Os 8 tipos de argilas e seus benefícios

5/19/2017 06:10:00 AM

Toda mulher adora se cuidar, passar maquiagem, pegar um bronze e tudo ou mais. Mas na nossa rotina sempre corrida, há pouco tempo para cuidados diários com a pele. Geralmente, é o mais básico. Passar demaquilante, água micelar, um tônico e um hidratante. Isso, quando lembramos de o fazer. Também, não são todas que seguem essa regra a risca.

Juntando com o excesso de maquiagem e agressões do clima, como sol e frio, nossa pele vai perdendo aquele brilho natural. Vai ressecando ou produzindo oleosidade demais. E mesmo com os cuidados que tomamos diariamente, nada impede da pele ser agredida. E, quando acontece, nossa autoestima fica baixa. Aí vem aquela pergunta: "o que posso fazer para melhorar essa situação sem precisar gastar muito?" A resposta é simples. Argila.


São utilizadas para tratamentos de pele a muitos e muitos anos. Os dermatologistas são quem mais usufruem de seus benefícios, mas só recentemente aumentou a demanda nas clínicas de estética. O fato é que elas são quase milagrosas, resolvendo em pouco tempo vários tipos de problemas.

Possuem diversos benefícios como, por exemplo, a capacidade de agir como cicatrizantes e anti-inflamatórias, de controlar a oleosidade, diminuir espinhas e cravos, reduzir as manchas e muito mais. Além disso ela é estimulante, ativando a circulação do sangue e promovendo rejuvenescimento e vitalidade da pele.

Elas são naturais e contém diversos minerais como magnésio, potássio, cálcio, cobre, alumínio, ferro, zinco, silício, entre outros.


Os 8 tipos de argilas e seus benefícios:

Verde - Uma das mais comuns de ser encontrada, é indicada para peles oleosas e com acne, como também para cabelos oleosos. Possui ação adstringente, antioxidante, tonificante, estimulante, secativa e cicatrizante.

Branca - Indicada para peles sensíveis e desidratadas, pois é a mais leve de todas. Usada como máscara facial e shampoo para cabelos secos. Contém o maior percentual de alumínio, além de ter um pH muito próximo ao da pele. Possui ação cicatrizante, suavizante, clareadora e absorve a oleosidade da pele sem desidratar.

Preta - A mais nobre de todas, sendo raramente encontrada. A argila preta ou lama vulcânica, é indicada para peles oleosas. Possui ação anti-inflamatória, desintoxicante, rejuvenescedora, antiestresse, absorvente e antiartrítica.

Vermelha - Rica em óxido de ferro e cobre, é indicada para peles sensíveis. Possui ação absorvente de oleosidade, hidrata e previne o envelhecimento, atua como redutor de medidas no corpo, é um esfoliante natural e limpa profundamente a pele.

Marrom - Devido a sua pureza ela é rara. Possui ação rejuvenescedora do tecido e reduz a acne.

Cinza - Indicada para peles oleosas e com manchas. Possui ação antioxidante, retardante de envelhecimento, combate espinhas e cravos, também é um excelente esfoliante.

Rosa - Indicada para peles mais sensíveis e delicadas, pois é mais suave. Possui ação cicatrizante, suavizante e desinfetante.

Amarela/Dourada - Rica em silício, responsável pelo colágeno da pele, é indicada para peles maduras e cansadas. Possui ação tonificante, antienvelhecimento e aumenta elasticidade da pele.


Para encontrar, basta procurar estabelecimentos que vendam produtos naturais ou, até mesmo, lojas de cosméticos, pois muitas marcas vendem como dose única (Ex.: marca Clay Mask Brasil) e também como potes em quantidades maiores (Ex.: marca D'água Natural).

Eu utilizei as doses únicas da Clay Mask, onde paguei R$3,80 cada. Até o momento, só testei as argilas verde, branca e vermelha. Dentre elas, a que mais gostei foi a branca, pois como citei acima, ela é mais leve, não agrediu minha pele, deixou bem macia, além de ter controlado a oleosidade. A verde, além de pinicar e deixar bem vermelha (o que é normal por causa da ativação da circulação sanguínea na área), ressecou minha pele. Já a vermelha, deixou minha pele bem sequinha, livre de qualquer oleosidade, porém só utilizei uma vez, então só posso dizer minha opinião sob curto prazo.

Faz pouco mais de dois meses que comecei a utilizar as argilas, num intervalo de 7 à 15 dias. Depende da ação que causa na minha pele. Gostei de todas, embora umas menos e outras mais. De qualquer forma, recomendo testarem aquelas que acham mais adequadas aos resultados que desejam.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

30 comentários

  1. eu tenho uma mascara de argila branca que adoro! adorei ver por aqui tds os beneficios de tds os tipos de argila

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A branca é a melhor, na minha opinião. É claro, só testei 3, mas ela é leve e eficaz.

      Beijos

      Excluir
  2. Adorei as dicas e tinha algumas que eu não sabia quais eram os benefícios...
    Hoje no mercado tem uma longe lista de produtos com argilas rsrsrs mas nunca usei =(

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tem argila de tudo que é cor, rs. Nossa, sério? Também não posso falar muito, pois fui usar pela primeira vez a pouco mais de 2 meses.

      Beijos

      Excluir
  3. Quando comprei minha argila eu nem sabia do beneficio delas e fui por dedução e por sorte acertei hahah. A que uso é a branca, minha pele é bem sensível e eu estava afim de clarear também. Ótimo post, fiquei curiosa para testar a preta <3
    Beijos.

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Ma? Teve sorte mesmo, imagina se agredisse demais sua pele e piorasse a situação? A branca é ótima, estou querendo comprar os potes grandes dessa vez, assim dura por meses e não preciso me preocupar tão cedo.

      Beijos

      Excluir
  4. Gaby, amei demais seu post. Saber os benefícios é sempre muito importante e de mais a mais eu adoro argila, uso muito o que me interessou muito pelo seu post.
    Muito bem feito e explicado.

    Um beijoo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Rê. É importante para não agredir a pele usando a argila errada. Tipo meu teste com a verde. Embora seja boa, o uso com maior frequência estava deixando ela muito ressecada, o que agravou a situação. Isso que eu sabia os benefícios dela...

      Beijos

      Excluir
  5. Adorei o post, Gaby! Nunca usei nenhuma argila, mas fiquei curiosa quanto a branca e a rosa, acho que seriam as que mais se adaptariam na minha pele pela descrição.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testa algum dia, Gabs. Faz que nem eu fiz, comprei essas de dose única, bem baratinhas, e testei. Agora que gostei e me adaptei com uma em especial, vou comprar os potes grandes.

      Beijos

      Excluir
  6. Ooi Gaby adorei o post, conhecia as argilas mais não os benefícios de cada cor e pra cada tipo de pele. Adorei.
    beijos bom final de semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho a verde e já usei a branca também. Os benefícios são muitos e o legal é que nota-se rápido os efeitos.
    Eu adorei conhecer as outras.
    Belo post.
    BjO

    Dany
    Breshopping da Dany
    www.brechodanylins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso foi o que mais gostei. O resultado é instantâneo.

      Beijos

      Excluir
  8. Tenho tanta vontade de testar esse tipo de argila, elas proporcionam benefícios únicos, né? Amei saber as diferenças, o que cada uma faz. Já anotei várias dicas! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, proporcionam e deixam a pele muito hidratada. São ótimas!

      Beijos

      Excluir
  9. Amo argila branca adorei o post!
    Fica com deus sua linda juizo no corpo e na alma,
    Um beijo da Ju Margarida.
    Ei venha me ver mais vez em to te esperando la no blog moça
    BLOG:
    http://www.politicamenteincorreta.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu to precisando da verde, preciso anotar pra não esquecer. A argila preta é quase que igual a verde né? Acho que a branca pode ser usada mais como hidratação né? Eu quero só diminuir a oleosidade, que mesmo no inverno fica oleosa. Adorei o post!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a branca seria mais como uma hidratação, pois como é bem leve, ela deixa a pele hidratada e macia. É ótima! Recomendo a verde para o que quer, só tomar cuidado para não usar muito. O recomendado é 1x por semana, mas eu aconselho a fazer de 15 em 15 dias, pois quando eu usei toda semana minha pele começou a ficar toda ressecada.

      Beijos,
      Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

      Excluir
  11. sempre quis usar argilas e acredite: não imaginava que vendia em loja de produtos naturais e nem que era tãao barata, amei e preciso encontrar!! <3
    beijinhos e sucesso
    http://www.barbarameyer.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem me deu a dica foi uma conhecia, mas claro, nem todos devem vender, porém não custa tentar né? Elas são bem baratinhas, essas de doses únicas, o que vale a pena, pois usamos no máximo 1x por semana, então é um dinheiro muito bem gasto. Ainda mais pelos ótimos resultados delas.

      Beijos

      Excluir
  12. Nossa, não fazia ideia do quanto as argilas podem contribuir para uma pele bem cuidada e saudável, vou correndo procurar aqui na minha cidade e usar.
    Adorei as dicas! Aliás aqui só tem dica boa.

    vinysummer.com
    canal do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Viny. Elas são ótimas. A centenas de anos elas são usadas para diversos tratamentos da pele.

      Beijos

      Excluir
  13. https://www.facebook.com/hagata.lobo.7

    por favor, essa pessoa esta se dizendo ser vc no face e me assiediando , com fotos tua e montagesn minha e tuas...denuncie por favor...eu ja denunciei.

    ResponderExcluir
  14. Valha eu não sabia que existia tantas argilas diferentes Gaby. Amei essa postagem parabéns.
    www.cacheandocommirellydarlen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, dentre elas eu não conhecia a marrom, rosa e amarelo/dourado, pois as mais comuns, que eu mais via eram a verde, preta, vermelha e branca. Obrigada!

      Beijos

      Excluir
  15. Aiii que vergonha. Nunca testei nenhum argila, rs. Mas tenho curiosidade. Sempre passo nessas lojas de produtos naturais e fico paquerando a argila rosa e verde... mas vou comprar e testar com certeza!
    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir