para escapar da nossa realidade tão difícil e dolorosa.

      Beijos

      Excluir
  13. Graças a Deus esta é uma das qualidades que mais amo em mim: sou louca por leitura! Desde pequena mesmo. Aqui em Porto Alegre todo fim de ano acontece a Feira do Livro...imagina o tamanho da sacolada, rsrsrs.

    www.vivaessamoda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, moro bem perto de POA e nunca fui, acredita? Nem na minha cidade eu vou, pois tenho um medo de gastar todo o (pouco) dinheiro que possuo, rs.

      Beijos

      Excluir