Atitudes para desenvolver a sua autoestima

11/06/2018 08:30:00 AM

Autoestima é a capacidade que temos de gostar de nós mesmos, de nos sentir feliz, bem e confiantes mesmo quando tudo ao nosso redor está indo mal, pois sabemos nosso valor.  E é nesses momentos difíceis da vida, como um término de relacionamento, uma discussão ou durante uma depressão que nossa autoestima fica diminuída e precisamos pensar em como mudar nossas atitudes. Por isso, hoje indico algumas atitudes para desenvolver a sua autoestima. Confira mais:

Saiba quais as atitudes te ajudam a desenvolver sua autoestima. Leia mais:

É na infância que a nossa autoestima é implantada, quando nos dizem o que é certo ou errado, quando nos impõe qual roupa usar ou onde. Somos constantemente criticados pela família, amigos e pela sociedade e isso tira aos poucos nossos sentimentos de valor próprio.

A baixa autoestima remove a autoconfiança que é necessária até nas menores e mais simples decisões. E em meio à correria do dia a dia, é raro ter uma pausa na rotina para cuidar de nós mesmas. E isso só costuma acontecer quando somos forçadas ao ficar doentes ou quando bate aquela deprê, então somos obrigadas a rever como estamos agindo.

Mas esses sentimentos não são - e nem precisam ser - permanentes. Cuidar de si mesma, dos pensamentos e atitudes é algo que aumenta a autoestima e a confiança, sendo o primeiro passo rumo a uma vida melhor e mais feliz. Mas como é que se desenvolve a autoestima? 

Atitudes para desenvolver sua autoestima:

#1 Faça por você e para você

Tudo que fizer, faça pensando em você. É se você gosta, se você quer, se você gostou, se você se sente bem com isso... Não importa que você talvez não agrade os outros. Se tem algo que você precisa entender é que nem todo mundo vai gostar de você, nem todo mundo vai te achar bonita ou vai querer ser seu amigo. Portanto, você precisa fazer as coisas por você e para você.

#2 Elogie-se diariamente

Todos os dias quando acordar se olhe no espelho e faça três elogios. Escolha 3 diferentes por dia. Exalte o que tem de melhor em você. Aprenda a dar importância as suas qualidades e não os defeitos.

#3 Não dê ouvidos

Não dê ouvidos para o que os outros falam, principalmente as pessoas que você não tem intimidade. Como eu disse no primeiro item, nem todo mundo vai gostar de você. Aceite. E muitas pessoas vão querer te ver mal, falar coisas para te magoar, te diminuir. Não dê ouvidos. Não aceite uma verdade que não é sua. Não deixe que elas digam quem você deve ser ou como deve agir. 

#4 Pare de se comparar

Se comparar com as outras pessoas não te levará a lugar algum. Você é você. Um indivíduo único, impar. Cada um tem seu caminho para trilhar. Cada um tem obstáculos e dificuldades diferentes nesses caminhos. Cada um faz sua própria escolha de vida, tem suas próprias experiências e dores. Portanto, você deve pensar em como pode ser uma versão melhor de você mesmo a cada dia. 

#5 Ame-se por dentro

Você não deve colocar toda sua felicidade e confiança na sua aparência. É como dizem: beleza exterior todo mundo pode ter se tiver dinheiro. Já o que você é por dentro não. Portanto, ama-se por dentro. Ame quem você é como pessoa. Com suas qualidades e defeitos. Ame seu caráter e personalidade. Ame também as suas fraquezas. 

#6 Produza-se sempre

Sabe aquela lingerie bonita que você deixa guardada na gaveta para momentos especiais? Use num dia qualquer. Seu perfume favorito que só usa para sair? Use no dia a dia também. Tenha um dia de beleza todos os dias, mesmo que seja só para ficar em casa, onde ninguém vai ver.

#7 Espante seus males

Quem canta e dança seus males espanta. Quando aqueles dias estressantes em que o mundo todo está desabando começar, tranque-se em casa ou no quarto, coloque uma música alta bem animada, cante e dance, ria de si mesma. Divirta-se como se não houvesse amanhã. 

#8 Respeite seu tempo

Não se sinta pressionada só porque fulana já está casada, com 2 filhos, acabou de se formar na faculdade e tem sua casa própria. Ela tem o tempo dela, você tem o seu. Cada indivíduo vive sua vida de acordo com seu relógio interno. Cada um tem um ritmo diferente. Portanto, respeite seu tempo. Mas mais importante que isso, se dê um tempo quando precisar.

#9 Cuide da sua saúde

Cuide da sua saúde física, mental e espiritual. Se alimente corretamente, mas não se prive das coisas que mais gosta. Faça exercícios físicos e medite. As três áreas da sua saúde precisam estar alinhadas sempre.

#10 Valorize

Valorize as pessoas que querem seu bem, que te colocam para cima. Valorize o que você tem, mesmo que não tenha nada material de muito valor ou que tenha muito pouco. Ainda existirá pessoas que possuem menos que você. E valorize-se. 

E você, possui autoestima alta ou baixa? Como você age em relação a isso? Comente. 


Acompanhe também nas redes sociais Instagram  |  Facebook  |  Pinterest

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

14 comentários

  1. essa coisa da auto estima sempre foi uma questao pra mim, pra ser trabalhada e melhorada dia a dia, essas dicas sao mesmo muito boas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é pata todos. Afinal, até as pessoas mais confiantes, com autoestima alta e bastante amor próprio podem passar por momentos difíceis que coloquem em dúvida tudo isso, né?

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Gaby

    preciso imprimir esse post e andar c ele no bolso
    nunca tive auto estima alta, mas de uns tempos pra cá ela qse n existe em mim :(
    preciso trabalhar isso!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Fê. Mas por que? O que tem acontecido na tua vida para estar com baixa autoestima? Se quiser conversar sobre pode me chamar, ok? Vou adorar conversar e quem sabe te ajudar com um pouco de motivação?!

      Beijos

      Excluir
  3. Acho que em algum momento vamos nos sentir inferior e inseguras, né? Vivi isso na minha adolescência e demorou muito para que eu me tornasse confiante e entendesse que somos especiais da nossa maneira, exatamente como somos. Não foi fácil, mas foi libertador! E é uma coisa que trabalho dia a dia!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! É algo a ser trabalhado diariamente e pro resto da vida. Sempre terá momentos em que nossa fé em nós mesmos estará menor ou quase nula, então é importante praticar essas atitudes sempre.

      Beijos

      Excluir
  4. Eu venho experimentando todo esse processo, Gaby. Descobrindo o que faz sentido pra mim ou não, posso dizer que todas as suas vidas são válidas. Ainda não incorporei a dos elogios, mas vou provar. Você é luz, mulher! ♥

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sa. Te entendo, passei por um processo assim depois de um relacionamento bem tóxico, mesmo que tenha sido bem curto. Me devastou. Precisei de mais de 1 ano pra conseguir descobrir um mundo diferente e me redescobrir nesse processo. Alguns desses itens que pratiquei, outros eu descobri com o tempo. Depois de já estar com uma autoestima mais alta. A dos elogios, espero que goste e aprove. Faz um bem tão grande pra gente.

      Beijos

      Excluir
  5. Oi!
    Este post foi perfeito para mim! Tudo o que eu estava precisando ouvir!
    Beijos,

    www.marcelarabello.com.br

    ResponderExcluir
  6. ooi linda, maravilhosas as dicas, tem dias que estou com ela la em cima e outros la em baixo, mas acredito que é normal.. e também acho que temos que trabalhar com dicas como essas que você deu todos os dias, pra sermos mais felizes com a gente mesmo!
    beijos da bru♥

    https://blogflordooriente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem normal. Os altos e baixos servem para nos mostrar que a felicidade é algo raro, e que a graça está exatamente nisso, né? Exato! Essas dicas devem ser praticadas e trabalhadas diariamente, é um processo sem fim. Afinal, tudo muda todos os dias, então precisamos estar sempre fortes para lidar com a vida.

      Beijos

      Excluir
  7. Recentemente meu namorado propos que eu elogiasse algo em mim ou que eu fiz no dia, todos os dias e foi ai que descobri como eu faço coisas legais e nunca me dou os créditos disso, então, a dica numero 2 é super mega valida! Adorei as outras dicas, me amar internamente é o mais dificil.
    Um beijo,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós passamos muito tempo focados nas coisas ruins que aconteceram na nossa vida, no nosso dia e, principalmente, nos nossos defeitos. E é aí que tá nosso maior erro. É o maior causador de termos baixa autoestima. Isso que teu namorado propôs é incrível. Dê os parabéns para ele pela linda iniciativa.

      Beijos

      Excluir