Livro - The Walking Dead: A queda do Governador - partes 1 e 2 (vol. 3 e 4)

3/13/2017 10:52:00 AM

Dando sequência a resenha dos livros de The Walking Dead, hoje resenharei o terceiro e quarto volume: A queda do Governador - parte 1 e 2. A parte 1, sem dúvidas, foi o livro que despertou meu total interesse pela história. Ele promete uma continuação muito viciante.


Sinopse (A queda do Governador - parte 1): Phillip Blake está de volta. O personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos está a um passo do total descontrole. Como se não bastasse seu senso doentio e muito particular de justiça - ele força prisioneiros a lutarem contra zumbis em uma arena, para delírio dos moradores entediados -, a paranoia o cega para a realidade. E quando uma repórter de TV chega à cidade murada, levada por Lilly Caul após uma missão em busca de alimentos, um ódio cega e a certeza de que Woodbury está em perigo tornam o Governador mais perigoso que qualquer Mordedor. Mais violento que nunca, o homem é capaz de tudo para manter seu "paraíso". Mas esse é apenas o primeiro vento de mudança a soprar na pequena comunidade. Lilly Caul toma uma decisão surpreendente, e personagens icônicos dos quadrinhos que deram origem à série de TV, como Rick, Michonne e Glenn, vão finalmente fazer sua estreia no palco do pesadelo zumbi. Os fãs poderão vê-los sob uma nova e assustadora luz. O que eles realmente buscam em Woodbury? O reinado de terror do Governador pode estar chegando ao fim? Blake finalmente encontrou um adversário à altura? Loucura, sangue e tortura parecem ser a única resposta. E a única certeza é que os zumbis são o menor dos problemas.


E quando pensamos que não é possível alguém se tornar mais cruel, o Governador nos surpreende mostrando que, sim, é muito possível. Este terceiro volume da série The Walking Dead conseguiu despertar várias reações adversas em mim. Eu senti carinho, admiração, repulsa, ódio, nojo e o pior de tudo, senti medo. Foi a primeira edição que realmente me fez chorar e sentir dor emocional, pela crueldade cometida pelos personagens.

Ainda na mesma linha dos anteriores, este livro mostrou um crescimento muito maior de cada personagem. Inseriu alguns novos e deu tamanha importância a eles, fazendo com que a trama ficasse mais emocionante. Os personagens principais como Phillip, Lilly, Bob, Martinez e Dr. Stevens permanecem, porém, alguns não possuem mais tanto foco, o que me deixou um pouquinho chateada. 

Novos personagens como Austin (mais conhecido por "bonitinho", como Lilly o chama) e nossos tão queridos Rick, Glenn e Michonne são inseridos. O que deu um ar mais cruel e sombrio a história, pois é contata de uma forma muito mais brutal dos acontecimentos. E, para deixar claro, quem assiste as séries e não quer se decepcionar, não leia os livros, pois há muitas situações diferentes de como são na série. Muito mais pesadas, até para mim.

Neste terceiro livro, o Governador vai longe demais com sua ganância. Ele está ficando completamente louco, perdendo o controle sobre si, achando que cada pessoa nova que aparece é uma ameaça ao poder dele. Assim, ele simplesmente resolve dar um fim a elas, até que nosso trio chega e as coisas começam a mudar. O Governador se sente mais ameaçado que nunca e comete crueldades maiores do que pode suportar, causando a si mesmo uma promessa de dor inigualável, que irá levá-lo a quase morte.

A vingança é algo comum no ser humano, mas quando se junta com toda aquela vida cheia de horrores em que vivem, a vingança pode ser muito pior. E é isso que mais assusta neste livro. Por outro lado, pessoas que antes odiavam Phillip, agora começam a aceitá-lo como um bem necessário. Todos os acontecimentos são apenas uma promessa, a vida de todos está para mudar. De alguns para melhor e outros, nem tanto.


Sinopse (A queda do Governador - parte 2): Michonne finalmente conseguiu sua vingança. E parece que dessa vez em  Governador será capaz de se recuperar. Ao encontrá-lo espancado, mutilado e com um fio de vida, Bruce e Gabe acham que Woodbury perdeu de vez seu líder. Mas o ódio e a vontade de retaliação podem gerar forças que ninguém imagina. Depois de uma semana em um estado de semi coma, o Governador está de volta. Perdeu um olho e um braço, mas sua sede de vingança continua inabalável; Philip Blake irá até o inferno se for preciso para acabar com todos os habitantes da prisão, principalmente aquela que quase o destruiu. Enquanto isso, Lilly Caul tira suas forças de um sentimento bastante oposto: ela faria de tudo para manter seu bebê ainda não nascido em segurança. Assim como Austin faria. Os dois veem na gravidez dela um último sinal de vida naqueles tempos de morte, e manter Woodbury em segurança pode ser a única esperança de uma vida quase normal. Mas isso implica dar total apoio ao Governador, mesmo que seja para exterminar outros seres humanos. No entanto, a cada investida frustrada contra a prisão, mais cega fica a obsessão de Philip e maior é o número de tragédias, o que leva Lilly a repensar o objetivo de tudo aquilo. Afinal, quando não existe mais certo ou errado, como saber qual caminho seguir?


Diferente do livro anterior, este me decepcionou bastante. Para pessoas que, como eu, já assistiram a série antes, chega a ser ridículo ler ele. Não pude me sentir mais decepcionada com um livro, como com este. A queda do Governador - parte 1 foi emocionante demais, a chegada dos personagens novos deixou a trama muito mais envolvente e viciante. Foi o estímulo para devorar o livro. Mas devo dizer que, para mim, a história poderia terminar por aqui.

Se no livro anterior o Governador já estava demonstrando tamanha loucura, os acontecimentos que ocorreram com ele foi o estopim para tudo desandar de vez. Ele chegou no ápice da insanidade, perdeu total controle sobre tudo e começou a agir sem pensar, sedento por vingança. Tudo ficou estupidamente forçado. E foi nesse momento que achei que a história desandou. Que muitos personagens perderam o valor.

Muito diferente dos acontecimentos da série televisiva, o decorrer da história foi escrita de forma exagerada e muitos personagens tiveram um fim que não me agradou em nada. Na minha opinião, o autor poderia ter permanecido com alguns deles, que estavam cativando demais, pois acho que teria dado um propósito diferente para o restante da trama.

Definitivamente não sei o que esperar daqui em diante, já que na metade deste livro eu perdi total interesse e meio que me obriguei a terminar a leitura. Já sei que será um mártir ler os próximos 2 livros da saga.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

14 comentários

  1. É muito chato quando você tá lendo um livro e na metade perde o interesse né? :/ Eu nunca li e nunca assisti a série :/ beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, chato demais. Mas sabe, eu sempre persisto pois não gosto de deixar um livro pela metade, mesmo que eu tenha muitos outros para ler, eu termino, pois dou uma chance da história me surpreender.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Gaby, primeiro: parabéns pelo post, super detalhado e com fotos lindas! Segundo: Sinceramente, não curto muito a série, e acho que não teria interesse em comprar os livros, principalmente agora que você disse que perdeu o interesse. Obrigada pela resenha! *-*

    www.nahboa.com
    Insta: @nahboa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nah, muito obrigada.
      Sobre perder interesse, é em partes, pois já li o 5 livro e até que me surpreendi e não foi tão chato quanto esperei. Mas se tu não gosta da série, com certeza não irá gostar dos livros.

      Beijos

      Excluir
  3. Olha Gaby, eu não sou fã da temática.
    Mas tenho amigos que amam a série tando de livros quanto às séries da tv.
    Uma pena que não tenha prendido mais sua atenção.
    É muito ruim ler algo só para terminar, mas sem interesse.

    bjO e boa semana!

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas eu ainda prefiro terminar algo mesmo sem interesse, do que ficar sem saber se a história ainda poderia ter me surpreendido, rs.

      Beijos

      Excluir
  4. Amei conhecer os livros, Gaby. Não sou muito fã de histórias com zumbis, acho que é por isso que não gostei muito da série. =( ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kaila. Pois é, eu entendo, pois eu também não gostava alguns anos atrás.

      Beijos

      Excluir
  5. Adorei saber sobre os livros, apesar de não assistir a série, pois confesso que tenho medo quando o assunto é zumbi. Beijos

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente, pois eu já tive medo também, hoje em dia eu não vejo nada demais neles, rs.

      Beijos

      Excluir
  6. Guria, acredita que eu não gosto de histórias assim? Eu não gosto de coisas que não são reais, tipo zumbis. Acho que eu também iria perder o interesse no meio da leitura!
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito sim, rs. Já eu prefiro ler e assistir coisas que não são nada reais, pois de realidade já basta a vida, né?

      Beijos

      Excluir