Livro - Pare de se sabotar e dê a volta por cima

8/28/2018 04:51:00 AM

Quando suas atitudes estão te impedindo de alcançar o sucesso que merece, já é hora de parar para refletir. Suas limitações podem estar te sabotando e você nem sequer percebe. O livro Pare de se sabotar e dê a volta por cima vai esclarecer sobre as maiores limitações das pessoas e ajudar num plano de ação para mudar isso. Alcance o sucesso!


Sinopse: 

Para o psicoterapeuta Flip Flippen, o ponto de partida para o verdadeiro sucesso é o autoconhecimento: quando você conhece a si mesmo, pode compreender melhor as características de sua personalidade e identificar suas limitações. O fundamental é saber quais são seus pontos fracos, de modo que você possa superá-los e transformá-los em qualidades que gerem resultados significativos. Ao longo de mais de 30 anos de pesquisa, o autor observou que muitas pessoas talentosas sabotavam o próprio sucesso porque não sabiam quais eram as características que as impediam de alcançar o máximo de seu potencial. Essa análise serviu de base para definir as 10 principais limitações pessoais:

• Ignorar as opiniões divergentes e querer ter sempre o controle da situação. 
• Não ser capaz de dizer não, mesmo que isso comprometa a felicidade. 
• Sentir dificuldade de deixar os erros para trás por ser introspectivo e pouco autoconfiante. 
• Não admitir as próprias falhas por causa do excesso de confiança e da teimosia. 
• Ser exigente, implicante ou rude, desrespeitando as ideias e opiniões dos outros. 
• Não conseguir cultivar relacionamentos profundos e expressar emoções. 
• Viver desmotivado e protelar eternamente as tarefas. 
• Resistir a mudanças e demonstrar nervosismo diante das incertezas. 
• Ser agressivo e raivoso, deixando as emoções se exacerbarem ao se sentir desafiado. 
Tomar decisões rápido demais e ficar entediado facilmente. 

Descobrir quais desses traços de personalidade mais atrapalham a sua vida é o primeiro passo do programa de superação das limitações pessoais desenvolvido por Flippen. O segundo é elaborar um plano de ação e assumir um compromisso com o sucesso, adotando medidas práticas para transformar comportamentos negativos em atitudes positivas capazes de alavancar sua carreira e trazer benefícios para sua vida pessoal.

"Em última instância, este livro é sobre vencer. Isso não significa apostar corrida ou ganhar mais dinheiro. Significa que você vai se tornar o melhor que pode ser. Você ganha o prêmio por ser você - o melhor você que existe."


Pare de se sabotar e dê a volta por cima é um livro de escrita simples e de fácil compreensão, tornando a leitura bem leve e fluída. O autor conta muitas histórias para poder narrar de forma mais completa o que está ensinando, e todas essas histórias foram vivenciadas por ele. 

Não somente histórias sobre ele e experiências dele mesmo, mas muitas dos clientes que teve no passar dos mais de 30 anos de profissão. Ao ler cada parágrafo fica evidente que tudo que ele está ensinando no livro vai ter um bom resultado. Mas isso depende da força de vontade de cada um!

"- Garoto, você está se tornando um imprestável. Levante da cama e faça algo com os dons que recebeu. Além do mais, não me chame para almoçar, a menos que esteja estudando e tenha algo útil para contar. Você tem um potencial extraordinário, mas cada dia que desperdiça é um insulto à capacidade que tem. Termine a faculdade e faça algo da vida..." 

Esse foi um dos melhores livros e mais completos que tive o prazer em ler. Não é daqueles que aponta os erros mas não te explica muito bem como fazer. O autor, definitivamente, te guia em direção ao sucesso. Ele mostra por onde começar e como fazer isso. Aliás, esse é um dos temas abordados por ele. Muitas pessoas querem ajudar, mas não dão o suporte necessário para o outro. 


Por exemplo, você tem um problema pessoal para resolver. Sabe que tem que resolver e qual resultado quer ter, mas nem sempre sabe por onde começar. Pelo começo! É óbvio. Mas como? Ás vezes estamos tão cegos pelas nossas limitações que nem sabemos da existência delas.

O livro é totalmente voltado para as maiores limitações do ser humano. Cada limitação tem um apelido carinhoso - ou não tanto. Mas o mais importante a ser dito sobre ele é que em cada limitação, além do autor explicar e dar exemplos reais sobre cada um, há perguntas a serem feitas para nós mesmos, um medidor de respostas, como lidar com a pessoa que possui a limitação e, por fim, sobre ser uma pessoa com essa limitação e 3 pontos de partidas iniciais para colocar em prática.

"Às vezes, é preciso uma crise séria ou uma questão de vida ou morte para que um Catatônico perceba que o tempo está passando e que a vida é preciosa demais para ser jogada fora."

Para vocês entenderem melhor todo o conteúdo de cada limitação, vou explicar brevemente. Vamos pegar o exemplo da foto do livro aberto, que está logo aqui acima. A limitação abordada na página é o Rolo Compressor


Então, o autor explica o que é e como age o rolo compressor, na maioria das vezes contando alguma história que ele presenciou. Depois vêm as perguntas e nelas você vai marcar as que se identificar. Após isso você vai contar quantas opções marcou e marcar a numeração no medidor. Depois vêm a parte em que você assimila e aceita que tem aquela limitação. Para então passar para o plano de trAção que vai te guiar rumo ao sucesso.

O autor explica no início do livro que é preciso ler todo o conteúdo, do início ao fim. Após feito isso você poderá partir para o plano de tração. Por qual motivo? Simples, ele explica que primeiramente você deve analisar suas limitações e escolher, no máximo, as 2 mais importantes. Aquelas que mais tem impacto e afetam sua vida no geral. Pois assim você irá focar em uma ou duas limitações por vez. Após acabar com essa limitação, você pode partir para as demais, seguindo a ordem de maior para menor limitação que te afeta.

"Acredite: há muita coisa para se fazer neste mundo. Escolha uma e você aprenderá a se realizar. Você pode fazer a diferença. Porém, a primeira diferença que precisa fazer é em si mesmo. Esse é um ótimo ponto de partida, e você nem precisa sair de casa para dar início a esse projeto."

O mais importante que aprendi nesse livro é que nossas limitações estão com a gente em qualquer lugar. Como somos em casa, somos igualmente no trabalho. Portanto, nossas limitações não afetam somente nossa família, como colegas de trabalho. Para uma equipe ou família inteira progredir, é preciso que a gente perca nossas limitações também. 

Esse é um daqueles livros que eu indico para todas as pessoas lerem. Inclusive, quando postei uma foto dele no meu stories, já teve pessoas me perguntando como o livro era, se não aqueles convencionais de auto-ajuda. Da mesma forma que disse para essas pessoas, repito aqui: ele não é nem um pouco convencional.

Com esse livro, tenho certeza que qualquer um é capaz de subir na vida se quiser deixar de lado todas as limitações que o impedem disso. Vocês já conheciam esse livro? Já leram? Comentem.


Acompanhe também nas redes sociais Instagram  |  Facebook  |  Pinterest

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

8 comentários

  1. Oi Gaby

    eu comprei esse livro uns 7 anos atrás, comecei a ler no aeroporto, mas desde que voltei da viagem não o li mais! Nem sei se ainda tenho ele :(

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? E por que não continuou a ler? Menina, trata de achar ele ou compra um novo, sério vale muuuuito a pena. E ele tá só R414,99 na Americanas.

      Beijos

      Excluir
  2. Ja vi que necessito desse livro

    http://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, sério compra ele. É muuuuuuuito bom. Já saí indicando pra todo mundo, meus colegas já até compraram pra eles kkkk.


      Beijos

      Excluir
  3. Sinto que preciso desse livro kkkkkk assim, com urgência e.e

    - Conheça meu blog:
    Blog Meu Baú de Estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah, te garanto que sim. É um livro ótimo. A chance que ele dá em crescer é algo único.


      BEIJOS

      Excluir
  4. nossa senhora eu preciso ler esse livro! sinto que eu tenho alguns comportamentos repetitivos que me sabotam e nao sei como me livrar deles

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te garanto que seria esclarecedor esse livro. Mesmo que tu perceba que esses comportamentos não são tão ruins quanto pensa, pode existir outros que tu nem percebe. Ou vice versa. Recomendo!

      Beijos

      Excluir