#Pequenos Passos - Mudando hábitos alimentares

2/22/2018 05:01:00 AM

Uma alimentação saudável é diferente de seguir dietas loucas e que prometem milagres ou uma refeição a base de frutas e verduras. A alimentação saudável é a ingestão de, principalmente, alimentos naturais nas nossas refeições diárias. É necessário a absorção de açúcares, carnes, ovos, hortaliças, frutas, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos. E para tudo isso, é necessário dedicação desde a escolha dos alimentos até o comportamento durante as refeições.


Vale lembrar também, que a quantidade necessária para a alimentação saudável varia de cada organismo, onde é considerado altura, idade, peso e a saúde de cada um, além das atividades físicas praticadas. E para ter uma alimentação equilibrada, divide-se cada tipo de alimento de acordo com a necessidade bruta de cada organismo. 

Os carboidratos fornecem energia para o corpo. As gorduras fornecem energia e auxiliam no transporte de vitaminas. As vitaminas exercem função auxiliar no bom funcionamento do organismo. As fibras, em geral, normalizam o funcionamento do intestino, controlam a glicose e o colesterol do sangue e ainda dão a sensação de saciedade. A água hidrata o organismo e auxilia no transporte dos nutrientes.

É importante lembrar que todos são essenciais para o organismo e devem participar da alimentação diária. É importante que nas refeições diárias contenha determinadas porções de calorias, sendo que essas devem ser distribuídas no café da manhã, almoço e jantar. Segue valores:

1 porção de 150 kcal de massa, raízes ou tubérculos
1 porção de 15 kcal de verduras e legumes
1 porção de 70 kcal de frutas
1 porção de 70 kcal de leite ou derivados
1 porção de 70 kcal de leguminosas
1 porção de 190 kcal de carnes
1 porção de 70 kcal de óleos e gorduras
1 porção de 110 kcal de açucares e doces

Mas além de cuidar da alimentação, inserindo todo tipo de alimento para ter uma alimentação equilibrada, também é importante prestar atenção nos hábitos alimentares. E existem 5 passos fáceis que você pode seguir para, aos poucos, mudar isso.


5 passos para mudar os hábitos alimentares:

1. Faça, no mínimo, 4 refeições por dia

É normal comer demais ou qualquer coisa que sacie quando ficamos muitas horas sem comer. O perigo nesse mal hábito é que alimentos industrializados contém altas doses de corantes e conservantes, então ao invés de dar energia ao organismo, eles roubam, pois nosso organismo tem mais dificuldade para processa-los. De quatro à cinco refeições por dia são essenciais para suprir o organismo, contanto que sejam balanceadas e estarem de acordo com as necessidades calóricas. Três dessas refeições devem ser mais substanciosas, as demais podem ser consumidas em pequenas quantidades ao longo do dia, sempre dando preferência a frutas e alimentos com fibra. 

2. Evite alimentos gordurosos

Alimentos como salgadinhos, frituras, doces e carnes vermelhas possuem gordura rica em colesterol LDL, que se ingerido em grandes quantidades acumulam gordura no organismo, podendo causar entupimento das veias, assim causando aterosclerose. 

3. Aprecie sua refeição

Os antigos sempre ensinam a comer devagar, apreciar sua refeição. E é isso que deve fazer. Evite comer quando estiver ansioso ou enquanto faz outras tarefas ao mesmo tempo. Quando comemos com todos os sentidos (apreciando o cheiro, textura, sabor e apresentação dos alimentos) contribuímos para que o organismo fique mais relaxado, a mastigação fica mais lenta e o organismo digere melhor os nutrientes. É como quando você mastiga algo que gosta muito de comer, você aprecia, cada segundo com aquilo na boca é mágico. Assim deve ser com toda as refeições. E para adotar essa rotina com mais facilidade, tenha uma vida mais desacelerada, ao menos no horário das refeições, assim você tem maior dedicação a alimentação.


4. Beba água

A água é fundamental para uma boa saúde, isso porque ela estimula o sistema gastrointestinal, é importante para o controle da circulação sanguínea, formação de urina, o transporte de nutrientes e eficácia de todos processos químicos do organismo. Além disso, nosso corpo perde água com facilidade, portanto necessita repor o que foi perdido. E para saber a quantidade de água por dia que você deve consumir para manter seu corpo saudável, observe a tabela abaixo:

Até os 17 anos - 40 ml por cada kg
De 18 à 55 anos -  35 ml por cada kg
De 55 à 65 anos - 30  ml por cada kg
Mais de 66 anos - 25  ml por cada kg 

5. Consuma frutas e legumes

As frutas e os legumes são ótimos alimentos para a prevenção de doenças crônicas devido a sua quantidade de fibra e vitaminas. Os nutricionistas recomendam que seja consumido em média 400 gramas por dia para aqueles que tem uma dieta de 2000 kcal diárias. Frutas com grande quantidade de água como a melancia e o melão são ótimas para aliviar a sensação de fome, além disso, possuem alto teor energético.

Se adaptar as mudanças de hábitos não é nada fácil, mas faça o teste por 5 dias. Se controle, avalie e perceba as diferenças. Viver uma vida com qualidade melhor vale o preço.


Nota pessoal: 

No meu aniversário vocês viram que eu comentei sobre uma alimentação mais saudável, não é mesmo? Já faz algumas semanas que decidi fazer algumas mudanças nas minhas refeições. Por exemplo, eu bani o pão normal, agora só compro integral ou de grãos, além disso, tenho inserido mais salada nas minhas refeições, não só no almoço, mas de manhã com um sanduíche natural e a noite. Troquei os bolos e pizzas caseiras que minha mãe fazia quase todo dia.

Por 30 dias eu zerei a ingestão de frituras (a danada da batata frita do restaurante 1x na semana) e aquela sobremesa depois do almoço, como também, o chocolate amigo. Também resolvi parar totalmente com os refrigerantes, embora eu quase não tomasse, decidi não tomar mais ou somente em casos extremos, como aniversário (o que raramente frequento).

E nos últimos dias tenho tomado 500ml de água (uma garrafinha) assim que acordo e os 1.500 ml ao longo do dia. Num total de 2L de água diariamente, percebo que desinchei um na região abdominal.

Tenho percebido uma leve melhora na hora das refeições, mas ainda preciso mudar muita coisa, por isso resolvi procurar mais a respeito, então veio a ideia de compartilhar com vocês, já que é algo que eu estou inserindo no meu dia a dia.

E vocês, costumam ter um hábito alimentar mais saudável? Gostariam de ter? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

10 comentários

  1. Eu estou tentando inserir frutas, verduras e legumes na minha alimentação. Se eu conseguir isso, já vou ficar felizona. Eu como muito mal, sei disso, e sempre tento melhorar. Não sou de ficar comendo muita coisarada, mas também estou longe de ser saudável.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai mudando esses hábitos de pouco em pouco, um passo de cada vez. Então tu vai percebendo a maravilha que é esse processo. Eu tenho feito assim, já que eu odiava salada, hoje em dia como algumas coisas, outras empurrando e umas que já passei a amar. Mas quero aumentar esse cardápio cada vez mais. Também como mal, me alimento só umas 3x no dia infelizmente por conta da minha rotina. Mas tenho tentado... VOCÊ CONSEGUE! ♥

      Beijos

      Excluir
  2. Preciso muito mudar meus hábitos, mas está cada vez mais difícil ): hahaha beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  3. Não sou hiper saudável mas sempre tive costumo de fazer 4 refeições por dia, bebo água e como verduras/legumes//frutas, o meu problema é que em meio a isso, no final de semana eu me acabo de comer bobeira :(
    Beijos,

    lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se conseguir diminuir só um pouquinho dessas besteiras, já ajuda bastante. O problema não é comer isso aos finais de semana, mas sim comer todos os dias e não ter controle da quantidade.

      Beijos

      Excluir
  4. Amei seu post, informações e dicas. Fiz reeducação alimentar bem regrada por três meses e o resultado foi impressionante, não só físico, mas na minha saúde. Tenho comido muito errado e me sinto muito indisposta, cansada e sempre fico fadigada. Preciso mudar imediatamente!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até quero fazer reeducação alimentar, mas antes preciso me acostumar mais a comer verduras e legumes. Como eu não tinha o costume e não gostava, tenho ido aos poucos para não passar mal, kkk. Psicológico é algo complicado, né?

      Beijos

      Excluir
  5. Como eu sou bem magrinha as pessoas logo assumem que sou super saudável e me alimento super bem, sendo que nããão, hahah Mas eu realmente preciso começar a comer melhor. Nem pela questão estética mas pra me sentir cada vez melhor :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei porque as pessoas não esquecem esse conceito de "ser magro é ser saudável". Na verdade, uma pessoa pode ser magra e não ser saudável e uma gorda e ser super saudável. Isso de se sentir melhor consigo mesma com uma alimentação melhor é super importante, eu tenho me sentido melhor depois que comecei a cuidar um pouquinho mais disso.

      Beijos

      Excluir